RESUMOS APRESENTADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS035 a RS067 ]
 33 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


RS055 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Eficácia e segurança da Toxina Botulínica A no tratamento das Disfunções Temporomandibulares de origem muscular
Ana Claudia Carbone, Mariana Barbosa Câmara-Souza, Rodrigo Lorenzi Poluha, Malin Ernberg, Ana Lövgren, Hajer Jasim, Nikolaos Christidis, Giancarlo De la Torre Canales

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As disfunções temporomandibulares (DTM) abrangem diversas condições que causam dor e prejudicam a função dos músculos mastigatórios (DTM-M). Atualmente, há grande interesse no uso da toxina botulínica-A (BoNT-A) como tratamento para DTM-M. Porém, devido à falta de evidências consistentes sobre a eficácia e os eventos adversos da BoNT-A, a tomada de decisão clínica é um desafio. Portanto, esta "umbrela review" teve como objetivo, analisar as revisões sistemáticas (RS) que avaliaram os efeitos da BoNT-A na intensidade da dor, movimentos mandibulares e eventos adversos em pacientes com DTM-M. Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados MEDLINE, EMBASE, CINAHL, Cochrane Central Registry of Controlled Trials, Web of Science, Epistemonikos, ClinicalTrials.gov e ICTRP para identificar RS que avaliaram os efeitos da BoNT-A na DTM-M, publicadas desde o início de cada banco de dados até 6 de dezembro de 2023. A qualidade da evidência dos estudos incluídos foi avaliada de acordo com a lista de verificação de avaliação crítica desenvolvida pelo grupo de trabalho de metodologia de "umbrela reviews". Apenas RS consideradas de alta qualidade foram incluídas. No total, foram incluídas 18 RS. A BoNT-A demonstrou ser mais eficaz que o placebo na redução da intensidade da dor, mas não em comparação aos tratamentos convencionais. Além disso, a BoNT-A não foi superior ao placebo ou aos tratamentos convencionais na melhora dos movimentos mandibulares. A BoNT-A apresentou maior risco de eventos adversos no tecido muscular e ósseo em comparação com outros tratamentos.

A eficácia da BoNT-A para o tratamento da DTM-M é moderada e deve ser considerada a última opção de tratamento devido ao risco de causar eventos adversos musculares e ósseos graves.

RS056 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

O uso das terapias alternativas, complementares e integrativas para o manejo do bruxismo: Revisão sistemática
Larissa Soares Lima da Silva, Fabio Anevan Ubiski Fagundes, Marcela Baraúna Magno, Lucianne Cople Maia
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a eficácia dos tratamentos alternativos, complementares e integrativos (CAM) no manejo do bruxismo (BRU). Esta revisão foi reportada de acordo com PRISMA 2020 seguindo a estratégia PICO: pacientes com bruxismo (P) que foram submetidos à CAM (I) comparada a outras modalidades terapêuticas ou à ausência de tratamento (C), a fim de avaliar a eficácia desses tratamentos para redução dos episódios de BRU (RB), intensidade e duração (ID), fatores de risco (FR) e força muscular (FM). A busca foi realizada em seis bases de dados, incluindo a literatura cinzenta em março de 2024. Foram extraídos dados referentes aos participantes da pesquisa, CAM, controle e eficácia do tratamento. Para avaliação do risco de viés foram utilizadas as ferramentas Cochrane e, o GRADE foi utilizado para avaliar a certeza da evidência. Após a seleção dos estudos, 5 ensaios clínicos (RCT) e 1 estudo antes e depois (BA) foram incluídos. Entre os tratamentos foram identificados o relaxamento, a psicoterapia, a homeopatia, musicoterapia e laserterapia. Foram incluídos participantes de ambos os gêneros (N= 226) com idade entre 3 a 65 anos. Quatro estudos foram avaliados com baixo risco de viés (4 RCT's), um com alto risco (RCT), e um com sério risco (BA). Em relação aos desfechos, a musicoterapia foi eficaz para a RB, ID e FM assim como a homeopatia para RB, a psicoterapia para redução de FR e a laserterapia para redução da FM. A certeza da evidência para os RB (N=4), foi avaliada como baixa, assim como para ID (N=1) e FR (N=1); para a FM (N=2), a certeza da evidência foi moderada.

Pode-se concluir que as modalidades terapêuticas como a psicoterapia, homeopatia, musicoterapia e laserterapia tiveram um efeito positivo na redução em aspectos relacionados ao bruxismo.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS057 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das alterações no trabeculado ósseo em pacientes com bruxismo: uma revisão sistemática
Luísa Helena Batista, Aline Xavier Ferraz, Daniela Fernanda Adacheski, Michelle Nascimento Meger, Thalita de Paris Matos, Angela Graciela Deliga Schroder, Cristiano Miranda de Araujo, Bianca Lopes Cavalcante-leão
Ciências Biológicas e da Saúde UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi qualificar e sumarizar as evidências relacionadas à avaliação das possíveis alterações no trabeculado ósseo mandibular em pacientes com bruxismo, por meio da análise fractal. Esta revisão sistemática foi baseada nos itens Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e após registro (CRD42023464946) no Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas (PROSPERO), foi feito a busca nos bancos de dados Cochrane Library, Embase, Literatura Latino-Americana, do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), LIVIVO, PubMed / MEDLINE, Scopus e Web of Science. Também foi consultada a literatura cinzenta através do Google Scholar, ProQuest e leitura de referências pelo citation chaser. Foi realizada a avaliação do risco de viés pela ferramenta Joanna Briggs Critical Appraisal, onde todos os artigos incluídos apresentaram baixo risco de viés. Após a busca nas bases de dados, foram recuperadas 541 referência, sendo 71 duplicadas, restando 470 referências para avaliação, 8 artigos foram selecionados para síntese. A totalidade dos artigos selecionados utilizaram o software ImageJ para avaliação da análise fractal. Todos os artigos recuperados contemplavam uma amostra de pacientes com bruxismo (um total de 731) e pacientes do grupo controle (um total de 706) que não apresentavam bruxismo.

Em conclusão, pacientes com bruxismo exibiram diferenças estatísticas notáveis em diversas regiões da mandíbula em comparação com não bruxistas. Em relação à análise fractal os valores relacionados obtiveram diferenças estatisticamente significantes para presença de bruxismo, sendo confirmada a alteração do trabeculado ósseo dessa população.

RS058 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Influência do ângulo de impressão 3D sobre os aspectos de integridade das coroas provisórias: uma revisão sistemática
Laura Buarque Caminha Lins, Eduardo Piza Pellizzer, Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos, Sandra Lúcia Dantas de Moraes, Rafaella de Souza Leao
Faculdade de Odontologia de Pernambuco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão foi comparar o ângulo de impressão de 45 graus com outros protocolos relatados na literatura, avaliando o efeito da angulação nas propriedades físicas e mecânicas de resinas impressas em 3D. Dois pesquisadores independentes realizaram uma busca de estudos relevantes publicados até junho de 2023, utilizando bancos de dados eletrônicos (PubMed/MEDLINE, Scopus e Web of Science). A pergunta PICO, que abrange a população, a intervenção, a comparação e o desfecho, foi: "O ângulo de impressão de 45 graus promove melhores propriedades físicas para coroas provisórias impressas tridimensionalmente?" Foram analisados estudos que compararam as propriedades de diferentes ângulos de impressão de coroas provisórias. Dez estudos in-vitro foram selecionados para análise. Ao avaliar os ajustes marginal e interno, a maioria dos estudos selecionou o ângulo de 45 graus, angulação que resultou em menor discrepância. Os resultados da análise da resistência à flexão mostraram um alto nível de heterogeneidade. O ângulo de impressão de 0 grau produziu resultados satisfatórios em três estudos, seguido pelo ângulo de impressão de 90 graus em dois estudos. O ângulo de 45 graus produziu o maior valor de resistência em um estudo e resultados semelhantes aos do grupo de controle (PMMA fresado) em outro. Notou-se a necessidade de mais estudos que analisem as demais propriedades.

Conclui-se que a adaptação marginal e interna e resistência à flexão de coroas provisórias impressas é satisfatória quando um ângulo de impressão de 45 graus é usado.

RS059 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Eficácia de próteses obturadoras na qualidade de vida de pacientes com defeitos maxilares: meta-análise em rede
Isadora França Vieira da Silva, Amália Moreno , Cláudia Lopes Brilhante Bhering, Camila Rocha Vilela, Honghao Lai, Long ge, Carolina Castro Martins-Pfeifer
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar a eficácia de próteses obturadoras na qualidade de vida (QoL) de pacientes com maxilectomia. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados (ECRs) e estudos de intervenção não randomizados (EINRs) com pacientes reabilitados com prótese obturadora como um dos tratamentos. Sete desfechos foram analisados separadamente para cada desenho de estudo, de acordo com os questionários de QoL: aparência, mastigação, dor, contato social, fala, deglutição e QoL geral. Os dados foram convertidos para o questionário UW-QOL v4, exceto o contato social que foi convertido para o EORTC QLQ-H&N35. Foi usada meta-análise em rede (NMA) Bayesina modelo randômico para calcular as diferenças médias (DM) e intervalos de credibilidade de 95% (Crl) para cada comparação entre tratamentos. A interpretação dos dados seguiu a certeza da evidência através da abordagem GRADE para NMA e a diferença mínima importante (DMI). A revisão incluiu 4 ECRs e 9 EINRs. Oito tratamentos foram avaliados: pré-cirúrgico (considerado sem tratamento), obturador cirúrgico, obturador provisório, obturator convencional, obturator sobre implante, obturador magnético e retalho, totalizando 120 comparações de tratamentos em todos os 07 desfechos (56 entre ECRs e 64 entre EINRSs). A estimativa de efeito de alguns tratamentos alcançou a DMI, e para todas as comparações de tratamentos, o intervalo de confiança cruzou a linha de efeito nulo, com certeza da evidência muito baixa.

Nenhum tratamento foi mais eficaz que o outro. Mais ensaios clínicos randomizados comparando tratamentos com defeitos maxilares de reabilitação são encorajados para confirmar as evidências. PROSPERO #CRD42023430827.

RS060 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito das soluções desinfetantes para prótese nas propriedades de superfície do PMMA convencional e CAD/CAM: uma revisão sistemática
Anne Karoline de Holanda Cavalcanti Pereira, Bruna da Rocha Neves, Bianca Lopes de Andrade Martins de Lima, Taciana Emília Leite Vila-nova, Eduardo Piza Pellizzer, Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos, Sandra Lúcia Dantas de Moraes
Departamento de Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar se o uso de soluções desinfetantes para prótese interfere nas propriedades de superfície do PMMA convencional e CAD/CAM. Este estudo seguiu as diretrizes do Prefered Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses e seu protocolo foi registrado no Open Science Framework. A pergunta condutora foi: "As soluções desinfetantes para prótese interferem nas propriedades de superfície de próteses totais convencionais, impressas e fresadas?" A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science e Scopus. O risco de viés foi analisado por meio do RobDEMAT (Risk of Bias of Dental Materials Research Studies). Foram encontrados 1.210 artigos e 11 estudos in vitro foram incluídos nesta revisão sistemática. Um total de 957 amostras foram analisadas através dos parâmetros de rugosidade, microdureza e alteração de cor. As soluções de desinfecção avaliadas foram: hipoclorito de sódio (0,25%, 0,5%, 1%), tabletes efervescentes (bicarbonato de sódio, peróxido de carbonato de sódio, perborato de sódio) e gluconato de clorexidina (0,2%, 2%).

Com base nos achados desta revisão sistemática, pode-se concluir que: todas as resinas apresentaram algum grau de alteração após desinfecção com as soluções avaliadas. No entanto, o PMMA fresado demonstrou ser menos suscetível à alteração das propriedades de superfície. No que diz respeito às soluções desinfetantes, o hipoclorito de sódio na concentração de 1% apresentou piores resultados em relação às concentrações de 0.25% - 0.5% e quando comparado a outras substâncias avaliadas. Ele foi responsável pelo maior índice de alteração nas propriedades de superfície em todas as resinas, especialmente na resina impressa.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS061 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Preparo guiado para facetas cerâmicas, uma revisão sistemática
Roberto Macedo Cerceau, Newton Sesma
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática investigou tratamentos para facetas cerâmicas feitos a partir do fluxo de trabalho digital. Através do sistema CAD CAM é possível a confecção de guias de redução que controlam o desgaste do esmalte dental preservando tal estrutura se comparado às técnicas convencionais de redução à mão livre. Buscas de artigos relacionados ao tema foram realizados utilizando plataformas eletrônicas de pesquisa. Os guias se mostraram eficientes na preservação do esmalte durante a redução da estrutura dental. Apesar de custos adicionais associados a tal técnica, este processo traz mais segurança e assertividade durante o preparo do dente para facetas cerâmicas.

Apesar de custos adicionais associados a tal técnica e necessidade de sistema CAD CAM, este processo traz mais segurança e assertividade durante o preparo do dente para facetas cerâmicas.

RS062 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação em longo prazo da saúde periodontal de usuários de próteses parciais removíveis: revisão sistemática e meta-análise
Liliane Bonatto Drummond, Adriana Pinto Bezerra, Alexandra Feldmann, Zuila Maria Lobato Wanghon, Laura Costa Beber Copetti, Isabela Kendra Rodrigues Oliveira, Thaís Marques Simek Vega Gonçalves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática avaliou o comportamento periodontal, em longo prazo (3 anos ou mais), dos dentes remanescentes de usuários de prótese parcial removível (PPR). Após registro no PROSPERO (CRD42023431476), seis bases de dados e a literatura cinzenta foram pesquisadas até Abril de 2024, sem restrições de idioma, tempo de publicação ou acompanhamento. O estudo seguiu as diretrizes do PRISMA e o risco de viés e a certeza da evidência foram avaliados com o RoB 2.0; ROBINS-I e GRADE. Meta-análises de efeito randômico foram aplicadas para sobrevivência e parâmetros periodontais (α = 0,05). Foram encontrados 5.577 registros e incluidos 46 estudos para análise. O risco de viés foi considerado baixo a moderado para os ensaios clínicos randomizados e moderado a alto para os estudos prospectivos e retrospectivos. A taxa de sobrevivência (5 anos) foi de 95,1% (ER 0,951;95% CI=0,90-0,977; P=0,000) para as PPRs a grampo e 91,7% (ER 0,917; 95%CI=0,870-0,948; P=0,000) para as PPR sobre coroas telescópicas, sem diferença significativa entre elas (P=0,71). Os dentes pilares (OR 1,99, 95%CI= 1,32-3,01; P=0,001) e não vitais (HR 2,961; 95% CI=2,023-4,335; P=0,000) apresentaram maior risco de exodontia após 5 anos em função. A mobilidade dentária (P=0,98) e a profundidade de sondagem (P=0,5) permaneceram inalteradas, embora o índice gengival tenha apresentado aumento nas PPR a grampo.

A saúde periodontal dos dentes remanescentes de usuários de PPR parece ser pouco afetada pelo uso em longo prazo da prótese e altas taxas de sobrevivência foram encontradas tanto nas PPRs a grampo quanto nas próteses confeccionadas sobre coroas telescópicas.

(Apoio: CAPES)
RS063 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

O perfil de reabsorção mandibular está relacionado ao prognóstico de reabilitações totais removíveis? Revisão sistemática e meta-análise
Licínia Maria Ferreira Pignaton, Guilherme Almeida Borges, Maria Helena Rossy Borges, Caroline Dini, Raissa Micaella Marcello Machado, Valentim Adelino Ricardo Barão, Marcelo Ferraz Mesquita
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Comparar parâmetros clínicos em mandíbulas atróficas (MA) e não atróficas (MNA) de pacientes reabilitados com próteses mandibulares totais convencionais (PT) ou overdentures sobreimplantes (OI). Ensaios clínicos não randomizados comparando o rebordo residual de pacientes com MA e MNA reabilitados com PT ou OI, foram extraídos de 9 bases de dados. Avaliou- se a qualidade metodológica dos artigos e coletou-se dados relacionados a performance mastigatória (PM), limiar de deglutição (LD), força máxima de mordida (FMM) e qualidade de vida relacionada com a saúde oral (OHRQoL). Para os estudos com OI dados de sobrevivência implantar, perda óssea marginal e eventos de manutenção também foram coletados. Análise quantitativa foi desenvolvida utilizando o Rev Man 5.3. Ao todo 23 estudos foram incluídos. Apenas 1 estudo foi classificado como baixo risco de viés. Observou-se superior PM para MNA reabilitadas com PT (P<.001). Similarmente, a FMM apresentou valores superiores para o grupo de MNA reabilitadas com PT (P<.05). O LD (número de ciclos e tempo) foi superior para MNA, utilizando OI (P<.05). A OHRQoL para ambos os grupos (MA e MNA), independentemente do tipo de reabilitação (PT ou OV) foi similar (P>.05). Os demais parâmetros clínicos em OI demonstraram tendência similar para MA e MNA (P>.05). O evento de manutenção mais recorrente para os usuários de OI (MA e NMA) foi a substituição do sistema de retenção.

Pacientes com MA apresentaram função mastigatória inferior com PT ou OI. Usuários de PT com MA também apresentaram FMM reduzida comparando aos pacientes com MNA. Portanto, os clínicos devem monitorizar a reabsorção do rebordo residual para informar o prognóstico do tratamento, especialmente para pacientes com reabsorção extrema.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2022/07353-5  |  UNICAMP (Pós-doutorado G.A.B)  |  CNPq  N° 130887/2023-4)
RS064 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Influência do método de moldagem convencional e digital na precisão da adaptação marginal de próteses sobre implantes: revisão sistemática
Daniele Morais Dias, Renan Leonardi de Oliveira Rigotti, Rodrigo Galo
Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática investigou se os métodos de moldagem convencionais ou digitais influenciam a adaptação marginal de próteses sobre implantes. A pesquisa, registrada no Open Science Framework e seguindo os protocolos PRISMA, utilizou uma estratégia de busca personalizada em 4 bases de dados. Dos 1148 artigos encontrados, 32 foram selecionados para leitura completa, e 10 atenderam aos critérios de elegibilidade. Todos passaram por análise qualitativa, enquanto três foram submetidos a análise quantitativa (meta-análise). A análise qualitativa indica que a moldagem digital pode oferecer uma melhor adaptação marginal em comparação com métodos híbridos e convencionais. A análise quantitativa (meta-análise) não encontrou impacto significativo do método de moldagem na adaptação marginal de próteses. Os estudos revisados usaram vários métodos de medição, mas mais estudos clínicos quantitativos são necessários para conclusões confiáveis. Pesquisas clínicas futuras devem explorar variáveis como materiais de moldagem, tipos de próteses e locais na boca para uma compreensão mais abrangente da adaptação marginal.

Esta revisão sistemática não pôde concluir definitivamente se métodos de moldagem convencionais ou digitais afetam a adaptação marginal de próteses sobre implantes, pois, enquanto a análise qualitativa sugere uma associação, a análise quantitativa não encontrou impacto significativo. Pesquisas futuras e estudos clínicos devem explorar variáveis como materiais de moldagem e tipos de próteses para conclusões mais claras.

(Apoio: CAPES  N° 001)