RESUMOS APRESENTADOS
Resultado da busca [Siglas RS001 a RS034 ]
31 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 31
RS034 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Bacteriófagos como agentes terapêuticos no controle de bactérias periodontopatogênicas: Uma revisão sistemática
Felipe Gomes Dallepiane, Malena Alejandro Coimbra Nogueira, Lucas Menezes Dos Anjos, Gilberto de Souza Melo, Ariadne Cristiane Cabral da Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Bacteriófagos são vírus capazes de infectar bactérias, com potencial terapêutico para manejo de infecções bacterianas (fagoterapia). Por meio desta revisão sistemática, objetivou-se analisar a eficácia da fagoterapia no controle do crescimento de bactérias periodontopatogênicas. Foram realizadas buscas em 7 bases de dados eletrônicas, conduzidas em 21 de novembro de 2023. Dos 10.266 artigos identificados, restaram 3.956 após a exclusão de duplicatas. A seleção dos estudos foi realizada em duas fases. Na primeira, 43 estudos foram selecionados para leitura completa. Na segunda, sete artigos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos nesta revisão, sendo todos estudos in-vitro. No total, quatro bactérias periodontopatogênicas foram analisadas, incluindo Aggregatibacter actinomycetemcomitans (n=3), Fusobacterium nucleatum (n=2), Streptococcus gordonii (n=1) e Actinomyces odontolyticus (n=1). Foram descritos sete tipos de bacteriófagos diferentes. O método predominante para avaliar o crescimento bacteriano foi a mensuração da densidade óptica (n=5) e a análise antimicrobiana (n=2). Dentre os estudos incluídos, seis mostraram redução ou eliminação da carga bacteriana periodontopatogênica.
Concluiu-se que a fagoterapia foi eficaz na redução ou eliminação de bactérias periodontopatogênica in-vitro e pode representar uma terapia promissora para periodontites, entretanto, mais estudos in-vivo e clínicos são necessários para validar esses achados.