RESUMOS APRESENTADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR046 a RCR090 ]
 44 Resumo encontrados. Mostrando de 41 a 44


RCR087 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Caracterização do perfil imunológico salivar de portadores do líquen plano oral: uma revisão narrativa
Maria Vitória Barroso de Morais, Cleiton Rone Dos Santos Lima, Elismauro Francisco de Mendonça, Dryele Ferreira Flores, Diego Antonio Costa Arantes
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão foi sumarizar os achados recentes sobre o perfil imune-inflamatório salivar de indivíduos portadores de líquen plano oral (LPO). Trata-se de uma revisão narrativa conduzida na base de dados PubMed em busca de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos. O LPO é uma doença inflamatória crônica mucocutânea de natureza autoimune que acomete, frequentemente, a mucosa bucal. Embora a patogênese do LPO ainda não tenha sido totalmente elucidada, estudos têm mostrado que uma complexa rede de citocinas desempenha um papel importante na exacerbação e cronicidade da doença. Uma diversidade de mediadores analisados na saliva de pacientes com LPO demonstraram níveis de IL-6, IL-8, IL-17, IL-18, IFN-ү e TNF-α significativamente aumentados em comparação com indivíduos saudáveis. Além disso, a literatura evidenciou uma associação entre a concentração salivar de citocinas e a manifestação clínica das lesões, sendo que os padrões reticulares apresentaram níveis inferiores de TNF-α, IL-4 e IL-6 quando comparados às lesões ulcerativas e erosivas.

Apesar de avanços no conhecimento científico sobre as características imune-inflamatórias do LPO terem progredido, ainda existem lacunas quanto à patogênese da doença. Portanto, o monitoramento e a análise dos níveis salivares de citocinas inflamatórias tornam-se essenciais para avaliar o prognóstico e a resposta terapêutica dessa condição.

RCR088 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Recessão Gengival Múltipla após Tratamento Ortodôntico e Cirurgia Ortognática: Revisão de Literatura
Maria Estela Soares Alves Dos Santos, Gabriela Dos Santos Almeida, Elizangela Partata Zuza, Alessandra Areas E. Souza
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo busca através da literatura, artigos relacionados à recessão gengival múltipla após tratamento ortodôntico e cirurgia ortognática. Através de uma revisão de literatura com palavras chave, buscando revisões sistemáticas e meta-análises. Alguns artigos foram usados para sintetizar os achados da literatura, que foram resumidos. A recessão gengival é a exposição oral da superfície radicular como resultado do deslocamento gengival apicalmente à junção cemento-esmalte, com ou sem perda óssea proximal associada (AAP, 2001). Dados de estudos epidemiológicos mostram alta prevalência dessa condição (Susin et al., 2004; Thomson et al., 2006). Existem várias classificações sobre essa condição sendo a de Miller (1985) a mais utilizada, onde é considerada a altura óssea proximal e a extensão apical da recessão em direção à junção muco gengival, sendo classificadas de I a IV. Uma vez que a recessão gengival tende a ser uma condição multifatorial e o correto diagnóstico do seu fator causal auxilia no plano de tratamento; A combinação de fatores anatômicos, tais como: fenótipo fino ou espesso, formato da gengiva inserida, retroinclinação dos incisivos e fatores externos como trauma mecânico/oclusal contribuem para a determinação do então prognóstico.

Com isso, compreende-se que o tratamento cirúrgico tende a ser complexo nesse tipo de caso devido à combinação de diversos fatores, o que pode acarretar em múltiplas cirurgias para que se atinja o objetivo de recobrimento radicular.

RCR089 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Reposicionamento labial para correção do sorriso gengival - revisão de literatura
Gabriela Dos Santos Almeida, Maria Estela Soares Alves Dos Santos, Elizangela Partata Zuza, Alessandra Areas E. Souza
PPGO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho é relatar através da literatura que a técnica cirúrgica para tratamento de sorriso gengival é viável, visto que o mesmo é caracterizado por uma exposição excessiva de Gengiva na maxila, resultando em um sorriso considerado não estético. Foi realizada uma revisão de literatura pelo PUBMED e traçado uma pesquisa para alinhamento através de palavras chaves utilizando tanto revisões de literatura quanto relato de casos. Existem diversas causas possíveis para essa condição e o correto diagnóstico para a causa do sorriso gengival é fundamental para que se estabeleça um plano de tratamento adequado e individualizado para cada paciente.

Conclui-se que em alguns casos, é interessante que faça o reposicionamento labial com a frenectomia associada, sendo uma opção previsível e vantajosa para a correção do sorriso gengival, levantando a autoestima do paciente e ajudando na sua interação social.

RCR090 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da mobilidade mandibular e função sensorial de pacientes com câncer de cabeça e pescoço: uma série de casos
Marcella Santos Januzzi, Larissa Viana Pinheiro, Ester Oliveira Santos, Estéfany Lopes Lemes do Prado, Alexia Ribeiro Horikawa, Lucas Tavares Piacenza, Daniela Micheline Dos Santos, Karina Helga Leal Turcio
Departamento de Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi realizar uma série de casos de sete pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço submetidos ao tratamento oncológico, para avaliar possíveis alterações na mobilidade mandibular e função sensorial. Este estudo foi realizado no Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (número do parecer: 4.425.199). Os tempos de análise foram: momento inicial (T0), 30 a 45 dias após a cirurgia (T1), 1 semana após a quimioterapia (T2), durante a radioterapia (T3) e 1 semana após a radioterapia (T4). A mobilidade mandibular foi analisada por meio da mensuração da abertura bucal e da aplicação do Questionário de Trismo de Gothenberg (GTQ). A análise da função sensorial foi realizada por meio da avaliação da dor orofacial espontânea e da aplicação dos testes de palpometria e algometria para os músculos masseter, temporal e esternocleidomastoideo. Dois pacientes (caso 3 e 4) apresentaram trismo, nos tempos T1 e T2, respectivamente. Com relação ao GTQ, o caso 1, portador do tumor mais avançado, foi o que apresentou maiores porcentagens de limitações no T0. Para a função sensorial, apenas 1 paciente (caso 1) reportou dor em T0, e 2 pacientes (casos 3 e 4) reportaram dor relacionada com a radioterapia. A dor muscular provocada foi maior no T0, principalmente nos casos 1, 4 e 7, porém sem associação com o limiar de dor.

A função sensorial e a mobilidade mandibular podem ser afetadas pela presença do tumor, assim como pelo tratamento oncológico, em uma parcela dos pacientes.