RESUMOS APRESENTADOS
Veja o Cronograma de Apresentação Completo
Resultado da busca [Siglas PO001 a PO021 ]
21 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 21
PO021 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Ação educativa como estratégia para a implementação do monitorasb: monitoramento e avaliação em saúde bucal na atenção primária a saúde
Priscila Morais Gomes, João Henrique Lara Amaral, Najara Barbosa da Rocha, Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa, Andréa Clemente Palmier, Rosana Leal do Prado, Sara Machado de Amorim, Raquel Conceição Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: CAPES - Fapemig N° 001 | CNPq N° 445286/2023-7 | CNPq N° 310938/2022-8)
Resultado da busca [Siglas PO001 a PO021 ]
21 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 21
PO021 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Ação educativa como estratégia para a implementação do monitorasb: monitoramento e avaliação em saúde bucal na atenção primária a saúde
Priscila Morais Gomes, João Henrique Lara Amaral, Najara Barbosa da Rocha, Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa, Andréa Clemente Palmier, Rosana Leal do Prado, Sara Machado de Amorim, Raquel Conceição Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetiva-se descrever uma ação educativa como estratégia para implementação do MonitoraSB, uma proposta de monitoramento e avaliação dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde (APS), que inclui uma matriz de indicadores e ferramentas digitais. A pesquisa segue os princípios da ciência da implementação e envolve a formação de equipes locais (profissional líder da pesquisa, gestores de saúde bucal e APS, profissionais das equipes de saúde bucal). A ação educativa busca superar desafios identificados na fase de diagnóstico da pesquisa, como concepção de avaliação como ação reguladora, baixo domínio sobre processos de alimentação de dados no eSUS APS, limitado uso dos relatórios gerenciais e indicadores para o monitoramento dos serviços e baixo letramento digital. Para superá-los, a equipe de pesquisadores propôs o curso, com descrição do conteúdo em módulos, e as equipes locais concordaram quanto sua adequabilidade, aceitabilidade e viabilidade para a implementação. Baseada nos pressupostos da Educação Permanente, a ação educativa terá uma carga horária de 40 horas, distribuídas em 4 módulos ao longo de 4 meses, combinando atividades síncronas e assíncronas, em turmas de 12 a 15 pessoas, mediadas por um facilitador. Os módulos incluem: MonitoraSB: uso de indicadores para o monitoramento; Sistema de Informação em Saúde para a APS: importância e operação; Monitoramento e Avaliação dos Serviços de Saúde; Avaliação de aprendizagem e do curso.
A ação educativa pretende desenvolver o conteúdo proposto e proporcionar espaços coletivos de reflexão que permitam a implicação dos sujeitos para as mudanças institucionais e o engajamento, responsabilização e comprometimento das equipes com a proposta de implementação do MonitoraSB.
(Apoio: CAPES - Fapemig N° 001 | CNPq N° 445286/2023-7 | CNPq N° 310938/2022-8)