Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0001 a PN0236 ]
 223 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


PN0024 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de tanshinonas sobre a perda óssea em periodontite apical induzida em camundongos
Vieira SM, Pavanelli ALR, Marcantonio CC, Cirelli JA, de Molon RS, Cerri PS, Faria G
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As tanshinonas são extraídas da planta Salvia miltiorrhiza e empregadas na medicina tradicional chinesa para doenças ósseas e cardiovasculares, entre outras. A tanshinona IIA (TIIA) inibe a osteoclastogênese e promove a osteoblastogênese. A tanshinona IIA sulfonato de sódio (T06) inibe perda óssea via inibição da atividade colagenolítica da catepsina K, e ambas apresentam atividade anti-inflamatória. O objetivo foi avaliar o efeito de TIIA e T06 sobre a perda óssea em periodontite apical (PA) induzida em camundongos. Foram utilizados 40 camundongos da linhagem C57BL/6. Os animais foram distribuídos em 4 grupos (n=10): com indução de PA e tratamento com TIIA (40 mg/Kg); com indução de PA e tratamento com T06 (40 mg/Kg); com indução de PA e tratamento com veículo (água); sem indução da PA e sem intervenção terapêutica. Para indução da PA, foi efetuada abertura coronária e remoção da polpa dos 1os molares inferiores direito e esquerdo. As substâncias foram administradas via gavagem, 1x ao dia, durante os 10 dias do experimento. Após eutanásia, uma hemi-mandíbula foi submetida ao exame em microtomógrafo para mensuração do volume do espaço periapical (VEP). O VEP nos grupos que receberam indução da PA e tratamentos com TIIA, T06 e água foi maior que no grupo controle (p < 0,0001), indicando a formação da lesão periapical naqueles. Não houve diferença estatisticamente significativa no VEP entre os grupos que receberam tratamentos com TIIA, T06 e água (p > 0,05).

Concluiu-se que as TIIA e T06, administradas por 10 dias, não tiveram efeito na perda óssea em PA induzida em camundongos.

(Apoio: CNPq  N° 132175/2020-7)
PN0026 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência das condições de umidade do canal radicular na força de união dos cimentos endodônticos à dentina
Cabral MA, Bueno CES, Pelegrine RA, De Martin AS, Fontana CE, Pinheiro SL, Rocha DGP
odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência das condições de umidade intrarradicular na resistência de adesão de 3 diferentes cimentos endodônticos nos terços coronal, médio e apical do canal radicular. 90 dentes unirradiculares foram instrumentados com a lima reciproc R#50 e distribuídas aleatoriamente em 3 grupos experimentais: Grupo seco: canais secos com ponta de papel absorvente; Grupo úmido: seringa de aspiração e capilary tip acopladas a bomba a vácuo; Grupo molhado: aspiração com sugador endodôntico. Os grupos foram subdivididos de acordo com o cimento endodontico obturador utilizado: AH plus (Denstply), Hiflow (Brasseler) e Bio-c sealer (Angelus). A obturação foi realizada pela técnica híbrida de Tagger com cone único. Os dentes foram submetidos ao teste 'push-out'para avaliar a resistência de união dos cimentos. Os dados foram analizados usando o teste de distribuição normal Kolgomorov Smirnoff e o teste U de Mann Whitney para comparar as médias intra e inter grupos. O erro padrão fixado foi de 5% com o nível de significância de 95%. O AH plus apresentou melhores resultados independente da condição de umidade do canal. O Hiflow apresentou melhor resistência de união no Grupo seco comparado ao Grupo úmido (p=0,023) na região cervical. Bio-C sealer não apresentou diferenças estatisticamente significativas (p>0.05).

As condições de umidade comprometeram os valores de resistência de união dos cimentos endodônticos. A prevalência dos módulos de falha presente em todos os terços radiculares foi a mista, independente do cimento utilizado.

PN0027 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estimativa da conicidade dos canais radiculares de caninos decíduos avaliada por médio da Nano-CT
Paulo AC, Politi MPL, Ramos GT, Nelson-Filho P, Segato RAB, Silva LAB
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estimar a conicidade dos canais radiculares de caninos superiores e inferiores decíduos por meio da nano tomografia computadorizada (Nano-CT). Este estudo in vitro incluiu 9 caninos superiores e 5 caninos inferiores. As imagens resultantes de cada dente foram reconstruídas usando o software OnDemand3D e a análise do diâmetro e da conicidade foram realizadas usando o software FreeCAD 0.18 gratuito para o modelo de desenho assistido por computador 3D (CAD). Os dados foram analisados estatisticamente utilizando o software Stata v14.0. A construção do modelo cônico foi realizada com altura de 10 mm. Os diâmetros do canino superior nos pontos D0 (0mm), D5 (5mm), D7 (7mm) e D10 (10mm) foram de 1.62 mm; 1.07 mm; 0.78 mm e 0.49 mm, respectivamente, com diferença estatística significativa entre os quatro pontos (p-value=0.0001). Com relação aos valores de conicidade da raiz do canino superior, nas regiões cervical, média e apical, foram encontrados os valores de 12%; 14% e 10%, respectivamente. Para os caninos inferiores, os valores médios dos diâmetros obtidos nos pontos D0, D5, D7 e D10 foram de 1,51 mm; 0,83 mm; 0,64mm e 0,45 mm, respectivamente, com diferença estatística significativa entre os quatro pontos (p-value=0.005). A conicidade da raiz do canino inferior foi de 14%, 10% e 6% nas regiões cervical media e apical, respectivamente.

Conclui-se que o conhecimento detalhado da morfologia radicular dos caninos superiores e inferiores decíduos por meio da Nano-CT é importante para alcançar tratamentos endodônticos mais precisos e eficientes.

PN0028 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Eficácia dos sistemas WaveOne Gold e ProDesign RT na remoção de material obturador: análise micro-CT
Braga VMB, Limoeiro AGS, Nascimento WM, Frozoni M
Odontologia mestrado FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Uma das etapas mais importantes do tratamento endodôntico é reduzir a presença de bactérias no interior dos canais radiculares. Nos casos de insucesso, o retratamento endodôntico não cirúrgico é indicado como primeira escolha para remoção do material obturador. Objetivo: Avaliar em micro-CT a quantidade de material obturador remanescente do canal radicular após desobturação com os instrumentos WaveOne Gold (WOG) e ProDesign RT(PRT). Quarenta caninos inferiores humanos extraídos foram instrumentados pelo sistema ProTaper Next (Dentsply), até o instrumento X2 (25,06) e obturados com cone de gutapercha e cimento AHPlus (Dentsply) pela Técnica Híbrida de Tagger. Os dentes foram divididos em 2 grupos (n=20):WOG 25.07 e PRT 25.08 de acordo com o instrumento utilizado na desobturação do canal radicular. Em seguida, os canais foram analisados em micro-CT a fim de calcular o volume de material obturador remanescente. Os dados foram submetidos a uma transformação de log10. Para a análise estatística foi usado o teste t de Student e índice de significância <0,05. Houve presença de material obturador remanescente em todos os grupos, mas não houve diferença estatística significante no volume de material obturador remanescente entre os dois sistemas nos terços apical (p=0,392), médio (p=0,065), ou cervical (p =0,918).

Os sistemas ProDesign RT e WaveOne Gold foram igualmente eficazes na remoção do material obturador em caninos inferiores.

PN0029 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da ativação ultrassônica do cimento obturador na resistência de união à dentina intrarradicular irradiada
Ribeiro L, Jordani LD, Dias-Junior LCL, Rosa AF, Netto VR, Teixeira CS, Bortoluzzi EA, Garcia LFR
Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Embora a ativação ultrassônica promova maior penetração intratubular e maior resistência de união do cimento obturador à dentina intrarradicular, essa relação não está bem estabelecida na literatura quando se trata de dentina irradiada. O objetivo do presente estudo in vitro foi avaliar o efeito da ativação ultrassônica do cimento obturador na resistência de união à dentina intrarradicular irradiada. Quarenta dentes humanos unirradiculares foram submetidos ao preparo químico-mecânico, e em seguida, distribuídos em 4 grupos experimentais, de acordo com a exposição à radiação ionizante (dose total 70 Gy) e a ativação ultrassônica do cimento obturador (n=10): G1 - dentes irradiados/ativação ultrassônica; G2 - dentes irradiados/sem ativação ultrassônica; G3 - dentes não irradiados/ativação ultrassônica e G4 - dentes não irradiados/sem ativação ultrassônica. As raízes foram seccionadas em discos de 1,0 mm de espessura e submetidas ao teste de resistência de união push-out em máquina universal de ensaios (0,5 mm/min). O padrão de falha foi avaliado em estereomicroscópio. Os dados foram analisados estatisticamente (two-way ANOVA e Games-Howell - α=0,05). G1 e G3 apresentaram valores de resistência de união significativamente maiores que G2 e G4 em todos os terços radiculares (p<0.05). A maioria das amostras, independente das variáveis avaliadas, apresentaram falha do tipo coesiva do material obturador.

A ativação ultrassônica aumentou significativamente a resistência de união do cimento obturador à dentina intrarradicular irradiada.

PN0030 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Atividade enzimática da dentina tratada com EDC e quitosana previamente à cimentação de pinos de fibra de vidro com cimentos resinosos
Assis HC, Nascimento GC, Sousa-Neto MD, Lopes-Olhê FC
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito da carbodiimida (EDC) e da quitosana (QT) na longevidade da atividade enzimática da dentina radicular por zimografia in situ. Raízes de 36 caninos superiores foram tratadas endodonticamente (R50/AH Plus), preparadas para pino e distribuídas em 3 grupos (n=12) de acordo com o tratamento da dentina: água destilada (AD), QT 0,2% e EDC 0,5 M; e em três subgrupos (n=4) de acordo com o cimento resinoso: RelyX ARC (ARC), Panavia F 2.0 (PF) e RelyX U200 (U200). Obteve-se 6 slices de cada terço, sendo 1 dos slices do terço apical submetido à zimografia in situ imediatamente e outro após 6 meses. ANOVA 3 fatores evidenciou diferença para a interação cimento x tratamento (P=0,002), e para o fator momento não foram observadas diferenças (P=0,793). Para o ARC, foi observada menor área fluorescente para o EDC quando comparado à QT (P<0,001), sendo a área fluorescente da QT inferior a AD (P<0,001). Para os cimentos PF e U200, foi observada menor área fluorescente para o EDC e QT quando comparado à AD (P<0,001). Para a AD, menor área fluorescente foi observada para os cimentos PF e U200 quando comparado ao ARC (P<0,001). Para a QT, menor área fluorescente foi observada para o U200 quando comparado ao ARC (P=0,008), e o PF apresentou valores intermediários (P>0,05). Para o EDC, não foram observadas diferenças entre os cimentos (P>0,05).

Concluiu-se que para os cimentos PF e U200 os tratamentos com EDC e QT resultaram em menor atividade enzimática, e que para o ARC o EDC apresentou menor atividade enzimática.

(Apoio: CAPES  N° 33002029032P4 )
PN0031 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Reintervenção endodôntica em canais submetidos a ativação ultrassônica do cimento: análise de protocolos de remoção do material obturador
Serique AVC, Rosa AF, Pereira RP, Chaves DMS, Dias-Junior LCL, Bortoluzzi EA, Teixeira CS, Garcia LFR
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A ativação ultrassônica do cimento dificulta sua remoção durante a reintervenção endodôntica. Este estudo avaliou o efeito da ativação ultrassônica do cimento endodôntico na quantidade de material obturador remanescente após a aplicação de diferentes protocolos de remoção. Quarenta caninos foram preparados com instrumento R40 (Reciproc, VDW) e distribuídos em 2 grupos (n=20), com e sem ativação ultrassônica do cimento endodôntico, e em seguida obturados. Diferentes protocolos de remoção do material obturador foram empregados (n=10): Grupos sem ativação ultrassônica: G1 - instrumentos R40 + R50 e G2 - instrumentos R40 + R50 + XP-endo Finisher (FKG). Grupos com ativação ultrassônica: G3 - instrumentos R40 + R50 e G4 - instrumentos R40 + R50 + XP-endo Finisher. As raízes foram clivadas longitudinalmente e analisadas em estereomicroscópio. A quantidade de material obturador remanescente (mm2) foi mensurada com auxílio do software Image J. Os dados foram analisados pelos testes ANOVA One-Way e Two-Way. O teste post-hoc de Tukey foi aplicado em ambas as análises (p<0.05). Na análise da área total do canal, G4 apresentou maior média de remanescente, com diferença estatística para os grupos G1 e G3 (p<0.05). Na análise por terços, não houve diferença estatística intragrupo (p>0.05). Na análise intergrupos, houve diferença apenas no terço cervical de G4 em relação ao G1 e G3.

A ativação ultrassônica do cimento afetou negativamente a quantidade de material obturador remanescente no grupo que utilizou o instrumento XP-endo Finisher como método suplementar de remoção.

PN0032 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Capacidade de Modelagem dos Sistemas Reciproc Blue, WaveOne Gold e W+File em Canais Simulados de Dupla Curvatura
Sousa RV, Missias EM, Bueno CES, Stringheta CP, Pelegrine RA, Fontana CE, De Martin AS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou comparar a capacidade de modelagem de limas dos sistemas Reciproc Blue, WaveOne Gold e W+File. Foram selecionados 45 blocos padronizados em resina acrílica e canais simulados com dupla curvatura, pigmentados com tinta (Compactor, RJ/Brasil) previamente e fotografados com auxílio de MO Alliance (aumento 10x e distância focal de 20cm), divididos em 3 grupos (n=15) de acordo com as limas utilizadas: GRB - blocos instrumentados com limas Reciproc Blue R25; GWOG - blocos instrumentados com limas WaveOne Gold Primary e GW+F blocos instrumentados com limas W+ File Primary. Após a instrumentação, os blocos foram novamente pigmentados e fotografados seguindo o mesmo padrão citado anteriormente (Ozyurek et al., 2017). Os níveis de desgaste de resina foram calculados em 24 pontos (12 internos e 12 externos), todos submetidos a análise estatística por variância e teste Kruskal-Wallis a 5%. Os resultados mostraram haver diferença significativa nas medidas. Foram observadas diferenças entre grupos e terços. O desgaste observado no GRB foi o maior, seguido pelo GWOG e GW+F (p<0,001). No terço cervical o GRB foi equivalente ao GWOG que apresentaram maiores valores que o GW+F; No terço médio GRB > GWOG = GW+F; terço apical GRB > GWGO > GW+F (p<0,001).

Concluiu-se que as limas Reciproc Blue proporcionaram um maior desgaste dos que as limas WaveOne Gold e W+File e que todos os sistemas apresentaram capacidade de modelagem sem promover alterações no trajeto dos canais simulados.

PN0034 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ausência do receptor-1 do TNF-⍺ inibe a atividade de clastos nas reabsorções dentárias frente à infecção endodôntica em camundongos
Carvalho MS, Almeida-Junior LA, Ribeiro YJS, Silva-Sousa AC, Sousa-Neto MD, Politi MPL, Silva LAB, Paula-Silva FWG
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a osteoclastogênese e a reabsorção dentária decorrentes da infecção endodôntica em camundongos wild-type (WT) e geneticamente deficientes do receptor-1 do TNF-⍺ (TNFR1 KO). Após aprovação pela Comissão de Ética no Uso de Animais, foram utilizados 40 camundongos, distribuídos em dois períodos experimentais: 14 dias (n= 10 camundongos WT; n=10 camundongos TNFR1 KO) e 42 dias (n=10 camundongos WT; n=10 camundongos TNFR1 KO), para indução da periodontite apical experimental. Após esses períodos foram realizadas as análises morfométricas em microscopia em campo claro e fluorescência, e histoenzimologia para fosfatase ácida resistente ao tartarato para detectar a presença de clastos. Para análise estatística foi utilizada a análise de variância de uma via (ANOVA) seguida pelo pós-teste de Tukey (⍺=0,05). No período de 42 dias, os camundongos WT apresentaram maior reabsorção no terço apical quando comparado aos camundongos TNFR1 KO (p<0.05). Os camundongos TNFR1 KO apresentam menor número de clastos na superfície dentária quando comparado com os animais WT (p<0.05).

Os camundongos WT apresentaram reabsorções reabsorção dentária mais extensas e um maior número de clastos na superfície dentária quando comparado com os camundongos TNFR1 KO.

(Apoio: CAPES  |  FAPs - Fapesp  N° (2019/00204-1)(2021/09272-0)
PN0035 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da Fluoxetina sobre marcadores ósseos em animais estressados com periodontite apical induzida
Minhoto GB, Khoury RD, Barros PP, Junqueira JC, Valera MC
Odontologia Restauradora INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de inibidor seletivo da receptação da serotonina (ISRS) sobre os marcadores ósseos relacionados à atividade osteoclástica na periodontite apical (PA) induzida em ratos estressados. Foram utilizados 24 ratos Wistar divididos em 3 grupos: Não-estressado (NS); Estressado com administração de solução fisiológica (SS); Estressado com administração de ISRS - Fluoxetina (SF). Os animais dos grupos estressados foram submetidos ao protocolo de estresse crônico durante 5 semanas e as soluções foram diariamente administradas via gavagem. Após 14 dias do início do estresse a PA foi induzida nos primeiros molares superiores de todos os grupos. Ao final da 5ª semana, os animais foram eutanasiados e as hemi-maxilas removidas para quantificação relativa da expressão gênica da fosfatase ácida resistente ao tartarato (TRAP), ligante do receptor ativador do fator nuclear kappa B (RANKL) e osteoprotegerina (OPG) por real-time PCR. Os dados foram analisados por meio do teste de T de Student. Houve expressão gênica significativamente mais alta de TRAP (p < 0,05) e mais baixa de OPG (p < 0,05) no grupo SS e em relação ao grupo NS. O grupo SF mostrou expressão gênica significativamente mais alta de OPG em relação ao grupo SS (p < 0,05). Não houve diferenças em relação ao RANKL em nenhuma das comparações: NS vs. SS e SS vs. SF (p > 0,05).

Conclui-se que o estresse crônico aumenta a expressão de TRAP na região periapical e o ISRS possui efeito osteo protetor aumentando a expressão de OPG em animais estressados com PA

(Apoio: CNPq  N° 471807/2016-7  |  FAPESP  N° 2018/12438-4  |  FAPESP  N° 2018/10339-9)