Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS001 a RS042 ]
 37 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


RS003 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Realidade virtual: combate à ansiedade odontológica no paciente pediátrico- Revisão sistemática de meta-análise
Buzo-Souza M, Rios BR, Costa MG, Baccaro GC, Silva MC, Santiago-Junior JF, Paludetto LC, Faverani LP
Cirurgia e Diagnóstico UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo do presente estudo é avaliar o uso de dispositivo de realidade virtual (VR) como opção viável para reduzir a ansiedade e percepção da dor durante procedimentos odontológicos em crianças. Portanto, uma revisão sistemática e meta-análise foi realizada seguindo as escalas PRISMA, PICO e Council. A taxa de eventos de complicações e falhas foi calculada com intervalo de confiança (IC) de 95%. O critério de inclusão utilizado foram estudos que envolviam pacientes pediátricos até 12 anos, com ambos grupos (VR e não VR) e excluído os estudos in vitro, em animais, relatos de casos, séries de casos e estudos clínicos restropectivos, totalizando 18 estudos prospectivos, incluindo 1.670 indivíduos. Em 5 estudos foi analisado a taxa de pulso trans e pós-operatório de 360 pacientes, sendo favorável para o grupo VR (MD -11,56; IC 95% -19,65 a 3,47, P=0,005). Em 3 estudos foi avaliado a escala de Imagem Facial de 240 indivíduos, onde não apresentou diferença significativa (MD -0,65; IC 95% -1,32 a 0,007, P=0,052). Em 7 estudos foi analisado a escala de Wong-Baker após atendimento de 563 pacientes, em que a diferença foi significativa e favorável ao grupo VR (MD -2,27; IC 95% -3,17 a -1,38, P=0,00). Em 3 estudos foi avaliado Escala de Ansiedade Dental Infantil Modificada após atendimento de 426 pacientes, que apresentou diferença favorável ao grupo VR (MD -5,03; IC 95% -5,25 a -4,80, P=0,00).

Conclui-se que a tecnologia de VR é uma terapia não farmacológica eficaz na modulação da dor e ansiedade em crianças, no ambiente odontológico, reduzindo o estresse relacionado ao procedimento.

RS004 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Eficiência do avanço maxilomandibular para o tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono: uma overview de revisões sistemáticas
França AJB, Rocha NS, Niño-Sandoval TC, Vasconcelos BE, Laureano Filho JR
Cirurgia Bucomaxilofacial UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta overview teve como objetivo avaliar a eficiência do avanço maxilomandibular usando dados agregados de pacientes de vários estudos. Foi estruturada de acordo com a estratégia PICO (Population, Intervention, Comparison and Outcome), aderiu aos Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA) e foi registrada no Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas (PROSPERO - 42020206135). As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scopus, Embase, Web of Science, LILACS e Cochrane para estudos publicados até 1º de janeiro de 2021. Doze revisões sistemáticas foram incluídas. As medidas de desfecho estudadas foram o índice de apneia-hipopneia, índice de distúrbio respiratório, saturação média de oxigênio, menor saturação de oxigênio, dados de sonolência, espaço aéreo posterior, ângulo sela-násio-ponto A, ângulo sela-násio-ponto B, sucesso cirúrgico e cura cirúrgica em pacientes submetidos à cirurgia. A escala AMSTAR apresentou avaliações moderadas, com notas variando entre 6 e 10 pontos. A escala de Glenny revelou que a seleção do estudo não incluiu todos os idiomas. Apenas três revisões identificaram avaliações de qualidade realizadas por pelo menos dois revisores, e apenas cinco, possíveis buscas relacionadas a dados não publicados.

O avanço bimaxilar melhorou os indicadores respiratórios, os dados de sonolência e aumentou o tamanho das vias aéreas superiores. No entanto, é necessário padronizar os critérios cirúrgicos para estabelecer a eficácia mensurável do procedimento.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS005 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A higiene bucal com clorexidina reduz a incidência de pneumonia e mortalidade em pacientes de UTI?: Uma revisão sistemática e meta-análise
Marchiolli CL, Piassi JEV, Santiago-Junior JF, Faverani LP, Sanches NS, Garcia-Junior IR
Mestrado em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma das principais causas de morte por infecções hospitalares. A clorexidina (CHX) tem sido a principal abordagem para a Prevenção da Incidência de PAV em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Este estudo teve como objetivo avaliar pacientes ventilados mecanicamenteque receberam aplicações orais de CHX em comparação com os cuidados bucais convencionais em termos de incidência de PAV e mortalidade. Uma revisão sistemática e meta-análise foi realizada seguindo o PRISMA e PROSPERO (CRD42020209760). Os dados foram obtidos através das bases MEDLINE, Biblioteca Cochrane e EMBASE. Uma investigação abrangente e estrutural foi realizada por ensaios clínicos randomizados. Nenhuma restrição de idade ou localização foi aplicada. O risco seguiu os critérios Cochrane. O risco relativo (RR) do VAP incidência e mortalidade por todas as causas foi avaliada usando o modelo de efeitos aleatórios. A diferença média em dias de duração da ventilação mecânica e tempo de permanência na UTI foram também avaliados. Dezenove estudos envolvendo 2.667 pacientes foram incluídos na meta-análise. A aplicação oral de CHX reduziu a incidência de PAV e não apresentou aumento na mortalidade por todas as causas. Não houve diferença média no tempo de permanência na UTI e duração da ventilação mecânica.

A CHX mostrou-se eficiente nas dosagens avaliadas para prevenir a PAV. No entanto, novos estudos também devem incluir o risco relativo específico de mortalidade relacionada à pneumonia.

RS006 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da coadministração preemptiva farmacológica em cirurgias para remoção de terceiros molares inferiores: revisão sistemática
Vieira AF, Cetira-Filho EL, Sales PHH, Ribeiro TR, Silva PGB, Costa FWG
Departamento de Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou sumarizar a evidência científica sobre o efeito da coadministração farmacológica preemptiva para alívio de eventos inflamatórios (dor, edema e trismo) em cirurgia de remoção de terceiros molares inferiores. Uma revisão sistemática, registrada no PROSPERO (CRD42022314546), foi conduzida de acordo com o guia PRISMA. As buscas foram realizadas em oito bases de dados, além da literatura cinzenta (Google Scholar). Foram excluídos os estudos que não estavam escritos em línguas com o alfabeto latino (romano). Risco de viés (ferramenta RoB 2.0) e certeza da evidência (GRADE) foram avaliados. De um total de 5144 artigos, 10 artigos (baixo RoB) foram incluídos para síntese dos resultados e metanálise, com um total de 544 pacientes. A associação de corticoides com outros fármacos, comparado ao uso de corticoide isolado, exibiu melhora estatisticamente significante nos escores de dor (d de Cohen = 1,45 [IC95%= 0,20 a 2,71]); quanto ao edema e trismo, não houve benefício significativo na combinação farmacológica (p=0,070) e (p=0,090), respectivamente, e nem diferença entre os subgrupos de avaliação (p=0,350) e (p=0,730), respectivamente. Quanto à combinação de AINEs com outros fármacos relacionado à dor, reduziu significantemente a média dos escores de dor (d de Cohen = -0.28 [IC95% = -0,43 a -0,14]) (p=0,001).

Os achados sugerem, baseado em uma certeza da evidência de baixa a moderada, que o uso isolado de corticoides e combinações de AINEs com outros fármacos apresentaram melhores resultados clínicos sobre desfechos inflamatórios pós-operatórios.

(Apoio: CNPq  N° 315479/2021-3)
RS007 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso de antibiótico diminui a incidência de complicações em exodontias em pacientes normorreativos?
Nunes JP, Muller I, Santos VPA, Guaita HP, Scontre LS, Ferraz EP, Deboni MCZ
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Propusemos a responder a pergunta PICO: Existe evidência que o uso de antibiótico diminua a incidência de complicações pós-operatórias em cirurgias odontológicas em pacientes normorreativos? Realizamos uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados nas bases de dados PubMed e Scopus com estratégia de busca definida. Foram removidas as duplicatas. Utilizando critérios de elegibilidade e após a leitura do texto completo foram extraídos dados em formulário considerando desenho do estudo, número e identificação de braços, número amostral, tipo do antibiótico e posologia utilizada e desfechos primários que caracterizavam as complicações. Os dados foram expressos em tabelas. Foi aplicada ferramenta de análise de viés RoB2. Foram recuperados 1136 artigos. As intervenções foram pré ou pós operatórias e ambas com antibióticos variados. Após a elegibilidade, remoção das duplicatas foram incluídos 18 artigos. 100% utilizou a dor como desfecho, mas 50% não realizou cálculo da amostra. 65% das publicações apresentaram risco de viés global sendo que 8 artigos estavam com alto risco. 70% de reporte seletivo de desfecho apresentou alto risco de viés ou algumas considerações. Em 60% dos estudos não houve uma mensuração adequada do desfecho.

Não é possível estabelecer evidência de que utilizar antibiótico no pré e/ou no pós operatório diminua as chances de complicações.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/10897-4)
RS008 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Predição sexual através do ramo e do ângulo da mandíbula: revisão sistemática
Deana NF, Ceballos FA, Fierro LRM, Alves N
Facultad de Odontología UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática a fim de determinar os parâmetros métricos do ramo e do ângulo da mandíbula que apresentam maior predição sexual (PS). Foi realizada uma busca nas bases PubMed, Embase e Lilacs, sendo incluídos estudos inglês, português e espanhol que analisaram a PS mediante análise métrico em mandíbulas humanas secas o através de estudos de imagem. A análise do risco de viés foi realizado através da ferramenta AQUA. Foram incluídos 39 estudos, com 7270 participantes de 14 países. Todos os estudos utilizaram análise discriminante para determinar a PS. Foram encontrados 15 parâmetros preditores do sexo. A altura do ramo da mandíbula foi o parâmetro com maior poder preditivo, seguido da distância bigoníaca, distância bicondilar e altura do processo coronóide. O ângulo da mandíbula apresentou baixo poder preditivo quando analizado de forma isolada e apresentou dimorfismo sexual apenas em algumas populações.

O ramo da mandíbula apresenta grande dimorfismo sexual, sendo importante para a identificação sexual em diferentes populações. O ângulo da mandíbula apresentou dimorfismo sexual apenas para algumas populações. Alguns parâmetros podem apresentar uma acurácia de quase 80% quando analisados de forma isolada, no entanto, uma maior predição é alcançada quando dois ou mais parâmetros são analisados em conjunto. A acurácia para determinação sexual através do ramo e do ângulo da mandíbula podem diferir entre populações, sendo importante escolher os melhores parâmetros de acordo com a população estudada.

RS009 - Painel Revisão Sistemática
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da diabetes mellitus na polpa dentária: uma revisão sistemática de estudos in vivo e in vitro
Pimenta RMN, Reis-Prado AH, Oliveira SC, Goto J, Silva MVAS, Cosme-Silva L, Cintra LTA, Benetti F
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática (PROSPERO CRD42021227711) avaliou a influência da diabetes mellitus (DM) na resposta do tecido pulpar e no comportamento de células pulpares. Uma busca sistemática foi realizada (PubMed/MEDLINE, Embase, Web of Science e OpenGrey) até março/2022. Seguindo a estratégia PICO, a população foi o tecido pulpar/células pulpares; a intervenção foi o tecido pulpar de animais/humanos diabéticos, ou células pulpares submetidas a modelos simulando DM; e a comparação foi o tecido pulpar de não diabéticos ou células pulpares não submetidas a modelos de DM; o desfecho primário foi inflamação no tecido pulpar (estudos in vivo) e citotoxicidade/alterações no comportamento celular (estudos in vitro). Estudos sem grupo controle ou texto completo foram excluídos. O risco de viés foi analisado (ferramentas Methodological Index for Non-Randomized Studies [MINORS] e SYRCLE's RoB). De 615 estudos encontrados, 21 foram elegíveis (14 in vivo, 5 in vitro, 2 ambos). De 10 estudos que avaliaram a inflamação no tecido pulpar, 9 mostraram que DM elevou a inflamação e degeneração pulpar, principalmente após procedimentos odontológicos. Em 3 de 5 estudos, foi observado que modelos in vitro de DM reduziram o crescimento celular. De 3 estudos que avaliaram o colágeno, DM reduziu a quantidade deste em todos. Quanto à mineralização, houve aumento na expressão da fosfatase alcalina em 3 de 4 estudos.

Evidências sugerem que DM eleva inflamação, áreas de necrose, e mineralização no tecido pulpar; enquanto reduz o crescimento celular in vitro. Futuras análises são necessárias.

(Apoio: CAPES  N° 88887.489995/2020-00)
RS010 - Painel Revisão Sistemática
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da clareação dentária na resposta inflamatória no tecido pulpar: uma revisão sistemática e metanálise de estudos in vivo
Donato MV, Reis-Prado AH, Arantes LC, Goto J, Chaves HGS, Abreu LG, Peixoto IFC, Benetti F
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática (PROSPERO CRD42021230937) avaliou a influência da clareação dentária sobre a inflamação no tecido pulpar. Busca sistemática foi realizada em diferentes bases de dados e na literatura cinzenta até fevereiro/2021. Somente estudos in vivo que avaliaram os efeitos de géis clareadores à base do peróxido de hidrogênio (PH) ou de carbamida (PC) no tecido pulpar de dentes de animais ou humanos, em comparação a um grupo não clareado, foram incluídos. O desfecho primário foi a inflamação pulpar. Análise do risco de viés foi realizada (Methodological Index for Non-Randomized Studies [MINORS] e ferramenta SYRCLE's RoB). Metanálise foi conduzida com diferentes concentrações de PH aos 2 dias. De 1311 estudos encontrados, 31 foram incluídos. Destes, 23 estudos encontraram inflamação moderada à severa em regiões mais superficiais do tecido pulpar, com desorganização celular e áreas de necrose, principalmente em períodos iniciais após PH 35% (30-40 min) e 38% (40 min). Somente dois estudos avaliaram a maturação colágena. De 12 estudos, 11 observaram deposição de dentina terciária a longo prazo, após PH 35-38%. Em 3 estudos houve imunomarcação elevada de osteocalcina e osteopontina em 2 a 30 dias. Citocinas pró-inflamatórias foram observadas até 10 dias após o procedimento. Três estudos foram considerados para metanálise, onde PH 35% elevou a inflamação nos terços oclusal e médio do tecido pulpar comparado ao PH 20%, aos 2 dias.

Conclui-se que alta concentração de PH aumenta a inflamação pulpar e necrose a curto prazo, e induz a mineralização ao longo do tempo.

(Apoio: CAPES  N° 88887.489995/2020-00  |  CAPES  N° 88887.649870/2021-00)
RS011 - Painel Revisão Sistemática
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) no procedimento endodôntico regenerativo: uma revisão sistemática
Oliveira SC, Reis-Prado AH, Fagundes RR, Abreu LG, Arantes LC, Paula KS, Bottino MC, Benetti F
Departamento de Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática (PROSPERO CRD42020205417) avaliou a influência do ácido etilenodiaminotetraacético (EDTA) no procedimento endodôntico regenerativo, através da liberação de fatores de crescimento, comportamento celular e regeneração tecidual. Busca sistemática foi realizada em diferentes bases de dados e estudos in vivo e in vitro avaliando os efeitos do EDTA nos fatores biológicos da dentina, polpa/tecidos periapicais e células, foram elegíveis. A liberação de fatores de crescimento foi o desfecho primário. Estudos sem grupo controle ou texto incompleto foram excluídos. Análise do risco de viés foi realizada. De 1848 artigos encontrados, 36 foram selecionados (32 in vitro, 3 in vivo, 1 ambos). A concentração de EDTA variou de 3 a 15%. Quanto à liberação de fatores de crescimento (17 estudos), 15 estudos observaram liberação significativa de fator de crescimento transformador (TGF)-β com uso do EDTA, e a maioria não encontrou influência no fator de crescimento endotelial vascular (VEGF). Quanto ao comportamento celular (26 estudos), 8 estudos não observaram influência da dentina tratada com EDTA na viabilidade celular, e 5, 9 e 6 estudos mostraram maior migração, adesão e diferenciação celular, respectivamente. Estudos in vivo não observaram influência com o uso do EDTA. Houve baixo e alto risco de viés para estudos in vitro e in vivo, respectivamente. Meta-análise foi inviável.

Evidências in vitro sugerem que o EDTA influencia positivamente a liberação de TGF-β, migração, adesão e diferenciação celular. Futuros estudos in vivo são necessários.

(Apoio: CAPES  N° 88887.489995/2020-00)
RS012 - Painel Revisão Sistemática
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de Necrose Pulpar em pessoas com Doença Falciforme: Uma revisão sistemática
Ribeiro EE, Fernandes KS, Rech BO, Santos MPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Realizou uma revisão sistemática (RS) registrada no PROSPERO - 42020204171, para avaliar a prevalência de necrose pulpar em pessoas com Doença Falciforme (DF) de acordo com as recomendações PRISMA. As bases de dados eletrônicas PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, LILACS e Cochrane Library foram utilizadas como fontes de pesquisa, incluindo a "literatura cinza" e busca manual. Seleção dos estudos, risco de viés e coleta dos dados foram realizados por dois revisores independentes e as discordâncias resolvidas por consenso. Foram incluídos estudos clínicos observacionais de pacientes com diagnóstico de doença falciforme e de necrose pulpar asséptica. A qualidade metodológica foi avaliada por meio das ferramentas Joanna Briggs Institute e a certeza da evidência foi avaliada por meio da iniciativa RevMan 5.4. Na busca foram encontrados 354 resultados. Após a retirada das duplicatas, foram lidos 250 títulos e resumos. Após aplicados os critérios de elegibilidade, 17 artigos foram lidos na íntegra e apenas 6 artigos foram incluídos nesta revisão sistemática. Uma análise qualitativa dos estudos demonstrou heterogeneidade dos estudos e metodologias aplicadas.

A literatura revisada aponta que há evidência científica que permite correlacionar a Doença Falciforme ao risco aumentado para necrose pulpar assintomática em dentes hígidos permanentes.