Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR001 a RCR058 ]
 51 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


RCR001 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Impressão 3D em Odontologia: características e possibilidades atuais
Silva TS, Mendonça IMM, Silva ECP, Silva LCM, Leal AC, Ribeiro FAV, Bueno VP, Casemiro LA
CURSO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DE FRANCA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A impressão 3D é a criação de um objeto de forma livre por adição, da base ao topo, convertendo-se um modelo CAD 3D em camadas segundo parâmetros de Controle Numérico por Computador (CNC). Esse trabalho apresentou as possibilidades atuais e as características da impressão 3D em Odontologia. Para seleção dos 25 artigos publicados entre 2018 e 2022, realizou-se um levantamento no Pubmed e Lilacs com as palavras-chaves "3D printing/impressão 3D" e "dentistry/odontologia". Atualmente, os métodos utilizados são a Modelagem por Fusão e Deposição (mais frequente), Sinterização Seletiva a Laser, Fusão por Feixes de Elétrons, Sinterização Direta a Laser de Metal, Fusão Seletiva a Laser, Processamento Digital de Luz, Estereolitografia, Produção Contínua de Interface Líquida e Polyjet, com precisão dimensional de ±0,1% a ±0,5%. Obtêm-se modelos, próteses, guias cirúrgicos, alinhadores ortodônticos e scafolds para bioengenharia com polímeros termoplásticos e fotopolimerizáveis de diferentes características físicas e mecânicas, e com ligas metálicas. O acabamento superficial das peças varia de bom a excelente segundo o método, velocidade de impressão e espessura de camadas. A resistência mecânica das peças compara-se à das conformadas mecanicamente ou fundidas. Destacam-se a previsibilidade, a prevenção de erros e o menor desperdício de insumos, favorecendo a economia e o meio ambiente.

A aplicação da impressão 3D em Odontologia é crescente, e possibilita a realização de trabalhos com matérias-primas diversificadas, níveis de precisão excelentes e economia.

RCR002 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Potencial de Bioestimuladores na Regeneração dos tecidos dérmicos: Estudo de casos
Bernardes MJ, Morimoto S, Moreira MSNA
Pós Graduação UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Conflito de interesse: Autodeclarado "Sou speaker Galderma"

A homeostase da pele é alterada por fatores intrínsecos do envelhecimento, luz ultravioleta e outros fatores extrínsecos que resultam em alterações importantes na estrutura da derme. A alteração mais importante é a redução nos níveis do colágeno que levam ao enfraquecimento funcional dos fibroblastos da derme. O uso de Bioestimuladores tem sido investigado como alternativa para a regeneração e rejuvenescimento da pele. A hidroxiapatita de cálcio e o ácido poli-l-láctico, são biocompatíveis e promovem a neocolagênese e a reposição volumétrica da pele. O objetivo deste estudo foi relatar serie casos que investigaram efeitos de Bioestimuladores no rejuvenescimento e regeneração facial. Foram descritos três casos de pacientes portadores de ptose facial suave a moderada, com idade entre 39 a 65 anos, no período de final de 2019 a 2021. Esse protocolo foi indicado na prevenção e tratamento da frouxidão de pele na região pré-auricular e malar, além de controle da evidenciação do sulco nasolabial e jowls. O tratamento consistiu em três injeções subdérmicas em região lateral da face bilateralmente com intervalos de 30 a 90 dias. Foram realizadas análises do tônus por meio de fotografias de alta resolução em até 6 mese. Os resultados demonstraram que esta técnica promove um efeito "lift", melhorando qualidade e firmeza da pele e atrasando o processo de flacidez provocado pelo envelhecimento facial.

Estes casos demonstraram que os Bioestimuladores foram eficazes na recuperação da qualidade dérmica, rejuvenescimento da face de uma maneira minimamente invasiva e segura.

RCR003 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Oculofacial Prosthetic Rehabilitation complemented with temporary fillers and neurotoxin
Schnorr NGP, Gamarra RS, Cortizo DL, Ferraz APRS, Dib LL
Odontologia UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Surgical treatment of head and neck cancer causes tissue loss therefore deformities and psychosocial consequences. In cases involving orbit exenteration, satisfactory reconstruction can only be achieved with prosthetic replacement, despite successful reconstructive plastic surgery. Extraoral implants, 3D scanning, and prototyping technologies have contributed to increase results of oculofacial prosthesis. However, to achieve prosthetic rehabilitation refinement, patients' biological tissues have been treated with injectable cosmetic adjuncts methods as complements. This study aimed to describe the use of botulinum toxin type A, (BTX-A) hyaluronic acid (HA) and calcium hydroxyapatite (CaHA) previously to oculofacial prostheses manufacturing, in five oncologic patients of a rehabilitation unit. Outcomes produced by additional cosmetic methods on tissues, prostheses planning, and overall facial rehabilitation were observed and registered by photographs.

BTX-A, HA and CaHA has shown to be useful in improving asymmetries, volumizing surgical depressions and dissembling atrophic scars. Presenting an additional resource to improve overall results, enabling the manufacturing of smaller, thinner, and better- fitting oculofacial prostheses. Limitations as chronic infection and necrosis, related to filler injection into previously irradiated sites, were described. The temporary effect of the materials used generates a need for reapplications but increases the safety of such procedures and enables patients' cancer treatment follow-up.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR004 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Revisão sistematizada da literatura sobre tecidos da cavidade bucal usados como fonte de células-tronco mesenquimais
Muller LL, Stroparo JLO, Novak C, Leão RR, Soares TB, Leão MP, Zielak JC, Gabardo MCL
Odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Realizar uma revisão sistematizada sobre os tecidos da cavidade bucal que servem como fonte de células-tronco mesenquimais (CTMs). As seguintes bases foram acessadas: LILACS, BBO e SciELO, via Biblioteca Virtual em Saúde, Google Scholar, e National Library of Medicine (NLM) - PubMed. O período utilizado foi de cinco anos, e os idiomas foram inglês, português e espanhol. Os descritores utilizados foram: polpa dentária, dente decíduo, ligamento periodontal, osso alveolar, bola de Bichat e células-tronco mesenquimais, combinados por "AND" e "OR". Foram incluídos estudos in vitro e clínicos; foram excluídos estudos com animais, revisões de qualquer natureza, opiniões pessoais e cartas editoriais. Removidas as duplicatas, os textos foram excluídos conforme leitura de títulos e resumos. Após a leitura total dos textos remanescentes, foram incluídos apenas os que contemplassem especificamente a junção dos temas de interesse. Dos 1458 artigos identificados, 25 atenderam aos critérios de inclusão. Nos estudos, constatou-se que as CTMs podem ser obtidas de diversos tecidos na cavidade bucal e serem utilizadas em diversas áreas, com ênfase em terapias regenerativas.

Dentre os principais tecidos da cavidade bucal, podem ser citados, como fonte de células-tronco os seguintes: polpa de dente permanente, ligamento periodontal de dente permanente, polpa de dente decíduo, porção anterior do tecido adiposo da bochecha e osso alveolar.

RCR005 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Coronectomia e tracionamento radicular de terceiros molares em contato com o nervo alveolar inferior: Relato de três casos clínicos
Costa Neto OC, Rodrigues GGN, Rocha-Filho R, Esteves JC
Clinica Odontologica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A coronectomia é uma técnica que consiste na remoção da coroa de um terceiro molar inferior em íntimo contato com o nervo alveolar inferior (NAI). Ela é empregada quando há indicação de extração do dente impactado e risco de lesão tras-operatória do NAI e consequente alteração de sensibilidade. Embora simples e segura, a técnica prevê o sepultamento do remanescente radicular no osso alveolar e uma proservação clínica e radiográfica de longo prazo para acompanhamento da condição do remanescente radicular, que pode passar por um processo de anquilose, reabsorção ou exfoliação. Este trabalho relata três casos clínicos de uma técnica que associa a coronectomia convencional ao tracionamento ortodôntico assistido do remanescente radicular e remoção após distanciamento do canal alveolar inferior. Os 3 procedimentos, realizados sob anestesia local, foram divididos em duas etapas operatórias: na primeira, foi realizada a remoção da coroa do dente e instalação de um parafuso ortodôntico no conduto radicular unido a uma mola ortodôntica de níquel-titânio, ancorada em um segundo parafuso fixado do ramo da mandíbula. Após a cirurgia foi observado, nos três casos, o distanciamento do fragmento radicular do canal alveolar inferior e uma segunda etapa cirúrgica foi conduzida para remoção das raízes sem risco de lesão ao feixe vásculo-nervoso.

Considerando os casos apresentados a técnica foi efetiva em possibilitar a extração completa do dente incluso sem produzir alterações de sensibilidade pós-operatórias.

RCR006 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Enucleação de ameloblastoma unicístico e exodontia do elemento 48 em paciente portador de Hemofilia A sob monitorização médica em hospital
Santos LN, Volpato LER, Silva MEA, Delgado JCF, Rocha LL, Borges MR, Lima JCM, Lima APCB
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os ameloblastomas são tumores odontogênicos benignos relativamente raros, localmente agressivos e de elevada tendência à recidiva, apesar de suas características histopatológicas benignas. Podem ser classificados em quatro grupos: uni císticos, sólidos ou multicísticos, periféricos e os malignos. A hemofilia A é caracterizada pela deficiência ou anormalidade do fator VIII da coagulação. É uma doença hereditária, ligada ao cromossoma X. Sua incidência é de 1 caso para 10.000 nascimentos de crianças do sexo masculino. O objetivo deste trabalho é relatar o caso clínico de um paciente de 16 anos portador de Hemofilia do tipo A cuja família procurou atendimento para o tratamento de uma lesão uni cística em região de dente 48. O paciente foi submetido à enucleação da lesão e exodontia do elemento 48 em ambiente hospitalar com monitorização médica. O material foi enviado para exame cito patológico e o resultado foi um ameloblastoma uni cístico. A cirurgia foi bem sucedida, não foram registrados episódios de sangramento excessivo devido à hemofilia. O resultado do exame cito patológico foi de ameloblastoma uni cístico. A enucleação do ameloblastoma uni cístico e exodontia do elemento 48 puderam ser realizadas com segurança em ambiente hospitalar e monitorização médica.

A enucleação do ameloblastoma uni cístico e exodontia do elemento 48 puderam ser realizadas com segurança em ambiente hospitalar e monitorização médica.

RCR007 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Atualidades da utilização da fibrina rica em plaquetas na regeneração tecidual em odontologia
Luna DRM, Oliveira LCA, Cabral AFS, Resende RFB, Sartoretto SC, Uzeda MJ
UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Devido as suas propriedades fisiológicas, o uso de concentrados plaquetários tornou-se cada vez mais popular nos últimos 20 anos com especial destaque para a fibrina rica em plaquetas (PRF). Sua capacidade em ofertar diversos fatores de crescimento e citocinas, exerce importante papel na modulação inflamatória melhorando assim a cicatrização de feridas além de proporcionar benefícios clínicos junto aos enxertos ósseos. Este trabalho tem por objetivo discutir e atualizar conceitos sobre o uso de PRF na odontologia. Para isso foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Google Acadêmico, Pubmed e Scielo considerando o período entre 2017 e 2022 e incluídos artigos de pesquisas clínicas e revisões sistemáticas nos idiomas inglês ou português. As palavras-chaves utilizadas foram Fibrina Rica em Plaquetas (PRF), Odontologia, Cicatrização e Fator de Crescimento, em ambos os idiomas, sendo inicialmente encontrados 70 artigos e selecionados 10 em função dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos.

Este estudo nos permitiu concluir que a utilização da Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) utilizada como auxiliar na regeneração tecidual em procedimentos odontológicos, contribui significativamente na melhor qualidade da cicatrização dos tecidos moles, através de uma técnica simples de baixo custo, tornando sua utilização muito promissora e vantajosa.

RCR008 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Desvios entre o registro de protocolo e a publicação de ensaios clínicos envolvendo a cirurgia de terceiro molar
Santos VPA, Barretto MDA, Sendyk DI, Pannuti CM, Nunes JP, Ferraz EP, Deboni MCZ
DEPARTAMENTO DE CIRURGIA, PRÓTESE E TRAU UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proposta foi comparar qualitativamente os desvios de dados dos registros de protocolo de ensaio clinico (NCT) e suas respectivas publicações nos modelos experimentais de cirurgias de terceiros molares. Foi realizado uma busca no "ClinicialTrials.gov" dos protocolos de ensaios clínicos randomizados incluindo a condição da exodontia de terceiro molar como modelo de avaliação de desfecho usando a estratégia: "third molar" ou "wisdom tooth". Foram identificados os artigos respectivos dos registros nas bases de dados PubMed, Escopos, Web of Science, e Google Scholar. Foram avaliadas qualitativamente as frequências das principais características dos registros e comparadas com os dados na publicação: Desenho de estudo, desfecho primário, cálculo da amostra, tipo de registro e tipo de intervenção testada. De 389 registros foram encontradas 129 publicações. 60% eram registros prospectivos, 10 % dos protocolos registrados como um desenho paralelo, não corresponderam na publicação. 36% dos artigos omitiram desfechos primários registrados. 56% sofreram alteração de registro durantes os ensaios. 34% das publicações explicitavam o NCT no artigo. 46% não tinham cálculo da amostra. 44% eram referentes a intervenções de analgesia ou controle anti-inflamatório.

Os dados permitiram perceber que a divulgação da necessidade do registro de ensaios clínicos deve ser ampliada entre os pesquisadores, para garantir transparência, reprodutibilidade, otimização de recursos e validação de resultados, diminuindo o reporte seletivo de desfecho.

RCR009 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Enxertia óssea primária no tratamento de não-união óssea de fratura mandibular na presença de pus: Relato de caso
Pessanha IL, Albieri F, Pereira RS, Heggendorn FL
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de caso clínico de reconstrução primária utilizando osso autógeno particulado em não-união de fratura de corpo mandibular infectada. O paciente compareceu ao Hospital Geral de Nova Iguaçu reportando ter sido vítima de agressão física a cerca de 1 mês e não tendo procurado atendimento clínico. Ao exame clínico apresentava-se com aumento de volume em região geniana esquerda com fístula e saída de secreção purulenta, maloclusão e crepitação óssea à palpação. O exame tomográfico (TC) evidenciou fratura em região de corpo mandibular esquerdo com reabsorção dos cotos ósseos promovendo um GAP no local. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico sob anestesia geral e intubação nasotraqueal para realização da osteossíntese e reconstrução óssea. Um acesso de Risdon esquerdo foi realizado para expor a fratura seguido da curetagem do tecido interposto aos cotos. Em seguida, o paciente foi levado ao bloqueio maxilomandibular (BMM) com barras de Erich e logo após, a osteossíntese com uma placa 2.4 mm Locking. Um bloco ósseo autógeno foi coletado da crista ilíaca anterior, particulado e enxertado na região mandibular.

O paciente permaneceu 6 semanas em BMM seguido de TC imediata, 4 meses e 6 meses de pós operatório onde se evidenciou o reparo ósseo do segmento fraturado.

(Apoio: FAPERJ  N° 201.401/2022)
RCR010 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Interferência do nervo milo-hioideo no bloqueio do nervo alveolar inferior
Oliveira LCA, Mendonça MF, Cabral AFS, Luna DRM, Machado RCM, Sartoretto SC, Resende RFB, Uzeda MJ
Odontologia UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A técnica do bloqueio anestésico do nervo alveolar inferior (BNAI) é frequentemente utilizada em diversos procedimentos odontológicos e apesar disso, o BNAI é a técnica com maior taxa de insucesso. De acordo com alguns autores, a presença de nervos acessórios com suas variações anatômicas pode contribuir para a elevação desse índice. O objetivo deste trabalho foi avaliar os aspectos associados às falhas no BNAI e discutir a possível influência do nervo milo-hióideo (NMH) como importante fator para tal. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Lilacs, além da literatura consagrada, considerando os últimos 10 anos. Foram selecionados 10 trabalhos de acordo com critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Dados como, variação anatômica, técnica utilizada, solução anestésica e relações anatômicas do canal mandibular, foram analisados.

Podemos concluir, de acordo com a literatura pesquisada, que as falhas do BNAI estão relacionadas não somente às variações na localização do forame mandibular, emprego inadequado da técnica, curva de aprendizagem, mas também e especialmente a presença de inervações acessórias como o nervo milo-hioideo. Ademais, estudos apontam que é de fundamental importância o conhecimento sobre as variações anatômicas do NMH, que pode prover uma inervação sensitiva da raiz mesial ao primeiro pré-molar inferior, pré-molar, incisivos e à pele abaixo do mento e afirmam que essa inervação acessória, sensitiva pode estar presente em 60% dos casos.