Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0943 a PN1178 ]
 221 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN0943 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo do uso de magnésio como material substituto ao titânio para fixação em cirurgia ortognática: Análise de elementos finitos
Tscheika A, Rodrigues AFA, Ozkomur A, Couto MA, Gottardo CRC, Reston EG, Hernández PAG
Curso de Odontologia UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Placas e parafusos feitos de liga de titânio são amplamente utilizados devido à sua excelente resistência mecânica. Contudo, liga de titânio não é reabsorvível, libera vestígios de materiais nocivos que podem ter um efeito de hipersensibilidade ou alergia aumentando o risco de infecção. O magnésio é um mineral fundamental para as várias funções do corpo, enquanto o magnésio como metal é um material não tóxico biodegradável que possui maior resistência e excelentes características de manuseio em comparação com outros componentes poliméricos. A análise dos elementos finitos tornou a mensuração das forças possível, sendo considerada um método útil para prever o desempenho biomecânico da mandíbula e o sistema de fixação, para determinar o comportamento e efetividade de uma estrutura. O modelo de pesquisa foi desenvolvido sobre uma plataforma totalmente gráfica. O programa gera o modelo de acordo com comandos dados pelo usuário e permite um total gerenciamento dos incrementos de carga e demais valores necessários a análises de não-linearidade física e numérica.

Utilizando a análise de elementos finitos, comparado um sistema de fixação convencional de titânio e confeccionando um sistema de fixação de magnésio na mesma dimensão no software, foi calculado o nível de deslocamento e de distorção das placas de magnésio, o estudo demonstrou que o magnésio apresentou comportamento mecânico semelhante ao titânio.

PN0944 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efetividade de fitoterápicos no controle da ansiedade e desconforto cirúrgico em pacientes submetidos a exodontia terceiros molares
Velasquez ACA, Tsuji M, Reis NO, Petinati MFP, Sebastiani AM, Costa DJ, Rebellato NLB, Scariot R
Ciências da Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a efetividade de fitoterápicos na redução da ansiedade e do desconforto cirúrgico durante a exodontia de terceiros molares. Esse estudo é um ensaio clínico controlado, randomizado e duplo-cego (REBEC #11685). Um total de 54 pacientes foram alocados em 3 grupos (Valeriana officinalis L., Passiflora Incarnata L. e placebo). Todos os pacientes foram submetidos a remoção de dois terceiros molares uilaterais. A ansiedade foi quantificada por meio do instrumento IDATE-T (Traço), que avalia o perfil ansioso e IDATE-E (Estado) que avalia o estado ansioso. A coleta de dados do IDATE-T e E foram realizadas uma hora antes da cirurgia (T0). Além disso, o IDATE-E foi coletado no pós operatório imediato (T1) e no pós-operatório de 07 dias (T2). A percepção do desconforto cirúrgico foi avaliado por meio do instrumento QCirDental. Não houve associação entre entre os três grupos de terapias e IDATE-T e IDATE-E (p > 0,05). Quando avaliado ao longo do tempo, observou-se que tanto a Valeriana officinalis L. quanto a Passiflora Incarnata L. reduziram os níveis de estado ansioso entre TO e T1 (p < 0,05), diferentemente do placebo que não apresentou essa diferença (p > 0,05).

O desconforto cirúrgico não apresentou associação com grupos. Os fitoterápicos utilizados mostraram uma redução do estado ansioso quando comparados ao grupo placebo durante a exodontia de terceiros molares.

(Apoio: CAPES  N° 40001016065P8)
PN0945 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos de 2012 a 2021 pelo serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial da FOA-UNESP
Sanches NS, Marchiolli CL, Cervantes LCC, Pereira SMA, Souza FA, Garcia-Junior IR
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As políticas públicas para prevenção de traumas maxilofaciais vêm sendo implantadas incessantemente pelas 3 esferas do poder executivo. Em que o manejo destes pacientes atendidos em ambulatório e hospitais quando implementados ao programa universitário podem dar continuidade ao tratamento de forma gratuita e especializada. O objetivo deste trabalho foi determinar o perfil epidemiológico das fraturas faciais na região de Araçatuba e Birigui, nos anos de 2012 a 2021, atendidos pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia de Araçatuba e apresentar a importância do programa de pós-graduação no atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Os dados estratificados foram analisados quanto a etiologia, gênero, tipo de fratura e tratamento realizado (cirúrgico ou conservador), e foram computados pelo programa Epi Info 3.5.1 e pelo SPSS 20.0. No total de 5.192 pacientes, obteve-se do gênero masculino (68,47%) e (31,53%) feminino. As principais etiologias foram queda (29,23%), seguidas por acidentes moto ciclístico (17,03%). Dentre as lesões as principais foram Fratura Nasal (21,04%), seguida das fraturas do complexo zigomático-maxilar-orbitário (13,76%) e fraturas mandibulares (12,65%) respectivamente. O tratamento conservador foi majoritário com (60,55%), já cirúrgicos (39,45%).

Logo, este projeto atingiu o objetivo, atuando diretamente na promoção de saúde da população atendida e na formação de alunos da graduação e pós-graduação atribuindo estratégias de manejo clínico-cirúrgico e experiencia didática.

PN0946 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Histomorfometria e microarquitetura da regeneração óssea em ratos diabéticos submetidos à insulinoterapia e oxigenoterapia hiperbárica
Linhares CRB, Limirio PHJO, Venâncio JF, Silva MAFS, Soares PBF, Dechichi P
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou o efeito da oxigenação hiperbárica (OH) e da insulinoterapia (I) na regeneração óssea em fêmures de ratos com Diabetes Mellitus tipo I (DMTI). Quarenta e oito ratos foram divididos em 6 grupos (n=8): Normoglicêmicos (N); Normoglicêmicos + OH (NH); Diabéticos (D); Diabéticos + OH (DH); Diabéticos + Insulina (DI); Diabéticos + OH + Insulina (DIH). O DMTI foi induzido por injeção IV de estreptozotocina. DI e DIH receberam 4UI de insulina NPH/dia. Após 30 dias da indução, realizou-se lesões nos fêmures e NH, DH e DIH receberam OH por 14 dias. Os animais foram eutanasiados, os fêmures removidos, fixados e analisados por microtomografia computadorizada (micro-CT): fração do volume (BV/TV), superfície (BS/BV) óssea; número (Tb.N), espessura (Tb.Th), separação (Tb.Sp) e conectividade (Conn.Dn) das trabéculas; dimensão fractal (FD) e grau de anisotropia (DA). Após, os fêmures foram desmineralizados, incluídos em parafina, os cortes corados em HE e a matriz óssea neoformada foi quantificada. Em BV/TV e Tb.Th o grupo D mostrou valores menores que N e DI. Em BS/BV, D mostrou valor maior que N e DI. Na FD os grupos N e NH mostraram valores maiores que D e DH, respectivamente. Em Tb.N, Tb.Sp, Conn.Dn e DA não houve diferença entres os grupos. Na análise histomorfométrica, D e DH apresentaram menor porcentagem de matriz óssea comparados a N, NH, DI e DIH; e não houve diferença entre N, NH, DI e DIH.

Conclui-se que o DMTI comprometeu a microarquitetura e a regeneração óssea; a insulinoterapia reduziu os efeitos deletérios do DMTI e a OH teve efeito pouco significativo.

(Apoio: CAPES  |  FAPEMIG  |  REBIR-UFU)
PN0948 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do estado e risco nutricional pré-operatório de pacientes que serão submetidos a cirurgia ortognática
Oliveira RC, Petinati MFP, Silva ROC, Rebellato NLB, Klüppel LE, Sebastiani AM, Scariot R, Costa DJ
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O principal objetivo deste estudo foi estimar o estado e risco nutricional, bem como as ausências dentárias de pacientes que serão submetidos a cirurgia ortognática. Foram avaliados 56 pacientes do Serviço de CTBMF da UFPR. O estado nutricional foi coletado por meio de exame de bioimpedância e o risco nutricional foi estimado através de inquérito nutricional. A avaliação de ausências dentárias ocorreu através de inspeção odontológica. A análise estatística foi realizada por meio do IBM SPSS®, com intervalo de confiança de 95%. Os resultados evidenciaram que a maioria dos pacientes avaliados eram do sexo feminino (61,1%), com idade mediana de 28 anos e com perfil facial III (61,1%). Cerca de 40,7% dos pacientes avaliados apresentaram ausências dentárias de 2 ou mais elementos. No que se refere ao estado nutricional, todos os pacientes apresentaram índices de massa magra abaixo do preconizado no exame pré-operatório (p<0.001). Foi encontrado significância estatística quando comparado o índice de gordura visceral e idade (p<0.025). Foi encontrado associação estatística entre ausências dentárias e o índice de massa magra (p=0.009).

Em conclusão, na avaliação do estado e risco nutricional os pacientes que serão submetidos a cirurgia ortognática apresentaram taxas de massa magra abaixo do preconizado no exame pré-operatório. Pacientes que apresentaram ausências dentárias de 2 ou mais elementos, também obtiveram índices de massa magra abaixo do padrão. Palavras Chaves: bioimpedância, cirurgia ortognática, estado nutricional.

PN0949 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da qualidade do sono em pacientes com deformidade dentofacial submetidos à cirurgia ortognática 
Fanderuff M, Olsson B, Flores EKB, Reis GES, Petinati MFP, Costa DJ, Sebastiani AM, Scariot R
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As deformidades dentofaciais causam limitações estéticas e funcionais relacionadas à mastigação, fonação, respiração e sono. Os distúrbios do sono impactam negativamente na qualidade de vida e estão relacionados a vários fatores. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do sono em pacientes submetidos à cirurgia ortognática com acompanhamento de 02 anos. Participaram do estudo 50 pacientes com deformidade dentofacial, submetidos à cirurgia ortognática no Serviço de CTBMF da UFPR em 2019. Os pacientes foram avaliados no pré (T0) e no pós-operatório de 02 anos (T1), quanto à percepção da qualidade do sono (SAQ), e obtidos dados como idade, sexo, perfil facial, IMC e a percepção da qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHIP-14). Os resultados foram submetidos à análise estatística, com nível de significância de 5%. Os dados foram analisados no IBM SPSS v.21.0®. A percepção da qualidade do sono melhorou após a cirurgia ortognática (p=0,028), bem como o distúrbio do tempo do sono e apneia (p<0,005). Em T0, houve associação entre o SAQ e um aumento do IMC (p=0,032) e em T1 as mulheres tiveram uma pior qualidade do sono (p=0,004). Encontrou-se uma correlação moderada entre a percepção da qualidade do sono e a percepção do impacto da saúde bucal na qualidade de vida em T0 (p<0,001; rs= 0,590) e em T1 (p=0,020; rs= 0,331).

A cirurgia ortognática melhora a percepção da qualidade do sono dos pacientes com deformidade dentofacial. Essa percepção está associada a mulheres e ao aumento do IMC. Além disso, está associada à percepção da qualidade de vida relacionada a saúde bucal.

PN0950 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da concavidade lingual da mandíbula por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico: estudo retrospectivo transversal
Sol I, Tonini KR, Valle LSEMB, Hadad H, Bassi APF, Salzedas LMP, Ponzoni D
Cirurgia e Diagnóstico UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou e correlacionou características anatômicas da região posterior de mandíbulas edêntulas por meio de tomografias computadorizadas de feixe cônico. Foram selecionados cortes tomográficos transversais das hemimandíbulas a 5, 10 e 15mm posteriores ao forame mentual para análise da espessura óssea 2mm acima do canal alveolar inferior (Espessura A) e 2mm abaixo da crista alveolar (Espessura B), altura mandibular, angulação e profundidade da concavidade lingual nos gêneros. Além disso a hemimandíbula foi classificada de acordo com seu formato em U, C, P. No corte de 10 mm a média da Espessura A foi de 11,2 ± 1,8 mm (F) e 10,5 ± 2,1 (M); a média de Espessura B foi 8,8 ± 2,9 mm (F) e 9,6 ± 2,1 mm (M); a Altura média foi de 12,7 ± 2,7 mm (F) e 15,5 ± 4,1 mm (M); a média de Ângulos da concavidade lingual foi de 64,2 ± 19,2° (F) e 66,3 ± 29,0° (M) (P = 0,006); a Profundidade da concavidade lingual foi de 3,0 ± 2,0 mm (F) e 6,8 ± 15,8 mm (M) (P = 0,033). O formato C foi o mais comum (51,9%) seguido do formato U (25%) e P (23,0%) (P = 0,001). Na correlação de cortes a Espessura B aumentou significantemente para posterior nos formatos U e C. A concavidade lingual esteve presente em 25% das tomografias estudadas. A profundidade da concavidade lingual foi maior no gênero masculino. Espessura e Altura de mandíbula posterior não variaram de acordo com o gênero.

A profundidade da concavidade lingual foi maior no gênero masculino. Espessura e Altura de mandíbula posterior não variaram de acordo com o gênero.

PN0951 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Funcionalização de implantes com Terpy e risedronato sistêmico melhora o reparo perimplantar em ratas com deficiência de estrógeno
Paludetto LV, De-Souza-batista FR, Ervolino-Silva AC, Monteiro NG, Kitagawa IL, Antoniali C, Lisboa Filho PN, Okamoto R
Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodont UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como intuito avaliar o reparo ósseo peri-implantar em ratas ovariectomizadas e com síndrome metabólica tratadas com risedronato perante à utilização de implantes funcionalizados com TERPY. Para isso, 48 ratas foram divididas em 3 grupos: SHAM (cirurgia fictícia), OVX SM (ovariectomia e síndrome metabólica) e OVX SM RIS (ovariectomia, síndrome metabólica e tratamento com risedronato) e então subdivididas em 2 subgrupos: CONV (implantes sem funcionalização de superfície) e TERPY (implantes funcionalizados com TERPY). Foi realizada cultura de osteoblastos, constatando a não toxicidade da substância. 28 dias após a instalação dos implantes (dia da eutanásia), os animais foram anestesiados e os implantes submetidos ao torque reverso, e, imediatamente após sua remoção, foi realizada a coleta do tecido ósseo para análise de PCR em tempo real para avaliação da expressão relativa de ALP, IBSP, OCN, OPG, RANKL, TRAP e VEGF. Os dados foram submetidos à análise estatística com significância de 5% (p<0,05). Os implantes funcionalizados com a TERPY apresentaram os maiores valores absolutos de torque de remoção para todos os grupos e com diferença estatística para OVX SM TERPY (p=0,0402). A associação sistêmica entre o risedronato e a TERPY em ratas ovariectomizadas (OVX SM RIS TERPY) demonstrou expressão aumentada para iBSP e equilíbrio entre OPG e RANKL.

O desempenho clínico dos implantes funcionalizados com TERPY foi favorável, e, quando associado à administração sistêmica de risedronato de sódio, os resultados se tornam mais promissores.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/03114-0)
PN0953 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção e conduta dos cirurgiões dentistas da área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais frente à pandemia de COVID-19
Silva IFV, Corrêa RO, Arruda JAA, Gomes AIF, Ferreira EF, Aguiar EG, Magalhães CS, Moreno A
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A infecção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) teve início na China, no final de 2019, denominada de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19). O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção e conduta dos Cirurgiões Dentistas da área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais frente à pandemia de Covid-19. Foi realizada uma entrevista semiestruturada de abordagem qualitativa da percepção relacionada à sua rotina odontológica durante a pandemia do COVID-19. Após a transcrição das falas, na íntegra, foi realizada a leitura criteriosa do material coletado seguido da análise de conteúdo, segundo a teoria helleriana. A amostra do estudo foi constituída por 9 especialistas com idade média de 34,8 anos. Quatro temas foram identificados: percepção dos profissionais sobre a odontologia, biossegurança, impressões psicossociais dos profissionais e impacto no atendimento. O desconhecimento da doença e o medo de se contaminar foram as principais causas de alterações no ritmo de trabalho. Houve um pensamento comum sobre aumento de barreiras de biossegurança e maior sensação de segurança. A necessidade de isolamento social ocasionou altos níveis de ansiedade. Houve repetitivos relatos sobre lentidão e diminuição nos atendimentos com relação direta à perda financeira, agravando o estresse.

Pode-se concluir que os profissionais desta especialidade tiveram suas vidas profissionais e pessoais afetadas em relação aos hábitos diários, convívio familiar e desgaste financeiro, capazes de alterar condutas clínicas e pessoais em suas vidas devido a este período vivido.

PN0955 - Painel Aspirante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do licopeno em células MC3T3-E1 cultivadas sobre discos de titânio nanotexturizado e expostas ao peróxido de hidrogênio
Santis JB, Fernandes RR, Coelho MC, Oliveira PT, Martorano AS, Prado KFB
Biologia Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A osteoporose promove um desequilíbrio na remodelação óssea e um aumento do estresse oxidativo (EO), podendo afetar a osseointegração. Substâncias antioxidantes poderiam minimizar as injúrias celulares decorrentes do EO quando em contato com biomateriais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação do licopeno sobre osteoblastos cultivados sobre titânio nanotexturizado (Tin) expostos ou não ao peróxido de hidrogênio (H2O2). Células pré-osteoblásticas MC3T3-E1 foram cultivadas em meio osteogênico com ou sem licopeno (10 ug/ml) sobre discos de Tin e divididas em controle (C), EO, licopeno (Lyc) e EO + licopeno (EO/Lyc) para avaliar a viabilidade celular e detecção in situ de fosfatase alcalina (ALP) aos 3, 7 e 10 dias, assim como mineralização aos 14 dias. O EO foi induzido com 400 ul de H2O2 por 4 horas seguido de fixação celular. Os dados quantitativos foram submetidos à teste estatístico para p<0,05. A viabilidade celular foi maior nos grupos C e Lyc quando comparado aos grupos EO e EO/Lyc em todos os períodos. O grupo Lyc mostrou maior viabilidade que o grupo C aos 3 dias. Não houve diferença significativa na viabilidade celular entre os grupos EO e EO/Lyc em todos os períodos. O grupo Lyc mostrou maior detecção de ALP quando comparado aos demais grupos aos 7 e 10 dias, assim como o grupo EO/Lyc quando comparado ao EO aos 10 dias. A mineralização se apresentou similar para todos os grupos.

O licopeno na concentração utilizada favoreceu a viabilidade e a atividade funcional dos osteoblastos sem EO, mas não impediu a diminuição da viabilidade celular após exposição ao H2O2.

(Apoio: CAPES  N° 88887.669759/2022-00)