Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0001 a PI0072 ]
 69 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PI0001 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência de material obturador remanescente na difusão de íons hidroxila em dentes retratados endodonticamente
Heiden GS, Mattos NHR, Perin CP, Roskamp L, Araujo CM, Gabardo MCL, Fariniuk LF, Baratto-Filho F
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de material obturador remanescente na difusão de íons hidroxila da pasta de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), mensurado pela pH, em dentes retratados. No total, 120 dentes monorradiculares extraídos foram preparados com lima manual tamanho 35 e obturados. Para retratamento, os espécimes foram divididos em 4 grupos (n=20): ProTaper Universal Retratamento (PUR), PUR com instrumentação adicional (PURA), MTWO Retratamento (MTWR), e MTWR com instrumentação adicional (MTWRA). Grupo de controle negativo (NEG) e positivo (POS) foram compostos (n=20). Os espécimes, exceto NEG, foram preenchidos com pasta Ca(OH)2. Os grupos retratados foram escaneados por tomografia computadorizada cone-beam para análise de obturação remanescente. A avaliação do pH foi feita no início, após 7, 21, 45 e 60 dias em imersão salina. Os dados foram analisados com o teste de Shapiro-Wilk e Levene, análise de variação bidirecional e teste de Tukey. Instrumentação adicional (PURA e MTWRA) foi superior na remoção do material obturador (p>0.05); mas, sem diferença significativa (p>0.05). O pH do meio em todos os grupos aumentou (p<0.05).

Após 60 dias, nenhuma diferença estatística foi observada entre POS e PURA e MTWR e MTWRA. Houve menos difusão de íons hidroxila quando a quantidade de material remanescente foi maior que 59%. Instrumentação adicional melhorou a habilidade de remover material obturador em ambos os sistemas. Todos os grupos apresentaram aumento de pH; porém, quanto maior a quantidade de remanescente, menor difusão de íons hidroxila.

PI0002 - Painel Iniciante
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fibrose hepática influencia a concentração de macrófagos na periodontite apical de ratos Wistar
Barroti LV, Cantiga-Silva C, Justo MP, Faria FD, Goto J, Andrade MPB, Ervolino E, Cintra LTA
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Organismos sistemicamente comprometidos influenciam no agravamento da periodontite apical (PA) pelo aumento de células e mediadores pró-inflamatórios. Objetivou-se verificar a influência da fibrose hepática (FH) na concentração de macrófagos na PA. Trinta e oito ratos Wistar foram divididos em 4 grupos (n=8): C - controle; PA - ratos com PA; FH - ratos com FH; Grupo PA+FH - ratos com PA e FH. A FH foi induzida por método químico associado ao cirúrgico. Foi administrado Tetracloreto de carbono (0,2ml/100g), duas vezes por semana, via intraperitoneal durante 60 dias. Após 30 dias do início da administração, foi realizada cirurgia para ligadura do ducto biliar. Neste mesmo dia, a PA foi induzida por meio da exposição da polpa dentária dos primeiros e segundos molares inferiores esquerdos. Após mais 30 dias, os animais foram sacrificados e as mandíbulas e os fígados foram coletados. O fígado foi analisado em coloração de Hematoxilina e Eosina (H&E) e Picrosirius Red e as mandíbulas analisadas em H&E e imunoistoquímica para o marcador de macrófago CD68. Os grupos FH e PA+FH apresentaram inflamação intensa e deposição de colágeno no tecido hepático, comprovando a indução da fibrose hepática. O grupo PA apresentou lesões periapicais com infiltrado inflamatório moderado, enquanto PA+FH apresentou-se severo (p< 0,05). A imunomarcação para o CD68 mostrou maior número de macrófagos no grupo PA+FH, quando comparado ao grupo PA (p< 0,05).

Conclui-se que a FH influencia na severidade da periodontite apical por meio do aumento da concentração de macrófagos nas lesões periapicais.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2020/10222-4)
PI0003 - Painel Iniciante
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da aterosclerose na severidade da periodontite apical em ratos Wistar
Wajima CS, Cardoso CBM, Conti LC, Cantiga-Silva C, Oliveira PHC, Benetti F, Ervolino E, Cintra LTA
Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a influência da aterosclerose (AT) na severidade da periodontite apical (PA). Quarenta ratos Wistar foram divididos em 4 grupos (n=10): ratos controle (C), ratos com PA (PA), ratos com aterosclerose (AT); ratos com PA e AT (PA+AT). A AT foi induzida por meio de uma amarria na artéria carótida associada à dieta lipídica e a PA foi induzida pela exposição pulpar dos molares ao meio oral. Após 60 dias, os animais foram anestesiados e o sangue coletado para confirmação de AT por meio da análise do perfil lipídico. Em seguida, os animais foram sacrificados e as artérias carótidas removidas para confirmação de AT por meio de análise histológica. As maxilas foram coletadas para confirmação do desenvolvimento da PA e submetidas à técnica imunoistoquímica para TNF-α, IL-6, TRAP e OCN. Testes estatísticos foram aplicados (p<0,05). Com relação aos resultados obtidos, a AT foi comprovada pelo aumento dos níveis do perfil lipídico e pela análise histológica das carótidas. Nas maxilas foi observado infiltrado inflamatório mais severo no grupo PA+AT, assim como maior padrão de imunomarcação para TNF-α e IL-6, comparado ao grupo PA (p<0,05). O grupo PA+AT apresentou maior reabsorção óssea, assim como maior quantidade de células TRAP-positivas comparado ao grupo PA (p<0,05). Para OCN, os grupos PA e PA+AT foram semelhantes entre si (p>0,05).

Considerando as limitações dos modelos animais clássicos de PA e AT induzidas, é possível concluir que a aterosclerose é capaz de influenciar o grau de severidade da periodontite apical.

(Apoio: CNPq  N° 28/2018)
PI0004 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise tomográfica opacidade unilateral seio maxilar como parâmetro diagnóstico de rinossinusite secundária localizada odontogênica
Sousa REA, Teixeira RAS, Wilpert RS, Ronquete V, Marceliano-Alves MFV, Goulart PASR, Marques FV, Coutinho TMC
UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi correlacionar a presença de opacidade unilateral do seio maxilar com rinossinusite secundária localizada odontogênica (RCSLO), por meio de tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC). Foram coletados exames de maxila completa (n=148) do banco de dados. Para avaliação, foi considerado o escore descrito por Nurbakhsh et al. (2011), que categorizaram as alterações do seio maxilar como: saúde: espessura da mucosa menor que 1 mm; mucosite: espessura da mucosa sinusal medindo entre 1,1 mm a 3,54 mm e; sinusite: espessamento da mucosa maior que 3,54 mm. Os resultados demonstraram que 30,40% (n=45) dos exames foram considerados compatíveis normalidade; e 69,6% (n=103) apresentaram alguma alteração sugestiva de mucosite ou sinusite. Dentre esses, 33,78% (n=50) se apresentaram com alterações bilaterais, o que sugere rinossinusite. Por outro lado, 35,8% (n=53) foram identificadas como unilaterais. Nesses casos de espessamento unilateral, 88,67% (n=47) estavam associados à imagem sugestiva de lesão perirradicular em um dente com intima relação com o seio maxilar, o que permite a inferência de relação desta com a ocorrência de RCSLO.

O exame tomográfico fornece dados úteis e se associado à sintomatologia clínica, permite o correto diagnóstico diferencial de RCSLO.

PI0005 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito combinado de KR-12-a5 e EGCG sobre a viabilidade e potencial de mineralização em células pulpares para aplicabilidade endodôntica
Oliveira LS, Santos VR, Rios RA, Braga GPA, Soares DG, Cilli EM, Caiaffa KS, Duque C
Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar in vitro a viabilidade celular e capacidade indutora de mineralização da combinação do peptídeo KR-12-a5 e o flavonoide EGCG. As células pulpares indiferenciadas humanas (hDPC) foram expostas a concentrações pré-determinadas de EGCG e KR-12-a5, de forma isolada ou combinada, sendo estes diluídos em meio osteogênico e determinada a viabilidade celular por meio do ensaio colorimétrico de resazurina. Foi realizado microscopia de fluorescência com a coloração DAPI para a contagem das células coradas/área. Ensaios de vermelho de alizarina foram executados para evidenciar os depósitos de nódulos mineralizados e foram conduzidos em paralelo com a viabilidade celular nos períodos de 13 e 21 dias. Ensaios de produção de proteína total e de fosfatase alcalina foram executados com as concentrações pré-estabelecidas por 48 horas com trocas de meio até completar 13 dias. Os resultados obtidos mostraram que em baixas concentrações, EGCG e KR-12-a5 isolados ou combinados não foram tóxicos para as células pulpares. EGCG isolado e combinado com KR-12-a5 foram capazes de induzir a mineralização no tempo de 21 dias e estimular a atividade da fosfatase e produção de proteína total no tempo de 13 dias.

Conclui-se que a associação de KR-12-a5 e o flavonoide EGCG é benéfica, uma vez que em baixas concentrações não houve alteração da viabilidade celular das células pulpares indiferenciadas, além de induzir a formação de nódulos de mineralização podendo ser uma alternativa natural promissora de princípio ativo para medicação intracanal.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/27317-0)
PI0006 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Identificação molecular de C. albicans e C. glabrata em casos de infecção secundária/persistente indicados a reintervenção endodôntica
Sousa GAA, Godoi Jr. EP, Fagundes PIG, Francisco PA, Passini MRZ, Lopes EM, Bronzato JD, Gomes BPFA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A persistência de microrganismos, e a recontaminação do canal radicular (CR), podem levar ao insucesso da terapia endodôntica (ITE). A presença de fungos nos CR tem sido pouco reportada, estando relacionada com insucessos do tratamento. Os objetivos do estudo foram: a) Determinar a prevalência de Candida albicans e Candida glabrata em casos de ITE; b) Monitorar os efeitos do preparo-químico mecânico (PQM) e do uso de medicação intracanal (MIC) sobre as espécies fúngicas; c) Correlacionar a presença de aspectos clínicos a presença de C. albicans e C. glabrata. Foram coletadas amostras microbiológicas de 20 dentes indicados a reintervenção endodôntica (RE). Amostras foram coletadas do CR após a desobturação dos CR, do PQM e da colocação de MIC por 30 dias, e posteriormente analisadas pelo Nested-PCR para detecção de C. albicans e C. glabrata. Foram aplicados os testes estatísticos: Exato de Fischer e McNemar. C. albicans foi detectada em 100% das amostras iniciais, Pós-PQM e Pós-MIC. C. glabrata foi detectada em 85% das amostras iniciais e 10% das amostras pós-PQM e pós-MIC. RE reduziu a prevalência de C. glabrata no CR (p<0,05). Não foram detectadas associações estatísticas entre a presença das espécies e aspectos clínicos.

Concluiu-se que C. albicans e C. glabrata estão presentes em altas prevalências nos casos de ITE. A RE foi ineficaz em reduzir a prevalência de C. albicans, sendo efetiva na redução de C. glabrata nos casos de ISP.

(Apoio: FAPESP  N° 2015/23479-5; 2017/25090-3  |  CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 303852/2019-4)
PI0007 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de diferentes protocolos de sanificação na redução bacteriana em molares inferiores contaminados por E. faecalis
Estrela LRA, Teixeira LCG, Silva-Júnior IF, Camilo NG, Decurcio DA, Guedes OA, Estrela CRA, Oliveira HF
FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar o efeito do potencial de redução bacteriana de diferentes protocolos de sanificação em molares inferiores infectados por Enterococcus. faecalis. Oitenta molares humanos inferiores extraídos foram esvaziados, inoculados com E. faecalis durante 60 dias, e incubados a 37°C. Os espécimes foram aleatoriamente distribuídos em um grupo controle positivo (n = 04), um controle negativo (n = 04), e em quatro grupos experimentais (n=18), de acordo com o protocolo empregado: G1. Wave One Gold (WOG) + irrigação ultrassônica passiva (PUI) + Ultracal; G2. WOG + PUI + hidróxido de cálcio (CH); G3. WOG + XP-Endo Finisher (XPF) + Ultracal; G4. WOG + XPF + CH. A coleta microbiológica foi realizada antes (S1), pós-preparo (S2), pós-agitação final (S3) e pós-medicação (S4) por meio de pontas de papel esterilizadas. O crescimento bacteriano foi analisado pela turbidez do meio de cultura e espectrofotometria UV. O teste de t de Student foi usado para a análise pareada, enquanto o teste ANOVA One-Way para a análise não pareada. O nível de significância foi de p<0,05. Foram observadas diferenças quanto a redução bacteriana nas coletas realizadas em S2, S3 e S4 em comparação com a S1, nos grupos 2, 3 e 4. (p<0,05). Nas coletas realizadas nos diferentes grupos, observou-se diferenças entre os grupos G1 e G2 e G1 e G3 (p<0,05) quanto a redução bacteriana nas coletas S4.

A adoção de um protocolo de sanificação composto por WOG + PUI + CH resultou em maior redução bacteriana.

PI0008 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Infiltração bacteriana em diferentes cimentos biocerâmicos empregados no reparo de perfuração de furca
Fontes VR, Péres HB, Prado MM, Coelho BS, Goulart TS, Bortoluzzi EA, Almeida J
Odontologia UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar, por meio do teste de infiltração bacteriana, a capacidade de selamento dos cimentos MTA Angelus (MTA), Bio-C Repair (BCR) e Neoputty (NP), utilizados em perfurações de furca. Após o acesso em 50 molares superiores, foi confeccionada uma perfuração intencional no assoalho pulpar. Os dentes foram divididos aleatoriamente em 3 grupos experimentais (n = 10): G1) MTA; G2) BCR; e G3) NP; e 2 grupos controle (n = 10): G4) positivo (sem material); e G5) negativo (perfuração selada com resina composta). Os dentes foram montados em um aparato específico, contendo inóculo de Enterococcus faecalis no compartimento superior, e meio de cultura estéril no compartimento inferior, em contato com a região de furca e, consequentemente, com os cimentos. Os dentes foram armazenados em estufa por 30 dias. Durante este período, quando a turbidez do meio de cultura do compartimento inferior do aparato foi detectada, a presença de infiltração foi determinada, e o número de amostras anotado. O teste de Kaplan-Meier foi usado para estimar as curvas de sobrevivência e a sobrevida das curvas foi comparada pelo teste Logrank (α=5%). O controle positivo exibiu infiltração logo após 24 h; o controle negativo não mostrou infiltração ao longo do experimento. A maioria dos espécimes de MTA, BCR e NP apresentou infiltração após 2 semanas. Ao longo das 4 semanas não foi evidenciada diferença significativa entre os grupos (P = 0,283).

MTA, BCR e NP, empregados no reparo de perfuração de furca, demonstraram reduzida capacidade de selamento contra o E. faecalis.

(Apoio: CNPq  N° 125501/2021-8)
PI0009 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de protocolos de contaminação utilizando E. faecalis, E. coli e C. albicans no canal radicular e túbulos dentinários
Trevisan BC, Lopes ABS, Louzada LM, Bronzato JD, Arruda-Vasconcelos R, Aveiro E, Passini MRZ, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar as diferentes metodologias de contaminação in vitro de canais radiculares (CR) para posterior análise de protocolos de desinfecção. Os microrganismos selecionados foram Candida albicans, Escherichia coli e Enterococcus faecalis. Foram selecionadas e padronizadas 30 raízes de pré-molares inferiores, cujos CR foram contaminados com os três microrganismos em diferentes períodos: 10, 15 e 21 dias. As raízes foram divididas em 3 grupos (n=10) de acordo com os diferentes tempos de contaminação. Amostras microbiológicas foram coletadas para a contagem de unidades formadoras de colônia (UFC/mL) e para análise através da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A análise estatística foi realizada pelo teste de Kruskal-Wallis. A contagem de UFC mostrou que as contaminações de 15 e 21 dias foram mais efetivas que a de 10 dias (p<0,05), tanto nos meios de cultura Sabouraud como no de M Enterococcus. Já no meio de cultura MacConkey houve diferença estatística (p<0,05) em todos os períodos. Em relação ao MEV, observou-se uma maior quantidade de microrganismos no período de 21 dias.

Conclui-se que não houve diferenças estatísticas entre os períodos de 15 e 21 dias nos meios testados, exceto no de MacConkey. No entanto, na análise do MEV observou-se que o protocolo de 21 dias foi mais eficaz em relação aos outros grupos.

(Apoio: FAPESP  N° 2015/23479-5, 2019/09115-1  |  CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 303852/2019-4)
PI0010 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ocorrência de defeitos na dentina radicular após o uso de dois protocolos para remoção de núcleo metálico fundido
Silva AV, Estrela LRA, Serpa GC, Silva JA, Guedes OA, Estrela C, Decurcio DA, Siqueira PC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a influência do emprego de uma ou duas unidades de ultrassom durante de ultrassom durante a remoção de núcleo metálico fundido (NMF) no surgimento de defeitos na dentina radicular. Sessenta incisivos inferiores bovinos foram selecionados, tiveram a porção coronária seccionada e então divididos em 1 grupo controle e 3 grupos experimentais (n = 15). Os espécimes no grupo controle não receberam nenhum tipo de intervenção, enquanto os dentes do grupo 1 foram preparados para retentor intrarradicular, mas não houve cimentação do NMF. Nos dentes dos grupos 2 e 3, houve preparo e cimentação do NMF, e os mesmos foram removidos com o uso de um aparelho de ultrassom (grupo 2) e dois aparelhos de ultrassom (grupo 3). Posterior à remoção do NMF, as amostras foram seccionadas em 4 níveis (3, 6, 9 e 12 mm da porção cervical), e avaliadas com o auxílio de estereomicroscópio. Os dados foram analisados por meio dos testes do Qui-quadrado e Exato de Fischer com nível de significância de 5%. Nenhum defeito foi observado no grupo controle (dentes sem intervenção). A remoção do NMF com o auxílio de duas unidades de ultrassom (grupo 3) promoveu maior quantidade de trincas (n = 19; 38,78%) e fraturas radiculares (n = 4; 57,14%). No entanto, nenhuma diferença estatisticamente significante foi observada entre este grupo e os grupos 1 e 2 (p >0,05). Com relação aos diferentes níveis de avaliação, significativo número de trincas foi observado nos cortes realizados a 3 mm (p < 0,05).

Os protocolos para remoção de NMF apresentaram impacto sobre a ocorrência de defeitos na dentina radicular.