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PE001 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Harmonização Orofacial: uma inovação na grade curricular da graduação
Machado GM, Busato ALS, Rivaldo EG, Sanada IWJR, Kijner MAR, Rossi V, Brew MC
Curso de Odontologia/ Canoas UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A resolução do Conselho Federal de Odontologia 176/2016 autorizou a utilização de toxina botulínica e preenchedores faciais pelos cirurgiões-dentistas. Dessa forma, o Núcleo Estruturante Docente (NDE), do Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), percebeu o potencial deste novo campo de atuação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar à comunidade científica a disciplina que incluiu, pela primeira vez no país, a Harmonização Orofacial em um Curso de Graduação. A disciplina foi desenvolvida com 4 créditos, totalizando 76 horas em atividades teóricas e práticas, tendo início em 2017/1. A disciplina é composta por professores especialistas em Harmonização Orofacial. O conteúdo pedagógico incluiu as competências e as habilidades necessárias para o diagnóstico e o tratamento de alterações funcionais e estéticas bucomaxilofaciais, através de conceitos teóricos, de atividades laboratoriais e de atendimento clínico. Com a resolução 198/2019, a disciplina sofreu algumas alterações, sendo denominada Harmonização Orofacial, resultando em um enfoque mais abrangente, como os temas: envelhecimento facial, anatomia e farmacologia aplicada, legislação e ética, diagnóstico facial e fotografia, microagulhamento, toxina botulínica, preenchimentos com ácido hialurônico e intercorrências.

Sendo assim, o Curso de Odontologia da ULBRA-Canoas coloca-se na vanguarda da inovação, buscando estar permanentemente atento em relação a novas tecnologias, com o propósito de formar profissionais que cuidem de gente e não só de dentes.

PE002 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Livro falado de anatomia: a tecnologia assistiva contribuindo para uma educação inclusiva no ensino superior
Lima TA, Martins LCA, Oliveira TM, Santiago LL, Rodrigues CAS, Pedro NM, Braz RMM
Biologia UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Todo indivíduo apresenta uma maneira própria de aprender e o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência fundamenta-se nos direitos humanos e de cidadania, regulamentado no Brasil pela Lei nº 13.146 de 2015. Porém, para que esse sujeito tenha acesso a aprendizagem, torna-se necessário o desenvolvimento de materiais que proporcionem o seu conhecimento. Visando atender o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promover oportunidades de aprendizagem para todos, e tem como meta até 2030, aumentar o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo, observa-se a necessidade de desenvolver atividades nas disciplinas que compõe o currículo da graduação para que o estudante tenha a oportunidade de ampliar o seu olhar para a acessibilidade, elaborando materiais a fim de promover o acesso à aprendizagem a todos. O objetivo foi a elaboração um Livro Falado de anatomia para contribuir de forma significativa para o processo ensino-aprendizagem do conteúdo relativo à anatomia humana favorecendo uma educação inclusiva. Foram escolhidos os temas relevantes dentro do universo da Anatomia, em seguida foi redigido o conteúdo do E-Book e na sequência foi gravado o Livro Falado, que é divulgado gratuitamente.

Sugere-se que a tecnologia assistiva do Livro Falado de anatomia contribui para a eliminação de barreiras pedagógicas favorecendo uma educação inclusiva no ensino superior.

(Apoio: Bolsa de Iniciação Científica  N° 263009  |  Bolsa de Iniciação Científica - FAPERJ  N° 263009)
PE004 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Implementando uma metodologia ativa no ensino de cariologia em odontologia: reflexões de um estudo multicêntrico
Yampa-Vargas JD, Magalhães AC, Cenci MS, Lenzi TL, Sanabe ME, Lima MDM, Lara JS, Braga MM
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Autodeclarado "Os autores declaram conflito de interesses devido a que a metodologia do estudo foi desenvolvida por eles mesmos. "

O objetivo deste trabalho é descrever as dificuldades enfrentadas e benefícios alcançados por instituições que implementaram uma estratégia pedagógica inovadora, voltada ao ensino de diagnóstico e detecção de lesões de cárie, como parte de um estudo multicêntrico (@IuSTCariology group/CEP-FOUSP, 99.071, 1.0114.991). A estratégia de ensino associou a aula expositiva convencional a um treinamento teórico-prático laboratorial com interação com tutores, avaliação de imagens e dentes extraídos. A implementação teve 4 fases: preparo de materiais didáticos, instrução e calibração de tutores, aula expositiva e treinamento prático-laboratorial. Além do centro coordenador, outras 10 Universidades (5 nacionais/ 5 internacionais) participaram do estudo. Os desfechos (pontos fortes/fracos) foram coletados pelos relatos dos centros e de um articulador da atividade. As dificuldades mais reportadas foram relacionadas a dificuldades curriculares/burocráticas (40%) e de espaço físico (40%) nas instituições, além do planejamento geral do laboratório (30%), falta de recursos humanos (20%), preparo dos materiais (20%), e falta de motivação de alunos (10%). Todos os centros relataram que a atividade provocou melhoras significativas na instituição, como o incentivo à aplicação de metodologias parecidas para outros assuntos e disciplinas (70%).

Conclui-se que a implementação da nova metodologia trouxe desafios de infraestrutura, recursos técnicos e humanos e de envolvimento dos alunos, permitindo, por outro lado, ganhos em outros contextos.

(Apoio: CAPES  N° 88887.570591/2020-00  |  CNPq  N° 400736/2014-4)
PE005 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto do uso de simulação realística no ensino de Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes de Odontologia
Ferreira-Filho MJS, Ramacciato JC, Campos DG, Martins RS, Barros RF, Camargo MA, Motta RHL
Pós-Graduação em Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do uso de simulação realística no ensino de Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes. Foram avaliados 30 estudantes que foram divididos em 2 grupos: G1 - Estudantes do gênero feminino (n=15) e G2 - Estudantes do gênero masculino (n=15). O estudo foi realizado em 2 etapas, e na avaliação inicial foi realizada a avaliação teórica e prática dos alunos com manequins. Após esta avaliação, os voluntários fizeram um treinamento com 2 instrutores de SBV. Na seqüencia, os voluntários realizaram as manobras (intervalo de 21 dias) em robô de treinamento em diferentes superfícies (chão e cadeira odontológica). Após o encerramento desta etapa, foi realizada a avaliação final e os alunos preencheram um questionário para avaliar a sua percepção sobre os procedimentos realizados (Escala Likert). Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística com nível de significância de 5%. Ambos os grupos não apresentaram um conhecimento adequado sobre SBV na avaliação inicial (p>0,05). Entretanto, foi possível observar que ambos os grupos tiveram uma melhora significativa na performance para realização de manobras de SBV na segunda avaliação (p<0,05). Adicionalmente, a maioria dos alunos relatou que será mais confiante para situações de emergências médicas em ambiente odontológico (4,4±0,3) e que a simulação realística deve fazer parte da grade curricular do curso (4,8±0,1).

Os resultados sugerem que a utilização da simulação realística pode aprimorar o aprendizado de estudantes de Odontologia sobre Suporte Básico de Vida (SBV).

PE006 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo para o aprimoramento de cirurgiões dentistas sobre condutas em crises asmáticas
Scaramel LC, Maaz RF, Ferreira-Filho MJS, Ramacciato JC, Brito-Junior RB, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos deste estudo foram: avaliar o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre condutas em crises asmáticas no consultório odontológico; desenvolver um material informativo com as condutas necessárias nestes casos; e avaliar a percepção dos profissionais sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 80 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos de acordo com a área de atuação: Grupo 1 (n=40): Ortodontia; Grupo 2 (n=40): Odontopediatria. Na primeira fase foi aplicado um questionário para avaliar o nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre o tema. Na segunda fase foi apresentado e explicado o material informativo desenvolvido, e em seguida foi aplicado um questionário para avaliar a percepção dos profissionais. Os resultados obtidos foram submetidos a testes estatísticos com nível de significância de 5%. A maioria dos profissionais de ambos os grupos não tinham um conhecimento adequado sobre o tema (p>0,05). A maioria dos participantes de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do material desenvolvido, inclusive como ferramenta de educação continuada (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que se sentiu mais motivado a fazer treinamentos e obter um kit de emergência após o seu contato com o material desenvolvido (p>0,05).

Concluiu-se que os profissionais avaliados de ambas as áreas não tinham um conhecimento adequado sobre o manejo de crises asmáticas . Além disso foi possível observar que os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material informativo desenvolvido.

PE007 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo para o aprimoramento de cirurgiões-dentistas sobre Suporte Básico de Vida (SBV)
Maaz RF, Motta RHL, Campos DG, Martins RS, Barros RF, Camargo MA, Ramacciato JC
Programa de mestrado FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos deste estudo foram: 1) desenvolver um material informativo sobre manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP); 2) avaliar a percepção dos profissionais sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 175 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos de acordo com a área de atuação: Grupo 1 (n=87): Implantodontia; Grupo 2 (n=88): Demais especialidades. Na primeira fase foi desenvolvido um material informativo contendo informações específicas sobre SBV e RCP, além da inclusão de QRCodes para o acesso de informação digital. Na segunda fase o material foi apresentado e explicado para os participantes, e em seguida foi aplicado um questionário para avaliar a sua percepção sobre o material. Os resultados obtidos foram submetidos a testes estatísticos com nível de significância de 5%. A maioria dos profissionais de ambos os grupos não tinham um treinamento adequado em SBV (p>0,05). Os profissionais de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do material desenvolvido e pretendem utilizá-lo no seu trabalho (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que se sentiu mais motivado a obter um kit de emergência e a fazer treinamentos sobre SBV após o seu contato com o material desenvolvido (p>0,05).

Concluiu-se que os profissionais avaliados de ambas as áreas não tinham um conhecimento adequado para realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material informativo desenvolvido.

PE008 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do uso de plataformas virtuais para o aprimoramento do ensino sobre Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes de odontologia
Rossi LS, Scapini LHG, Campos LM, Luz L, Ramacciato JC, Brito-Junior RB, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de plataformas virtuais para aprimorar o conhecimento de graduandos de Odontologia sobre Suporte Básico de Vida (SBV). Foram avaliados 42 alunos que foram divididos em 2 grupos: G1 (n=21) - para este grupo foi disponibilizado um vídeo explicativo no YouTubeTM com informações sobre manobras de SBV, e os alunos foram notificados pelo WhatsApp para acessar o material; G2 (n=21) - os alunos apenas cursaram a disciplina sobre o tema durante o curso. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa os alunos participaram de uma avaliação inicial para realizar manobras de SBV em manequins adultos. Após esta etapa, os alunos de G1 tiveram acesso ao material virtual sobre SBV. Na segunda etapa, os estudantes simularam uma sequência de manobras de SBV em manequim de adulto. Em cada avaliação prática foram avaliados diferentes quesitos das manobras de SBV variando entre 0 (sem erro) e 5 (ou mais) pontos de penalidade. Os dados obtidos foram submetidos a testes estatísticos com nível de significância de 5%. Não houve diferenças estatísticas significativas entre os alunos (G1 e G2) na avaliação inicial (p>0,05). Entretanto, foi possível observar que os alunos do Grupo 1 tiveram uma melhoria nas respostas assim como na performance para a realização de manobras de SBV na segunda avaliação em relação aos alunos do Grupo 2 (p<0,05).

Os resultados obtidos no presente estudo sugerem que a utilização de plataforma digitais pode aprimorar o aprendizado de estudantes de Odontologia sobre Suporte Básico de Vida (SBV).

PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de ferramenta interativa auxiliar para seleção de terapia pulpar a ser realizada em dentes decíduos
Sancas MC, Duarte ML, Primo LG
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver uma ferramenta interativa capaz de ajudar profissionais e graduandos a selecionar a terapia pulpar mais adequada a cada caso. Inicialmente, foram estabelecidos sinais e sintomas associados ao comprometimento pulpar de dentes decíduos para contemplar as situações clínicas possíveis, além de condições que poderiam contraindicar a realização do tratamento, como a impossibilidade de restauração. Tais dados foram utilizados na elaboração de uma apresentação de slides, em Microsoft Power PointTM, em que é possível assinalar as respostas que caracterizam o caso, e a partir da combinação de respostas, o usuário recebe a relação de procedimentos adequados. A ferramenta foi avaliada por graduandos, cirurgiões-dentistas e Odontopediatras quanto ao uso, conteúdo e compreensão. Esses foram orientados a relatar suas considerações e a fazer sugestões, que foram discutidas pelos pesquisadores e, quando pertinentes, incorporadas. A ferramenta é composta por 41 slides que, a partir dos sinais e sintomas relatados, relaciona as respostas obtidas e informa a alternativa de terapia pulpar mais adequada para dentes decíduos que apresentem inflamação pulpar reversível, irreversível ou necrose. Além disso, apresenta um mecanismo que impede que dentes sem indicação de terapias pulpares as recebam.

A ferramenta foi elaborada com intuito de auxiliar a decisão clínica de graduandos e dentistas frente a casos de dentes com ou sem comprometimento pulpar, sendo considerada uma alternativa boa e acessível.

(Apoio: FAPs - FAPERJ  N° E-26/204.607/2021  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/211.100/2021   |  FAPs - FAPERJ  N° APQ1 2010.352/2019)
PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A satisfação do usuário com diferentes tecnologias de ensino pode refletir sua preferência? - Achados de um piloto interno de estudo cruzado
Machado GM, Rocha ES, Leite IP, Braga MM
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Autodeclarado "Os conteúdos (infográfico e textos curtos) usados como intervenção foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa."

Um estudo cruzado (crossover trial) foi proposto para avaliar qual melhor formato de conteúdo a ser veiculado em um aplicativo de ensino. A perspectiva dos dentistas e estudantes de odontologia (público-alvo) foi investigada sobre a apresentação de conteúdo "digerido" de evidências científicas no formato de infográficos vs. textos. Optou-se pelo desenho cruzado para que todos os participantes fossem expostos a ambas as intervenções. A perspectiva do público-alvo foi medida imediatamente após cada intervenção, por meio de escalas Likert, e ao final após exposição às duas intervenções, por meio de uma escolha forçada entre uma delas. As intervenções foram aplicadas sequencialmente ordenadas de forma aleatória. Após um ciclo piloto interno (n=48) 69% dos respondentes relataram na escolha forçada preferir infográficos a textos para receber o conteúdo mencionado. Além disso, 53% estariam dispostos a pagar a mais em uma assinatura mensal hipotética de R$20, para receber o conteúdo em formato de infográficos. No entanto, essa diferença não foi refletida pelas medidas isoladas, os infográficos (mediana 5; intervalo interquartil 4-5) e textos (mediana 5; intervalo interquartil 4-5) foram igualmente aprovados.

Assim, a aprovação isolada não necessariamente reflete a preferência. O que deve ser levado em consideração em estudos que avaliam satisfação/aprovação de forma isolada, como estudos cruzados. Para avaliar a preferência, devem ser definidos desfechos que permitam a comparação/escolha entre alternativas (trade-offs), independente do delineamento.

(Apoio: CNPq  N° 142109/2020-7)
PE011 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção dos alunos quanto a disciplina cariologia aplicada à odontopediatria
Fidelis ABMG, Silva PS, Assunção CM, Bendo CB, Ferreira FM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A disciplina optativa de Cariologia Aplicada à Odontopediatria foi criada durante o Ensino Remoto Emergencial no curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o intuito de fornecer uma base teórica sólida e atualizada nesta temática, com evidência cientifica para a prática clínica. Este estudo transversal retrospectivo tem como objetivo avaliar a percepção dos estudantes diante das estratégias de ensino utilizadas na disciplina. No início da disciplina, os alunos responderam um questionário sobre temas que seriam abordados. Poucos conheciam o método International Caries Detection and Assessment System (ICDAS) para diagnóstico de cárie (39,3%), e o uso de materiais odontológicos como infiltrante (41,6%) e cariostático (56,2%). Além disso, apesar de 87,6% conhecerem remoção seletiva de tecido cariado , somente 28,1% já utilizaram essa técnica. Foram utilizadas estratégias de ensino-aprendizagem como aulas expositivas, discussões de casos clínicos, treinamento do ICDAS, seminários, resenhas de artigos, desafios no site KAHOOT. Ao final das atividades um questionário de avaliação da disciplina foi enviado aos alunos, que apresentaram preferência para as atividades de discussões de casos clínicos (81,6%), ICDAS (73,7%) e KAHOOT (57,9%).

Conclui-se que o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo ministrado era escasso e que a didática utilizada se mostrou eficiente na familiarização dos mesmos com a temática. Diante disso, sugere-se sua incorporação no currículo regular de graduação em Odontologia.