Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PDI001 a PDI010 ]
 9 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 9


PDI001 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento, validação e registro de novo dispositivo AIoT de desinfeção por UVC. Solução inovadora entre indústria e academia
Oliveira ECL, Junqueira JLC, Napimoga MH, Torres-Junior OF, Torres MF, Basting RT, Barbosa JA, Montalli VAM
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou desenvolver, validar e patentear a Unidade de Desinfecção por Ultravioleta, equipamento de desinfecção ambiental com tecnologia UVC utilizando sensores remotos para controle automático do tempo de radiação, em parceria com a empresa UVCtec (São Paulo, Brasil). Com a proposta de desenvolvimento, a interação com a empresa fez gerar um protótipo, que após visitas dos pesquisadores à empresa e ensaios fez gerar o produto final (Patente BR102016016624-1). Para validação, os testes foram realizados em duas clínicas de pós-graduação da faculdade, divididas em dois grupos: a) grupo controle positivo e; b) grupo UV-C, o qual foi utilizado o equipamento UMDUV 2.0, com sistema de ativação à distância por bluetooth. Utilizou-se a suspensão bacteriana de Lactobacillus casei Shirota (1,5x108UFC/mL) adicionada no sistema de refrigeração de uma cadeira odontológica. A ativação da alta rotação foi feita por 1 minuto em ambos os grupos. No grupo experimental, o equipamento de UV-C foi ligado no centro da clínica e que desligou após os sensores registrarem a dose de radiação. As 40 placas de Petri (20 por grupo), com meio de cultura MRS, foram armazenadas em estufa por 48h e as UFC foram contadas. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste ANOVA seguido de Tukey (α=0,05). Os resultados mostraram, em média, redução de 97,6% (p<0,0001) na contagem de UFC.

Pode-se concluir a alta eficiência de descontaminação do ambiente clínico pela tecnologia UV-C, sendo uma opção efetiva para melhorar a biossegurança nas clínicas odontológicas.

PDI002 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Espectroscopia ATR-FTIR salivar associada com inteligência artificial para detecção do Diabetes Mellitus tipo 2
Alves DCT, Espindola FS, Caixeta DC, Carneiro MG, Rodrigues R, Sabino-Silva R
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O diagnóstico do diabetes mellitus (DM) realizado pelo sangue é altamente preciso, porém é um procedimento invasivo e doloroso. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar se a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier associada à reflectância total atenuada (ATR-FTIR) acoplada com algoritmos de aprendizado de máquinas em amostras de saliva pode ser utilizada como plataforma de diagnóstico sustentável e não-invasivo do DM tipo 2. Neste estudo, a saliva foi coletada de 68 pacientes, sendo 23 indivíduos normoglicêmicos não-diabéticos e 45 diabéticos tipo 2 (DM-2). A saliva de normoglicêmicos e DM-2 foi analisada em ATR-FTIR associado ao algoritmo de máquinas de suporte vetorial (SVM). Os valores da área das bandas 2962 cm-1, 1641 cm-1, 1549 cm-1, 1451 cm-1, 1073 cm-1 que representam modos vibracionais de lipídeos, proteínas e carboidratos foram maiores em DM-2 comparado aos normoglicêmicos. A classificação dos espectros de infravermelho salivar por SVM mostrou uma sensibilidade de 93,3% (42/45), especificidade de 73,9% (17/23) e acurácia de 87% entre DM-2 e normoglicêmicos.

Em resumo, esses dados destacam o potencial das plataformas ATR-FTIR, juntamente com o SVM, como uma ferramenta sustentável, livre de reagentes e não-invasiva para triagem diagnóstica e monitoramento de diabéticos utilizando um volume ultrabaixo de saliva e mínima preparação de amostras.

(Apoio: CAPES  N° 458143/2014  |  FAPEMIG  N° APQ-02872-16  |  CNPq  N° 465669/2014-0)
PDI003 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Cerdas biodegradáveis para escova dental ecológica: desenvolvimento de alternativas biosustentáveis
Azinaro GSS, Silva ACBN, Pereira TC, Oliveira LD, Teixeira SC, Segala WF, Duarte ML, Marco AC
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Autodeclarado "A empresa Resix foi responsável pelo fornecimento de materiais para execução do projeto de pesquisa."

A proposta deste estudo foi desenvolver alternativas biodegradáveis para cerdas de escova dental a partir de fibras de bananeira (FB) e de sisal (FS) sob os aspectos de propriedades dos materiais, teste de desgaste, biodegradação e potencial antimicrobiano com incorporação de extratos de bardana (b) e própolis (p). Observou-se que a FS 160 µm é relativamente mais espessa que a FB 150 µm. Na secagem em estufa, as FS e FB mostraram menor rugosidade e maior uniformidade em 48h. Na microscopia eletrônica de varredura a FS apresentou superfície uniforme com sulcos menos profundos. No teste de microdiluição, a melhor combinação obtida foi a bardana com própolis (b+p) para C. albicans (0,72 e 1,0) com CIM de 2x e bacteriostático para S. mutans; contudo quando adicionados às fibras em diferentes concentrações não foram capazes de inibir o crescimento do S. mutans. No ensaio de tração, houve diferença entre FB 48h vs. FS 48h (p=0,0046), sendo FS mais resistente. No desgaste simulado das cerdas à escovação de 1 mês (1m) e 3 meses (3m), houve diferença entre FB (b+p) -1m vs. FS (b+p) -1m (p=0,020) e FB (p) -3m vs. FS (p) -3m (p=0,007), sendo que a FS apresentou menor desgaste. Na biodegradação, a FB apresentou decomposição completa em 60 dias enquanto a FS necessitou de 90 dias.

Conclui-se que a FS por apresentar maior resistência a tração, menor desgaste na escovação e um curto tempo de biodegradação revelou-se uma opção promissora para cerdas ecológicas, contudo a incorporação de antimicrobianos ainda necessita de maior desenvolvimento.

PDI004 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

A clinical study to assess the tooth whitening efficacy of brushing with a powered toothbrush and 1% hydrogen peroxide toothpaste
Hernandez KX, Gonzalez MF, Ramos LJ, Malheiros Z, Stewart B, Cepeda JA, Benítez CG
Periodontia UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE SAN LUIS POTOSÍ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim of this randomized controlled clinical trial was to assess the tooth whitening efficacy of oral hygiene regimen encompassing a Philips-Colgate powered toothbrush in combination with a 1% hydrogen peroxide toothpaste as compared to a negative control regimen. Ninety subjects with a score of Lobene Stain Index of at least 1 were enrolled in the 7-day clinical study and assigned to the Test Group: a powered toothbrush in combination with an 1% hydrogen peroxide toothpaste or the Negative Control Group: an adult manual soft bristle toothbrush with a regular fluoride toothpaste containing 1450 ppm F. Subjects were evaluated at baseline, 3 and 7 days for the Lobene Stain Index. Comparisons of the treatment groups were performed using analysis of covariance. The 90 subjects completed the clinical study. After 3 and 7 days, subjects who brushed with the Philips-Colgate powered toothbrush and 1% hydrogen peroxide toothpaste exhibited statistically significant reductions between groups of 16.0% (p< 0.001) and 30.9% (p< 0.001) respectively in extrinsic tooth stain when compared to the negative control.

The results of this study support that brushing with an Philips-Colgate powered toothbrush and toothpaste containing 1% hydrogen peroxide provides a greater level of efficacy in the removal of extrinsic tooth stain as compared to brushing with an adult manual soft bristle toothbrush and a regular fluoride toothpaste.

(Apoio: Colgate Palmolive N° CRO-2021-06-WHT-ETB-MX-BS)
PDI006 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Blue ® M associado à terapia fotodinâmica antimicrobiana como tratamento preventivo para osteonecrose dos maxilares por medicamentos
Franciscon JPS, Rocha TE, Silveira GRC, Gomes NA, Freitas RM, Garcia VG, Theodoro LH, Ervolino E
diagnóstico e cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do gel Blue ® M (BM) associado à terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) sobre o processo de reparo alveolar em ratas senescentes, tratadas com zoledronato e, analisar sua efetividade na prevenção da osteonecrose dos maxilares por medicamentos (ONMM). Vinte e oito ratas senescentes foram distribuídas nos grupos (n=7): NT (nenhum tratamento local), BM (alvéolos tratados com deposição de Blue-M), aPDT (Azul de metileno e laser 660 mm) e BM+aPDT (Bluem e aPDT). Foi instalada uma ligadura ao redor do primeiro molar inferior, para induzir periodontite experimental (PE). Na sequência iniciou-se o tratamento com zoledronato (100µg/Kg), a cada três dias por sete semanas. Após três semanas foi realizada a exodontia dos molares com PE. Imediatamente, 2 e 4 dias pós exodontia foram efetuados os tratamentos no sítio de extração. A eutanásia foi realizada aos 28 dias pós-operatórios. As hemimandíbulas foram processadas e realizadas análises clínica, histológica do grau de reparação tecidual e da porcentagem de tecido ósseo neoformado (PTONF) e de tecido ósseo não vital (PTONV). Os dados foram enviados para análise estatística. Nos grupos aPDT e BM+aPDT o processo de reparação foi mais favorável. Nos valores de PTONF os resultados mostraram: BM+aPDT > aPDT > BM > NT (P < 0,05). Os dados de PTONV foram menores nos grupos BM+aPDT e aPDT que em BM e NT (P < 0,05).

O tratamento com BM e aPDT isolados ou associados foram efetivos para evitar a ocorrência de ONMM pós-exodontia em dentes com PE.

PDI007 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de escova elétrica e dentifrício com arginina 8%/carbonato de cálcio na hipersensibilidade dentinária. Ensaio clínico randomizado
Rosing CK, Sossai LL, Friedrich SA, Rotta IS, Pedroni G, Fagundes HH, Benítez CG, Cavagni J
Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Autodeclarado "Pesquisa subsidiada pela Indústria"

O objetivo deste estudo foi comparar escova elétrica e escova manual adjuvadas de dentifrício com arginina 8%/carbonato de cálcio sobre hipersensibilidade dentinária. Oitenta indivíduos (hipersensibilidade dentinária minima de 2 - Escala de Schiff) após estímulo com jato de ar foram incluídos e randomicamente divididos em 2 grupos de regimes de higiene bucal: Teste - Escovação com escova de dentes elétrica Philips-Colgate (Philips Co., USA) adjuvada de dentifrício com arginina 8% e carbonato de cálcio(Colgate-Palmolive Co., BRA); Controle Positivo - Escovação com escova manual macia (referência ADA) e o mesmo dentifrício (Colgate-Palmolive Co., BRA). Indivíduos foram orientados a escovar seus dentes por 2 minutos duas vezes ao dia durante 7 dias. Análises de hipersensibilidade dentinária estimulada por jato de ar (Escala de Schiff) foram realizadas no baseline, imediatamente após a primeira escovação e após 3 e 7 dias do uso do regime alocado. Trinta e oito indivíduos no grupo teste e 39 no grupo controle concluíram o estudo, sem eventos adversos. Valores de hipersensibilidade ao início foram comparáveis. Redução de hipersensibilidade dentinária 80,7% maior foi observada no grupo teste (p<0,001) em relação ao grupo controle na análise imediatamente após a primeira aplicação. Nas análises de 3 e 7 dias após, esses valores foram de 27,0% e 22,6% (p=0,011 e p=0,001), respectivamente.

Escovação com escova elétrica apresenta efeito superior a escova manual coadjuvadas por dentifrício com arginina 8%/carbonato de cálcio sobre hipersensibilidade dentinária.

(Apoio: Colgate Palmolive  N° CRO-2021-06-SEN-ETB-BZ-BS)
PDI008 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Clinical study to assess the efficacy of a powered toothbrush and a toothpaste with dual zinc and arginine on plaque and gingivitis
Benítez CG, Hernandez KX, Gonzalez MF, Ramos LJ, Malheiros Z, Stewart B, Cepeda JA

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim of this randomized controlled clinical trial was to investigate the efficacy of an oral hygiene regimen encompassing a Philips-Colgate powered toothbrush and a commercially available fluoride toothpaste containing dual zinc and arginine on established dental plaque and gingivitis compared to a manual toothbrush with a fluoride toothpaste. Ninety subjects with a Loe and Silness Gingival Index score of at least 1.5 were enrolled in the 6-weeks clinical study and assigned to the Test Group: a powered toothbrush in combination with a toothpaste containing dual zinc and arginine or the Negative Control Group: a manual soft bristle toothbrush with a regular toothpaste. Subjects were evaluated at baseline, immediately after, 4 and 6 weeks for the Gingival Index (GI) and Plaque Index (PI). Eighty-nine subjects completed the clinical study. Immediately after plaque assessment, subjects in the test Group exhibited statistically significant (p< 0.001) reduction of 9.5% compared with the negative control group. After 4 and 6 weeks, subjects of the test group exhibited statistically significant reductions between groups of 19.7% GI and 15.4% PI (p< 0.001) and 26.8% GI and 18% PI (p< 0.001) respectively.

The results of this study support that an oral hygiene regimen consisting of a Philips-Colgate powered toothbrush combined with commercially available fluoride toothpaste containing dual zinc and arginine provided statistically significant reductions on established dental plaque and gingivitis.

(Apoio: Colgate Palmolive N° CRO-2021-12-PG-ETB-MX-BS)
PDI009 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da bioatividade de membranas de colágeno funcionalizadas com 1300 ciclos de deposição de nanoparticulas de prata: Estudo in vivo
Costa MG, Barbosa S, Simon MES, Baccaro GC, Lima-Neto TJ, Fonseca-Santos JM, Ervolino E, Faverani LP
DEPARTAMENTO DE DIAGNÓSTICO E CIRURGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da funcionalização de membranas de colágeno, com deposição atômica de nanopartículas de prata (Ag), sob o reparo ósseo de defeitos críticos em calotas cranianas de ratos. Para isso, o estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Animal (nº 0319-2021), onde vinte e sete ratos machos foram randomizados em três grupos: membrana de colágeno (COL), coágulo (COA) e membrana com nanopartículas de prata (Ag) e posteriormente submetidos a procedimento cirúrgico para confecção de defeito ósseo crítico, medindo 5mm de diâmetro. Visando melhor compreensão sobre a biocompatibilidade e cronologia do reparo do tecido ósseo optou-se por três períodos de eutanásia (7, 14, 28 dias) e as amostras coletadas foram encaminhadas para análise histométrica que permitiu avaliar a área de osso neoformado, área residual de membrana, além da contagem de células inflamatórias e vasos sanguíneos. Os dados foram submetidos a análise estatística, sendo que todos os testes consideraram nível de significância de p<0,05. Os resultados demostraram que Ag apresentou diferenças estatisticamente significantes quando comparado aos demais grupos, principalmente nas análises de defeito linear residual e neoformação de tecido ósseo (p<0,05), demonstrando assim melhor comportamento biológico na cronologia de reparação dos defeitos.

Conclui-se que a membrana de colágeno funcionalizada pela Ag apresentou melhor biocompatibilidade e potencial bioativo em defeitos de tamanho crítico na calota de ratos.

(Apoio: PIBIT- Reitoria  N° 3258/ 3-2021)
PDI010 - Painel Pesquisa Dentro da Indústria
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito anticárie de um dentifrício com monofluorfosfato de sódio em modelo in situ de desmineralização-remineralização do esmalte dental
Crescêncio TMB, Gomes LYC, Cunha FAMCC, Malheiros Z, Benítez CG, Stewart B, Santos NB
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi validar in situ o efeito anticárie de um dentifrício com 1450ppm de monofluorfosfato de sódio (MFP) utilizando um modelo de desmineralização-remineralização do esmalte dental. Este estudo randomizado, duplo cego e cruzado seguiu duas fases experimentais de 5 dias e dois períodos de washout de 9 dias. Os participantes do estudo (n=12) utilizaram um dispositivo palatino contendo 4 blocos de esmalte dental bovino (4X4x2mm). Nas fases experimentais foram usados dois dentifrícios: 1) Sem flúor - base de carbonato de cálcio precipitado (Placebo) e 2) 1450 ppm de MFP - base de carbonato de cálcio precipitado. Os participantes escovaram seus dentes 2 vezes ao dia, por 2 minutos cada vez, e enxaguaram a boca por 10 segundos com a espuma dos dentifrícios; e imergiram o dispositivo palatino em solução de sacarose a 10%, quatro vezes ao dia (9h, 11h, 16h e 19h). Após cada fase experimental foi analisado o percentual de perda de dureza na superfície (%PDS) dos blocos de esmalte baseado na dureza inicial (baseline). Os dados foram analisados no programa SPSS 22.0 aplicando-se os testes de normalidade Kolmorogov-Smirnov e Shapiro Wilk seguidos pelo teste t não pareado para a comparação dos grupos (p<0,05). Os resultados mostraram um %PDS = 15,51 +/- 8,2 no grupo que utilizou o dentifrício placebo e um %PDS= 9,40 +/- 2,6 quando utilizado o dentifrício contendo 1450 ppm de MFP (p=0,037).

Conclui-se que o dentifrício contendo 1450ppm de monofluorfosfato de sódio (MFP) reduziu a perda mineral na superfície do esmalte dental confirmando assim o seu efeito anticárie.

(Apoio: Colgate Palmolive Company)