RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2948 Resumo encontrados. Mostrando de 1591 a 1600


PN1492 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 24

Influência do tempo de aplicação de solução aquosa de extrato de chá verde no módulo de elasticidade da dentina
Parrella DC, Amaral FLB
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Apesar da importância dos sistemas adesivos para uma união resistente entre os materiais restauradores e à dentina, fez-se necessário o aprimoramento, por meio de pesquisas, de agentes adesivos que apresentassem um mecanismo de ação rápido e de fácil aplicabilidade, visando reduzir a degradação da interface adesiva. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do tempo de aplicação de solução aquosa de extrato de chá-verde no módulo de elasticidade da dentina. Treze terceiros molares humanos foram utilizados no estudo e tiveram sua face oclusal em esmalte dos dentes removida com cortadeira metalográfica com disco diamantado dupla face, expondo assim, dentina superficial. Em seguida, foram realizado o segundo corte, obtendo-se uma fatia de dentina de 2 mm de espessura. Cortes foram realizados para se obterem palitos retangulares de aproximadamente 0,5 a 0,6 mm de espessura por 1,7 a 1,9 mm de largura e 7,0 mm de comprimento e depois foram armazenados em freezer a - 200 C até o momento de uso. Os palitos foram imersos nas soluções aquosas contendo extrato de chá-verde em 0,2% e em quatro níveis: 0 (Água - Controle); 1 minuto, 10 minutos, 60 minutos. As análises foram realizadas no programa R, com nível de significância de 5%. Após os testes, observou-se que somente grupo que recebeu chá verde 0,2% por 1h teve aumento significativo do módulo de elasticidade (p<0,05).
Conclui-se, portanto, que faz-se necessário mais testes para validar o chá verde como crosslinker, bem como o estudo de tempos de armazenamentos mais longos.
PN0001 - Painel Efetivo
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 27

Mandibular prediction model using machine learning techniques: application in oral and maxillofacial surgery
Niño-Sandoval TC, Pirabán RAJ, Osorio FAG, Vasconcelos BE
Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-fac - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim of this work was to create a three-dimensional mandibular model through two-dimensional craniomaxillary angles using learning machine techniques. Lateral cephalograms of a symmetric sample of 272 Colombian patients and 302 Brazilian patients were used. A total of 660 angles were calculated from 12 craniomaxillary landmarks. A Support Vector Machine was used to select the most appropriate angles considering the craniofacial pattern classification. Then, a Partial Least Square model was employed to find the best covariation between the definitive craniomaxillary angles and the symmetric components of the mandibular shape, obtained from a Procrustes fit of 55 Brazilian tomograms. This relation allowed to build a three-dimensional model that was tested in 6 new tomograms and 6 new lateral radiographs. The best radiographic result was used to print a three-dimensional mandibular model. Twelve craniomaxillary definitive angles achieved a significant value (<0.0001) with a covariation of 88.6%. The absolute values of the differences between original and predicted models showed low errors. The shape comparison showed qualitative similarities between the prediction model and the original model.
This approach exhibited promising results in obtaining a three-dimensional mandibular model through craniomaxillary angles digitized in lateral cephalograms, with the possibility of lowering the costs of customized mandibular models.
(Apoio: CAPES  N° 88882.435674/2019-01)
PN0011 - Painel Efetivo
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 27

Eletroencefalograma portátil de canal único e suas associações com ansiedade e dor em cirurgia oral: Um relatório preliminar
Jabur RO, Bortoluzzi MC, Ramacciato JC, Faria KW, Gonçalves RCG, Semczik IM
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia de um eletroencefalograma de canal único inovador para odontologia chamado Neurosky, para mensurar o curso da ansiedade e dor em cirurgias para extração de terceiros molares inferiores. Materiais e métodos: foram avaliados durante o estudo parâmetros como Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE T ou E) a Escala de Ansiedade Dental de Corah (DAS), a Escala de Intervalo de Resposta de Ansiedade (ISAR) e a ansiedade auto-avaliada pelo paciente (PSA) e também dor sentida durante e após o procedimento cirúrgico. A amostra foi composta por 28 pacientes e a idade variou entre 18 e 45 anos. Os algoritmos do EEG de canal único denominados Atenção (ATT) e Meditação (MED) avaliados neste estudo apresentaram diversas associações com os questionários de ansiedade aplicados
O EEG de canal único é um dispositivo promissor para avaliar as respostas cerebrais associadas a reações sistêmicas oriundas da ansiedade, estresse cirúrgico e dor durante a cirurgia.Considerando os parâmetros de ansiedade no trans-op, os pacientes mais ansiosos no MED apresentaram maiores escores DAS (teste t, p = 0,001), maior STAI-S (teste t, p = 0,04) e maior STAI-T (teste t, p = 0,04). Pacientes com menor foco sob o algoritmo ATT no trans-op apresentaram escores menores para DAS (teste t, p = 0,001), menor STAI-S (teste t, p = 0,04) e menor STAI-T ( Teste t, p = 0,04),pacientes mais ansiosos sob o algoritmo MED foram 7 pacientes (25%) no pré-op, 19 pacientes (68%) no transoperatório e 15 pacientes (53%) no pós-operatório imediato (Teste de Cochran, p = 0,008).
PN0019 - Painel Efetivo
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 28

Análise de lesões craniofaciais por projéteis de arma de fogo em vítimas das cinco regiões brasileiras
Costa ST, Castro TL, Santiago BM, Freire AR, Daruge Júnior E, Prado FB, Rossi AC
Morfologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Lesões por arma de fogo foram objeto de estudo retrospectivo, observacional, transversal com objetivo de avaliar regiões craniofacias mais atingidas, perfil demográfico, sexo, cor da pele, idade, distância, forma e tamanho dos ferimentos e causa jurídica de cadáveres necropsiados no primeiro semestre de 2015 nos Institutos de Medicina Legal de Porto Velho - RO, João Pessoa - PB, Vitória - ES, Porto Alegre - RS e Brasília - DF. Analisou-se um total de 868 laudos, em que constavam o registro de 1700 lesões por arma de fogo. A causa jurídica mais incidente fora homicídio com 447 (97,0%) casos, seguida de suicídio com 13 (2,8%) e somente 1 (0,2%) ferida por arma de fogo acidental. Houve maior frequência em indivíduos do sexo masculino (93,3%), pardos (62,0%), na faixa etária de 12 a 29 anos (59,4%). As regiões craniofaciais mais atingidas por entrada de projéteis foram o osso temporal (25,2%), seguido do occipital (19,8%). O contorno da lesão de entrada foi majoritariamente circular (56,8%) e oval (31,3%). Já nas lesões de saída, as formas mais encontradas foram a irregular (43,3%) e a estrelada (24,1%). As lesões de entrada mostraram tamanhos menores do que as lesões de saída, com médias de 9,85 mm e 13,37 mm respectivamente (p < 0,0001, Teste de Mann-Whitney).
A interpretação dos dados permite inferir que os homicídios de vítimas do sexo masculino, pardos e jovens são mais comuns, com lesões de entrada nas regiões temporal, occipital e parietal, causados por disparos à distância, com contorno circular ou oval, e tamanho menor que os ferimentos de saída.
PN0037 - Painel Efetivo
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 21

Associação entre nódulos pulpares e doenças sistêmicas: um estudo de caso-controle
Gabardo MCL, Romano BS, Juglair MM, Kublitski PMO, Fariniuk LF, Baratto-Filho F, Brancher JA, Michel-Crosato E
Odontologia - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a associação entre nódulos pulpares (NP) e doenças sistêmicas. Estudo do tipo caso-controle, com indivíduos de 18 e 65 anos de idade, de ambos os sexos. Para a distribuição nos grupos inicialmente foram analisadas 1047 radiografias panorâmicas digitais. Os controles não podiam ter um dente sequer com suspeita de NP; os casos tinham NP confirmado em radiografia periapical. A coleta de dados ocorreu de julho a novembro de 2019, com aplicação de questionário que continha variáveis demográficas, de hábitos e de saúde geral. As mulheres foram questionadas quanto à consulta regular ao ginecologista, diagnóstico de endometriose ou cisto no ovário. Após análise descritiva, os dados foram submetidos ao teste t de Student para identificação de diferenças entre casos e controles, em relação a sexo e idade. Para as tabulações cruzadas foi aplicado teste de Qui-Quadrado. As análises foram feitas em SPSS, versão 25.0, com nível de significância de 5%. Participaram 490 pacientes (242 casos e 248 controles). Não houve diferença entre os grupos para as variáveis sexo (p = 0,966) e idade (p = 0,186). Apenas "cálculo renal" esteve associada ao grupo caso (p = 0,001), sendo 2,4 vezes superior nesse em comparação ao controle. Para o sexo feminino não foram encontradas diferenças significativas em relação a ter ou não NP (p> 0,05).
Este estudo revelou existir associação entre a presença de NP e a probabilidade de um indivíduo ter cálculo renal
PN0117 - Painel Efetivo
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 26

Avaliação da conduta do cirurgião-dentista em relação a prescrição medicamentosa diante de um abscesso crônico agudizado, em Curitiba/PR
Faria-de-França MIA, Heck AR, Aragão EM, Cruz ATG
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O processo crônico agudizado normalmente traz muitas dúvidas em relação à prescrição medicamentosa para a grande parte dos cirurgiões dentistas. Este trabalho foi realizado com o objetivo avaliar o padrão de prescrição de medicações sistêmicas, de cirurgiões dentistas da cidade de Curitiba - PR frente a alterações periapicais na fase aguda. 50 dentistas responderam o questionário que foi dividido em duas partes; a primeira parte foram questões pessoais, e na segunda parte do questionário, apresentou-se um caso clínico de um abscesso crônico agudizado, onde foi realizada a drenagem via canal de pus, e perguntou-se ao cirurgião dentista se fariam alguma prescrição medicamentosa e se sim, qual o medicamento iria ser prescrito. Pode-se observar que 40% receitaram somente antibiótico, 12% receitaram antibiótico e antinflamatório, 10% receitaram apenas analgésicos, 6% receitariam antibiótico, antinflamatório e analgésico e 4% receitaram antibiótico e analgésico, já 28% dos dentistas não receitariam nada para seu paciente naquelas condições. No caso apresentado na segunda parte, a medida correta é a intervenção local, e se necessário um analgésico caso haja dor. É possível observar pelas respostas que apenas 40% dos cirurgiões se enquadram nesses padrões.
Conclui-se que os cirurgiões dentistas devem estar cientes das bases científicas para a correta prescrição de antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos durante a terapia endodôntica.
PN0209 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 20

Recidiva do apinhamento anterior e as alterações em longo prazo das dimensões dos arcos dentários: acompanhamento de 37 anos
Gambardela-Tkacz CM, Cotrin P, Moura WS, Maranhão OBV, Nogueira CQ, Brito DBA, Freitas KMS, Freitas MR
Odontopediatra, Ortodontia e Saúde Colet - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Comparar o apinhamento e as alterações das dimensões do arco dentário em longo prazo. 41 indivíduos tratados com extração de 4 pré-molares foram divididos em grupos de acordo com a severidade do índice de irregularidade de Little (IIL) e avaliados no pré, pós-tratamento e pós-contenção. O IIL, as distâncias transversais e longitudinais dos ambos arcos foram avaliados. ANOVA de medidas repetidas e teste t dependente foram usados para as comparações. No grupo suave, o IIL superior foi mantido na idade adulta. A distância 5-5 e o comprimento do arco diminuiram e continuaram na pós-contenção. O IIL Inferior recidivou. A distância 3-3 foi mantida durante o tratamento e diminuiu ao longo do tempo. O comprimento e o perímetro do arco diminuíram durante o tratamento e continuaram em longo prazo. No grupo severo, o IIL superior foi corrigido porém recidivou pouco em longo prazo. A distância 3-3 aumentou durante o tratamento e diminuiu durante o após 37 anos. O alinhamento Inferior recidivou relativamente em longo prazo. A distância 3-3 aumentou durante o tratamento e retornou ao valor inicial. As distâncias 6-6 diminuíram durante o tratamento e permaneceram estáveis durante a vida adulta. O grupo suave apresentou distância 5-5 maior que o grupo severo. O grupo severo mostrou o comprimento do arco inferior maior que o grupo suave no pós-contenção.
As dimensões dos arcos diminuíram enquanto o IIL aumentou. O grupo suave apresentou maior porcentagem de recidiva do IIL inferior. O alinhamento Inferior obtido com o tratamento com extrações e sem contenção não foi estável após 37 anos.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0215 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Avaliação das tensões nas suturas cranianas submetidas à aplicação de força de aparelho extrabucal com sustentação dentária ou esquelética
Mota-Júnior SL, Schmitberger CA, Azevedo DGR, Campos MJS, Gasparello GG, Tanaka OM, Vitral RWF
Faculdade de Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi identificar e comparar, utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), os padrões de distribuição das tensões realizadas nas suturas do crânio por duas formas de sustentação do arco interno do Aparelho Extrabucal (AEB) com tração cervical. Os ossos do crânio, os dentes, o ligamento periodontal, 9 suturas e o AEB foram modelados; e 2 modelos distintos foram simulados com diferentes formas de encaixe do arco interno. O modelo número 1 simulou o arco interno fixado ao centro geométrico da face vestibular do primeiro molar e o modelo 2 simulou o arco interno sustentado por uma miniplaca, com formato de "Y", fixada no processo zigomático da maxila. O comportamento mecânico das estruturas representadas foi determinado com propriedades específicas de cada material e uma força de 500 gramas foi aplicada na extremidade do arco externo do AEB no sentido posterior, formando 25º com o plano oclusal, na direção da tração cervical. Os modelos foram analisados matematicamente e o resultado visualizado no software HYPER VIEW 2017. As tensões realizadas nas suturas, após a simulação da força realizada pelo AEB, foram semelhantes nos dois modelos.
A utilização do AEB com miniplaca promoveu nas suturas, o mesmo padrão de distribuição das forças promovido pelo AEB apoiado nos primeiros molares permanentes.
(Apoio: CNPq)
PN0232 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Testes microbiológicos do equipamento uv surface, desenvolvido pela empresa biolambda, científica e comercial LTDA
França ACL, Montalli VAM, Santos-Júnior LM, Segundo ASG
Ortodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A desinfecção criteriosa após cada consulta odontológica das superfícies de contato em salas de atendimento de pacientes, reduz a aquisição dos patógenos nas mãos dos profissionais e pacientes. Este ensaio laboratorial avaliou a capacidade de redução da quantidade de bactérias nas superfícies do consultório odontológico e em alicates ortodônticos, quando submetidos à descontaminação por irradiação com luz UV-C do equipamento UVsurface(254nm) a uma distância de 1 cm entre o equipamento e as superfícies testadas. O método de contagem foi Unidades Formadoras de Colônias (UFC) e o estatísticos teste ANOVA à dois critérios com medidas repetidas. As reduções bacterianas obtidas foram 98,3% (±1) para L. casei, 97,6% (± 0,5) para a E. coli e 90% (±1,2) para os esporos para os alicates ortodônticos em 3 segundos de irradiação e 100% em 15 segundos. Já as reduções bacterianas obtidas após 2 segundos de irradiação, com movimento de varredura, foram de 99,9% (±0,06) na superfície de MDF (mesa), 99,57% (±0,2) na superfície de metal do equipo odontológico e de 96% (±0,6) no tecido da cadeira odontológica para o L. casei; de 99,88% (±0,03) na superfície de MDF (mesa), 99,98% (±0,01) na superfície de metal do equipo odontológico e de 93,2% (±0,8) no tecido da cadeira odontológica para E. coli e de 99,69% (±0,01) na superfície de MDF (mesa), 99,97% (±0,01) na superfície de metal do equipo odontológico e de 87,6% (±1,3) no tecido da cadeira odontológica para os esporos.
Os resultados mostraram que o equipamento UVsurface foi efetivo na descontaminação in vitro de todas as superfícies testadas.
PN0252 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 23

Fatores de risco para a cárie dentária não tratada ao longo da adolescência: um estudo de coorte
Ortiz FR, Reyes LT, Maroneze MC, Ramadan YH, Ardenghi TM
ATITUS EDUCAÇÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar os fatores de risco da cárie dentária ao longo da adolescência. Logo, um estudo longitudinal foi iniciado em 2012, com uma amostra aleatória de 1134 adolescentes de 12 anos de idade, na cidade de Santa Maria, RS, Brasil. Os adolescentes foram clinicamente avaliados por dentistas calibrados e investigou-se variáveis: contextual, demográficas, fatores socioeconômicos, uso de serviço dentário, dor de dente e subjetivas. Depois de dois anos (T2) e seis anos (T3), os mesmos adolescentes foram reavaliados (taxa de retenção de 67,9% e 67,8%, respectivamente). Cárie dentária não tratada foi coletada nos três tempos, considerando o componente "C" do índice CPO-D (dentes permanentes cariados, perdidos e obturados). Análises de regressão de Poisson multiníveis, através de mensurações repetidas (nível 1 - tempos), agrupados nos adolescentes (nível 2), foram utilizadas para avaliar a associação entre os preditores (baseline) e o desfecho (cárie dentária). Alta renda média do bairro e alta escolaridade materna associaram as menores taxas da doença. Baixa renda familiar, dor dentária, sangramento gengival e pior qualidade de vida relacionado à saúde bucal foram fatores de risco para cárie dentária.
Dessa forma, variáveis como contextual, socioeconômicas, subjetiva e clínicas foram fatores de risco para a cárie dentária não tratada ao longo da adolescência. Estratégias preventivas focadas para os adolescentes se tornam importantes a fim de amenizar esta realidade.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPERGS  N° 2381-2551/14-0)