RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR314 a RCR321 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


RCR314 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 3

A influência de foco infeccioso bucal no desempenho físico: relato de caso
Barbieri CB, Quintela MM, Domingues NRAP, Silva RP, Pasquinelli F, Schwartz-Filho HO, Oliveira M, Roman-Torres CVG
Odontologia - UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente relato de caso foi mostrar um quadro de infecção bucal localizada e os resultados de testes físicos realizados antes e após a remoção do agente infeccioso em um atleta. Paciento do gênero masculino, 37 anos, praticante de natação, pedestrianismo e musculação, desde os 17 anos, procurou atendimento odontológico de urgência na devido à sintomatologia dolorosa no elemento 17. Após exame radiográfico foi diagnosticada lesão periapical com bolsa periodontal de 10mm na região distal desse dente e envolvimento de furca. Após diagnóstico de quadro infeccioso foi proposto ao paciente a realização de testes físicos pré e pós-tratamento de 30, 90 e 120 dias: força máxima no supino, resistência com 50% da caga máxima no supino, 100 metros livres de natação e resistência abdominal de um minuto aplicados por um professor de educação física. Foi realizada exodontia. E os novos testes foram realizados. Os testes físicos realizados mostram melhora após 120 dias da realização da exodontia. O teste de força máxima ao supino teve melhora de 9,3%; o teste de resistência melhorou 21,5%; o teste dos 100 metros em natação obteve melhora de 3% no tempo obtido e no teste de resistência abdominal se verificou melhora de 10%. O paciente relatou que parecia mais disposto após a exodontia e que e a melhora nos testes o surpreendeu positivamente.
A melhora em todos os testes realizados em um atleta experiente em curto espaço de tempo pode permitir supor relação de interferência da infeção dentária no desempenho esportivo.
RCR315 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 3

Doenças periodontais, parto prematuro e recém-nato de baixo peso: revisão narrativa do panorama das pesquisas brasileiras
Bordin GM, Kublitski PMO, Bruzamolin CD, Brancher JA, Kusma SZ, Gabardo MCL
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente revisão de literatura teve como objetivo revelar as evidências científicas brasileiras publicadas a respeito do impacto nas alterações periodontais de gestantes na ocorrência de partos prematuros e recém-natos com baixo peso. O percurso metodológico contemplou a consulta às bases eletrônicas Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Não foi restringido o período das publicações e não se excluiu a literatura cinzenta. Apenas o filtro para língua portuguesa foi aplicado. Utilizaram-se descritores padronizados em Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): gravidez, saúde bucal, parto prematuro e recém-nascido de baixo peso, além dos termos livres gestante e baixo peso. Os termos foram combinados pelos operadores booleanos "AND" e "OR" para que houvesse uma integração entre eles.
A literatura evidencia a associação entre alterações periodontais e parto prematuro ou recém-nato de baixo peso, o que coloca o cirurgião-dentista em um cenário profissional que carece de informações para poder proporcionar, com maior qualidade, a promoção da saúde da gestante e, consequentemente, favorecer o futuro bebê.
RCR316 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 3

Impacto da educação interprofissional no ensino e aprendizagem de estudantes do ensino superior: uma revisão sistemática
Gonçalves JRSN, Gonçalves RN, Rosa SV, Rocha JS, Moysés SJ, Werneck RI
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A crescente complexidade e os avanços tecnológicos em saúde exigem, cada vez mais, profissionais com capacidade para atuar frente aos novos desafios globais. A Educação Interprofissional (EIP) é apontada como uma estratégia promissora para o enfrentamento desses novos obstáculos. O objetivo do estudo foi explorar as potencialidades e fragilidades da EIP, sob a ótica de estudantes de graduação. Foram incluídos estudos que envolvessem análises quantitativas, sem restrição de data de publicação e idioma. A estratégia de busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane Library e Scientific Eletronic Library Online (SciELO); e, literatura cinza nas plataformas ERIC (ProQuest), ProQuest Disserts and Theses Fulltext e Google Acadêmico. A avaliação da qualidade dos estudos foi realizada por meio do instrumento de Downs e Black; os riscos de vieses foram examinados com auxílio da versão adaptada da ferramenta da Colaboração Cochrane. Após procedimentos padronizados de filtros, sumarizações críticas e apreciação de pertinência quanto aos critérios de elegibilidade, 11 artigos foram incluídos. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes possuem percepção positiva em relação à EIP, com diferentes fatores influenciando tal achado de pesquisa.
Conclui-se que são necessárias pesquisas mais consistentes, que avaliem, de maneira longitudinal, os efeitos que a EIP tem sobre o ensino e aprendizagem dos estudantes de graduação e seu impacto após a formação profissional.
(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR317 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 3

Saúde bucal de usuários de prótese total no Brasil: revisão integrativa da literatura
Gonçalves CM, Ribeiro JIF, Sá Pinto AC, Mania TV, Correia KVD
Colegiado de Odontologia - FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar da literatura científica atual sobre as atitudes de idosos usuários de prótese total frente à higiene oral e da prótese dentária no Brasil. A pesquisa bibliográfica realizada em junho de 2020 nas bases de dados Scientific Electronic Library Online - SciELO e Google Acadêmico, utilizou os descritores controlados "higiene bucal", "prótese total", "saúde bucal", "odontologia geriátrica" combinados dois a dois com o operador booleano "AND". Seguiram-se as orientações do Cochrane Handbook quando aplicáveis. De 21 artigos encontrados, 6 contemplaram os critérios de elegibilidade desta revisão. As pesquisas, realizadas na região sudeste (n=3), sul (n=2) e nordeste (n=1), utilizaram amostra de conveniência - hospitais (n=4), instituição de longa permanência (n=1), domicílio (n=1). Houve significativa divergência entre as metodologias e os protocolos adotados para avaliação do desfecho: questionário auto percepção de higiene oral, entrevista e/ou avaliação clínica (com uso de índices periodontais). Foi verificada saúde bucal ruim da população estudada, mas nos estudos longitudinais, quando houve orientação de higiene oral e da prótese (n=2), observou-se melhora na saúde bucal dos participantes.
Os idosos brasileiros têm problemas de saúde bucal e pouco conhecimento sobre higienização oral e de próteses, ademais salienta-se a existência de uma importante lacuna relacionada à dados de qualidade de pesquisas práticas e englobando o território nacional, principalmente das regiões norte e centro-oeste.
RCR318 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 3

Aromaterapia e Odontologia: revisão integrativa da literatura
Ferreira AD, Abreu JF, Silva MLO, Junqueira AFSO
Saúde i - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Estudo tem como objetivo caracterizar a utilização dos óleos essenciais como um recurso terapêutico complementar na odontologia, uma vez que diversos estudos foram realizados e publicados a respeito desta prática e da sua eficácia como terapia integrativa e complementar, capaz de promover o tratamento de sintomas físicos, emocionais e mentais de um indivíduo. Consiste em uma revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir dos descritores, "terapias complementares", "aromaterapia" e "odontologia", acrescentado do operador booleano AND, no período de 2010 à 2021. Os critérios de inclusão foram textos completos, artigos originais e de revisão, nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram selecionados sete artigos, onde configuram a aromaterapia como um método não farmacológico e não invasivo capaz de promover resultados nos sinais vitais e na redução da ansiedade e do medo, sentimentos associados ao tratamento odontológico ou antecipação do mesmo. Essas condições podem afetar o seu sistema nervoso central, fazer com que os níveis de ansiedade se elevem e tornem o paciente mais sensível à dor durante as intervenções, causando, um reflexo negativo e uma falta de cooperação para com o profissional.
Portanto, em razão das suas propriedades biológicas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, os óleos essenciais assumem grande importância no campo da ciência, da medicina e da odontologia como uma prática capaz de integrar o cuidado e atenção com o indivíduo frente ao tratamento odontológico.
RCR319 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 3

Direito à saúde e utilização da via judicial como intermédio ao acesso a tratamentos de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde
Lara M, Fernandes CMS, Penteado VP, Serra MC
Morfologia e Clínica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo desenvolve-se em torno da questão da judicialização de acesso a atendimentos de alta e média complexidade através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, bem com o fornecimento de medicamentos e produtos de interesse à saúde não constantes na lista do SUS. Através de revisão bibliográfica e estudo descritivo, do tipo teórico reflexivo, bem como estudo de casos, o trabalho teve como objetivo analisar e refletir, estabelecendo um paralelo entre a legislação, a oferta dos tratamentos e as demandas judiciais que envolvem o direito à saúde, considerando a necessidade utilização de meios judiciais afim de garantir um direito social fundamental. Foram consideradas as crescentes demandas judiciais movidas contra o SUS solicitando atendimentos que exigem habilidades técnicas, recursos, equipamentos, materiais de qualidade acima da média e custo significativo, denominados de "alta e média complexidade". Como resultado, observa-se a falha da via administrativa como forma de garantir o direito constitucional do cidadão de acesso à saúde, bem como a escolha da via judicial como forma de pressionar a incorporação do procedimento/medicamento via SUS.
Nesse cenário, conclui-se que embora o SUS conte com ampla legislação que estimule seu fomento e manutenção, esse Sistema ainda se mostra incapaz de atender à carestia de toda população brasileira, especialmente nos atendimentos que implicam em maiores custos.
RCR320 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 3

Análise das teleconsultorias odontológicas assíncronas do Telessaúde Brasil Redes nas áreas de Dentística/Prótese
Barbosa TAS, Costa LGF, Ribeiro MCT, Paixão LC, Ferreira EF, Ribeiro Sobrinho AP, Martins RC
UNIVERSIDADE DE BELO HORIZONTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo analisou as dúvidas relacionadas às áreas odontológicas de Dentística/Prótese das Teleconsultorias assíncronas do Programa Telessaúde Brasil Redes, Núcleos Minas Gerais, do período de jul/2015 a jul/2017. As variáveis núcleo de origem, tipo de dúvida odontológica, área e subáreas da Odontologia foram extraídas: dos bancos secundários dos núcleos Faculdade de Medicina (FM) e Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram analisados descritivamente, por meio de frequência, utilizando o programa SPSS v.22.0. Um total de 3920 teleconsultorias odontológicas foram analisadas: 596 da FM e 3324 do HC. A prevalência de dúvidas na área de Dentística/Prótese foi de 8,6%, sendo a sexta área com mais demanda de dúvidas. A maioria das dúvidas se concentrou na subárea de restaurações e materiais dentários (42,56%), seguida por sensibilidade dentária (16,96%), próteses removíveis (10,42%), estética (9,82%), lesões não cariosas (8,04%) e capeamento (5,36%), sendo mais relacionadas à conduta geral (84,8%).
A maioria das dúvidas abordou procedimentos comumente presentes no dia-a-dia dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, sugerindo uma limitação técnica dos mesmos. É de fundamental importância a capacitação e atualização contínuas para melhor prepará-los para um atendimento integral dos pacientes.
(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  PRPq/UFMG)
RCR321 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 3

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto da pós-graduação stricto sensu em Odontologia
Lorenz AC, Nascimento NL, Spiger V, Gontijo LPT, Uriarte-Neto M, Meurer MI, Carcereri DL
Ccs - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) são fundamentais na preparação de futuros docentes na contemporaneidade, a fim de alcançar mudança e superação ao método tradicional de ensino. Objetivando investigar o emprego das MAEA na pós-graduação stricto sensu em Odontologia, foi realizada uma revisão integrativa em abril de 2021, nas plataformas Scopus, Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde. Para a estratégia de busca foram utilizados os descritores/operadores booleanos: ("Problem-Based Learning") OR ("Active Learning") AND ("Dental Education") OR ("Graduate Dental Education") AND NOT (Undergraduate). Foram elencados critérios de inclusão (texto completo disponível, área da saúde/odontologia, idioma português/espanhol/inglês) e critérios de exclusão (graduação/pós-graduação lato sensu, outras áreas, artigos duplicados, editoriais/comunicações breves). Foram recuperadas 1238 publicações e, após a aplicação dos critérios elencados, a seleção final foi composta por seis artigos. Registrou-se o uso de simulação, jogo interativo, sala de aula invertida, aprendizado baseado em casos, painel temático e diário de campo.
A síntese do conhecimento permitiu evidenciar a aceitabilidade das MAEA pelos pós-graduandos; a formação crítico-reflexiva; a aprendizagem independente; o desenvolvimento de habilidades de cooperação/comunicação e a transformação dos processos de ensino-aprendizagem. Por outro lado, observou-se o desafio de aprimorar a monitoração/avaliação das MAEA, para melhor compreender seu impacto formativo.