RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR197 a RCR204 ]
 7 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 7


RCR198 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 1

Reanatomização dos dentes anteriores superiores com resina composta: relato de caso
Pellizzaro V, Mueller B, Carneiro AFF, Rauber GB, Linhares LA, Bernardon JK, Pottmaier LF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho é relatar um caso clínico de reanatomização dental com resina composta. Paciente do sexo masculino, 25 anos, apresentava queixa estética nos dentes anteriores superiores. Ao exame clínico observou-se pequenos diastemas, irregularidades no bordo incisal e ausência de guia canina. Através de fotografias avaliou-se a altura da linha do sorriso, exposição dental e gengival, proporções dentais e realizou-se o planejamento digital. Fez-se uma moldagem para executar o enceramento diagnóstico, baseado no planejamento digital, permitindo a confecção de mock-up. A cor foi selecionada através de ensaio restaurador. Confeccionou-se uma guia palatina para permitir a reanatomização dos dentes 11, 12, 13, 21, 22 e 23, que foi realizada sob isolamento absoluto, restaurando-se um dente por vez. Fez-se o condicionamento ácido, aplicação do sistema adesivo e fotoativação. O procedimento restaurador iniciou pela confecção do esmalte palatal com resina composta de alta translucidez sobre a guia palatina, seguido da reprodução dos mamelos dentinários com um incremento de dentina e resina de efeito para criar o halo opaco. Por último, foi adicionado um incremento de esmalte para dentes clareados. Ao final, fez-se o ajuste da oclusão, devolvendo a guia canina, acabamento e polimento das restaurações e confecção de placa oclusal. Restaurações diretas em resina composta, além de conservadoras, permitem mimetizar propriedades ópticas dos dentes naturais.
Observou-se, nesse caso, melhorias na harmonia do sorriso, atingindo a expectativa do paciente.
RCR199 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 1

Insucesso na reabilitação direta com resina composta: principais causas
Lacerda GP, Girelli CFM, Lacerda MFLS, D'Arce MBF, Almeida LE, Münchow EA, Carlo HL, Mitterhofer WJS
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As resinas compostas tornaram-se material restaurador de primeira escolha em muitos países. Tal fato se deve a aparência estética, técnica conservadora nos preparos, capacidade de adesão aos tecidos dentários, versatilidade clínica e baixo custo. Embora apresentem longevidade satisfatória, alguns fatores podem reduzir a sobrevida dessas restaurações. O presente estudo objetiva pontuar quais fatores contribuem para insucesso nas reabilitações diretas com resina composta. Foi realizada busca nas bases de dados online PubMed, Lilacs e Scielo, utilizando como descritores: "failure AND composite resin AND direct restoration". Foram encontrados 129 artigos, publicados em inglês, de 2015 e 2020, dos quais 26 foram incluídos. Observou-se que fatores relacionados ao paciente, como risco de cárie, estresse oclusal, condição socioeconômica pode afetar a sobrevida. Características da cavidade, como número de paredes restauradas, elemento dentário envolvido, podem ser determinantes para o insucesso das restaurações. Os principais motivos de falha em dentes posteriores foram cárie secundária e fratura, já nos dentes anteriores destacam-se falhas estéticas.
Concluiu-se que as restaurações diretas de resina composta podem ser consideradas um tratamento confiável. No entanto, é necessário que profissionais e pacientes saibam quais fatores estão envolvidos nas falhas da restauração.
RCR200 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 1

"Endocrown" de silicato de lítio fabricada a partir do sistema CAD-CAM: um protocolo estético e funcional
Silva VBS, Allig GR, Pasmadjian ACP, Cunha LF, Tabata LF, Garcia FCP
Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Restaurações do tipo "endocrown" são alternativas às coroas totais e pinos intra-radiculares, por apresentarem maior conservação de tecido dentário e menos sessões clínicas. Atualmente, a restauração "endocrown" tem sido amplamente utilizada e documentada variando materiais e técnicas realizadas. Sistemas CAD/CAM apresentam a opção biogenérica, com a sua anatomia dental em um banco de dados, excluindo a necessidade de enceramento prévio. Contudo, ajustes oclusais após a cimentação de restaurações indiretas são muitas vezes frustrantes tornando-se necessário uma maneira rápida e eficaz de solução de tal problema. O silicato de lítio (Suprinity - VITA) resulta em uma boa opção para utilização em sistemas CAD/CAM devido a sua pré-sinterização tornando-se mais fácil de ser usinado e ajustado antes de sua sinterização final. Assim, o presente trabalho, demonstra um protocolo de restauração "endocrown" realizado com opção biogenérica com cerâmica a base de silicato de lítio ajustado previamente a sua sinterização.
O protocolo para a fabricação de restaurações "endocrowns" a base se silicato de lítio utilizando a técnica biogenérica do sistema CAD-CAM foi apresentado. Com tal protocolo, a anatomia oclusal pode ser facilmente ajustada após a sinterização final e a caracterização da restauração se torna previsível e pode ser realizada em visita única.
RCR201 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 1

A importância do critério diagnóstico e da adesão ao tratamento no controle da dor miofascial
Nadal DA, Rodrigues LLFR, Guimarães AS
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofac - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O proposito deste caso clínico foi ressaltar a importância do diagnóstico dos subtipos de disfunção temporomandibular e da adesão ao tratamento no controle da disfunção temporomandibular. Paciente A.L.L.F., gênero feminino, 48 anos, apresentava dor na região temporal anterior e na região parotídea massetérica bilateral, há mais de 30 anos, com intensidade 8 na Escala Visual Analógica (EVA) e frequência diária. Relatou fazer acompanhamento com neurologista desde os 12 anos e mesmo fazendo uso de medicamentos, a intensidade da dor nunca chegou a menos do que 5. Fez uso de placa estabilizadora por mais de 10 anos, entretanto, não conseguiu controlar a dor. Após a assinatura do TCLE, a paciente foi submetida ao exame clínico e à aplicação do DC/TMD Eixo I, no qual foram identificados pontos gatilho na região parotídea massetérica, ou seja, pontos álgicos que podem produzir dor referida em outros músculos, sendo a mesma classificada com mialgia, dor miofascial com referência de dor e cefaleia atribuída à DTM. Foi então submetida à terapia manual intramuscular nos pontos gatilho, TENS, termoterapia e terapia cognitiva comportamental. A paciente retornou após 7 dias, apresentando uma melhora significante em relação à intensidade de dor que de 8,0 passou para 4.0, segundo a EVA.
Conclui-se, portanto, que o diagnóstico dos subtipos de DTM e a adesão ao tratamento são de suma importância para o controle da mesma.
RCR202 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 1

Fatores de risco para as disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática de escopo
Valesan LF, Da-Cas CD, Nascimento LP, Denardin ACS, Januzzi E, Fernandes G, Stuginski-Barbosa J, Souza BDM
Centro de Ciências da Saúde - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi investigar os fatores de risco envolvidos no desenvolvimento das disfunções temporomandibular (DTMs). A busca foi realizada em oito bases de dados e foram selecionados os estudos de coorte com participantes acima de 18 anos. Foram consideradas as ferramentas diagnósticas do Research Diagnostic Criteria (RDC/DTM), Diagnostic Criteria (DC/DTM) ou American Academy of Orofacial Pain (AAOP). Os estudos deveriam apresentar um acompanhamento, mínimo, de um ano e os participantes não poderiam ter DTM no início do estudo. Dezenove estudos foram incluídos. Os fatores de risco associados a DTM são: sexo feminino, idade (± 30 anos), afro-americanos, sintomas de depressão, ansiedade, estresse e somáticos, presença de comorbidades, migrânea, cefaleia tensional, cefaleia mista, exposição a níveis elevados de estrogênio e baixa testosterona na gestação, lombalgia, síndrome do intestino irritável (SII), dores genitais, sintomas de apneia obstrutiva do sono (AOS), baixa qualidade do sono, sintomas orofaciais não-específicos, dor em função ou palpação, lesão extrínseca ou intrínseca, maior percepção dolorosa, afetividade negativa e satisfação com os padrões materiais da vida.
De acordo com as análises multivariadas, o sexo feminino, idade, sintomas de depressão, ansiedade e estresse, qualidade do sono, AOS, alta exposição ao estrogênio, maior percepção de dor, lesão extrínseca ou intrínseca, presença de comorbidades, SII, lombalgia, dores genitais, cefaleia tensional, migrânea e cefaleia mista, apresentam influência no desenvolvimento das DTMs.
RCR203 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 1

Placa oclusal impressa confeccionada por meio de fluxo digital: Relato de caso clínico
Bezerra MGPG, Gois FG, Carvalho IHG, Miranda LM, Souza KB, Silva BCD, Silva SEG, Souza ROAE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Placas oclusais miorrelaxantes caracterizam uma das abordagens de tratamento mais utilizadas pelos dentistas como terapia auxiliar e não invasiva para controle da disfunção temporomandibular (DTM) e do bruxismo. O objetivo deste estudo foi apresentar, por meio de um relato de caso clínico, etapas clínicas e laboratoriais para confecção de uma placa miorrelaxante utilizando fluxo digital, através da impressão 3D, descrevendo as etapas clínicas e discutindo aspectos relevantes desse tipo de técnica. Paciente H.A.M.B, gênero feminino, 39 anos, procurou serviço odontológico apresentando dores na face e histórico de fratura no elemento 36. Após o diagnóstico de DTM e da parafunção de intensidade elevada foi proposta a confecção de placa oclusal miorrelaxante superior impressa utilizando fluxo digital. Inicialmente, as etapas de escaneamento intraoral e registro oclusal foram realizadas (3Shape) e o arquivo Standard Triangle Language (STL) gerado e enviado ao laboratório. Foi realizada a modelagem da placa, seguido da impressão 3D e pós-cura. A instalação e ajuste oclusal foram realizados seguido do acabamento e polimento.
Pode-se concluir que, as placas miorrelaxantes impressas são uma alternativa viável às técnicas convencionais para confecção de placas oclusais, com poucos ajustes internos e oclusais, apesar da maior dificuldade de ajuste e do polimento decorrente da característica resinosa da placa. Por fim, estudos longitudinais e um acompanhamento em longo prazo são necessários para determinar a durabilidade clínica da placa oclusal impressa.
RCR204 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 1

Avaliação eletromiográfica antes e após aplicação de toxina botulínica em paciente com bruxismo do sono
Maselli A, Pereira PA, Rode SM
Biopatologia - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem o objetivo de relatar o caso de uma paciente diagnosticada com bruxismo do sono, a qual recebeu aplicação de toxina botulínica tipo A. Paciente de gênero feminino, 56 anos, compareceu à clínica de odontologia da FAOA-APCD, queixando-se de fortes dores faciais e cefaleia matutina. Eletromiografia de superfície foi realizada nos músculos masseter e temporal, o eletromiógrafo TEETHAN foi utilizado, com dois eletrodos posicionados em masseter superior e inferior, temporal anterior e posterior. Uma medição eletromiográfica foi feita previamente às aplicações da toxina botulínica, e apresentou sinais típicos de hiperatividade caracterizada por alterações na amplitude do potencial de ação dos respectivos músculos. Após avaliação clínica, a paciente recebeu aplicações de 30 U de toxina botulínica tipo A, com diluição de 1 ml solução salina 0,9% estéril, em masseter direito e esquerdo e 10 U em temporal direito e esquerdo. Novas medições eletromiográficas foram realizadas após 30 dias da aplicação, e 6 meses da aplicação inicial da toxina botulínica tipo A.
No presente caso clínico, o uso da toxina botulínica mostrou-se eficaz, pouco invasivo e livre de efeitos colaterais, devendo ser considerada uma opção para o controle da dor em pacientes bruxômanos, porém não mostrou-se eficaz em relação ao comportamento eletromiográfico dos músculos masseter e temporal, e não dispensa outras alternativas de tratamento para o controle dos sinais e sintomas do bruxismo do sono.