RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR166 a RCR173 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


RCR166 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 2

Membranas de Hidrogel
Armstrong LC, Motta LG, Weig KM, Magalhães-Filho TR
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho, partindo de um tema extremamente novo, levantou o seguinte problema: As propriedades e vantagens das membranas de Hidrogel são eficazes no tratamento dos tecidos periodontais na doença periodontal? Sendo assim, Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as propriedades e vantagens do uso de membranas de Hidrogel na Regeneração Óssea Guiada nos casos da perda óssea e a recessão gengival associada à Doença Periodontal. O uso de membrana para Regeneração Óssea Guiada (ROG) é um componente essencial do tratamento de doenças periodontais e na regeneração óssea. Neste caso, discutiremos as propriedades dos hidrogéis e seus benefícios e limitações nessa área. Foi realizada uma revisão de literatura através de uma busca bibliográfica nas bases de pesquisa online PubMed/MEDLINE, Science Direct, Scielo e The Journal of Periodontology limitando-se ao período de 1992 a 2020. Os artigos tiveram como tema de busca "membranas de hidrogel" e "membranas utilizadas na doença periodontal". Os critérios de escolha foram escritos em: inglês, português e espanhol. O processo de seleção dos artigos seguiu três etapas: seleção dos artigos por meio da leitura dos resumos e títulos; comparação da seleção dos artigos; leitura na íntegra de todos.
Apesar dos desafios significativos existentes, a regeneração óssea baseada em hidrogel é uma grande promessa para o futuro tratamento de doenças e defeitos relacionados aos ossos. Com uma compreensão aprofundada, os hidrogéis serão, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para o tratamento clínico de defeitos ósseos no futuro.
RCR167 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 2

Os 100 artigos mais citados sobre hidróxido de cálcio em Odontologia: o centenário do material, 1920-2020. Uma análise bibliométrica
Carvalho MBP, Santos PS, Carvalho-Junior JR, Sousa-Neto MD, Martins-Júnior PA, Cardoso M, Massignan C, Garcia FCP
Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso do hidróxido de cálcio foi relatado pela primeira vez na Odontologia em 1920. Celebrando seu centenário, o objetivo do estudo foi analisar os 100 artigos mais citados sobre esse material odontológico. A análise bibliométrica foi realizada em 13 de abril de 2021, na base de dados Web of Science Core Collection (WoS-CC). Dois revisores coletaram os seguintes dados bibliométricos: número de citações, autores, país, ano, periódico, tipo de estudo, especialidade e uso do hidróxido de cálcio. Os números de citações nas bases de dados Scopus e Google Scholar foram comparados (correlação de Spearman). Dos 1597 artigos identificados na WoS-CC, foram compilados os 100 mais citados. O número de citações variou de 78 a 384 (média: 131,4). Trezentos e trinta e cinco autores de 29 países foram identificados. O país mais prolífero foi os Estados Unidos (23%). Os artigos foram publicados entre 1991 e 2015, sendo o International Endodontic Journal (30%) e estudos laboratoriais (44%) os mais prevalentes. A Endodontia foi a especialidade que mais o estudou (62%), seguida da Dentística (30%). Os principais usos do hidróxido de cálcio foram: medicação intracanal (61%) e capeador pulpar (29%). Correlações positivas muito fortes foram observadas entre o número de citações nas bases de dados.
O presente estudo celebrou o centenário, destacando o papel e a importância desse biomaterial na Odontologia.
RCR168 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 2

Harmonização orofacial como coadjuvante no combate ao envelhecimento facial: um relato de caso
Hatje BA, Coelho MS, Sichi LGB, Silva JMF, Sato TP, Araújo RM
Biomateriais - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Quando se trata do combate ao envelhecimento facial é necessária uma abordagem que leve em consideração o fato de este ser um processo natural, sendo assim, para análise efetiva, dentro do contexto da harmonização orofacial, deve-se unir saúde à estética. O êxito da harmonização orofacial depende de um adequado planejamento onde técnicas são associadas para possibilitar uma aparência jovial e que satisfaça o paciente sem perder a naturalidade. Este relato apresenta o tratamento de uma paciente da terceira idade, sob queixa principal de rugas faciais principalmente na região de sulco nasolabial e região orbicular dos lábios. Identificada a perda de colágeno e elastina, selecionou-se procedimentos estéticos não cirúrgicos para retardar ou suavizar linhas de expressão, como a aplicação de toxina botulínica nas rugas mais finas e aplicação de ácido hialurônico nas regiões mais flácidas, resultando em uma expressão facial jovem, destacando o olhar e perdendo a forte demarcação das rugas que ali eram nítidas devido a idade.
De acordo com o apresentado nesse estudo conclui-se que dentro das limitações da harmonização orofacial, a associação de técnicas minimamente invasivas como de aplicação de toxina botulínica e de preenchedores dérmicos bioestimuladores, é possível oferecer suavização natural das linhas de expressão.
RCR169 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 2

Desinfecção das moldagens: convencional e digital, uma revisão de literatura
Victoria AD, Weig KM
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os moldes odontológicos são fonte de microrganismos e o procedimento de desinfecção demanda atenção, principalmente com o surgimento do novo corona vírus. A moldagem convencional possui algumas desvantagens e vem sendo substituída gradualmente pela utilização dos sistemas digitais. O presente estudo tem como objetivo principal realizar uma revisão de literatura sobre os métodos de desinfecção convencional e digital das impressões odontológicas e verificar qual técnica possui maior segurança. Além disso, aumentar o nível de conscientização da comunidade à infecção cruzada, enfatizando a importância do estudo sobre as diferentes técnicas de desinfecção. Foi realizada uma revisão de literatura, nas bases de dados pubmed, periódicos capes, scielo, biblioteca virtual em saúde, google scholar e livros didáticos com as palavras-chave: "disinfection methods"; "cross-contamination"; "impressions desinfection"; "digital impressions"; "impression techniques". O hipoclorito de sódio e a clorexidina são as soluções mais indicadas para os materiais convencionais e o álcool 60/70% e a esterilização são os mais indicados para os sistemas digitais. A irradiação por micro-ondas e a água oxidante eletrolisada são possíveis métodos alternativos.
É possível concluir que o método digital oferece maior segurança pela facilidade no processo de desinfecção. Para os materiais convencionais hidrofóbicos é indicada a imersão em hipoclorito de sódio e clorexidina, e para os materiais hidrofílicos, a pulverização com as mesmas substâncias.
RCR170 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 2

Cerâmicas Y-TZP na odontologia: Uma revisão narrativa
Prado FS, Merino AJM, Maziero MM, Miyazato AS, Hanashiro CT, Berger SB, González AHM
Dentística Preventiva e Restauradora - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A busca pela satisfação estética é uma característica marcante da odontologia restauradora atual. Neste sentido, as biocerâmicas de zircônia, em especial as de zircônia policristalina tetragonal (Y-TZP), aparecem em destaque entre os materiais restauradores indiretos amplamente estudados. Com o auxílio da tecnologia de desenho e manufatura assistida por computador (CAD/CAM), são utilizadas na confecção de coroas unitárias e em próteses fixas, apresentando, além da excelente biocompatibilidade, estética satisfatória aliada às características mecânicas imprescindíveis ao bom funcionamento e manutenção das próteses em boca, sendo, assim, cada vez mais populares nos consultórios odontológicos. Desta forma, este trabalho objetiva realizar uma revisão narrativa de cerâmicas Y-TZP comumente utilizadas na odontologia, discutindo a influência de sua composição e processamento nas propriedades mecânicas, e na durabilidade. Para tanto são selecionados artigos relevantes dos últimos quatro anos. Apesar de algumas composições apresentarem alguns pontos deficitários, como a questão do envelhecimento, observa um grande aprimoramento na translucidez dos materiais, e resultados satisfatórios na sua utilização como material de base em próteses livres de metal, principalmente na forma de coroas puras de zircônia confeccionadas pelo sistema CAD/CAM.
No entanto, há muito ainda o que ser estudado para o aperfeiçoamento cada vez maior e mais promissor deste biomaterial.
(Apoio: CAPES)
RCR171 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 2

Fluxo digital em odontologia: perfil das pesquisas apresentadas no maior congresso nacional da área nos últimos 5 anos
Pereira LFO, Marcante G, Rached RN
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar o perfil das pesquisas em fluxo digital na odontologia publicadas nos anais do Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia de 2016 a 2020. A busca incluiu resumos com as palavras-chave CAD/CAM, Impressão 3D, e escaneamento 3D ou termos correspondentes em inglês e português. Foram analisados 15416 resumos publicados. Resultados da busca que não apresentaram coerência ao tema foram excluídos. Os dados foram tabulados e as frequências foram calculadas. Resumos sobre fluxo digital foram 63 (1,96%) em 2016, 77 (2,46%) em 2017, 89 (2,78%) em 2018, 85 (2,45%) em 2019 e 67 (2,76%) em 2020. As área que mais pesquisaram o tema foram Prótese dentária (52,88%), Materiais dentários (22,51%) e Cirurgia (12,43%). A natureza das instituições que publicaram foi estadual (34,33%), federal (31,98%), particular (33,11%) e exterior (0,58%). A região nacional que mais publicou foi a Sudeste (76,65%). O assunto mais pesquisado foi usinagem por CAD/CAM (70,27%), seguido por Impressão 3D (19,36%). O nível de evidência consistiu em 76,92% de pesquisas laboratoriais, 13,33% de estudos clínicos e 9,75% de revisões sistemáticas.
As pesquisas sobre fluxo digital publicadas nos últimos 5 anos investigaram principalmente a tecnologia CAD/CAM na área de Prótese e materiais dentários. A distribuição de pesquisas por região é heterogênea, limitando-se majoritariamente a região sudeste. O nível de evidência das pesquisas realizadas é baixo, restringindo-se principalmente à pesquisas básicas laboratoriais.
RCR172 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 2

O uso de cerâmicas vitreas bioativas no controle e prevenção de lesões erosivas
Mesquita MLM, Terto CNN, Gomes EAB, Oliveira MV, Sousa RMP, Leal IC, Figueredo GAA, Passos VF
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetiva realizar uma revisão de literatura acerca do uso das cerâmicas vítreas bioativas no controle e prevenção de lesões erosivas. Para isso, cruzou-se os descritores "Bioactiveglass" e "Erosion" nas bases de dados PubMed, Bireme e Science Direct, incluindo artigos em inglês dos últimos 10 anos. Encontrou-se 132 artigos, excluindo revisões de literatura e casos clínicos, e a partir da leitura do título e resumo foram selecionados 5 artigos de acordo com o escopo do trabalho. Na erosão dentária, o contato das superfícies dentais com ácidos não bacterianos gera uma perda irreversível de tecido através de um processo químico. Nesse contexto, os vidros bioativos são biomateriais de cerâmica vítrea, encontrados em dentifrícios; enxaguantes bucais; géis ou pó, capazes de formar uma barreira protetora para ataques erosivos, reduzindo a dissolução de tecidos. Esse mecanismo ocorre quando o biomaterial está em condições ácidas e em contato com a superfície dentária e com a saliva, desencadeando uma série de reações químicas que levam a formação de uma camada de hidroxicarbonato de apatita quimicamente aderida à superfície dentária.
Com isso, a eficiência remineralizante obtida com a aplicação do biovidro sugere que esse material pode auxiliar no controle e na prevenção de lesões erosivas de esmalte e dentina de forma eficaz.
RCR173 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 2

Zircônia ultra translúcida: Propriedades ópticas e mecânicas
Silva YS, Caires C, Fernandes MCRC, Lima EMCX, Carvalho AO
Saúde - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a zircônia ultra translúcida. Realizou-se um levantamento bibliográfico de artigos disponíveis no banco de dados Medline (PubMed) que versavam sobre o tema. Para tanto, foram utilizados os seguintes descritores (MeSH): "translucent zirconia", "monolithic zirconia" e "ultra translucent zirconia". Os artigos selecionados respeitaram a linha do tempo de 2010 a 2020, no entanto, alguns estudos anteriores a essa data foram eleitos a fim de contextualizar o histórico do material. Após a leitura dos resumos, foram excluídos os artigos que não abordavam sobre a temática. Assim, foram selecionados 36 artigos no idioma inglês para elaboração desta revisão. Os trabalhos selecionados descrevem as propriedades ópticas e mecânicas da 5Y-PSZ, o que permitiu a organização da revisão com estes subtemas. A literatura aponta que a composição química deste material com maior introdução da fase cúbica proporciona translucidez superior às demais zircônias, todavia, a sua resistência flexural diminuiu consideravelmente quando comparada às zircônias estabilizadas com 3 mol % de ítria.
Pode-se concluir que houve uma melhora nas propriedades ópticas da 5Y-PSZ e, apesar da sua resistência flexural ter reduzido, é possível o uso desta zircônia em restaurações unitárias posteriores e anteriores. Entretanto, por ser um material novo, faz-se necessário a realização de mais estudos que avaliem suas propriedades e sua eficácia no uso clínico.