RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0789 a PN0796 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


PN0789 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Qualidade de vida e expectativa de idosos portadores de overdentures retidas por implante único
Meira IA, Pinheiro MA, Barreno AHC, Moraes M, Rodrigues Garcia RCM
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo clínico pareado comparou a qualidade de vida relacionada à saúde oral (QVRSB) e a satisfação de idosos portadores de próteses totais (PTs) e overdentures mandibulares retidas por implante único (OUIs). A expectativa dos idosos com relação às OUIs também foi avaliada. Foram selecionados 22 idosos, apresentando altura óssea mandibular na região mais reabsorvida entre 11 a 20 mm. Inicialmente, os participantes receberam novas PTs, e após 2 meses de uso, as variáveis foram avaliadas. A QVRSB foi verificada por meio do questionário Dental Impacts on Daily Living. A satisfação dos idosos com as novas PTs e as expectativas relacionadas às OUIs foram examinadas com o instrumento de satisfação da McGill. Em seguida, os voluntários receberam um implante na região anterior da mandíbula, e as PTs mandibulares foram convertidas em OUIs. Após 2 meses de uso das OUIs, as variáveis foram reavaliadas. Por fim, o nível de expectativa dos idosos com relação às OUIs foi subtraído da satisfação após o uso das mesmas para cada aspecto avaliado, resultados ≥ 0 indicaram que as expectativas foram atendidas. Observou-se aumento na QVRSB nos domínios de desempenho geral e de alimentação e mastigação (p<0,05). A satisfação dos idosos quanto à estabilidade, retenção e mastigação (p<0,05) após a instalação das OUIs também aumentou (p<0,05). As expectativas quanto ao uso das OUIs foram altas e atendidas no aspecto geral, na estética e na habilidade de falar e higienizar (p<0,05).
Portanto, a instalação de OUIs melhora QVRSB, a satisfação dos idosos e atende a maioria das suas expectativas.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/23013-4)
PN0790 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Does palate coverage influence oral stereognosis? A systematic review
Ferreira GF, Gadonski AP, Marañón-Vásquez G, Maia LC, Rodrigues Garcia RCM
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Complete denture wearers present reduced sensory function when compared to dentate patients due to the absense of periodontal receptors. However, the role of the palatal receptors on oral stereognosis ability (OSA) is still unclear. This Systematic Review focused to answer: "Is there a difference in OSA, in dentate or toothless subjects, between those who use and do not use a palate coverage?". This study was prepared according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols guidelines and registered in the International Prospective Register of Systematic Reviews (CRD42021225332). 8 main databases and the Open Gray literature were searched through September 2020 to identify clinical trials comparing OSA in dentate and/or edentate patients, using conventional or on implants prostheses, or those using palatal devices. A total of 153 studies were identified, and 99 had their titles and abstract read. 30 articles were read in full, and 12 were included in this review according to the eligibility criteria. The risk of bias was assessed with the Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Tools, and the quality of evidence was tested by using the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation approach. 4 studies had a low risk of bias, and 8 had a moderate risk of bias. Shortly after the installation of prostheses, OSA is not influenced. However, their long-term use improved the oral sensory function.
OSA is influenced by palatal coverage in long term use of prostheses, with improvement of the oral sensory function.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0792 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Efeito do envelhecimento nas propriedades mecânicas de diferentes resinas utilizadas na confecção de restaurações provisórias
Piza MMT, Gutierres E, Lopes ACO, Campos TMB, Bergamo E, Bonfante EA
Prótese e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do envelhecimento no módulo de elasticidade e resistência à flexão de diferentes compósitos utilizados para restaurações provisórias. Foram testadas as resinas: bisacrílica Tempsmart (GC) e Yprov (Yller), acrílica convencional Alike (GC) e Dêncor (Clássico), acrílica para CAD/CAM TelioCAD (Ivoclar) e para impressão Cosmos (Yller). Uma matriz de aço foi utilizada para confecção dos espécimes de resina acrílica convencional e bisacrílica (25x2x2mm). Os espécimes fabricados por usinagem ou impressão seguiram as mesmas dimensões. O envelhecimento foi conduzido em termociclagem de 5ºC a 55ºC, por 5000 ciclos. O módulo de elasticidade e a resistência à flexão foram determinados através de teste de resistência à flexão de três pontos em máquina de ensaio universal, com taxa de aplicação de carga de 0,75 mm/min (ISO 4049). Tempsmart apresentou maior módulo de elasticidade (1,8GPa), seguida por Dêncor, Alike e TelioCAD com valores intermediários (1,5GPa) e Yprov e Cosmos com os menores valores (0,5GPa). Tempsmart e TelioCAD apresentaram maior resistência à flexão (75MPa), seguida por Dêncor, Alike e Cosmos (50MPa) com valores intermediários e Yprov (30MPa) com os menores valores. Tais diferenças entre grupos foram similares após envelhecimento. O envelhecimento não alterou o módulo de elasticidade, porém houve um aumento na resistência à flexão em todos os grupos, exceto para Cosmos.
A composição, o método de processamento e o envelhecimento podem afetar as propriedades mecânicas dos compósitos para provisórios.
(Apoio: CNPq  N° 133427/2020-0  |  FAPs - FAPESP JP  N° 2012/19078-9  |  FAPs - FAPESP EMU  N° 2016/18818-9)
PN0793 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Provável Bruxismo da Vigília e suas Associações em Pacientes Psiquiátricos
Paseto CV, Lima AAS, Petterle RR, Bonotto D, Sydney PBH, Pupo YM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de provável bruxismo em vigília (PBV) e sua associação com sinais clínicos de bruxismo e sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM) em pacientes psiquiátricos. A amostra foi composta por 123 participantes, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos. Destes, 73 eram pacientes em regime de internamento em 3 hospitais psiquiátricos (grupo experimental) e 50 indivíduos saudáveis (grupo controle). Todos foram avaliados através de exame físico, para observar a presença de sinais clínicos de bruxismo (desgate dentário, endentações na mucosa, lábios e/ou língua, hipertrofia do músculo masseter) e de um questionário destinado a avaliar a presença de sinais e sintomas de DTM. Informações sobre medicações em uso e o motivo do internamento também foram coletadas. Não houve diferença estatística quanto à prevalência de PBV (p=0,20) entre os grupos experimental (85%) e controle (74%), nem quanto a presença de sinais e sintomas de DTM (p=0,09). No entanto, pacientes psiquiátricos com PBV apresentaram mais sinais e sintomas de DTM, hipertrofia de masseter, desgaste dentário, endentação de língua e mucosa jugal. Considerando o grupo experimental, a associação de PBV com o motivo do internamento não foi significativa.
Concluiu-se que o bruxismo em vigília é uma condição prevalente, independente da população, mas que os pacientes psiquiátricos apresentam mais consequências desta atividade, como sinais clínicos de bruxismo.
PN0794 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Avaliação da qualidade de vida de pacientes com anoftalmia unilateral, reabilitados com prótese ocular, utilizando o WHOQOL - bref
Souza MC, Barros LM, Silva HM, Souza DCF, Silva RBV, Ramos GG
Pós-graduação - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida de 22 pacientes usuários de prótese ocular unilateral (casos), comparada a 28 pacientes controles, sem anoftalmia ou outras alterações craniofaciais, que foram convidados a responder o questionário WHOQOL - bref. Foi utilizado o teste exato de Fisher (p<0,05) e o χ² (intervalo de confiança de 95%), para a comparação dos parâmetros entre os grupos. A média de idade foi de 47,4 anos para os casos e de 44,8 anos para os controles; em ambos os grupos as mulheres predominaram, perfazendo 61,9% dos casos e 67,9% dos controles. Uma maior proporção dos controles considerou ter pouco dinheiro para satisfazer suas necessidades (p=0,0152), mais insatisfação com seu meio de transporte (p=0,0063), com acesso a serviços de saúde (p=0,0397), e menos energia para atividades do dia a dia (p=0,0518). Além disso, uma significativa maior porcentagem destes pacientes respondeu que sua vida tem pouco sentido (p=0,0518) em relação aos casos. Estes, por sua vez, relataram menor frequência de sentimentos negativos (p=0,0152), maior satisfação com o apoio de amigos (p=0,0302), maior qualidade do sono (p=0,0220) e melhor aproveitamento da vida (p=0,0305). Para a maioria das demais facetas do questionário, não houve diferença significativa entre os grupos.
Concluiu-se que pacientes reabilitados com prótese ocular não demonstraram pior qualidade de vida em relação aos controles, sendo que também obtiveram escores mais altos em alguns parâmetros avaliados pelo instrumento, ressaltando o importante papel da reabilitação protética ocular.
PN0795 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Eficácia da terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento de candidose oral em camundongos infectados com biofilme misto
Sousa TV, Jordão CC, Barbugli PA, Pavarina AC
Reabitação Oral - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A candidose é uma infecção resultante da adesão e penetração de Candida spp. nos tecidos orais. Candida albicans é a espécie mais prevalente, seguida de Candida glabrata. Essas espécies têm sido isoladas em infecções orais de espécies mistas e são mais graves e difíceis de tratar uma vez que cepas de C. glabrata apresentam menor susceptibilidade aos agentes antifúngicos azólicos. Dessa forma, têm se buscado estratégias alternativas para inativação de Candida spp., como a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT). O objetivo do estudo será avaliar in vivo a eficácia da aPDT no tratamento de candidose oral induzida em camundongos infectados com C. albicans e C. glabrata. A eficácia do tratamento será avaliada por meio da contagem de colônias viáveis, análise macroscópica e histológica das lesões. Para isso, serão inoculados C. albicans (107 células/mL) e C. glabrata (109 células/mL) e, estabelecida a infecção, os animais serão tratados por 5 dias consecutivos, sendo: grupo aPDT (PDZ+LED+); utilização do Photodithazine® (PDZ;200 mg/L) associado à luz LED de (50 J/cm2); somente com LED (PDZ-LED+), apenas com PDZ (PDZ+L-); tratamento com antifúngico Nistatina (NIS); ou não serão submetidos a nenhum tratamento (PDZ-LED-). Haverá um grupo de animais saudáveis (CNI).
Após os cinco dias de tratamento será feita a recuperação das espécies de Candida seguido de plaqueamento em meio CHROMagar, e o número de UFC/mL será determinado. Também será realizada a análise macroscópica e histológica das lesões. Os resultados serão analisados pelo método estatístico mais apropriado.
(Apoio: CAPES  N° 47721)
PN0796 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Desenvolvimento de blocos pré sinterizados de compósito Al2O3 e ZrO2 para próteses de sistema CAD/CAM
Lopes ACO, Benalcázar-Jalkh EB, Bergamo E, Genova L, Monteiro KN, Cesar PF, Coelho PG, Bonfante EA
Prótese Dentária e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem por objetivo inovar no processamento de compósitos policristalinos em forma de blocos pré-sinterizados com alumina reforçada por zircônia (ZTA - zirconia toughened alumina) para sistemas CAD/CAM utilizados na área odontológica que ressaltem as melhores características tanto da alumina quanto da zircônia oferecendo materiais com resistência mecânica melhorada em relação à alumina e resistente à degradação em baixa temperatura. Dois pós granulados de Y-TZP e Alumina foram utilizados como matéria prima e homogeneizados em um moinho de fricção por 4 horas com esferas de alumina de alta pureza para fabricação do compósito de ZTA (Al2O3-80% / ZrO2-20%). Após a etapa de prensagem uniaxial e isostática as amostras foram pré-sinterizadas em um forno elétrico a 1100°C por 1 h, para serem usinados e posteriormente sinterizadas em forno elétrico a 1600°C por 1 h. Após usinagem, sinterização, conformação e polimento, três espécimes adicionais foram caracterizados por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios X (DRX). O método proposto foi capaz de sintetizar um compósito ZTA em forma de blocos pré-sinterizados adequados para serem usinados em um sistema comercial CAD-CAM. O MEV mostrou análises morfológicas de uma superfície densa para compósitos ZTA.
Poucos defeitos microestruturais foram observados através da superfície e são considerados intrínsecos ao processamento do material cerâmico.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/14798-0, 2012/19078-7, 2016/18818-8  |  CNPq  N° 141947/2019-5, 304589/2017-9, 434487/2018-0  |  CAPES  N° COD. 001)
PN0791 - Painel Efetivo
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Caracterização das propriedades físicas e mecânicas de um compósito policristalino ATZ infiltrados por vidro
Bergamo E, Campos TMB, Lopes ACO, Benalcázar-Jalkh EB, Genova L, Melo RM, Ramos NC, Bonfante EA
Prótese e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a microestrutura, o conteúdo cristalino e as propriedades ópticas e mecânicas de um compósito policristalino, zircônia reforçada por alumina (ATZ). Discos cerâmicos foram obtidos por prensagem uniaxial (1148 Kgf/cm2) e isostática (2110 Kgf/cm2) de um pó de ATZ (n=80). Metade dos discos foram pré-sinterizados a 1350°C/1h e infiltrados com vidro. Os discos foram sinterizados a 1550°C/2h. O conteúdo cristalino foi avaliado por difração de raios X (DRX) e a microestrutura por microscopia eletrônica de varredura (MEV). As propriedades ópticas foram determinadas pelo cálculo da razão de contraste (RC) e parâmetro de translucidez (PT) (teste t-Student, p<0.05). As propriedades mecânicas foram avaliadas por testes de resistência à flexão biaxial (distribuição de Weibull, IC 95%). DRX e MEV revelaram um conteúdo cristalino típico de ATZ, zircônia tetragonal e alumina, e uma matriz policristalina densa. MEV do ATZ pré-sinterizado revelou uma superfície porosa, adequada para infiltração de vidro. MEV e DRX do ATZ infiltrado e seccionado revelaram um conteúdo vítreo relativamente alto na superfície (100 m), que gradualmente consistiu em uma matriz de ATZ pura; bem como, os espectros indicaram um alto conteúdo monoclínico na interface. O ATZ infiltrado demonstrou maior translucidez em relação ao material controle (aumento de 0,80 no PT). A resistência característica foi significativamente maior (1334 MPa) para o ATZ infiltrado em relação ao material controle (956 MPa).
A infiltração de vidro no ATZ melhorou as propriedades físicas e mecânicas do sistema.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/08693-1  |  FAPs - Fapesp  N° 2019/08693-1  |  FAPs - Fapesp  N° 2012/19078-7  |  FAPs - EMU Fapesp  N° 2016/18818-8  |  FAPs - Fapesp  N° 2012/19078-7  |  FAPs - EMU Fapesp  N° 2016/18818-8)