RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PE040 a PE047 ]
 7 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 7


PE040 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Impacto da Pandemia da COVID-19 na Saúde Mental e na Motivação Acadêmica entre Estudantes de Odontologia Durante o Ensino Remoto
Limeira FIR, Guiomarino-Neto AB, Cruz PF, Abrantes VO, Oliveira CS, Galdino TM, Arantes DC
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar o impacto da COVID-19 na saúde mental e na motivação acadêmica entre estudantes de odontologia. Estudo transversal, realizado na Faculdade Alfa Unipac, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, entre julho e agosto de 2020. Um questionário foi hospedado no Google Forms abordando: aspectos sóciodemográficos; questões sobre a pandemia e o ensino remoto; itens da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e da Escala de Motivação Acadêmica. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (4.114.334). Dos 137 alunos matriculados, 120 participaram, 75,8% do sexo feminino e com média de idade de 23,35 ± 6,07. Algum nível de depressão, ansiedade e estresse foi observado em 64,2%, 67,5% e 61,7% dos alunos, respectivamente. Estudantes do sexo feminino mostraram maiores escores de depressão, ansiedade e estresse (p < 0,05). Aqueles com medo da COVID-19 ou que possuíam um amigo ou familiar diagnosticado com a doença também apresentaram maiores escores de depressão, ansiedade e estresse (p < 0,05). A insatisfação com o ensino remoto mostrou escores de depressão e estresse elevados (p < 0,05). Estudantes com medo da COVID-19 mostraram-se mais desmotivados (p ≤ 0,05). A motivação intrínseca foi menor (p < 0,05) em estudantes insatisfeitos com o ensino remoto e que já haviam apresentado diagnóstico positivo de COVID-19. Estudantes cujos amigos e familiares já haviam apresentado a doença mostraram-se com menor motivação (p ≤ 0,05).
Concluiu-se que a pandemia da COVID-19 possui um impacto na saúde mental e na motivação acadêmica entre estudantes de odontologia.
PE041 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Modelo de atividade extracurricular para divulgação científica em saúde bucal: desenvolvimento metodológico
Schmitt JDC, Pereira KKY, Morosolli ARC, Shinkai RSA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O acesso à informação e ao conhecimento foi facilitado pelo amplo uso de mídias sociais e internet, mas a divulgação sobre saúde deve ser qualificada, e o conteúdo e a linguagem devem ser adequados ao público-alvo. Este trabalho objetivou desenvolver um modelo de atividade extracurricular para produção de vídeos curtos de animação, para informar o público geral sobre saúde bucal. O trabalho foi realizado por uma aluna de graduação em Odontologia, bolsista de IC, através das etapas: 1) Fundamentação em divulgação científica e odontologia baseada em evidências, 2) Treinamento de ferramentas de pesquisa e produção de vídeo; 3) Mapeamento de temas em saúde bucal para adultos e idosos; 4) Desenvolvimento de roteiro, com pesquisa bibliográfica; 5) Produção do vídeo inicial; 6) Revisão por docentes e finalização do vídeo. De janeiro a abril de 2021, foram elaborados 4 vídeos curtos (até 4 min) sobre clareamento dentário, saúde gengival, saúde bucal na gravidez e exame radiográfico. O conteúdo foi elaborado a partir de material para pacientes disponível no site da American Dental Association. O texto foi traduzido, adaptado e organizado em formato de roteiro, e o vídeo foi desenvolvido na plataforma Powtoon, exportado em formato mp4 e publicado no canal YouTube para compartilhamento (Facebook). Os vídeos também podem ser exibidos aos pacientes durante atendimento clínico ou na sala de espera.
Este modelo de atividade para divulgação científica é viável e pode ser replicado em larga escala, para que a orientação profissional chegue ao público de modo simples e confiável.
PE042 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

O impacto da Covid-19 nos alunos de graduação de odontologia e a perspectiva de retorno às atividades presenciais
Silva TC, Figueiredo CPS, Freitas LVB, Carvalho PL
Dentística Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos desta pesquisa foram analisar os fatores emocionais adquiridos por estudantes do curso de odontologia no período pandêmico COVID-19 e as influências relacionadas ao retorno das atividades presenciais. O tipo de Pesquisa é observacional, transversal e analítica, realizada em uma universidade pública do estado do Pará. Foi aplicado na comunidade acadêmica um questionário de pesquisa, próprio, validado pelo comitê de ética da Universidade Federal do Pará, por um período de 3 meses (novembro de 2020 a janeiro de 2021). Para a análise foi pelo programa Excel, estatísticas Kappa e o teste Qui-quadrado exibidos por frequência e porcentagem. Participaram da pesquisa 188 alunos de odontologia. Os resultados obtidos na pesquisa foram de acordo com a hipótese gerada pelos pesquisadores, cerca de 19,2% e 3,7%, apresentaram crises emocionais elevando-as no período de confinamento. Quanto as expectativas para o atendimento, houve aumento de estado opressivo de crises psíquicas (ansiedade, estresse, raiva, medo), consideradas influentes na cognição dos traços comportamentais durante o atendimento pós pandemia.
O estudo identificou que as alterações emocionais adquiridas no surto pandêmico desencadearam impacto negativo no rendimento estudantil, todavia, a sintomatologia depressiva esteve expressa em acadêmicos concluintes.
PE044 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Massive Open Online Course (MOOC): ofertas de cursos online gratuitos em Odontologia antes e após a pandemia de Covid-19
Huanca CM, Garrido D, Maia MFL, Oliveira AEF, Haddad AE
Ortodontia e Odontopediatria - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os Massive Open Online Courses (MOOCs) são cursos online, gratuitos e sem limites de participantes. Prestigiadas universidades oferecem MOOCs em diversas áreas. Estas características facilitam a ampliação do acesso ao conhecimento. A necessidade do ensino remoto desencadeada pela pandemia da COVID-19 incentiva a maior utilização das tecnologias para o ensino na saúde. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa dos MOOCs na Odontologia, comparada entre antes e após a pandemia de Covid-19. Pesquisa exploratória, descritiva, analítica, desenvolvida online nas plataformas dos MOOCs para a extração dos dados sobre as ofertas de cursos. Como critério de exclusão, os cursos self-paced não foram analisados. Foram identificados 32 MOOCs na área de Odontologia. 21 MOOCs foram elegíveis para esta revisão com temáticas variadas (cariologia, radiologia, biomateriais, farmacologia, semiologia, implantodontia, ortodontia, endodontia, saúde bucal da gestante, entre outros temas). Desses, 16 MOOCs foram ofertados a partir de 2013, sendo 7 MOOCs oferecidos por IES do Brasil, China e Colômbia. Em 2020, 9 novos cursos foram ofertados após o início da pandemia, 4 cursos estão hospedados na plataforma Coursera, 3 MOOCs são em inglês e 4 cursos são brasileiros ofertados pela UNASUS-UFMA.
Pode-se concluir que os MOOCs na Odontologia tiveram aumento significativo em suas ofertas após o início da pandemia, com potencial para oferecer oportunidades diversas para expandir o conhecimento dos interessados na formação complementar e educação continuada.
(Apoio: CNPq  N° 134283/2017-1)
PE045 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Experiência de estudantes de graduação e pós-graduação em odontologia em relação ao ensino mediado por tecnologia durante a Covid-19
Vieira MCSS, Volpato GH, Didier VF, Almeida-Pedrin RR, Conti ACCF, Oltramari PVP, Almeida MR, Fernandes TMF
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo objetivou avaliar a experiência dos estudantes de Odontologia em relação ao ensino mediado por tecnologia (e-learning) durante a COVID-19. Um questionário elaborado usando google forms foi disponibilizado por meio de rede social para alunos de graduação (GS) e pós-graduação (PGS) em Odontologia de todas as regiões do Brasil. Após o consentimento, os participantes responderam 32 perguntas sobre dados demográficos, sociais, acesso e experiência ao tipo de ensino durante a pandemia. O questionário foi aplicado de 25/06/2020 a 24/07/2020. Os dados foram descritos em tabelas por frequência absoluta e frequência relativa (%). A amostra foi de 526 alunos, sendo 266 GS e 260 PGS, e média de idade de 22,58 (GS) e 30,33 (PGS). Observou-se que 95,9% dos GS e 78,5% dos PGS estão tendo algum tipo de atividade on-line, sendo que a maioria (89,5% GS e 78,1% PGS) tem facilidade de acesso às aulas. A realização de atividades durante a pandemia foi considerada importante para a maioria dos alunos (79,7% GS e 90,8% PGS). Contudo, foi registrada a insatisfação com o método e-learning (51,9% GS e 21,5% PGS) e poucos (3,8% GS e 7,3% PGS) recomendariam muito a outras pessoas. A maior parte dos alunos se concentra por no máximo 1 a 2 horas e a sobrecarga de atividades foi sentida de alguma forma em mais de 95% dos alunos.
Os participantes consideram importante o e-learning neste período, porém encontram-se insatisfeitos, não conseguem permanecer muito tempo concentrados nas atividades e sentem-se sobrecarregados, o que pode afetar a qualidade de vida dos estudantes e a aprendizagem.
PE046 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Percepção dos estudantes de odontologia sobre a contribuição de uma disciplina extramuros para sua formação profissional
Duval TPG, Perazzo MF, Pordeus IA, Vasconcelos M, Ferreira FM, Paiva SM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos estudantes do curso de Odontologia da UFMG sobre sua vivência na disciplina de Estágio em Ações Coletivas I (EAC I). A EAC I tem por princípio proporcionar aos estudantes a experiência in loco da Educação Baseada na Comunidade. Os acadêmicos responderam a questionário estruturado com questões múltipla-escolha e organizado em dois eixos: (1) dados sociodemográficos e (2) percepção sobre a disciplina. A análise estatística foi descritiva e realizada no programa SPSS. Participaram do estudo 139 estudantes com média de idade de 21,2 anos, sendo 66,2% mulheres. Dentre os graduandos 99,3% eram solteiros, 92,1% não trabalhavam e 32,4% possuíam renda familiar entre 3 e 6 salários-mínimos do Brasil. A expectativa inicial com a disciplina foi considerada 'mediana' para 60,4% dos graduandos. Após o seu término, 61,9% tiveram uma percepção 'alta' quanto ao aprendizado proporcionado, 83,5% relataram que tiveram um desempenho 'alto' ou 'muito alto', 64,8% avaliaram que a disciplina teve 'elevada' importância na formação do Cirurgião Dentista (CD), 76,3% acreditavam que as atividades de educação em saúde tiveram impacto 'elevado' nas escolas de ensino fundamental e 63,3% não esperavam cursar uma disciplina como EAC I quando ingressaram no curso.
Apesar dos estudantes inicialmente desconhecerem o processo de ensino-aprendizagem proporcionado pela disciplina; após o seu curso as ações de educação e promoção da saúde direcionadas à população infantil foram positivas para a comunidade escolar bem como para sua formação como CD.
PE047 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Associação entre satisfação com o curso de Odontologia, satisfação com a vida, fatores sociodemográficos e profissionais
Santos AMC, Perazzo MF, Pordeus IA, Granville-Garcia AF, Paiva SM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre satisfação com o curso de Odontologia, satisfação com a vida, fatores sociodemográficos e profissionais. Foi realizado um estudo transversal com 512 estudantes de Odontologia matriculados na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Essa amostra corresponde a 80% do total da população estudada e através da mesma foi possível levantar um perfil representativo de todos os dez períodos da faculdade. Os participantes responderam a Escala de Satisfação com a Vida (ESV) assim como um questionário abordando a satisfação com o curso, dados sociodemográficos e outros fatores relacionados ao curso e à carreira. Foram realizadas análise descritiva dos dados e regressão logística múltipla usando o programa SPSS. A maioria dos participantes era do sexo feminino (73,2%), solteiros (99,8%) e com média de idade de 21,77 (+2,71) anos. A renda familiar de 52,2% dos indivíduos era superior a três salários-mínimos brasileiros. A análise multivariada revelou que a satisfação com o curso estava associada com satisfação com a vida (OR=0.91; IC 95% 0,87-0.94) e com a perspectiva de mercado de trabalho (OR=2,44; IC 95% 1,36-4,40).
Conclui-se que estudantes satisfeitos com a vida e otimistas em relação ao mercado de trabalho apresentam alta satisfação com o curso de Odontologia. Os fatores sociodemográficos não demostraram influência na satisfação com o curso.
(Apoio: CAPES)