Aplicativo móvel no ensino de patologia bucal: uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem
Moraes ATL, Oliveira TL, Chemelo GP, Guimarães LHS, Pinheiro JJV
Faculdade de Odontologia da Ufpa - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os dispositivos móveis se fazem presentes no cotidiano de milhares de pessoas, e sua inserção no processo de ensino e aprendizagem vem ganhando cada vez mais espaço. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo à criação de um aplicativo móvel que auxiliará no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de patologia bucal para os alunos de graduação dos cursos de odontologia. Para realização do mesmo, o projeto foi submetido e aprovado no Comitê de Ética. Em seguida, foi criado um banco de 70 questões, baseando na leitura pertinente. A estrutura do aplicativo (app) foi construída por meio Framework React Native, usando a linguagem de programação JavaScript. O mesmo é compatível com os sistemas operacionais IOS e android e sua formatação e layout foram desenvolvidos visando o fácil acesso dos usuários aos conteúdos. O app já se encontra disponível na loja google play store para os usuários do sistema android, sem custo de download. O jogo denominado "Pathology" é um quiz que reúne perguntas e respostas das principais patologias abordadas em sala de aula, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem dessas doenças Assim, acredita-se que com a criação desse aplicativo, o estudo de patologia bucal, tornara-se mais prazeroso e eficiente, visto que os alunos seriam inseridos em um ambiente virtual que faz parte do cotidiano. Ademais, sua viabilização será fundamental para a formação desses alunos visto que o mesmo contém assuntos importantes não só para sua vida acadêmica, mas também, para sua vivência profissional.PE026 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Avaliação dos protocolos de atendimento aos usuários de uma clínica odontológica de ensino durante a pandemia: resultados preliminares
Segato APZ, Rosa SV, Gonçalves JRSN, Rodrigues AOLJ, Saurin LG, Fonseca MA, Corrêa EG, Rocha JS
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O intuito desta pesquisa foi avaliar os protocolos de biossegurança e da prática de humanização no atendimento odontológico durante a pandemia causada pela COVID-19, sob a ótica dos usuários, de uma universidade privada da cidade de Curitiba. É um apuramento parcial de um estudo transversal, envolvendo uma amostra de 170 pacientes atendidos pelos acadêmicos de Odontologia da Clínica Odontológica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Foi utilizado um questionário semi-estruturado para coleta de dados sociodemográficos, de segurança nos cuidados tomados para prevenção de infecção pelo COVID-19 e satisfação durante o atendimento odontológico. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva utilizando o software SPSS 25.0 (Parecer do Comitê de Ética da PUCPR no 4.137.950). Sobre a satisfação do atendimento na clínica, 94,1% relataram estar satisfeitos com o atendimento recebido e que se sentiram acolhidos pela dupla que os atendeu. Dos cuidados em relação à prevenção de contaminação, 85,9% dos pacientes afirmaram que os alunos explicaram qual seriam as medidas de segurança para prevenção e 97,1% relataram que se sentiram seguros durante o atendimento, sendo que 98,2% dos pacientes disseram que voltariam para nova consulta. Os protocolos de biossegurança e humanização do atendimento aos usuários da Clínica Odontológica da PUCPR permitem que os pacientes se sintam seguros e acolhidos durante os atendimentos em meio à pandemia de COVID-19.PE027 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Perfil de egressos de um Mestrado Profissional em Odontologia
Costa LA, Tunes UR, Reis SRA, Medrado ARAP
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Atualmente tem havido uma crescente demanda por mestrados profissionais. Contudo, o impacto desta modalidade de Pós-graduação stricto sensu na sociedade ainda é incipiente. O presente estudo objetivou caracterizar o perfil dos egressos de um mestrado profissional em Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior privada, acerca da sua inserção no mercado de trabalho, remuneração e produção técnico-científica. Tratou-se de um estudo retrospectivo, de corte transversal. Foram utilizadas como estratégias de busca dos egressos, redes sociais, número de telefones fixo e móvel, e-mail pessoal e institucional. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado elaborado pelos pesquisadores, nos formatos físico e eletrônico e estes foram tabulados em uma tabela unidimensional de frequência, a partir da qual foram identificados os seus respectivos percentuais. Foi constatado que 71,8% dos egressos respondeu aos questionários enviados. A maioria dos egressos conseguiu se inserir na sociedade de forma destacada, pois, 62,1% ingressou em atividades relacionadas à docência, 86,5% publicaram a sua pesquisa sob a forma de artigo cientifico e, 28,7% e 55,4% tem participado em atividades do setor público e privado, respectivamente. Conclui-se que o mestrado profissional representa uma modalidade de Pós-graduação que propicia ao egresso uma formação tecnicamente qualificada, caracterizando-se como uma prática avançada e transformadora, com vistas à melhoria na sociedade. Os resultados deste estudo demonstraram que a grande maioria dos egressos conseguiu se inserir na sociedade de forma destacada, com uma série de recursos humanos qualificados para as atividades docentes, de pesquisa e técnicas visando ao atendimento dos setores público e privado. Conclui-se que o mestrado profissional é uma modalidade de Pós-graduação que propicia ao egresso uma formação tecnicamente qualificada, caracterizando-se como uma prática avançada e transformadora, com vistas à melhoria na sociedade. (Apoio: FUNDAÇÃO BAHIANA PARA DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS - FBDC N° 02)PE028 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Análise do desempenho dos estudantes de odontologia em três metodologias de avaliação
Silva PS, Amaral DC, Cruvinel DR, Mundim MBV, de Rezende Barbosa GL, Gomes CC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo dessa pesquisa foi analisar se os resultados obtidos por 179 estudantes em três metodologias de avaliação (teórica, prática clínica e Exame Clínico Objetivo Estruturado - OSCE) empregadas nas disciplinas de clínicas integradas de um Curso de Odontologia apresentam similaridade, bem como analisar a evolução do desempenho de 33 estudantes de uma mesma turma quando cursaram o 5º, 6º, 7º e 8º período. A partir das médias obtidas pelos estudantes em cada metodologia de avaliação, as análises comparativas foram realizadas. Os resultados mostraram que há similaridade entre as avaliações teóricas e OSCE, os quais diferem significativamente dos resultados obtidos na avaliação prática clínica. Ao se comparar o desempenho dos 33 estudantes nos diferentes períodos, os resultados apontaram diferença estatisticamente significante nas avaliações teóricas entre 7º e 8º (p ≤ 0,001), havendo uma evolução positiva dos estudantes entre esses semestres. Entre o 5º e 7º, foi observada uma queda no desempenho dos estudantes na avaliação teórica. Quanto ao desempenho dos estudantes na avaliação prática clínica, as diferenças significantes se mostraram positivas entre 6º e 7º/ 8º. Entre 5º e 6º foi observada uma queda no desempenho dos estudantes na avaliação prática. A mesma análise na avaliação OSCE apresentou-se positiva entre 6º e 7º/ 8º, e com queda no desempenho entre 5º e 6º. A partir dos resultados apresentados nesse estudo, deve-se considerar algumas alterações no sistema de avaliação, se atentando para o valor educacional do mesmo.PE029 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Educação interprofissional articulada à formação do cirurgião-dentista no Brasil: compreensão da percepção de estudantes de odontologia
Olsson TO, Toassi RFC
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo buscou compreender como a Educação Interprofissional (EIP) se articula à formação do cirurgião-dentista em uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Estudo qualitativo fenomenológico. Amostra intencional constituída por estudantes de graduação em Odontologia que concluíram atividade de EIP. Instrumento online com questões abertas e entrevistas semiestruturadas foram utilizados para produção de dados. O material textual transcrito foi interpretado pela análise de conteúdo. Participaram do estudo 41 estudantes. A característica predominantemente uniprofissional do currículo foi evidenciada. Atividade de EIP foi oferecida como disciplina eletiva e destacou-se por acontecer em cenários de prática da Atenção Primária, junto às equipes e usuários. Estudantes perceberam nas práticas da atividade aprendizados sobre trabalho em equipe e conhecimentos sobre a rede de atenção à saúde que se articulavam ao currículo do curso. Consideraram sua importância por possibilitar o reconhecimento/valorização entre diferentes profissões da saúde, integração/ compartilhamento de saberes, relações menos hierarquizadas, empatia com usuários/famílias e reduzir estereótipos. Barreiras relacionadas à característica eletiva da atividade de EIP e dificuldades na comunicação e conexão entre saberes de diferentes núcleos profissionais foram observadas. Para os estudantes, a EIP não deve ser uma experiência voluntária na graduação e nem oferecida no fim do curso. Atividades interprofissionais são recomendadas na formação do cirurgião-dentista. (Apoio: Bolsa de Iniciação Cientifica BIC-UFRGS N° 30517)PE030 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
O estágio nos tempos de Covid-19. uma prática inovadora em estágios em saúde coletiva no modelo presencial e remoto: relato de experiência
Barbosa CPA, Marques TCN, Silva EB, Cral WG, Lisboa CO, Bezerra ACB
Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Em março de 2020, começou a se alastrar o vírus SARS-CoV-2 levando a alterações profundas no modo de viver e estudar. Tendo a odontologia um alto risco de contaminação em suas práticas, se fez necessário o desenho de um modelo de estágio que permitisse a atuação de ensino presencial e remoto em segurança. O discente foi livre para escolher a modalidade que lhe aprouve. Ambos os modelos de estágio ocorreram nas mesmas instituições de apoio ao menor em situação de vulnerabilidade social e Unidades Básicas de Saúde no DF. Houve intenso treinamento em biossegurança. As práticas remotas foram programadas para que espelhassem as atividades desenvolvidas no estágio presencial. Elas consistiam em palestras educativas e escovação supervisionada pareadas com atenção remota à grupos comunitários e produção de vídeos educativos e e-books personalizados em relação às dúvidas e necessidades da comunidade. Houve campanhas filantrópicas por todo o ano. A avaliação de saúde bucal foi pareada com realização de questionários de saúde on-line, todos seguindo a metodologia da Organização Mundial de Saúde. Atendimentos preventivos e restauradores baseados na Técnica Restauradora Atraumática (ART) pareados à Resolução de Casos Clínicos e práticas de ART em manequim. As atividades presencias clínicas ocorreram no sistema de rodízio com grupos de 10 alunos. Participaram 573 estagiários e 8 professores. Conclui-se que o ensino remoto foi um grande aliado na educação possibilitando o treinamento e aprendizagem do estagiário frente às dificuldades inusitadas de um momento pandêmico.PE031 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Abordagem interdisciplinar em assistência odontológica à pessoa com deficiência no estágio curricular
Silva KLB, Moraes DA, Genari B, Degrazia FW, Prado CC, Marques TCN, Silva EB
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Componente Estágio Curricular Supervisionado em Pacientes com Necessidades Especiais pertencente à matriz curricular do Curso de Odontologia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), para acadêmicos do último ano de graduação em Odontologia, promove junto aos acadêmicos de Psicologia a elaboração de uma atenção interdisciplinar destinada à pessoa com deficiência (PCD). O presente trabalho visa apresentar por meio de relato de experiência o modelo de atenção compreendendo a reabilitação da saúde bucal e o bem-estar psicológico do indivíduo interferindo diretamente na sua qualidade de vida. O roteiro para essa construção é iniciado com a apresentação da atividade com duração aproximada de 30 minutos, na sequência é desenvolvida a roda de conversa entre os acadêmicos de psicologia e os pacientes na sala de espera da Clínica Escola de Odontologia, simultaneamente em laboratório é realizado um fórum denominado round de casos onde são discutidos pelos trios de alunos da Odontologia o caso clínico acompanhado durante o semestre, viabilizando o estudo de estratégias para elaboração de planejamentos em saúde. Durante os atendimentos odontológicos os acadêmicos de psicologia realizam a intervenção junto aos pacientes e cuidadores na busca da melhor aceitação do tratamento. A construção deste referencial interdisciplinar tem refletido positivamente na atuação prática clínica dos acadêmicos junto à PCD, demonstrando um crescimento constante do interesse e do conhecimento pelos processos educativos em saúde bucal e humanização do atendimento.