Oficina técnicas de exodontia em cabeça de porco: uma ferramenta didático-pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem em odontolgia
Macedo NF, Reis GES, Costa DJ, Torres-Pereira CC
UNIVERSITÄT BERN
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Programa de Educação Tutorial de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolveu uma oficina voltada para o objetivo de que o aluno de graduação desenvolva a compreensão e a habilidade pré-clínicas da técnica exodôntica. A oficina teve um caráter teórico-prático contando com uma aula expositiva dialogada ministrada por um professor da graduação, membro do corpo docente da disciplina Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais da UFPR que fundamentou conceitos sobre técnicas e com a realização de exodontias em cabeças de porcos frescas. A prática do estudante era realizada após a demonstração das técnicas pelo professor. Além de aprimorar a assimilação e a retenção do conteúdo teórico, a abordagem prática permitiu aos alunos reconhecerem as dificuldades da técnica operatória e se familiarizarem com o instrumental cirúrgico. A oficina foi realizada em um laboratório de ensino pré-clínico, com a participação de 25 alunos da graduação que já haviam cursado as disciplinas de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais I e II. Em devolutiva sobre o impacto da atividade, observou-se opiniões positivas sobre as práticas executadas, em relação ao aperfeiçoamento dos conhecimentos e habilidades para execução segura na rotina acadêmica e profissional. O treino de técnica cirúrgica neste modelo animal mostrou-se viável, de baixo custo e com potencial impacto para as fases de treinamento pré-clínico e também para alunos já com vivência preliminar no atendimento de pacientes. (Apoio: FNDE/MEC-SESu)PE002 - Pesquisa em Ensino
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Aplicação do planejamento vitural e prototipagens nas cirurgias buco-maxilo-faciais
Leal JV, Lubraico AB, Escudeiro EP, Costa RSA, Silva MM, Pereira RS, Mandarino SCA, Silva JR
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A prototipagem é uma técnica que permite construir modelos de estruturas anatômicas com uso de exames imaginológicos e softwares. Foi empregado pela primeira vez na Odontologia em 1987, e desde então é utilizado de diversas formas como um método auxiliar nos procedimentos cirúrgicos Bucomaxilofaciais. O presente trabalho visa a utilização da prototipagem no tratamento de pacientes portadores de lesões patológicas dos ossos gnáticos, evidenciando os possíveis benefícios da técnica. A metodologia consiste em criar protótipos gerados a partir de tomografias computadorizadas dos pacientes, cortadas virtualmente e impressas em impressora 3D, que serão aplicadas no tratamento de pacientes portadores de cistos e tumores dos ossos gnáticos. O custo dos biomodelos e o tempo de pré-dobra da placa é calculado, assim como o custo dos procedimentos cirúrgicos. Também são avaliadas a adaptação da placa e as complicações pós-operatórias. Até o momento, foram realizados quatro casos clínicos com o auxílio da prototipagem dentro dos critérios descritos para a pesquisa. Em todos os casos foram observados uma melhora na adaptação de placas cirúrgicas e economia no tempo cirúrgico ao utilizar a prototipagem rápida, com consequente diminuição do custo hospitalar e diminuição das complicações pós-operatórias. É necessário maior número de procedimentos realizados nestes protocolos, para determinar estatisticamente a real vantagem desta técnicaPE003 - Pesquisa em Ensino
Área:
1 - Anatomia
Digitalização de banco de dentes para desenvolvimento de ferramenta educacional virtual como método auxiliar no ensino
Madeira GF, Souza MS, Andrade LV, Mendes PA, Barros VM
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os bancos de dentes humanos (BDH) surgiram no século XX nas instituições de ensino e apresentam um sistema rígido de organização interna. O objetivo deste trabalho foi realizar a digitalização tridimensional (3D) do BDH da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), proporcionando o desenvolvimento de um aplicativo como ferramenta educacional virtual. Inicialmente, aspectos gerais, dimensões e estruturas anatômicas dos variados grupos de dentes foram revisados. Em seguida, realizadas as etapas de (a) seleção e escaneamento digital, com scanner intra-oral, dos exemplares do BDH e de paciente modelo para representação das arcadas; (b) tratamento digital das imagens 3D obtidas utilizando os softwares livres Autodesk Meshmixer e Microsoft Paint 3D; (c) programação do aplicativo. O aplicativo foi desenvolvido no Android Studio, utilizando linguagem de marcação XML e programação Java, com o framework do próprio Android. A plataforma possibilita navegação pelo conteúdo, com total liberdade de percurso de aprendizagem definido pelo usuário, com identificação das estruturas através de interação 3D e diversos testes de fixação (QUIZ e flashcards) em diferentes níveis de dificuldade, que se adequam ao perfil do usuário de acordo com o seu desempenho, utilizando-se de inteligência artificial. O aplicativo desenvolvido visa contribuir positivamente para os processos de ensino e aprendizagem, através do fácil acesso ao BDH digitalizado, com recursos visuais 3D atrelados ao conteúdo teórico. (Apoio: Fundo de Incentivo à Pesquisa - PUC Minas N° 2020/24793-1S)PE005 - Pesquisa em Ensino
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Implantação do Guia de Biossegurança para Retomada das Atividades Clínicas no Curso de Odontologia da UNAERP, após o surgimento da COVID-19
Messias DCF, Freitas JR, Bruniera JFB, Pitondo-Silva A, Faria PEP, Silva VO, Silva-Sousa YTC, Alfredo E
Curso de Odontologia - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Após o surgimento da COVID-19, a elaboração de protocolo de biossegurança para a retomada do atendimento clínico nos cursos de Odontologia tornou-se imperativo frente ao risco de contaminação e disseminação entre profissionais e pacientes. Na Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, a Comissão de Biossegurança em Odontologia elaborou o Guia de Biossegurança para as atividades clínicas e laboratoriais pós-pandemia da COVID-19. O objetivo neste estudo foi apresentar o protocolo implantado no retorno dos atendimentos clínicos e avaliar a implementação das medidas de biossegurança no período de setembro a dezembro de 2020. O Guia definiu atribuições e ações para o atendimento clínico, dividindo-as em três etapas: Pré-Atendimento (Teletriagem; Triagem presencial; Paramentação; Preparo do equipo); Atendimento (Trios de alunos; Procedimentos recomendados) e Pós-Atendimento (Liberação do paciente; Desmontagem de box; Limpeza e esterilização; Desparamentação). Paralelamente, foram realizadas adequações físicas na clínica, com instalação de divisórias até o teto entre consultórios e troca do sistema de ar-condicionado, respeitando-se as normas técnicas e orientações dos órgãos competentes. No período de setembro a dezembro de 2020, foram atendidos 1.353 pacientes, totalizando 12.798 procedimentos, e nenhuma notificação de contaminação pelo coronavírus na clínica. Concluiu-se que a implantação do Guia de Biossegurança possibilitou retorno seguro às atividades clínicas, garantindo continuidade da formação dos alunos e atendimento à população.PE006 - Pesquisa em Ensino
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
InfoOdonto - uso de aplicativo para smartphones no aprendizado em Odontologia
Corrêa JD, Silva VF, Oliveira AB, Santório BR, Fernandes MP
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O número de pacientes portadores de doenças sistêmicas que procuram atendimento odontológico tem aumentado de forma considerável e mesmo com todo conteúdo administrado durante a graduação muitos profissionais e estudantes apresentam dificuldades no atendimento desses pacientes. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um aplicativo (app) de smartphone contendo informações sobre o atendimento de pacientes com as principais alterações sistêmicas e investigar a eficácia do app para aumentar o conhecimento dos estudantes de odontologia no tema. 50 Estudantes de odontologia responderam um questionário autoaplicável sobre seus conhecimentos frente as mais variadas situações de pacientes com alterações como diabetes e hipertensão. Posteriormente os estudantes receberam o aplicativo e responderam um segundo questionário, com perguntas semelhantes ao primeiro questionário. No quesito diabetes mais de 50% dos alunos não sabiam responder sobre o efeito dos anti-inflamatórios sobre hipoglicemiantes orais. Em relação aos pacientes hipertensos cerca de 60% não sabiam sobre as doses máximas de anestésicos com adrenalina e mais de 60% não sabem o anestésico contraindicado em caso de pacientes grávidas. Após o uso do app o índice de acerto das questões aumentou em todos os itens, como por exemplo no uso de anestésicos para gestantes e para hipertensos que chegou a 90% de acerto. Dadas as limitações do presente estudo, os aplicativos para smartphones podem melhorar o conhecimento, a atitude e a prática dos estudantes e profissionais de odontologia.PE007 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Transpondo os muros da Universidade: Atuação presencial e virtual da Liga Acadêmica de Odontopediatria da FORP/USP
Ferreira LD, Masson BC, Silva CA, Campos EN, Ferreira LG, Bernal NR, Oliveira AA, Paula-Silva FWG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Liga Acadêmica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (LAOP - FORP/USP) foi criada em 2018 com a finalidade de disseminar informações que agregam conhecimentos para o interessado na área. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e interrupção das atividades presenciais na Universidade, a LAOP passou a atuar por meio de redes sociais. Este trabalho teve como propósito comparar a atuação dessa liga acadêmica no período de 2018 a 2019, quando as atividades eram realizadas presencialmente, com o período de 2020 a 2021, quando as atividades passaram a ser virtuais devido ao isolamento social. As atividades foram realizadas na forma de palestras e simpósios, nos quais foram apresentados tópicos de interesse à Odontopediatria. As atividades presenciais foram realizadas na FORP/USP enquanto as remotas foram nas plataformas Instagram, Google Meet e YouTube. Os dados foram comparados por meio de ANOVA seguido pelo pós-teste de Tukey (alfa= 5%). Anteriormente a pandemia de COVID-19, participavam presencialmente das atividades da LAOP em média 53 pessoas (± 11,4), alunos e docentes da FORP/USP, com maior parte de brasileiros. No período da pandemia, o maior número de participantes foi atingido pela rede social Instagram (519 ± 208,2 pessoas) (p < 0,05) seguido pela plataforma Google Meet (60 ± 22,1 pessoas), em ambas com abrangência internacional. Esse presente trabalho mostra a importância de transmitir conhecimento por diferentes meios, destacando maior alcance quanto as atividades ocorreram no formato virtual, comparado ao presencial. (Apoio: Programa Unificado de Bolsas (PUB-USP))PE008 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Metodologias ativas aplicadas na endodontia de dentes decíduos: desempenho de estudantes de Odontologia
Silva FG, Coelho-Junior EC, Rangel M, Almeida SB, Diniz MB, Guaré RO
Pós Graduação - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo piloto foi avaliar o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências relacionadas à terapia pulpar em dentes decíduos por estudantes de Odontologia. Participaram 22 alunos matriculados na Disciplina de Odontopediatria da Universidade Cruzeiro do Sul. Inicialmente, empregou-se aula expositiva dialogada, seguido de gameficação com quiz online pela plataforma Kahoot! (8 questões de múltipla escolha), e vídeo de passo-a-passo da técnica endodôntica em dentes decíduos. Em seguida, realizou-se o laboratório de simulação com emprego de dentes decíduos com polpa artificial. Cada aluno realizou a técnica endodôntica em um dente anterior, com aquisição de duas radiografias (inicial e final). Foi utilizado o software Image J® para avaliação da abertura coronária (AC), instrumentação manual (IM) e obturação (O), por um examinador treinado que classificou o desempenho do aluno. Os resultados mostram 53,8% de acertos das questões apresentadas no game Kahoot!, com pior desempenho dos alunos na competência diagnóstico pulpar e melhor desempenho na competência técnica sobre radiografia. Em relação ao laboratório de simulação, o desempenho adequado do aluno foi de 27,3% na AC, 45,4% na IM e 63,6% na O. Pôde-se concluir que as metodologias ativas utilizadas na terapia pulpar de dentes decíduos permitiram a avaliação do desempenho dos discentes através da identificação e registro da competência bem como estímulo aos docentes para aperfeiçoar determinadas dificuldades encontradas no aprendizado proposto. (Apoio: CAPES)