RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas DMG001 a DMG002 ]
 2 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 2


DMG001 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 09h00 - 10h00 - Sala: 6

Efeito anticárie do infiltrante resinoso incorporado com nanohidroxiapatita no esmalte dental - estudo in situ
Salazar SSD, Cavalcante SIA, Regis WFM, Maia ATV, Feitosa VP, Fechine PBA, Carvalho EV, Rodrigues LKA
Pós-graduação Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou o efeito anticárie no esmalte adjacente do infiltrante resinoso contendo nanohidroxiapatita amorfa (InHp0h) ou em bastonete (InHp5h) e seu efeito na rugosidade de superfície dos infiltrantes (RSI). Adicionalmente, avaliou-se a composição do biofilme formado in situ e seu efeito na RSI, através de estudo in situ de duas fases de 7 dias cada e wash-out (7 dias), 16 voluntários usaram dispositivos intraorais, contendo corpos de prova dos infiltrantes e blocos de esmalte hígido com metade da sua área de superfície desmineralizada e infiltrada ou não: sem infiltrante (SI), infiltrante (Ibase), InHp0h ou InHp5h. Os espécimes foram expostos a 20% de sacarose, 8 vezes/dia. Avaliou-se a RSI por perfilometria mecânica (Ra), a composição do biofilme pela contagem de unidades formadoras de colonias (UFC) de microrganismos totais, estreptococos totais, S. mutans e lactobacilos, a desmineralização do esmalte hígido adjacente à área infiltrada por microdureza longitudinal Knoop (HKN). Usou-se testes ANOVA/Tukey e Kruskal Wallis, respectivamente. O Ra dos infiltrantes revelou diferença significativa (p=0,012) antes e após formação de biofilme, sem diferença entre InHp0h (0,201 ± 0,050) e InHp5h (0,204 ± 0,113), e não apresentou diferença na viabilidade e composição do biofilme entre os grupos (p>0.05), HKN do esmalte adjacente do InHp5h foi maior que SI.
Conclui-se que InHp5h, pode inibir a lesão de cárie do esmalte adjacente mesmo em situação de alto risco cariogênico, podendo ser um material anticárie promissor para controle de cárie incipientes.
(Apoio: CAPES  N° 1)
DMG002 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 09h00 - 10h00 - Sala: 6

Sobrevida de restaurações minimamente invasivas em molares afetados pela Hipomineralização de Molares e Incisivos
Farias AL, Restrepo MR, Rojas-Gualdron DF, Bussaneli DG, Mejía JD, Santos-Pinto L
Morfologia e Clínica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento de molares severamente afetados pela Hipomineralização de Molares e Incisivos (HMI) é um desafio clínico principalmente quando se deseja longevidade e uma abordagem conservadora. O objetivo deste estudo retrospectivo foi avaliar a sobrevida de restaurações minimamente invasivas com coroa de aço (CA) ou resina composta (RC) em primeiros molares permanentes afetados pela HMI bem como; alterações na sobremordida durante 24 meses. Foram avaliadas as histórias clínicas de 61 pacientes que receberam restaurações de RC e 54 de CA, aos 1, 6, 12 e 24 meses. Foram utilizados modelos paramétricos de sobrevida para dados censurados por intervalo e a comparação entre a sobrevida de CA e RC foi realizada por meio da função Hazard Ratio com intervalo de confiança de 95%. O modelo linear generalizado ajustado foi utilizado para a comparação da diferença média de sobremordida entre CA e RC ao longo do tempo e expressos em porcentagem. A sobrevida das CA aos 24 meses foi de 94,4% e para a RC 49,2%. Esta diferença foi influenciada pela presença de restauração prévia (HRa=3,4; IC95%: 1,2, 9,4) e envolvimento de cúspide (HRa= 4,0; IC95%: 1,5; 11,2). Imediatamente após cimentar a CA, o trespasse vertical se torna negativo (-8,3%; IC95%: 9,48%; 7,17%) e em um mês não foi observada diferença estatisticamente significante com a RC.
Conclui-se que as restaurações de CA realizadas sob os princípios de mínima intervenção apresentaram maiores taxas de sobrevida ao longo de 24 meses quando comparada com RC e as alterações na sobremordida vertical para este tipo de restauração é temporária.
(Apoio: CAPES  N° 001)