RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas COL008 a COL009 ]
 2 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 2


COL008 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 11h30 - Sala: 8

Comprimidos orodispersíveis sublinguais contendo resveratrol alteram o perfil proteômico da película adquirida do esmalte
Reis FN, Dionizio A, Levy FM, Araujo TT, Buzalaf MAR
Bioquímica - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Polifenóis adsorvem-se prontamente à película adquirida do esmalte (PAE), tornando-a mais espessa e aumentando a precipitação de proteínas protetoras. Porém, o efeito do resveratrol no perfil proteico da PAE nunca foi avaliado. Este polifenol tem várias propriedades benéficas para a saúde geral, mas sua biodisponibilidade, quando administrado por via oral é muito baixa, o que tem levado à busca por vias alternativas. Assim, o presente estudo avaliou, in vivo, o efeito do resveratrol, administrado por meio de comprimidos sublinguais orodispersíveis, no perfil proteômico da PAE. Dez voluntários participaram de um estudo cruzado e duplo cego, realizado em duas fases. Em cada fase, após profilaxia, os voluntários receberam um comprimido orodispersível contendo 15 mg de trans-resveratrol (Sigma-Aldrich) ou não (placebo), para posicionamento sublingual. Após 2 h, a PAE formada sobre todos os dentes foi coletada com papel filtro de eletrodos imerso em ácido cítrico 3%. Após extração, as proteínas da PAE foram submetidas à análise proteômica quatitativa livre de marcadores.
Várias proteínas com função importante na PAE para proteção contra cárie e erosão dentária tiveram expressão aumentada no grupo tratado com resveratrol, como neutrophil defensins, isoformas de proteína S100, lisozima C, cistatina-D, mucina-7, alfa-amilase, albumina, haptoglobina e estaterina. Estes achados indicam que comprimidos orodispersíveis sublinguais contendo resveratrol têm potencial para prevenção da cárie e erosão dentária, o que deve ser avaliado em estudos posteriores.
(Apoio: FAPESP  N° 2019/20935-0)
COL009 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 11h30 - Sala: 8

Avaliação da eficácia de duas escovas colgate na remoção de biofilme dental em dentes submetidos à ortodontia
Lima FVP, Lima ATOGSC, Tuji FM, Brandão AMM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Evidências científicas de que a aparatologia ortodôntica aumenta o acúmulo e retenção de placa bacteriana, colocando o paciente em uma situação de risco clínico para o aparecimento de doenças bucais, justificam o desenvolvimento de ensaios preventivos de maneira a tornar o tratamento ortodôntico mais compatível com seus benefícios. Sendo assim, este estudo clínico randomizado transversal cego teve por objetivo comparar a eficácia da entre a escova Colgate Professional® e a Colgate Micro Sonic Power® na remoção de placa dentária em 20 pacientes portadores de aparelho ortodôntico fixo na fase de dentadura permanente. Os pacientes utilizaram as duas escovas em uma sequência de delineamento randomizado, em intervalos distintos. O índice de placa de Ciâncio foi registrado, de forma mascarada, em uma base de dados antes e após a utilização de cada uma das escovas, sendo examinados 120 elementos dentários. Os resultados demonstraram pelo teste de Wilcoxon a redução estatisticamente significante dos índices de placa dentária após a escovação por ambas as escovas, e quando comparadas pelo teste de Mann-Whitney, as escovas não apresentavam diferença estatisticamente significante entre si(p = 0.1165). De acordo com a metodologia empregada e com a análise estatística dos resultados, observou-se que a escova manual e a escova sônica apresentam a mesma efetividade na remoção da placa bacteriana.
Após a analise dos dados pode-se concluir que as duas escovas são eficientes na remoção de placa bacteriana assim como a motivação quanto a escovação dentária.