RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0183 a AO0187 ]
 3 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 3


AO0183 - Apresentação Oral
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 15

Efeito da concentração de fluoreto em vernizes na formação de subprodutos de reatividade com o esmalte dental
Ferreira RS, Cury JA, Tabchoury CPM
Biociências - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O efeito anticárie de vernizes fluoretados (VF) está relacionado aos produtos de reatividade do fluoreto (F) com o dente, como "CaF2" e fluorapatita (FAp), mas seu efeito dose-resposta ainda não foi avaliado. Assim, avaliamos o efeito da concentração de F em vernizes na reatividade com esmalte dental. Blocos de esmalte bovino hígidos (n=5) foram aleatorizados nos seguintes grupos: vernizes com NaF 1,25%, 2,5% ou 5%, Duraphat ou placebo. Os blocos (4x7x2 mm) foram divididos ao meio (hemiblocos tratamento e controle); os hemiblocos tratamento receberam aplicação dos vernizes, e os controle, nenhum tratamento. Em seguida, todos os hemiblocos foram colocados em saliva artificial a 37 °C por 24 h. Após, os vernizes foram removidos e "CaF2" e FAp foram extraídos e determinados em eletrodo íon-específico. Os resultados dos tratamentos foram subtraídos dos controles. Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (α=5%), e regressão polinomial quadrática. As concentrações de "CaF2" (µg F/cm2) para os grupos placebo, verniz com NaF 1,25%, 2,5%, 5% e Duraphat foram, respectivamente: 0,8±1,4; 10,2±4,3; 13,7±3,7; 23,3±8,5 e 25,6±8,2; as concentrações de FAp (µg F/cm3, 3 camadas) foram 1,9±2,4, 21,2±13,3, 18±12,4, 50,6±28,6 e 57,3±30,2, respectivamente. Foi observado efeito dose-resposta entre a concentração de F do verniz e "CaF2" (R2=0,9650, p=0,0047) e FAp (R2=0,8383, p=0,0264) formados.
Conclui-se que a reatividade de VF com o esmalte aumenta conforme sua concentração de F.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 141407/2018-2)
AO0184 - Apresentação Oral
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 15

Pastas profiláticas fluoretadas são capazes de interferir na desmineralização do esmalte?
Costa RCNP, Gomes FS, Costa CBL, Leitão TJ
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No presente estudo, pastas profiláticas fluoretadas foram testadas quanto a capacidade em inibir a desmineralização dental em um modelo in vitro de ciclagem de pH. Blocos de esmalte bovino (n=5) foram distribuídos entre os grupos pastas profiláticas experimental, placebo de F (controle negativo), comercial fluoretada (Clinpro Prophy Paste) e flúor gel fosfato acidulado (controle positivo anti-cárie). Após a aplicação dos tratamentos, os blocos foram submetidos a 5 dias de ciclagem de pH para induzir desmineralização. Os blocos foram então seccionados longitudinalmente para avaliação de microdureza transversal. Dados de mineral do tipo Fluoreto de Cálcio ("CaF2") foram coletados após os tratamentos e após a ciclagem. Blocos também tratados tiveram sua rugosidade superficial analisada antes e após os tratamentos. Os resultados sugerem que o modelo de ciclagem é válido, tanto em concentração de soluções quanto ao tempo de ciclagem, a partir da diferença entre os grupos controle nos parâmetros analisados (p < 0.05). A pasta experimental se mostrou eficaz na redução da desmineralização quando comparada ao grupo placebo e ao grupo de uma pasta comercial fluoretada (p < 0.05). Os resultados de comparação de Ra (média aritmética entre picos e vales) indicam que a perda ocasionada pelo grupo experimental é semelhante ao gel acidulado (p > 0.05).
Assim, a pasta experimental desenvolvida tem apresentado resultados positivos na interferência da formação da lesão cariosa. A abrasão dos tratamentos parece não causar alterações significativas na estrutura do esmalte.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPEMA  N° 01329/19)
AO0185 - Apresentação Oral
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 15

Sensibilidade dos biofilmes microcosmos de cárie dentária à terapia fotodinâmica mediada por Fotoenticine e Azul de Metileno
Garcia MT, Ward RAC, Gonçalves NMF, Pedroso LLC, Namba AM, Souza BMN, Strixino JF, Junqueira JC
Ict - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia fotodinâmica (TFD) com Fotoenticine® (FTC) ou Azul de Metileno (AM) demonstrou eficácia sobre biofilmes de Streptococcus mutans. Entretanto, esses modelos de biofilmes são limitados ao estudo de espécies isoladas e não representam a complexidade microbiana da cárie. Desse modo, o objetivo foi avaliar a eficácia da TFD mediada por FTC ou AM sobre biofilmes microcosmos de cárie dentária. A partir de amostras coletadas de dentina cariada de 3 pacientes, os biofilmes foram formados in vitro por 120 h, sendo então tratados com FTC ou AM e irradiados com LED. Os grupos controles receberam PBS no escuro. Os biofilmes foram analisados pela contagem de microrganismos totais, estreptococos, lactobacilos e leveduras. Além disso, foi avaliada a produção de ácido lático pelo método enzimático. Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey. O biofilme do paciente 3 apresentou maior número de microrganismos totais (10 log), seguido pelos pacientes 2 (8 log) e 1 (7 log). A quantidade de estreptococos e lactobacilos variou de 5 a 8 Log. Apenas os pacientes 2 e 3 apresentaram leveduras. A TFD levou à reduções dos biofilmes dos 3 pacientes, sendo essas reduções maiores para o FTC do que o AM, que atingiram respectivamente, 3,5 e 1,2 log para microrganismos totais, 3,2 e 0,5 log para lactobacilos e 3,2 e 3,3 log para leveduras. Os estreptococos do grupo mutans foram os mais sensíveis à TFD, demonstrando erradicação total com o FTC. A TFD também reduziu a produção de ácido lático (1,1 a 1,9 lactato/mL).
Concluiu-se que FTC e AM foram eficazes na TFD contra biofilmes de cárie dentária
(Apoio: CAPES  |  FAPESP)