RESUMOS APROVADOS

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AO0078 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 13

O impacto do covid 19 na qualidade do sono, no grau de estresse e na rotina de estudos dos acadêmicos de odontologia
Jesus ASM, Nascimento NE, Tavarez RRJ, Maia Filho EM, Ferreira MC, Mattos GML, Novais VR, Simamoto-Júnior PC
Pós Graduação - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o perfil de estudantes de odontologia de uma instituição de ensino privada, em relação à qualidade do sono, estresse e rotina de estudos após 30 dias de isolamento social e recebendo aulas no sistema remoto. O estudo foi liberado pelo comitê de ética em Pesquisa da Universidade Ceuma sob o número 3.893.922,sendo realizado de forma online entre 22 de abril e 1º de maio de 2020. Os participantes receberam via WhatsApp 3 links, contendo os seguintes instrumentos de avaliação: Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth e Escala de Estresse Percebido de Cohen. A amostra final foi composta por 136 alunos, a maioria do sexo feminino (74,3%), com idade média de 21,97 e renda familiar de até 3 salários mínimos. A qualidade do sono foi ruim para 62,5%. O nível de estresse foi elevado tendo mediana de 32 e a rotina de estudo foi comprometida para 62,5% dos acadêmicos. O cruzamento das variáveis mostrou que pessoas com pobre qualidade de sono a média de estresses foi de 33,69 (≠7,50) e pessoas com boa qualidade de sono foi de 27,63 (±6,55). Houve diferença significativa entre essas médias (p<0,001). O teste de regressão logística multinomial mostrou que apenas o grau de estresse influenciou a rotina do estudo (p = 0,008), com razão de chance de 1,101.
Concluiu-se que o estresse induziu a baixa qualidade do sono e interferiu diretamente na manutenção de rotina de estudos da população estudada, estabelecendo relação causa-efeito.
AO0079 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 13

Conhecimento da população geral sobre traumatismos dentoalveolares - criação e validação de um questionário online
Costa MP, Jural LA, Oliveira ARS, Santos K, Ribeiro-Lages MB, Pithon MM, Magno MB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver e validar um questionário online (QO) capaz de avaliar o conhecimento da população geral brasileira sobre traumatismos dentoalveolares (TDs). O processo de elaboração do QO-TDs apresentou 6 etapas e sua versão finalizada foi distribuída, através de um link de acesso, à 110 pessoas das 5 regiões do Brasil. Destas, 50 foram selecionadas aleatoriamente para responderem ao reteste 15 dias após a primeira aplicação do QO-TDs. Foram incluídos participantes com mais de 18 anos que não apresentassem vínculo com a odontologia (não dentistas ou estudantes). Para a validação foram avaliadas: presença de efeitos floor e ceiling, validade de constructo convergente (correlação de Spearman), validade de constructo discriminante (Mann-Whitney), consistência interna (α de Crombach) e estabilidade temporal (coeficiente de correlação intraclasse - CCI). Em sua versão final, o QO-TDs foi composto por 12 questões relacionadas a aspectos éticos e informações gerais do participante, e de 11 questões relacionadas ao conhecimento sobre TDs. Não foram observados efeitos floor (0.9%) e ceiling (2.7%), a validade convergente indicou correlação positiva e forte (r=0.50; p<0.001), a validade de constructo discriminante mostrou diferença significativa entre os grupos com e sem vínculo com a área da saúde (p<0.05), a consistência interna e confiabilidade teste-reteste satisfatórias (α de Cronbach=0.7 e CCI=0.82; p<0,001).
O QO-TDs apresentou propriedades de validade e confiabilidade para avaliar os conhecimentos sobre TDs em adultos brasileiros.
(Apoio: FAPs - Faperj  N° E-26/202.333/2019  |  CAPES  N° DS 001)
AO0081 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 13

Associação entre fatores individuais e contextuais e desempenho escolar em adolescentes: uma análise multinível
Cardoso MZ, Lana TMSD, Collares KF, Bervian J, Lopes MWP, Ardenghi TM, Borba M
Faculdade de Odontologia - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os problemas bucais, a baixa autoestima e a pior percepção da saúde bucal podem afetar o desempenho escolar, refletindo na socialização do indivíduo. Esta pesquisa analisou a relação a relação entre fatores individuais e contextuais e o desempenho escolar e absenteísmo em adolescentes. Realizou-se um estudo epidemiológico em 20 escolas públicas e privadas de Passo Fundo (RS, Brasil), com estudantes aos 12 anos de idade. Variáveis sociodemográficas foram obtidas por questionário enviado aos responsáveis. Dois examinadores calibrados realizaram exames clínicos de acordo com as recomendações da OMS. Dados de cárie dentária (CPOD), sangramento gengival (CPI) e qualidade de vida relacionada à saúde bucal (CPQ 11-14) foram coletados. Fatores contextuais foram obtidos nas escolas. O "desempenho escolar" foi obtido pela pontuação em português e matemática e o "absenteísmo" pela frequência dos alunos em 2019. A regressão linear multinível foi realizada com o STATA 14.0. A amostra final foi de 593 alunos. A média das notas foi de 72,5 (mediana 74,0) e a média de dias letivos perdidos foi de 25,6 (mediana 22,0). O menor desempenho escolar e maior média de dias letivos perdidos foram associados à maiores escores do CPQ11-14. No nível contextual, os alunos de escolas privadas tiveram melhor desempenho escolar e uma média menor de dias letivos perdidos.
Concluiu-se que tanto fatores individuais atrelados à qualidade de vida relacionada à saúde bucal como contextuais relacionados ao tipo de escola influenciam as atividades escolares dos adolescentes.
(Apoio: Fapergs/Programa PIBIC  |  CAPES  |  CNPq)
AO0082 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 13

Disponibilidade de serviços e equipamentos de tecnologias da informação nos Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil
Thomaz EBAF, Martins RFM, Ribeiro AGA, Silva EBG, Figueiredo N
Saúde Pública - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi analisar espacialmente a disponibilidade de equipamentos e serviços de tecnologia da informação (TI) nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Brasil, comparando dados de duas avaliações do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade nos CEO (PMAQ-CEO). Trata-se de estudo observacional, ecológico, longitudinal, de abrangência nacional, com dados provenientes do 1º (2014) e 2º (2018) ciclos da avaliação externa do PMAQ-CEO. Foram avaliados 932 CEO, em ambos os ciclos, quanto à disponibilidade de computador, estabilizador, impressora, câmera, caixas de som, microfone, televisor, internet, prontuário eletrônico e telessaúde. Foram confeccionados mapas coropléticos (QGis® 3.12.0), descrevendo a distribuição espacial da porcentagem de CEO em cada região de saúde (RS) com disponibilidade das TI. Observou-se incremento positivo da disponibilidade dos equipamentos e serviços de TI, exceto a disponibilidade de microfone em algumas RS do Norte e Nordeste. Internet no consultório foi o recurso que mais aumentou em todo o país. A região Norte apresentou a menor disponibilidade de quase todos os equipamentos e serviços em ambos os ciclos, evidenciando áreas geográficas com vazios assistenciais em TI na odontologia especializada. Maranhão e Roraima não apresentaram CEO com disponibilidade de câmera.
Houve incremento na disponibilidade de equipamentos e serviços de TI nos CEO do Brasil com a implantação do PMAQ-CEO. No entanto, ainda permanecem vazios assistenciais e grandes disparidades regionais.
(Apoio: Ministério da Saúde  |  CNPq  |  FAPs - FAPEMA)
AO0083 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 13

Prevalência da violência doméstica e fatores associados em gestantes usuárias do serviço público: uma análise dos dados do estudo coosmic
Rodrigues AOLJ, Valoski J, Ignácio SA, Schmitt EJ, Moysés SJ, Moyses ST, Rocha JS
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi analisar a prevalência de violência doméstica e seus fatores associados em gestantes que realizam o pré-natal na rede pública de Curitiba. Este teve delineamento transversal, a partir de dados obtidos pelo estudo "Coorte de Saúde Materno-Infantil de Curitiba (COOSMIC)" (CEP PUCPR nº 2.672.385 - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba nº 2.728.771). Foram analisados os dados de 194 gestantes usuárias do serviço público de Curitiba, sendo que a variável dependente foi ter sofrido ou não violência doméstica. As variáveis independentes foram: características demográficas e socioeconômicas da mãe e do pai, uso de serviços, saúde gestacional e mental. Os dados foram submetidos ao teste Qui-quadrado a fim de eleger as variáveis para análise multivariada, a qual foi realizada pelo método de Regressão de Log linear de Poisson. A prevalência de violência doméstica foi de 27,5%, sendo que os tipos mais frequentes foram violência física (73,1%) e psicológica (75,0%). Após a realização das análises ajustadas, as variáveis que ficam associadas à violência doméstica foram: sentimento da mãe (p=0,002) ,risco gestacional intermediário (p=0,02) e que moravam com o marido (p≤0,05).
Foi demonstrado que mulheres com risco gestacional intermediário, que se sentiam tristes e que não moravam com o companheiro sofreram mais violência. Há a necessidade de maior suporte à essas mulheres, seja no diagnóstico da violência, prevenção e tratamento dos seus impactos.