Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0101 a AO0106 ]
 6 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 6


AO0101 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

O papel da fosfatidilinositol-3-cinase na remodelação óssea maxilar
Santos MS, Lima VTM, Barrioni BR, Amaral FA, Silva TA, Macari S
Fisiologia e Farmacologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O papel da fosfatidilinositol-3-cinase isoforma γ (PI3Kγ) foi investigado no processo de remodelação óssea do osso maxilar mecanicamente induzida. Foram utilizados camundongos machos C57BL6/J selvagens (WT) e deficientes para PI3Kγ (PI3Kγ-/-). A movimentação ortodôntica (OTM) foi realizada por mola ortodôntica posicionada (12 dias) entre o primeiro molar superior direito e os incisivos. O lado esquerdo foi utilizado como controle. As maxilas foram analisadas por microtomografia computadorizada (microCT), histologia para contagem de osteoblastos (OBL) e osteoclastos (OCL) e Western blot; os fêmures por microCT e as células da medula óssea diferenciada em OBL e OCL. A maxila dos animais PI3Kγ-/- demonstrou OTM reduzida com aumento da densidade mineral óssea (BMD), porcentagem de volume ósseo total (BV/TV), volume de osso (BV) e espessura das trabéculas (Tb.Th), menor separação entre as trabéculas ósseas (Tb.Sp) e índice de modelo estrutural (SMI) comparados com as maxilas dos animais WT. Corroborando observou-se maior número de OBL e menor contagem de OCL nos ossos maxilares dos animais PI3Kγ-/-, menor atividade de proteínas chaves da via de sinalização da p-Akt. O fêmur dos animais PI3Kγ-/- apresentou fenótipo ósseo semelhante ao do osso maxilar. A cultura revelou uma maior mineralização por OBL nas células dos animais PI3Kγ-/- e menor diferenciação de OCL (TRAP+).
A ausência de PI3Kγ proporcionou redução da remodelação óssea maxilar demonstrando ser uma importante molécula na cascata de sinalização e diferenciação das células ósseas.
(Apoio: CNPq)
AO0102 - Apresentação Oral
Área: 1 - Anatomia

Análise da atividade eletromiográfica e comparação de entre idades pós acidente vascular cerebral
Macari S, Silva GP, Gomes GGC, Verri ED, Lopes RFT, Hallak JEC, Siessere S, Regalo SCH
Biologia Básica e Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou e comparou se a idade de indivíduos pós acidente vascular cerebral (AVC) possui influencia na atividade eletromiográfica dos músculos respiratórios e acessórios. Para isto, doze indivíduos foram divididos em dois grupos: G1 com idade menor que 60 anos (n=6) e G2, idade maior que 60 anos (n=6). Foi utilizado o eletromiógrafo Miosystem BR-1® para análise da atividade eletromiográfica (EMG) dos seguintes músculos: esternocleidomastóideo direito, peitoral maior direito, intercostais externos direito, diafragma direito, serrátil anterior direito, reto abdominal direito e obliquo direito. Nas seguintes condições: 1) repouso respiratório, por 10 segundos, 2) inspiração máxima a partir do volume residual, por 4 segundos, 3) expiração máxima a partir da capacidade pulmonar total, por 4 segundos e 4) ciclo respiratório por 10 segundos. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística (p<0,05).
Houve diferença estatística somente para o músculo intercostal externo, na condição de repouso respiratório (p=0,03 e p=0,04) para ambos os grupos, demonstrando que tal músculo possui uma hiperatividade, mesmo que na condição de repouso.
(Apoio: CAPES  |  FAPESP)
AO0103 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Efeitos da exposição prolongada à diferentes concentrações de flúor sobre funções cognitivas de camundongos
Bittencourt LO, Dionizio A, Ferreira MKM, Nunes PBO, Buzalaf MAR, Monteiro MC, Maia CSF, Lima RR
Instituto de Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo buscou investigar os efeitos da exposição prolongada ao fluoreto de sódio (NaF) sobre funções cognitivas de camundongos. Para isso, 36 camundongos Swiss foram expostos às soluções de NaF, solubilizado em água ultrapura, com concentrações de 0mg/L (controle), 10mg/L ou 50mg/L, administradas pela mamadeira a partir do 21º dia de vida, durante 60 dias. Após, foram realizados ensaios comportamentais de memória e aprendizado, esquiva inibitória e labirinto aquático, seguidos pela eutanásia e coleta do sangue e hipocampo para as análises de níveis de flúor; bioquímica oxidativa através dos níveis da capacidade antioxidante total, glutationa reduzida e peroxidação lipídica, além da análise proteômica por espectrometria de massas (UPLC/MS). O proteoma foi analisado pelos softwares ProteinLynx Global SERVER e Cytoscape, enquanto os demais resultados, por ANOVA com pós teste de Tukey (p<0,05). Os resultados apontam que a exposição prolongada ao NaF aumenta a biodisponibilidade de F no plasma nos grupos expostos a 10mg/L e 50mg/L em comparação ao grupo controle, modula a expressão de diversas proteínas envolvidas no metabolismo energético, comunicação celular e funções neurais, não desencadeando estresse oxidativo em ambas concentrações. Além disso, somente o grupo exposto a 50mg/L apresentou déficits em memória de longa-duração e aprendizado.
Conclui-se que a exposição prolongada às concentrações elevadas de flúor está associada a danos cognitivos em camundongos, reforçando a segurança terapêutica quando administrado em baixas doses.
AO0104 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Exposição ao flúor no período intrauterino e lactação desencadeia estresse oxidativo com repercussões moleculares no hipocampo da prole
Ferreira MKM, Aragão WAB, Bittencourt LO, Nascimento PC, Puty B, Dionizio A, Buzalaf MAR, Lima RR
Instituto de Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou os efeitos de NaF em processos moleculares e na bioquímica oxidativa no hipocampo da prole exposta durante a gravidez e lactação. Ratas Wistar prenhes foram aleatorizadas em 3 grupos: controle (água deionizada); 10mgF/L e 50mgF/L. A exposição começou no dia G0 de gravidez até o 21º dia de amamentação (D21, desmame da prole). Em seguida, plasma sanguíneo foi coletado da prole para a determinação dos níveis de F e os hipocampos foram destinados para análises da bioquímica oxidativa, expressão gênica por RT-qPCR do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e o perfil proteômico. Nossos resultados mostram que houve um aumento da biodisponibilidade do F na prole controle (0.01±0.009); 10mgF/L (0.03±0.002) e 50mgF/L (0.045±0.005) (P<0.05), uma redução nos níveis da capacidade antioxidante contra radicais peroxyl no grupo 10mgF/L (74.74 ±7.4) e 50mgF/L (46.88±2.3), aumento da peroxidação lipídica 10mgF/L (113.9±1.5) e 50mgF/L (129.3 ±1.5) (P<0.05) e dos níveis de nitrito grupo 10mgF/L (730.1±23.31) e 50mgF/L (1041±14.28) (P<0.05), superexpressão de BDNF 10mgF/L (4.69±0.0) e 50mgF/L (3.27±0.0) (P<0.05) e na modulação da expressão de proteínas principalmente ao estresse oxidativo e funções neuronais como, transporte e sinapses.
Nosso estudo, de modo inédito, mostrou as possíveis alterações em níveis bioquímicos e moleculares da exposição de maneira precoce ao flúor no período pré e pós-natal. Nossos dados levantam novas questões sobre as possíveis repercussões em nível estrutural e funcional em uma exposição precoce e indireta ao flúor.
(Apoio: CAPES  N° 001)
AO0105 - Apresentação Oral
Área: 1 - Anatomia

Avaliação do sistema estomatognatico por meio da eletromiografia em individuos pós Acidente Vascular Cerebral
Lopes RFT, Lopes RFT, Silva GP, Gomes GGC, Verri ED, Hallak JEC, Siessere S, Regalo SCH
Biologia Básica e Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença cerebrovascular que ocorre por hemorragia ou isquemia. O objetivo da pesquisa foi analisar os sinais eletromiográficos dos músculos masseter e temporal direito e esquerdo de individuos pós AVC. Este estudo é de cunho transversal, que avaliou o sistema estomatognático de pacientes pós AVC. Participaram 12 indivíduos com faixa etária entre 40 e 80 anos e foram divididos em dois grupos (G1: < de 60 anos) e (G2: > de 60 anos). Para a avaliação da atividade eletromiográfica foi utilizado o eletromiógrafo Trigno TM Wireless System e a análise foi por meio de registros dos músculos masseter (direito e esquerdo) e músculo temporal (direito e esquerdo) durante a condição de repouso, protusão, lateralidade direita e esquerda, apertamento parafilme, mastigação de parafilme, amendoins e uvas passas e fadiga muscular. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente pelo programa SPSS 22.0 for Windows. Os resultados obtidos dos músculos masseter (direito e esquerdo) e temporal (direito e esquerdo) na condição de repouso, protusão, lateralidade direita e esquerda, apertamento parafilme, mastigação de parafilme, amendoins e uvas passas e fadiga muscular mostram que os dados da ativação muscular não foram estatisticamente significantes.
Conclui-se, que as condições clínicas analisadas neste estudo por meio da EMG não apresentou diferença significante em pacientes pós AVC com menos ou mais de 60 anos.
(Apoio: CAPES  |  FAPESP)
AO0106 - Apresentação Oral
Área: 1 - Anatomia

Efeito da Hipoterapia no Sistema Estomatognático de ldosos
Mello EC, Gonçalves LMN, Vasconcelos PB, Mendes EL, Barbosa-Neto O, Leite ECS, Regalo SCH, Siessere S
Biologia Básica e Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipoterapia é amplamente praticada no mundo por indivíduos de diferentes faixas etárias. O movimento tridimensional é capaz de influenciar em vários sistemas simultaneamente, como o sensorial muscular, esquelético e límbico. Ademais, a conexão equino-humano tem ajudado na redução da ansiedade e sintomas depressivos. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da hipoterapia sobre o sistema estomatognático em idosos. Indivíduos com idade entre 60 e 79 anos (n=16) participaram voluntariamente de um programa de hipoterapia, duas vezes por semana, durante três meses. Pré e pós-tratamento de hipoterapia foi utilizado o eletromiógrafo Delsys Trigno TM wireless para avaliar as atividades mioelétricas dos músculos masseteres e temporais e o Iowa Oral Pressure Instrument (IOPI) para mensurar a pressão da língua e dos lábios. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística no software GraphPad Prism® (versão 5.0, San Diego, USA). A normalidade dos dados foi verificada a partir do teste de Shapiro Wilk, para distribuição normal, utilizou-se o teste t para amostras pareadas e para distribuição não normal, o teste de Wilcoxon (p<0,05). Houve diferença significativa dos dados eletromiográficos na condição clínica de apertamento dental para o músculo masseter direito (p=0,0330) e lateralidade direita para o músculo temporal esquerdo (p=0,0479). A pressão da língua foi maior após o tratamento (p=0,0087).
O programa de hipoterapia promoveu alterações positivas na atividade elétrica dos músculos da mastigação e na força da língua de idosos.
(Apoio: CAPES)