Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0095 a AO0100 ]
 6 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 6


AO0095 - Apresentação Oral
Área: 1 - Anatomia

A interferência da maloclusão na atividade eletromiográfica de crianças antes e após a correção ortodôntica
Gonçalves LMN, Siessere S, Palinkas M, Vasconcelos PB, Matsumoto MAN, Nelson-Filho P, Furquim LR, Regalo SCH
Biologia Básica e Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As maloclusões dentárias são anormalidades de crescimento e desenvolvimento que podem modificar a funcionalidade do sistema estomatognático. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos masseter direito (MD) e esquerdo (ME), temporal direito (TD) e esquerdo (TE), orbiculares direito (OD) e esquerdo (OE) e supra-hioideos (SH) em crianças de 6 a 10 anos de idade, de ambos os gêneros, com mordida cruzada, antes e após 7 dias de retirada do aparelho ortodôntico. A EMG foi analisada nas condições de repouso, lateralidades direita e esquerda, protrusão e contração voluntária máxima (CVM), assim como na mastigação de alimentos consistentes (MAC) e macios (MAM) utilizando o eletromiógrafo Delsys. Os dados foram normalizados e analisados para p≤0,05 (software SPSS). Verificou-se aumento da EMG no repouso para MD (p=0,02) e ME (p=0,02); na lateralidade direita para MD (p=0,00), ME (p=0,01) e TD (p=0,03); na lateralidade esquerda para MD (p=0,01), ME (p=0,00) e TD (p=0,04); na CVM para MD (p=0,00), ME (p=0,02) e OE (p=0,05); na protrusão para ME (p=0,02) e TE (p=0,02); na MAC para ME (p=0,01) e na MAM para ME (p=0,02), TD (p=0,04) e TE (p=0,05).
Pode-se concluir que, embora a mordida cruzada tenha sido corrigida por meio de aparelho ortodôntico, a atividade eletromiográfica dos músculos analisados apresentou-se elevada, sugerindo que seja realizado um acompanhamento ao longo do tempo, a fim de verificar possíveis mudanças no comportamento do sistema estomatognático.
(Apoio: CAPES  |  FAPESP)
AO0096 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Efeito do extrato da casca da jabuticaba no potencial osteogênico e adipogênico de células-tronco mesenquimais de ratas osteoporóticas
Barbosa ACL, Otavio SG, Freitas GP, Souza ATP, Tarone AG, Marostica-Junior MR, Rosa AL, Beloti MM
Cirurgia Buco Maxilofacial e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A osteoporose reduz a densidade óssea, sendo o desequilíbrio no destino de células-tronco mesenquimais (CTMs), com redução da diferenciação osteoblástica em favor da adipocítica, um dos mecanismos envolvidos nesse processo. Como o extrato da casca da jabuticaba (ECJ) inibe o acúmulo de gordura no fígado, elaboramos a hipótese de que o ECJ aumenta a diferenciação osteoblástica e reduz o potencial adipogênico de CTMs de ratas osteoporóticas. Portanto, o objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do ECJ sobre a diferenciação osteoblástica e adipocítica de CTMs de ratas osteoporóticas. Para isso, CTMs obtidas de medula óssea de ratas osteoporóticas (CTMs-Ovx), induzida por ovariectomia, foram cultivadas em meio osteogênico ou adipogênico, na presença ou ausência de ECJ. A partir de uma curva dose-resposta, 10 µg/mL de ECJ foram adicionados ao meio osteogênico e 0,25 µg/mL de ECJ foram adicionados ao meio adipogênico. Foram avaliadas aos 10 dias a atividade de fosfatase alcalina (ALP) e aos 17 dias a formação de matriz mineralizada em osteoblastos e formação de acúmulo lipídico em adipócitos. Os dados foram comparados pelo teste t (p<0,05, n=5). Os resultados mostraram que o ECJ aumenta a diferenciação osteoblástica de CTMs-Ovx, evidenciada por maior atividade de ALP e formação de matriz mineralizada, e reduz a diferenciação adipocítica, observada pela redução na formação de acúmulo lipídico.
Assim, concluímos que o ECJ pode ser um coadjuvante no tratamento de doenças que prejudiquem o metabolismo ósseo.
(Apoio: FAPs - FAPESP   N° 2019/14506-0  |  CNPq  N° 303464/2016-0)
AO0097 - Apresentação Oral
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Fatores predisponentes da dor miofascial em pacientes cirúrgicos com má oclusão esqueletal classe II
Meger MN, Uetanabaro LC, Gerber JT, Santos KM, Costa DJ, Kuchler EC, Sebastiani AM, Scariot R
Odontologia - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo é avaliar fatores que podem predispor a dor miofascial em pacientes cirúrgicos com má oclusão esquelética classe II. Foi realizado um estudo transversal com 65 pacientes submetidos à cirurgia ortognática. Os pacientes foram divididos de acordo com a presença ou não de dor miofascial, diagnosticada pelo RDC / TMD (Critérios Diagnósticos de Pesquisa para Desordem Temporomandibular). As variáveis avaliadas foram medidas craniofaciais lineares e angulares, deslocamento de disco da articulação temporomandibular (ATM), dor na ATM, dor crônica e depressão. Além disso, o DNA foi coletado e genotipado por PCR em tempo real. Os polimorfismos genéticos analisados foram os receptores de dopamina DRD2 (rs6275 e rs6276) e ANKK1 (rs1800497). Os dados foram submetidos a análise estatística com nível de significância de 0,05. Os indivíduos com dor miofascial apresentam diminuição do ângulo gonial da mandíbula (p = 0,015), maior deslocamento do disco (p = 0,003), dor na ATM (p = 0,030), dor crônica (p = 0,001) e depressão (p = 0,021). Além disso, a análise genética mostrou que pacientes que apresentam os genótipos AA e AG para o marcador rs6275 e o genótipo CC do marcador rs6276 têm maior probabilidade de apresentar dor miofascial, respectivamente (p <0,05, p = 0,003).
A dor miofascial em pacientes cirúrgicos com má oclusão esquelética classe II está associada a diminuição do ângulo gonial, presença de deslocamento do disco, dor na ATM, dor crônica e depressão. Além disso, os polimorfismos rs6275 e rs6276 estão associados a uma maior predisposição à dor miofascial.
AO0098 - Apresentação Oral
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Avaliação da acurácia de programas de mensuração do volume do espaço aéreo e da área seccional mínima
Costa BE, Yaedú RYF, Soares S
Cirurgia e Traumatologi Bucomaxilofacial - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Devido ao crescente uso da tomografia computadorizada tipo feixe cônico (TCFC), aumentou-se a busca por softwares para arquivos DICOM que permitem a avaliação e a mensuração da área craniofacial. O objetivo deste trabalho foi comparar a medida do volume do espaço aéreo e a menor área seccional mínima da via aérea por meio de 4 diferentes softwares de imagem: Dolphin3D, InVivo Dental, ITK Snap e InVesalius, para análise tridimensional através de imagens de TCFC. Inicialmente, um examinador selecionou 100 tomografias computadorizadas do tipo feixe cônico, sendo coletado seu arquivo DICOM. As segmentações da orofaringe foram realizadas de acordo com as referências do fabricante, com duas técnicas para segmentação: intervalo de limiar interativo e intervalo de limiar fixo. Os resultados foram submetidos a um teste de análise de variância (ANOVA) sendo adotado um nível de significância de 5% para todos os testes estatísticos. Os resultados encontrados tanto para análise da área seccional mínima quanto o volume total mostraram que os valores medianos entre os grupos de tratamento são maiores do que seria esperado e quando houve comparação entre cada grupo existiu diferença estatisticamente significante (P = <0,001).
Os valores de volume e área seccional mínima faríngeas obtidos pelos dois softwares foram estatisticamente diferentes. Observa se também uma maior complexidade para se obter o valor e posição da área seccional mínima com os softwares de código aberto itk-SNAP e Invesalius + módulo SPHARM-PDM em relação ao software Dolphin3D e o InVivo.
AO0099 - Apresentação Oral
Área: 1 - Anatomia

Efeitos da técnica de dry needling em sujeitos com disfunção temporomandibular muscular
Palinkas M, Arnoni VW, Righetti MA, Vasconcelos PB, Scalize PH, Silva NS, Regalo SCH, Siessere S
Biologia Básica e Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As disfunções temporomandibulares (DTM) são caracterizadas por acometer todos os músculos da face, bem como suas articulações e estruturas associadas, modificando e prejudicando todo o sistema estomatognático. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho dos músculos masseteres e temporais antes e após sete dias da utilização da técnica dry needling (agulhamento a seco), em sujeitos com DTM de origem muscular. Participaram 21 sujeitos com idade entre 21 e 60 anos, de ambos os gêneros. O agulhamento foi realizado nos pontos gatilhos dos masseteres utilizando agulha de acupuntura sistêmica filiforme com diâmetro 0,25x30 Mm C/ e mandril. Foram analisadas a eficácia da terapia do agulhamento a seco quanto à dor por meio de Escala Visual Analógica (EVA); mobilidade mandibular (abertura, lateralidade direita e esquerda e protrusão) utilizando paquímetro digital, força de mordida molar máxima por meio de gnatodinamômetro e distribuição da força oclusal por meio do T-Scan® III Occlusal Analysis System. Os dados foram submetidos à análise estatística utilizando o software GraphPad Prism 6.0 (p≤0,05). Os resultados demonstraram diminuição da dor (p<0,0001); aumento das lateralidades direita (p=0,028) e esquerda (p=0,022); aumento da força de mordida molar direita (p=0,015) e esquerda (p=0,008) e aumento da força oclusal esquerda (p=0,001).
Os autores sugerem que a técnica do dry needling foi efetiva no relaxamento muscular com significante melhora dos sintomas dolorosos e do desempenho do sistema estomatognático.
(Apoio: CAPES)
AO0100 - Apresentação Oral
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Células-tronco mesenquimais de ratos saudáveis aumentam o potencial osteogênico de células-tronco de ratos diabéticos
Tótoli GGC, Souza ATP, Freitas GP, Lopes HB, Weffort D, Adolpho LF, Beloti MM, Rosa AL
Odontologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia celular com células-tronco mesenquimais (CTM) é capaz de reparar defeitos ósseos. As CTM de doadores saudáveis (CTM-S), quando utilizadas em diabéticos, atuarão no sítio receptor sobre CTM diabéticas (CTM-D). Neste estudo, avaliamos in vitro a influência de CTM-S na diferenciação osteoblástica de CTM-D, usando co-cultura indireta. CTM obtidas de medula óssea de ratos saudáveis e com diabetes, induzida por injeção de estreptozotocina, foram mantidas em co-cultura (CTM-S/CTM-D, CTM-S/CTM-S e CTM-D/CTM-D) em meio osteogênico. A diferenciação osteoblástica foi avaliada pela expressão gênica (n=3) de Runx2, osterix (Osx), fosfatase alcalina (Alp) e osteocalcina (Oc), além da atividade de ALP (n=5) e mineralização da matriz extracelular (n=5). Aos 10 dias, a expressão de Runx2, Osx, Alp e Oc foi CTM-S/CTM-D=CTM-D/CTM-D>CTM-S/CTM-S (p=0,001, para todos os genes) e a atividade de ALP foi CTM-S/CTM-S>CTM-S/CTM-D=CTM-D/CTM-D (p=0,001). Aos 17 dias, a mineralização da matriz extracelular foi CTM-S/CTM-S>CTM-S/CTM-D>CTM-D/CTM/D (p=0,001).
Esses resultados mostram que a diabetes estimula a expressão gênica dos marcadores osteoblásticos mas reduz a expressão fenotípica, principalmente, a formação de matriz mineralizada, que é parcialmente recuperada pela interação com células de doadores saudáveis. Portanto, a terapia celular baseada no uso CTM de doadores saudáveis é uma estratégia promissora para tratar defeitos ósseos na presença de diabetes.
(Apoio: Fapesp  N° 2017/12622-7  |  Fapesp  N° 2018/13290-0)