Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0091 a AO0094 ]
 4 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 4


AO0091 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Avaliação de marcadores de evasão tumoral e resposta imunocitotóxica no líquen plano oral
Silva RNF, Gonçalves JAM, Gonçalves SL, Arruda JAA, Mesquita RA, Silveira EJD, Batista AC, Costa NL
Ciências Estomatológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a expressão tecidual das moléculas PD-L1 e PD-L2, bem como das populações de células PD-1+, CD8+ e granzima B+ (GrB), em amostras de líquen plano oral (LPO). A correlação dessas proteínas/células com a severidade da doença foi também analisada. Amostras de pacientes com LPO (n=23) foram classificadas de acordo com os critérios clínicos e histopatológicos da AAOMP/2016 e, posteriormente, submetidas à técnica de imunoistoquímica. Análise semi-quantitativa (PD-L1+e PD-L2+) e quantitativa (células PD-1+, CD8+ e GrB+) foram realizadas. A severidade do LPO foi avaliada pelo subtipo clínico, sintomatologia e resposta à corticoterapia. A maioria das amostras de LPO foram consideradas negativas para PD-L1 (63,7%), entretanto elevada expressão de PD-L2 (86,3%), tanto pelos queratinócitos quanto pelas células imunoinflamatórias foi demonstrada. Em adição, a densidade de células PD-1+/mm2 foi reduzida se comparada a de LT CD8+/mm2 (p < 0,01). Baixa resposta imunológica citotóxica (CD8/GrB por mm2) foi evidenciada nas amostras de LPO (p < 0,05). Houve um número significativamente menor de células GrB+ na região intraepitelial no LPO reticular se comparado ao LPO erosivo/bolhoso (p= 0,03).
Os achados revelam que a via PD-L1/PD-1 parece estar comprometida no LPO devido à baixa expressão de PD-L1 e a escassez de células PD-1+ na maioria das amostras. Por outro lado, a superexpressão de PD-L2 somada a uma possível regulação da resposta imunológica citotóxica sugere uma tolerância imunológica que pode contribuir com o perfil crônico do LPO.
AO0092 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Mapeamento da expressão de artefatos de endurecimento do feixe produzidos por pinos de metal em diferentes regiões do arco dentário
Rosado LPL, Fontenele RC, Gomes AF, Neves FS, Freitas DQ
Diagnóstico Oral - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se objetivamente a expressão e a direção dos artefatos nas proximidades de pinos metálicos posicionados em diferentes regiões da mandíbula. Imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) de uma mandíbula humana com uma raiz dentária posicionada ora num alvéolo anterior ora posterior foram adquiridas em dois aparelhos (Picasso Trio e OP300). As imagens foram adquiridas em 2 condições: raiz sem pino metálico (controle) e raiz com pino metálico (experimental), sendo esses: prata-paládio (Ag-Pd), níquel-cromo e cobalto-cromo. Uma reconstrução axial de cada exame foi selecionada e foram determinadas 8 linhas de interesse (LOIs) ao redor do canal radicular: 4 ortogonais e 4 oblíquas. A média dos valores de cinza para cada LOI foi medida. No OP300, os grupos experimentais apresentaram valores mais altos de tons de cinza nas LOIs ortogonais e menores valores nas LOIs oblíquas. Para o Picasso Trio, a LOI vestibular apresentou maior expressão de estrias hipodensas em ambas regiões mandibulares. No entanto, maior expressão de estrias hiperdensas foi observada nas LOIs distais e distovestibular (anterior) e na LOI mesiolingual (posterior). Para os 2 aparelhos, o grupo Ag-Pd mostrou maior expressão de artefatos na região posterior. Todas as LOIs apresentaram valores de cinza significativamente mais baixos na região posterior do que na região anterior da mandíbula, independente dos grupos experimentais e aparelhos de TCFC.
A expressão e a direção dos artefatos produzidos variam de acordo com a região mandibular, a composição do pino e o aparelho de TCFC.
(Apoio: CAPES  N° 001)
AO0093 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Eficácia das imagens geradas por diferentes tomógrafos de feixe cônico para diagnóstico de fraturas e reabsorções radiculares
Gonçalves V, Vancetto JR, Malzoni CMA, Marcantonio-Junior E, Gonçalves M
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade dos aparelhos de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC): ORTOPHOS, I-CAT, SCANORA, EAGLE 3D e PREXION em diagnosticar o local e o trajeto de fraturas horizontais (FH) e verticais (FV) de raízes de dentes naturais e ainda avaliar se reabsorções radiculares (RR) seriam visíveis nas imagens. Para isso, 168 elementos dentários humanos extraídos sem presença de danos radiculares foram utilizados. Estes foram divididos em 4 grupos: controle, FV, FH e RR. Os dentes dos grupos FV e FH foram submetidos ao processo de fratura em ensaios mecânicos e os do grupo RR foram submetidos a abrasões com brocas esféricas. Todas intervenções foram realizadas de forma padronizada e controlada. Posteriormente os dentes foram montados em mandíbulas artificiais totalizando 14 dentes por arco de forma aleatória para exame de TCFC. O software de interpretação para leitura dos arquivos DICOM foi o OnDemand®. Dois avaliadores especialistas e cegos para o estudo foram responsáveis pela análise das imagens, que foi repetida após 15 dias com aleatorização da sequência dos arquivos. Não houve diferenças significativas entre os resultados dos examinadores e nem houve superioridade entre os aparelhos de TCFC para diagnóstico de fraturas e RR em dentes humanos, apesar dos erros de diagnóstico de RR terem sido mais comuns do que os de fratura radicular.
Todos os aparelhos de TCFC testados neste estudo apresentaram imagens com semelhante capacidade em diagnosticar fraturas e RR em dentes humanos.
AO0094 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Análise de variáveis clínicas e polimorfismo no gene BRINP3 e a suscetibilidade à Glossite Migratória Benigna
Giacobbo LC, Pereira TM, Perin MAA, Schneider NA, Scariot R, Vieira AR, Trevilatto PC
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi investigar variáveis clínicas e polimorfismo genético no gene BRINP3 e sua associação com a Glossite Migratória Benigna (GMB). O estudo é observacional caso-controle. A amostra constitui-se de 174 indivíduos (média de idade de 33,3 anos, ±12,25) divididos em grupo caso, com 44 pacientes que apresentavam GMB na fase ativa, e grupo controle, com 130 pacientes sem GMB, pareados por sexo, idade e etnia. As células epiteliais foram obtidas por meio de bochecho com solução de glicose 3% durante 1 minuto e raspagem da mucosa jugal com espátula de madeira esterilizada. O DNA foi extraído com acetato de amônio 10 M e EDTA 1 mM. A genotipagem foi realizada pela técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em Tempo Real e o polimorfismo do gene candidato foi selecionado com base no SNP Info Web Server. Características clínicas e genéticas foram estudadas. Análises estatísticas univariadas foram efetuadas (p<0,05). Os parâmetros clínicos que mostraram-se associados com a GMB foram ansiedade (p=0,001), língua fissurada (p=3,7*10-15; OR=107,5; IC:13,76-839,3) e índice CPOD (p=0,002). Não foi encontrada associação do polimorfismo do gene BRINP3 (rs1342913) com a GMB.
Um maior grau de ansiedade, presença de língua fissurada e maior indíce CPOD associaram-se com a GMB. Não houve associação entre o rs1342913 e a amostra estudada. A análise de outros polimorfismos do gene BRINP3 pode auxiliar na elucidação da participação desse gene na etiopatogêne da GMB.
(Apoio: CNPq)