Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0069 a AO0074 ]
 6 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 6


AO0069 - Apresentação Oral
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Comparação termográfica do comportamento dos músculos temporal e masseter entre gêneros em atletas de Crossfit® na avaliação de força molar
Cardoso AHLS, Fioco EM, Fabrin SCV, Gomes GGC, Silva NS, Prandi MVR, Verri ED, Regalo SCH
Biologia Básica e Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A termografia é um método diagnóstico que estabelece aplicações distintas na odontologia e no esporte. As exigências atléticas necessitam de ajustes fisiológicos específicos que podem refletir em alterações térmicas. Esse trabalho objetivou comparar, por meio da termografia, o comportamento dos músculos do sistema estomatognático entre gêneros em atletas de Crossfit® na avaliação de força molar. Para tanto, foram avaliados 14 atletas, experientes na modalidade, divididos em 2 grupos: 7 homens (GH) e 7 mulheres (GM). A avaliação termográfica foi feita após a avaliação da força molar bilateral, a câmera utilizada foi uma Flir modelo C2, no momento da coleta o laboratório estava com uma temperatura média de 25ºC e umidade relativa do ar de 73%. A regiões de interesse foram: músculo temporal direito (TD), temporal esquerdo (TE), masseter direito (MD) e masseter esquerdo (ME). Para coleta das imagens termográficas, se respeitou uma distância de 1,5m e se registrava 3 imagens nas hemifaces. Para análise estatística, empregou-se o teste t. Os resultados mostraram o seguinte comportamento térmico. GH: TD 35,81º ± 1,57; TE 35,35º ± 1,76; MD 35,02º ± 1,95 e do ME 35,61º ± 1,83) e GM: TD 36,80º ± 0,79; TE 36,92º ± 0,49; MD 35,77º ± 0,77 e ME 35,74º ± 0,56), foi observado uma discrepância significativa, apenas no músculo TE, pois o GM apresentou valores maiores de temperatura (1,57º) em relação ao GH, para as demais variáveis não houve diferença significativa.
Foi possível concluir que, apesar da dominância funcional, acontece um equilíbrio térmico bilateral entre os gêneros.
AO0070 - Apresentação Oral
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Relação entre saúde bucal e características nutricionais de adultos com obesidade mórbida: uma análise multivariada
Marquezin MCS, Chaves-Junior SC, Rasera-Júnior I, Pacheco ERP, Gavião MBD, Lamy ECCS, Castelo PM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar características nutricionais e de saúde bucal em 113 indivíduos (19-68 anos) em tratamento para obesidade mórbida. O exame bucal, antropométrico e de aspectos salivares foram realizados, assim como aspectos da qualidade de vida relacionada à saúde bucal e sintomas de xerostomia. Os dados foram analisados por análise de agrupamentos K-means e comparações entre grupos por ANOVA (α=5%). Foram gerados três Clusters: Cluster 1 (n=77) foi caracterizado por participantes mais jovens, com maior IMC, que relataram menor número de refeições/dia e uso de distratores durante a refeição e que consumiram bebidas açucaradas e alimentos processados ​​no dia anterior. Cluster 2 (n=12) foi caracterizado por participantes mais velhos, diabéticos (73% faziam uso de insulina), menor IMC, maior índice CPOD e maiores escores de impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal e xerostomia, embora com relato de marcadores dietéticos mais saudáveis. O Cluster 3 (n=24) incluiu participantes com pior condição periodontal, menor fluxo, pH e capacidade tampão salivares. Indivíduos com obesidade mórbida, diabéticos e usuários de insulina apresentaram maior necessidade de aconselhamento dietético devido aos níveis mais altos de glicemia, perdas dentárias e sintomas orais e de xerostomia.
Indivíduos com obesidade mórbida mostraram características e necessidades específicas de cuidados nutricionais e de saúde bucal que devem ser identificados para melhorar a assistência desta condição.
(Apoio: 2017/26400-6  N° FAPESP  |  FAPESP  N° 2016/10940-9)
AO0071 - Apresentação Oral
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Ação protetora do TiF4 na desmineralização da dentina sob modelo de biofilme microcosmo simulando efeito da radioterapia de cabeça-pescoço
Souza BM, Silva MS, Braga AS, Bueno PSK, Santos PSS, Buzalaf MAR, Magalhães AC
Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou o efeito do verniz de TiF4 em relação ao desenvolvimento da cárie radicular simulando paciente submetido à radioterapia de cabeça e pescoço (RCP), em modelo de biofilme microcosmo. Amostras de dentina radicular bovina foram preparadas, irradiadas (70 Gy) e tratadas com um dos agentes: verniz TiF4 a 4%; verniz NaF a 5,42%; verniz placebo (sem F-); solução de diamino fluoreto de prata (SDF) a 30%; sem tratamento (controle) por 6h. As amostras foram submetidas à formação do biofilme microcosmo (5 dias, 37o C, 5% CO2) a partir do biofilme removido de raízes dentárias de pacientes submetidos à RCP. As variáveis de resposta foram viabilidade do biofilme por fluorescência, contagem de UFC para bactérias cariogênicas, produção de ácido lático e quantificação da perda mineral (microradiografia transversal). Todos os dados foram comparados usando ANOVA/Tukey (p<0,05). TiF4 e SDF reduziram significativamente a viabilidade do biofilme comparados ao controle, porém somente o SDF diferiu do placebo. O TiF4 foi o único agente capaz de reduzir a contagem de UFC para microrganismos totais, enquanto o SDF conseguiu reduzir significativamente a UFC para Estreptococos totais e S. mutans, comparados ao placebo e controle. Os biofilmes das amostras tratadas com vernizes fluoretados apresentaram redução na produção de ácido lático em comparação ao controle. O TiF4 e SDF reduziram significativamente a perda mineral comparados aos demais grupos, os quais não diferiram entre si.
O verniz de TiF4 apresentou efeito anti-cárie compatível ao SDF neste modelo experimental.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/07241-0  |  FAPs - Fapesp  N° 2019/21797-0)
AO0072 - Apresentação Oral
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Maioria dos dentifrícios brasileiros comercializados para crianças apresentam fluoreto biodisponível para interferir com a cárie dental
Valdivia-Tapia AC, Costa RCNP, Leite-Filho AM, Miranda LFB, Cury JA
Ciencias Fisiologicas - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Para serem eficazes no controle da cárie, dentifrícios devem conter fluoreto solúvel total (íon F + íon FPO32-) em concentração de 1000 ppm F (mg F/kg) ou acima. O objetivo foi determinar as concentrações de fluoreto total (FT = FST + F insolúvel) e de FST em dentifrícios comercializados no Brasil para crianças. Vinte e quatro marcas foram encontradas no mercado e de acordo com o rótulo: 19 foram formulados com NaF/SiO2 (16 com 1100, um com 1000, um com 995, e um com 500 ppm F); 3 com Na2FPO3/CaCO3 (900, 1100, e 1179 ppm F) e 2 com Na2FPO3/SiO2 (1000 e 1100 ppm F). De cada marca foram comprados 2-3 tubos e a análise foi feita em duplicata. Cada amostra foi pesada (90 a 110 mg) e homogeneizada em 10 mL de água purificada. A concentração de FT foi determinada na suspensão do dentifrício e FST no sobrenadante, de acordo ao protocolo validado (Cury et al., 2010), porém, HCl não foi usado nas análises dos dentifrícios formulados com NaF/SiO2. O fluoreto foi determinado usando o EIE através da técnica direta, e os resultados expressos em ppm F (mg F/kg). A concentração de FT encontrado (476-1098 ppm F) foi próxima daquelas declaradas no rótulo (500-1179 ppm F). FST encontrado (481-1110 ppm F) foi próximo do FT encontrado (média de 0.7% de diferença) para dentifrícios formulados com SiO2, contendo NaF ou Na2FPO3. Entretanto, nos dentifrícios formulados com CaCO3, cerca de 21% do FT estava insolúvel (sem potencial anticárie).
Em conclusão, 83% dos dentifrícios vendidos em Brasil para crianças apresentam concentração de fluoreto solúvel potencialmente biodisponível para ser eficaz no controle de cárie.
(Apoio: CNPq  N° 131732/2019-6; 435955/2018-7  |  CAPES  N° 001; 88882.329875/2019-01; 88882.445799/2019-01; 88887.341996-00  |  FUNCAMP  N° Conv. 4887.1 e 65/91)
AO0073 - Apresentação Oral
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Polimorfismo rs35874116 do gene TAS1R2 e sua associação com cárie dentária
Grando D, Schwertner C, Brown AA, Boquett JA, Schüler-Faccini L, Hashizume LN
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O gene TAS1R2 é um dos genes responsáveis pela percepção do sabor doce e polimorfismos deste gene tem sido descritos na literatura. O objetivo do presente estudo foi investigar a associação entre o polimorfismo rs35874116 do gene TAS1R2 com a cárie dentária. A amostra foi composta por 81 indivíduos adultos, com idade entre 18 e 40 anos, residentes em Porto Alegre, RS. Foram realizados exames clínicos para avaliar experiência de cárie (CPOD), índice de placa visível (IPV) e índice de sangramento gengival (ISG), questionários socioeconômico e de preferências alimentares e teste de percepção do sabor doce. A determinação genotípica do polimorfismo foi realizada por PCR através do métodoTaqMan SNP. Na amostra estudada, o grupo com cárie apresentou um CPOD médio de 4,3. Os resultados para o teste de percepção de sabor doce apontaram que os indivíduos do grupo com cárie são menos sensíveis ao sabor doce do que o grupo livre de cárie. As frequências alélicas não foram diferentes entre os grupos e o genótipo heterozigoto CT foi o mais frequente nesta amostra. O alelo T foi o mais frequente em ambos grupos.
Não foram observadas diferenças significativas entre as comparações dos dados clínicos (CPOD, IPV, ISG, ingestão de sacarose e percepção do sabor doce) com os genótipos (CC, CT e TT) na amostra estudada. Baseado nos resultados do presente estudo, a presença do polimorfimo rs35874116 do gene TAS1R2 não foi associado com experiência de cárie dentária na amostra estudada.
AO0074 - Apresentação Oral
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Avaliação de um dispositivo polimérico para anestesia local: teste in vivo em humanos adultos em procedimentos clínicos odontológicos
Adami LE, Ferreira MP, Freitas O, Figueiredo FAT, Macedo AP, Pedrazzi V
Materias Dentários e Prótese - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo in vivo avaliou a eficácia de um dispositivo polimérico bioadesivo com liberação tipo fast-dissolve dos sais anestésicos lidocaína e prilocaína, desenvolvido para anestesia local pré-procedimento operatório em odontologia, visando diminuir ou eliminar o uso de agulhas gengivais para procedimentos clínicos de média complexidade. Antes da aplicação dos dispositivos anestésicos era realizado um teste de sensibilidade com Endo-Frost® nos dentes a serem tratados para verificação da vitalidade pulpar. Em caso de ausência de vitalidade em tratamentos que envolva a sensibilidade gengival o dispositivo também foi aplicado. Após o paciente relatar sensação anestésica, o tratamento foi iniciado. A sensibilidade dolorosa foi monitorada e, caso o paciente reportasse dor ou desconforto, eram registrados o tipo de procedimento clínico em curso e o tempo em que a dor ocorreu após o início da anestesia. 58 participantes foram selecionados para o estudo. Os tratamentos realizados foram: Remoção de cárie n= 23; Raspagem subgengival n=5; Preparo supragengival n=2; Isolamento absoluto n=17; uso de Fio retrator gengival n=6; preparo subgengival para coroa total n=1; gengivoplastia n=2; Ajuste oclusal n=2. De todos os participantes 90% utilizaram apenas o dispositivo anestésico e 10% utilizaram a anestesia convencional complementar.
O dispositivo anestésico foi eficaz em procedimentos de média complexidade, com conforto aos pacientes e dentistas, eliminando ou diminuindo o uso de seringas com agulhas, medo, ansiedade e risco de infecção cruzada.
(Apoio: Fapesp   N° 2015/26138-4)