Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0059 a AO0062 ]
 4 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 4


AO0059 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Avaliação tomográfica da morfologia e de posicionamento do processo condilar em pacientes com má-oclusão
Ianni TMS, Carlos PPS, Azevedo MN, Manzi FR, Silva AIV
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a articulação temporomandibular, utilizando tomografias computadorizadas de feixe cônico, verificando se alterações de posição e morfologia estão relacionadas com os tipos de má-oclusão. Imagens de 329 pacientes foram classificadas em más-oclusões classe I, II e III. A posição condilar foi aferida por meio da medição dos espaços articulares, da profundidade da fossa mandibular, da inclinação dos processos condilares nos planos sagital, coronal e axial e ainda pelo alinhamento dos processos condilares. A classificação da morfologia definiu as formas condilares como arredondadas, planas ou anguladas. Foram obtidos resultados estatisticamente significantes na inclinação sagital entre os grupos classe I e II, e classe II e III. Na inclinação coronal entre os grupos classe II e III. No grupo de classe II o espaço articular posterior mostrou-se significativamente maior, quando comparados com os espaços anterior e superior. Comparando-se o espaço superior entre os três grupos vemos uma diferença estatisticamente significante entre os grupos de classe I e III.
Após analisar todas as medições, podemos concluir que há uma menor inclinação sagital e maior inclinação coronal no grupo de classe II. Este grupo apresenta ainda a cabeça da mandíbula anteriorizada enquanto nos grupos de classe I e III o processo condilar apresenta-se centralizado. O espaço articular superior apresenta-se significativamente maior no grupo de classe III. Houve uma predominância do formato condilar arredondado em todos os grupos estudados.
AO0060 - Apresentação Oral
Área: 7 - Estomatologia

Acetilação de histona H3 e sua associação com eventos iniciais da tumorigênese em linhagens de queratinócitos orais displásicos e tumorais
Barbeiro CO, Fernandes D, Almeida LY, León JE, Bufalino A
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As desordens potencialmente malignas orais (DPMOs) são doenças com risco elevado para desenvolver câncer na cavidade oral. Estudos recentes sugerem que o infiltrado inflamatório associado às DPMOs pode relacionar-se com sua etiologia e comportamento clínico, bem como, atuar como fator indutor de alterações epigenéticas. Assim, avaliar o perfil molecular e epigenético destas lesões colaboraria para o melhor entendimento do processo de transformação maligna, melhorando a eficácia na identificação de pacientes com maior risco. O objetivo deste estudo foi avaliar se os níveis de acetilação de histona H3 em linhagens celulares displásicas e tumorais sofrem alterações pelo contato com as células mononucleares do sangue periférico (PBMCs) e avaliar se tais alterações são acompanhadas de modificações na proliferação celular e na transição epitélio-mesenquimal (TEM). Foram realizados ensaios de co-cultura celular de PBMCs com linhagens de queratinócitos orais (NOK-SI, DOK, SCC-25 e Detroit 562) para avaliar a influência dos PBMCs na aquisição de vantagens para a progressão tumoral.
Os resultados revelaram que a co-cultura foi capaz de favorecer a TEM, sugerindo que tanto queratinócitos orais displásicos como tumorais são capazes de liberar fatores que modulam o imunofenótipo de PBMCs conferindo o ganho de vantagens na tumorigênese.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/04954-2)
AO0061 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Efeito de fármacos inibidores de histonas deacetilase sobre células tronco tumorais de carcinoma mucoepidermoide de glândula salivar
Aguiar EMG, Heguedusch D, Sousa LF, Miguita L, Rodrigues MFD, Siqueira JM, Sanches GT, Nunes FD
Estomatologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento quimioterápico para o carcinoma mucoepidermoide é usualmente reservado para casos agressivos e metastáticos, devido a sua baixa resposta à radio e quimioterapia, a qual é associada à presença de células tronco tumorais (CTTs). Neste estudo, foram avaliados os efeitos de Panobinostat (PAN) e Romidepsin (ROM), dois inibidores de histonas deacetilase, em linhagem de CME (UM-HMC1) quanto a: (i) viabilidade e migração celular; (ii) expressão de genes associados a CTTs; (iii) capacidade de formação de esferas e colônias. Esses parâmetros foram avaliados por ensaios de dose e resposta (IC50 dos fármacos), Citotoxicidade, RT-qPCR (Nanog, CD44 e BMI-1), ferida (migração celular) e formação de colônias e esferas após 48h de tratamento. Houve redução significante da viabilidade celular com ambos os fármacos (p≤0,05), com diferença marcante nos valores de IC50 (PAN 6,9nM; ROM 1,9nM). Apenas o tratamento com ROM foi capaz de reduzir significantemente o número de esferas (Controle 3 +/- 0,6; PAN 4 +/- 3,5; ROM 4 +/- 1), colônias (Controle 18 +/- 6,5; PAN 11,3 +/- 0,6; ROM 5 +/- 4,3) e a migração celular (Controle 38,3 +/- 7,4%; PAN 48,4 +/- 5,4%; ROM 32,9 +/- 4,1%). Adicionalmente, foi observada redução significante na expressão do gene BMI-1(Controle 2,4 +/- 0,4%; PAN 2 +/- 0,6%; ROM 1,6 +/- 0,2%) após tratamento com a ROM.
Desta maneira, a ROM foi capaz de diminuir não somente a viabilidade de células de CME mas também características associadas com a manutenção do fenótipo tronco, tornando-se uma alternativa terapêutica com potencial no tratamento do CME.
(Apoio: CNPq  N° 60778216.0.0000.0075)
AO0062 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Influência do tamanho de voxel e do método de segmentação de imagens de micro-CT na avaliação do preenchimento de canais radiculares
Torres FFE, Pinto JC, Lucas-Oliveira E, Bonagamba TJ, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou a influência do método de segmentação e do tamanho de voxel na avaliação da presença de vazios em canais radiculares obturados por diferentes cimentos. Canais mesiais curvos de molares inferiores extraídos foram preparados por HyFlex EDM 25/.08 e obturados com Bio-C Sealer ou AH Plus, pela técnica de cone único. Após escaneamento em microtomografia computadorizada (micro-CT. SkyScan 1272) a 5 µm, a porcentagem volumétrica de vazios foi avaliada em imagens reconstruídas a 5, 10 e 20 µm. Escolheu-se comparar a segmentação visual das imagens, realizada por dois examinadores, e a segmentação automática. Análise radiográfica da radiopacidade dos cimentos (mm Al) foi realizada. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA/Tukey e teste-t (α=0.05). AH Plus apresentou a maior radiopacidade (P<0.05). Para todos os tamanhos de voxel avaliados, não houve diferença entre os observadores, que foram semelhantes aos resultados obtidos com a segmentação automática (P>0.05). Os canais radiculares preenchidos com AH Plus ou Bio-C apresentaram porcentagem semelhante de vazios (P>0.05).
Conclui-se que os métodos de segmentação visual e automática podem ser aplicados às imagens de micro-CT adquiridas entre 5 e 20 µm, para avaliação da presença de vazios em canais radiculares obturados. A segmentação automática deve ser considerada por ser um método mais rápido e sem influência do operador. Bio-C Sealer e AH Plus apresentam similar capacidade de preenchimento de canais curvos.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2016/00321-0, 2018/19665-6, 2017/19049-0  |  CAPES  N° 001)