Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0054 a AO0058 ]
 5 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 5


AO0054 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Análise subjetiva e objetiva da gelatina balística como um promissor novo material simulador de tecidos moles em imagens de TCFC
Fontenele RC, Nascimento EHL, Lopes PA, Santaella GM, Vasconcelos KF, Oenning ACC, Groppo FC, Freitas DQ
Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se apresentar a gelatina balística (GB) como um novo material capaz de simular os tecidos moles em imagens de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC). Foram adquiridas imagens de TCFC de três cabeças de leitões frescas que apresentavam integridade dos seus tecidos moles (padrão de referência). Após isso, as cabeças dos leitões foram moldadas com resina acrílica, descarnadas e os tecidos moles substituídos por GB com a mesma espessura que os tecidos originais. Os volumes de TCFC foram avaliados por dois radiologistas orais em consenso, utilizando uma escala de cinco pontos, para verificar os seguintes critérios de qualidade: adaptação na superfície óssea, espessura e densidade, penetração no interior de grandes cavidades ósseas e no osso medular e presença de bolhas de ar. Além disso, um radiologista oral avaliou objetivamente a qualidade das imagens em três reconstruções axiais nos níveis mandibular, oclusal e maxilar de cada exame de TCFC. A média e o desvio-padrão (DP) dos tons de cinza foram calculados em quatro regiões de interesse determinadas sobre as áreas de tecido mole e comparados por meio da análise de variância. A GB apresentou escores subjetivos variando de bom a excelente para todos os parâmetros avaliados. Não houve diferença significativa na média e no DP dos tons de cinza entre os grupos tecido mole original e GB para todos os níveis (p>0.05).
A GB apresenta subjetiva e objetiva similaridade com o padrão de referência. Assim, a GB é um material promissor para simular os tecidos moles em imagens de TCFC.
(Apoio: CAPES  N° 001)
AO0055 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Explorando o papel de NFkB na regulação epigenética e acúmulo de células-tronco em linhagem de carcinoma oral resistente à Cisplatina
Castro LR, Milan TM, Almeida LO
Biologia Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

NFkB é um fator de transcrição envolvido na manutenção tumoral e no acumulo de células-tronco tumorais (CTT), cuja existência é associada a quimiorresistência. Nós utilizamos linhagens de carcinoma espinocelular de língua CAL-27 WT (selvagem) e CAL-27 CisR (resistente à cisplatina) tratadas com TNF-α (10 ng/mL) e Emetine (0,5 μM/mL). MTS e formação de esferas foram realizados para determinar as concentrações das drogas. A expressão dos genes NFkB (RELA), HDACs1 e 2, KATs6A e 6B foram analisadas por qPCR e as proteínas NFkB, p-NFkB, HDAC1, ac-H3K9, ac-H3K36, ac-H3K79 e ac-H4K5 por Western Blot ou imunofluorescência. Citometria de fluxo e formação de esferas foram realizados para avaliar o efeito das drogas sobre a população de CTT. Houve menor expressão genica de NFkB, HDACs1 e 2, KATs6A e 6B na CAL27 CisR, porém, foi demonstrado maior nível de fluorescência de NFkB, p-NFkB e HDAC1 e maior expressão proteica de p-NFkB na CAL27 CisR, enquanto que ac-H3K36 e ac-H3K79 diminuíram. O aumento de NFkB pela administração de TNF-α aumentou as CTT e a redução de NFkB gerada pela administração de emetine, com dose IC50 de 1.8 μM, foi eficaz na inibição de esferas e na redução da população de CTT. Houve maior expressão genica de NFkB e KAT6A com TNF-α e aumento da expressão de NFkB , HDACs1 e 2, KATs6A e 6B após 16h de tratamento com emetine, mas diminuição de NFkB após 8h de tratamento. A expressão proteica de p-NFkB, NFkB, ac-H3K9 e ac-H4K5 diminuíram após o tratamento com emetine e aumentaram após tratamento com TNF-α.
sugere-se que NFkB está envolvido na resistência à cisplatina e no acúmulo de CTT.
(Apoio: FAPESP  N° 2019/05782-3)
AO0056 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Análise multivariada, estudo de correlação e modelo de regressão linear de macrófagos em líquen plano oral e lesão liquenóide oral
Ferrisse TM, Oliveira AB, Palaçon MP, Silva EV, Massucato EMS, Almeida LY, León JE, Bufalino A
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Macrófagos são fagócitos que desempenham papel essencial nos eventos imunológicos da cavidade bucal. Assim o presente estudo propõe avaliar a densidade de subpopulações de macrófagos positivos para CD68 e CD163 em liquen plano oral (LPO) e lesão liquenóide oral (LLO) utilizando como grupo controle a hiperplasia fibrosa inflamatória oral (HFI). 14 casos de LPO, 14 casos de LLO e 14 casos de HFI foram selecionados para análise imuno-histoquímica. O tamanho amostral foi calculado após estudo piloto. As densidades dos tipos de macrófagos foram contadas nas regiões epiteliais e subepiteliais. Foram utilizados os seguintes analises estatísticas: analise multivariada de variância a dois fatores (Manova two-way), correlação de Pearson e construção de modelos de regressão linear. Foi utilizado o software SPSS, versão 20.0, sendo α=0,05. Houve significância estatística apenas na região subepitelial para marcador CD68 entre os grupos LPO e LLO (p=0,001) e entre LPO e HFI (p=0,045). O estudo de correlação evidenciou uma relação muito forte e positiva entre os tipos de macrófagos e o LPO e LLO. Os modelos de regressão evidenciaram que a interação de CD68 e CD163 apresenta maior dependência entre si na LLO do que no LPO, além de permitir estimar a densidade populacional de CD68 e CD163 em LPO e LLO.
Células CD68 positivas podem estar relacionadas com a imunopatogênese do LPO, indicando atividade pro-inflamatória neste grupo de doença. As diferenças encontradas nos estudos de correlação e de regressão linear podem auxiliar no entendimento da patogênese do LPO e da LLO.
(Apoio: CAPES  N° 001)
AO0057 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Análise fractal do trabeculado ósseo mandibular de indivíduos com Osteogênese Imperfeita: um estudo piloto
Prado HV, Teixeira SA, Mota RN, Brasileiro CB, Vargas-Ferreira F, Borges-Oliveira AC

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou comparar, por meio da análise fractal, o trabeculado ósseo mandibular de indivíduos com Osteogênese Imperfeita (OI) ao de indivíduos normotípicos. Foram analisadas radiografias panorâmicas de oito indivíduos com OI e de 16 indivíduos normotípicos, todos atendidos no Serviço de Radiologia da Faculdade de Odontologia da UFMG, em Belo Horizonte. A amostra foi pareada por sexo e idade. Para análise da dimensão fractal (DF) foi utilizado o software ImageJ. As regiões de interesse (ROIs) de 50 x 50 pixels foram selecionadas no trabeculado ósseo de três regiões da mandíbula: pré-molares, ângulo e côndilo. O valor da DF para cada região da mandíbula foi definido pela média dos valores obtidos nos lados direto e esquerdo. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. Foi realizada a análise bivariada dos dados por meio do Teste T de Student, considerando-se uma significância de 0,05. A média de idade dos indivíduos foi de 13,75 anos (± 4,89). A maioria deles era do sexo masculino (62,5%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os valores da média das regiões examinadas nos grupos (p>0,05). No grupo com OI os valores de DF foram: região do côndilo mandibular= 1,378 (±0,087), ângulo da mandíbula= 1,378 (±0,109) e região de pré-molar inferior= 1,290 (±0,121). No grupo normotípicos foram obtidos, respectivamente, os seguintes valores de DF nas regiões analisadas: 1,448 (±0,530), 1,425 (±0,562) e 1,306 (±0,096).
Indivíduos com OI apresentaram trabeculado ósseo com menor valor de DF em comparação aos indivíduos normotípicos.
(Apoio: CAPES  |  CNPq)
AO0058 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Microestrutura óssea em dois diferentes parâmetros de aquisição de imagem
Friedrichsdorf SP, Ferreira SG, Arana-Chavez VE, Dominguez GC, Spin Neto R
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A microtomografia computadorizada tem sido extensivamente empregada em pesquisas de tecidos mineralizados que envolve avaliação da microarquitetura óssea em modelos animais; e consiste na reconstrução de imagens tridimensionais a partir de projeções bidimensionais. Para escanear a amostra é necessário escolher a resolução e a rotação da fonte emissora ou a amostra, além dos outros parâmetros. As informações das análises podem estar diretamente relacionadas com a escolha dos parâmetros para o escaneamento do espécime. Esse estudo teve como objetivo avaliar o efeito de dois parâmetros (resolução e rotação) durante o escaneamento da amostra sobre os resultados do trabeculado ósseo. Nove fêmures (ex vivo) de ratos Wistar foram escaneados empregando diferentes resoluções (9 µm e 18 µm) e diferentes rotações (180° e 360°). Os demais parâmetros foram os mesmos para todos os escaneamentos. A combinação da resolução e da rotação determinava a que grupo as imagens obtidas pertenciam: - grupo A (9 µm e 180°); - grupo B (9 µm e 360°); - grupo C (18 µm e 180°); e grupo D (18 µm e 360°). Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos quando observou-se o Volume Ósseo (BV, p = 0.159), Número de Trabéculas (TbN, p = 0.416), Espaço Trabecular (TbSp, p = 0.625). Por outro lado, houve diferença estatisticamente significante quando observou-se a Espessura Trabecular: A-D (TbTh, p = 0.030) and B-D (p = 0.043).
A alteração na rotação da fonte emissora de raio-X e na resolução das imagens podem influenciar os resultados quantitativos do trabeculado ósseo.
(Apoio: CAPES)