Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0018 a AO0021 ]
 4 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 4


AO0018 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Epidemiologia das perdas faciais e avaliação da perspectiva de qualidade de vida antes da reabilitação Protética Bucomaxilofacial
Dantas BCK, Gomes B, Berard LT, Elchin CB, Pinto HG, Melo RMO, Santos RLO, Coto NP
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a epidemiologia das perdas faciais e a perspectiva de qualidade de vida de pacientes antes da reabilitação bucomaxilofacial. Por meio de um questionário preenchido em entrevista, foram investigadas as variáveis: identificação do sujeito (sexo, idade, escolaridade); origem e região da perda facial. Procurou-se identificar como os pacientes se sentiam em relação a sua perda facial, os dados foram submetidos a análise descritiva. Os pacientes apresentaram idade média de 53 anos onde a grande maioria era do gênero masculino (65,3%) de baixa escolaridade (67,4%), considerado abaixo de ensino fundamental completo. Quanto a perda facial, a adquirida foi a mais prevalente, cerca de 94,7%, dentre elas a patológica foi a mais observada (61,1%); a região mais acometida foi a ocular (80%) seguida das regiões nasal, auricular, oculopalpebral e faciais extensas (20%). Com relação à percepção de qualidade de vida foi observado que os pacientes se sentem confortáveis com a perda (65,8%), porém, esperam melhora após a reabilitação (98%).
Foi notado que para muitos pacientes a reabilitação bucomaxilofacial é um meio eficaz para a melhora da qualidade de vida do paciente mutilado.
AO0019 - Apresentação Oral
Área: 6 - Oclusão / ATM

Anestesia local diminui a hiperalgesia do masseter induzida pelo fator de crescimento nervoso
Ardestani SS, Exposto FG, Castrillon EE, Conti PCR, Bonjardim LR, Svensson P, Costa YM
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Anestésicos locais podem ser aplicados para investigar o papel das aferências periféricas em modelos de dor experimental e condições clínicas. O principal objetivo dessa investigação foi avaliar os efeitos da anestesia local na hiperalgesia do masseter induzida pelo fator de crescimento nervoso (NGF). Assim, 45 participantes saudáveis receberam de forma randomizada uma única injeção intramuscular de solução de salina isotônica (grupo IS) ou NGF e uma segunda injeção de lidocaína (grupo NGF + lidocaína) ou IS (grupo NGF + IS) no músculo masseter direito. Os parâmetros avaliados foram os escores de sensibilidade mecânica do masseter direito e esquerdo e a avaliação clínica da intensidade de dor muscular e função mandibular. As avaliações ocorreram no basal, 48 horas após a primeira injeção, imediatamente após a segunda injeção de lidocaína ou IS (exceto para o grupo IS) e 72 horas após a primeira injeção. Os testes ANOVA, Cochran Q e χ foram aplicados aos dados. O NGF causou dor muscular ao mastigar 48 e 72 horas após a primeira injeção quando comparado ao grupo IS, mas sem diferenças entre os grupos NGF + lidocaína e NGF + IS. No entanto, a sensibilidade mecânica do masseter direito imediatamente após a segunda injeção no grupo NGF + lidocaína foi significativamente menor que a do grupo NGF + IS e similar ao grupo IS.
Injeções intramusculares de anestésicos locais podem fornecer informações relevantes em relação a contribuição de mecanismos periféricos na manutenção de condições dolorosas persistentes musculoesquelética.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2015/09913-4  |  FAPs - Fapesp  N° 2018/00614-2)
AO0020 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Avaliação de auto cuidado e higiene oral dos pacientes acometidos por perdas faciais
Gomes B, Dantas BCK, Elchin CB, Melo RMO, Berard LT, Guiguer Pinto VA, Santos RO, Coto NP
Cirurgia, Prótese e Tra - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar o auto cuidado e higiene oral dos pacientes com perdas faciais. Por meio de um questionário preenchido na forma de entrevista, foram investigadas as variáveis: Gênero, escolaridade, idade, frequência de escovação e uso do fio dental, última vez que foi ao cirurgião-dentista e sua frequência e se a perda facial influenciou na sua vontade de escovar os dentes. Foi realizado um exame físico intraoral observando a quantidade de dentes presentes na boca e a presença ou não de prótese dentária, apresentadas de forma descritiva.
Foi visto que os pacientes apresentaram idade média de 53 anos onde a grande maioria era do gênero masculino e de baixa escolaridade. Com relação a sua higiene oral, a frequência de escovação da grande maioria foi de 2 a 3 vezes ao dia ( 83,8%), e o uso de fio dental de 1 a 2 vezes ao dia (79,9%). Quanto a frequência das consultas e a última visita ao cirurgião dentista, 26,5% relatam visitas anuais porém 57,1% sequer se lembram. Cerca de 53,3% relata já ter recebido orientações sobre higiene oral. Quando questionados se a perda facial influenciou na frequência de escovação a grande maioria, cerca de 90,9%, relata maior interesse e cuidado nesse quesito. Quanto aos dados coletados referente ao exame físico intraoral, a grande maioria, cerca de 94%, já havia perdido mais de 4 dentes e possuíam próteses reabilitadoras. Pode-se observar que os pacientes acometidos de perdas faciais apresentaram saúde oral deficiente e hábitos de higiene e foram estimulados após a perda mostrando seu maior interesse no auto cuidado.
AO0021 - Apresentação Oral
Área: 6 - Oclusão / ATM

Associação entre sintomas de disfunção temporomandibular, cefaleias primárias e severidade da síndrome da apneia obstrutiva do sono
Freire SA, Santos FLA, Souza VA, Custodio W, Godoi APT, Degan VV, Venezian GC
Programa de Pós Graduação Em Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal observacional analítico objetivou verificar a associação entre a presença dos sintomas de disfunção temporomandibular (DTM), cefaleias primárias com a gravidade da Síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). A amostra foi composta por 119 pacientes com média de idade 46 (±4,2) anos, sendo 71 mulheres e 48 anos, que realizaram o exame de polissonografia em clínica específica. Os sintomas de DTM foram avaliados por meio do questionário de sintomas do Diagnostic criteria for temporomandibular disorders (DC/TMD). As cefaleias primárias foram diagnósticas por um médico neurologista por meio de um questionário baseado nos critérios propostos pela International Headache Society. A severidade da SAOS foi determinada em polissonografia pelo índice de apneia-hipopneia (IAH) e dicotomizada em leve (IAH < 15/hora) e moderada/severa (IAH > 15/hora). Os dados foram analisados por meio de regressão logística múltipla, considerando um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que a prevalência de cefaleia e sintomas de DTM entre os portadores da SAOS foi, respectivamente, 56,3% (IC95%: 47,4% - 65,2%) e 32,8% (IC95%: 24,3% - 41,2%). A cefaleia mais frequentemente diagnosticada foi a migrânea (34,5%).
Não houve associação significativa entre a presença de cefaleia primária e sintomas de DTM com a severidade da SAOS (p>0,05). Conclui-se que não houve associação entre a severidade da SAOS com cefaleias primárias e sintomas de DTM.