Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0007 a AO0011 ]
 5 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 5


AO0007 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Avaliação das propriedades de resinas experimentais e o efeito de diferentes concentrações e funcionalizações de nanoestruturas de TiO2
Guimarães GMF, Bronze-Uhle ES, Lisboa Filho PN, Fugolin APP, Borges AFS, Gonzaga CC, Pfeifer CSC, Furuse AY
Dentística - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi caracterizar e avaliar a influência da adição de diferentes concentrações de nanotubos e nanopartículas de TiO2 funcionalizadas nas propriedades de resinas compostas experimentais. Nanoestruturas de TiO2 foram sintetizadas e funcionalizadas com 3-aminopropil trimetoxisilano (APTMS) e 3-Trimetoxisilil-Propeil-Metacrilato (TSMPM). Caracterizações foram realizadas através de DRX, EDS, MET e TGA. As resinas compostas contendo Bis-GMA / TEGDMA, CQ, DABE e partículas de vidro de bário-alumino silicato foram manipuladas de acordo com a nanoestrutura de TiO2 (nanotubos-NT ou nanopartículas-NP), concentração (0,3 ou 0,9% em peso) e funcionalização (APTMS ou TSMPM). O grau de conversão (DC - 0 e 24h), cinética de polimerização (Rpmax) e a microdureza Knoop (antes e após o amolecimento do etanol) foram avaliados. Os dados foram analisados por ANOVA a um critério com medidas repetidas e Tukey HSD (α = 0,05). Para DC, a resina, o tempo e o efeito da interação foram significativos (p <0,001). O maior valor de DC foi encontrado para nanotubos funcionalizados com 0,3% em peso às 24h. Todos os outros grupos apresentaram DC maior (p <0,05), exceto para NP-0,9% e NP-0,3%- APTMS. A Rpmax foi maior para NT-0,3%-APTMS. Para a dureza, as resinas, amolecimento do etanol e o efeito de interação foram significativos (p <0,001). A dureza diminuiu após o amolecimento do etanol em todos os grupos, exceto para os NT-0,3%-TSMPM, NT-0,9%-TSMPM E NP-0,3%.
Os NT-0,3%-TSMPM apresentaram o maior valor de DC após 24h, sendo também o material mais estável após o amolecimento do etanol.
(Apoio: FAPESP  N° 2017/23331-3)
AO0008 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

A incorporação de nanotubos de dióxido de titânio ao cimento de ionômero de vidro interfere na liberação de alumínio?
Morais AMS, Pecorari VGA, Gomes OP, Vieira-Junior WF, Peruzzo DC, Tabchoury CPM, Lisboa Filho PN, Kantovitz KR

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo in vitro quantificou a liberação de alumínio (Al) do cimento de ionômero de vidro convencional (CIV) incorporado de nanotubos de TiO2 (n-TiO2) submetido à desafio cardiogênico. Ao Ketac Molar EasyMix® - (KM) foi incorporado a concentração de 0 e 5% em peso de n-TiO2 e submetidos a ciclagem de pH por 7 dias. Avaliação da quantificação de Al foi realizada por meio de espectroscopia de raiosX por dispersão em energia (EDS) (% de átomos) e de espectometria de absorbância atômica (EAA) (μg Al/mL) no 1o, 2o, 3o, 5o e 7o dia (n=6). Dados foram submetidos aos testes ANOVA-dois critérios, Tukey, Mann-Whitney e Friedman (α=0,05). EDS mostrou proporções dominantes semelhantes de Al, silício e cálcio nos grupos 0 e 5%, enquanto o Ti não foi detectado. Os resultados demonstraram que não houve diferença na quantificação de Al entre CIV com ou sem n-TiO2 (p=0,9877), pré e pós ciclagem de pH (p=0,1838) e na interação entre material e a ciclagem (p=0,5408), bem como de silício, lantânio, cálcio e sódio. A quantidade em % de átomos de fósforo foi maior após a ciclagem de pH enquanto magnésio e cloro não foram quantificados. Na análise EAA, os dados revelaram que não houve liberação de Al em nenhum grupo ao longo do tempo na solução remineralizadora. Bem como, ausência de diferenças na liberação do Al nos grupos com n-TiO2 ao longo do tempo (p0,005).
A incorporação de 5% de n-TiO2 ao KM não alterou a quantidade de Al na superfície do CIV e nas soluções des e remineralizadoras, podendo esta nanotecnologia ser sugerida para reforço da matriz do CIV
AO0009 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Efeito de diferentes níveis de magnificação da lupa Galilean sobre a postura de trabalho e atividade muscular em condição clínica simulada
Pazos JM, Regalo SCH, Vasconcelos PB, Garcia PPNS
Odontologia Social - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito de diferentes níveis de magnificação da lupa Galilean sobre a postura de trabalho em condições clínicas simuladas. Dentes artificiais (N=320) foram preparados segundo sistema de magnificação (olho nú, lupa Galilean de 2,5x, 3,0x e 3,5x) e dente (16, 26, 36 e 46). Para a avaliação postural utilizou-se o Compliance Assessment of Dental Ergonomic Posture Requirements, a medida do desvio angular do pescoço pelo Software Avaliação Postural e a atividade muscular pela eletromiografia de superfície dos músculos esternocleidomastoideo, trapézio descendente e trapézio ascendente, bilateralmente. Realizou-se ANOVA a dois fatores com pós-teste de Tukey e Games Howell (α=0,05). Observou-se menores valores de postura para o olho nú e dentes 36 e 46 (p<0,001) e maior desvio angular para o olho nú (p<0,001) e dentes 16 e 26 (p<0,001). A atividade muscular do esternocleidomastoideo bilateral não diferiu significativamente entre os sistemas de magnificação (p=0,470 e p=0,667, respectivamente) e os dentes (p=0,065 e p=0,791, respectivamente). O músculo trapézio descendente direito exibiu menor atividade com a lupa 2,5x e no dente 16 (p<0,001). O trapézio descendente esquerdo e trapézio ascendente bilateral diferiram significativamente só para os dentes (p<0,001), com menores valores nos dentes 36 e 46 (trapézio descendente esquerdo), 26 (trapézio ascendente direito) e 36 (trapézio ascendente esquerdo).
Concluiu-se que a magnificação influenciou a postura de trabalho apenas na adesão aos requisitos de postura ergonômica e no desvio angular do pescoço.
(Apoio: FAPs - Bolsa de mestrado FAPESP   N° 2019/02328-0)
AO0010 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Avaliação do desgaste fisiológico da camada de caracterização aplicada sobre cerâmicas odontológicas
Matos JDM, Lopes GRS, Silveira MPM, Grangeiro MTV, Tribst JPM, Ramos NC, Anami LC, Bottino MA
Prótese Dentária - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento da camada de caracterização aplicada na superfície de zircônia de alta translucidez (YZHT), cerâmica feldspática (FD) e silicato de lítio reforçado com zircônia (ZLS) contra diferentes antagonistas. Discos de cerâmicas monolíticas (n = 120) (ø 12 mm; espessura: 1,2 mm; ISO 6872) foram divididos em 30 dos blocos YZHT e FD e 60 dos blocos ZLS (camada de coloração aplicada antes ou após o procedimento de cristalização). Os espécimes foram divididos em 12 subgrupos (n = 10) de acordo com os antagonistas: esteatita, cerâmica híbrida ou zircônia. Foram realizados ciclos mecânicos (1,5 x 104 ciclos; 15 N; deslocamento horizontal: 6 mm; 1,7 Hz). A diferença entre a rugosidade final e inicial (Ra, Rz e Rsm), os dados de perda de massa foram analisados individualmente por ANOVA 2 fatores e teste de Tukey (α = 0,05). A rugosidade das cerâmicas não apresentou diferença estatisticamente significante antes do desgaste, Ra (p = 0,3348), Rz (p = 0,5590) e Rsm (p = 0,5330). Após a simulação do desgaste, o parâmetro Ra não foi afetado pela interação entre o antagonista x cerâmica (p = 0,595). Os parâmetros Rz e Rsm foram afetados apenas pelos pistões antagonistas (ambos, p = 0,000).
As simulações aumentaram a rugosidade das cerâmicas sem que houvesse diferença entre elas no início ou no final dos testes. A queima adicional (2 etapas) do ZLS2 levou a uma maior quantidade de massa perdida. O material restaurador deve ser cuidadosamente selecionado, uma vez que os materiais apresentam diferentes desempenhos de acordo com o tipo de antagonista.
(Apoio: 2018/04454-0  N° FAPESP)
AO0011 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Avaliação clínica longitudinal do clareamento dental de consultório com luz LED violeta (405-410 nm): resultados preliminares
Mayer-Santos E, Silva BB, Twiaschor CV, Brugnera Junior A, Zanin FAA, Shimokawa CAK, Freitas PM
Dentística - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo clínico foi avaliar o efeito do tratamento clareador realizado com a luz LED violeta (405-410 nm), associado ou não a um gel clareador, na alteração cromática do dente e sensibilidade dental. Sessenta participantes foram selecionados e aleatoriamente divididos em um dos grupos de tratamento (n=15): G1 - Gel clareador a base de peróxido de hidrogênio 35% (4 sessões, 1 sessão/semana); G2 - LED violeta (405-410 nm, 4 sessões, 1 sessão/semana); G3 - LED violeta (405-410 nm, 4 sessões, 2 sessões/semana); G4 - técnica híbrida (LED violeta + PH 35% + LED violeta) (4 sessões, 1 sessão/semana). A avaliação de cor foi realizada antes, 14 dias e 3 meses após a finalização do clareamento, e avaliada pelos testes colorimétricos (objetivo e subjetivo). Adicionalmente, foi avaliada a sensibilidade dental durante e 48 horas após o clareamento. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística, considerando um nível de significância de 5%. O teste ANOVA dois fatores e teste de Tukey mostraram que, durante os diferentes momentos da avaliação, a variação de cores foi semelhante nos grupos G1 e G4, e não significante nos grupos G2 e G3, em ambas as avaliações colorimétricas. Os testes ANOVA um fator e teste de Tukey mostraram que, na avaliação de sensibilidade, G2 e G3 não apresentaram valores significantes enquanto G4 e G1 apresentaram, sendo G4 menor que G1.
Dentre as técnicas avaliadas, a técnica híbrida pode ser considerada uma alternativa promissora, pois apresentou os melhores resultados comparando-se as avaliações colorimétricas e de sensibilidade.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2016/24126-1)