Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0001 a AO0006 ]
 6 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 6


AO0001 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Conjugado de ftalocianina com nanopartículas de quitosana: síntese, caracterização e fotoinativação de biofilmes de S. mutans
Cavalcante LLR, Tedesco AC, Curylofo-Zotti FA, Souza-Gabriel AE, Corona SAM
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo desenvolver/caracterizar a ftalocianina de cloro alumínio (ClAlPc) encapsulada em nanopartículas de quitosana (NQ) e avaliar suas propriedades antimicrobianas na terapia fotodinâmica (antimicrobial photodynamic therapy - aPDT) contra biofilmes de Streptococcus mutans. As NQ foram preparadas por geleificação iônica e os estudos de caracterização incluíram o tamanho das partículas, índice de polidispersão (IPd), potencial zeta, estabilidade acelerada, espectro de absorção e quantificação de ClAlPc. Os biofilmes foram formados em blocos de dentina bovina a 37°C por 48h em microaerofilia. A atividade antibacteriana e antibiofilme foi quantificada pelo número de Unidades Formadoras de Colônias por mL. Os biofilmes foram analisados por microscopia eletrônica de varredura (MEV). A carga bacteriana entre os grupos foi analisada pelos testes ANOVA e Tukey HSD (α = 0,05). A caracterização revelou que as nanopartículas de ClAlPc foram encontradas em escala nanométrica, com propriedades fotofísicas e fotoquímicas adequadas. A aPDT mediada pelo nanoconjugado ClAlPc + NQ mostrou redução significativa na viabilidade de S. mutans (1log10 UFC/mL) em comparação ao controle negativo PBS (p <0,05). A aPDT mediada por ClAlPc isolada foi semelhante ao PBS (p> 0,05). A MEV revelou que os biofilmes tratados com aPDT ClAlPc + NQ apresentaram alteração na morfologia bacteriana.
As nanopartículas de ClAlPc foram consideradas estáveis e a aPDT mediada pelo nanoconjugado ClAlPc + NQ foi eficiente contra o biofilme de S. mutans.
(Apoio: CAPES  |  FAPESP  N° 2019/05965-0)
AO0002 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Influência de uma barreira catalizadora dupla na eficácia clareadora e citotoxicidade de um gel com 35% de H2O2 aplicado por variados tempos
Zuta UO, Duque CCO, Ribeiro RAO, Leite MLAS, Soares DG, Hebling J, de-Souza-Costa CA
Prótese e Materiais Dentais - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi avaliado a eficácia estética e a toxidade indireta de um gel clareador (GC) com 35% de peróxido de hidrogênio (H2O2) aplicado por diferentes tempos sobre esmalte recoberto com uma barreira catalizadora experimental dupla (BCED). Para isso, uma fita (F) e um primer (P) contendo 10 mg/mL da enzima horseadish peroxidase (HRP) foram desenvolvidos e aplicados sobre o esmalte de discos de esmalte/dentina adaptados em câmaras pulpares artificiais (n=8). Então, o GC gel com 35% de H2O2 foi aplicado sobre a BCED pelos períodos de 15 (G1), 30 (G2) e 45 min. (G3). Discos tratados apenas com o GC por 15 (G4), 30 (G5) e 45 min. (G6) ou não tratados (G7) foram usados como controles positivos e negativo, respectivamente. Após o clareamento, os extratos (meio de cultura + componentes do GC difundido pelos discos) foram aplicados por 1 h sobre células MDPC-23, o que permitiu avaliar a viabilidade e o estresse oxidativo (EOx) celular, bem como a alteração de cor (ΔE) provocada pelos tratamentos (ANOVA e Tukey; α=5%). Redução da viabilidade celular ocorreu em todos os grupos clareados em comparação a G7 (p<0.05). Esses efeitos foram menos intensos em G1 e G2 em relação a G4, G5 e G6 (p<0.05). Apesar de G3 ter apresentado o melhor resultado estético, em G1 esta propriedade clareadora foi semelhante a G6 (p<0.05).
Concluiu-se que o GC com 35% de H2O2, aplicado por 15 min. sobre o esmalte previamente recoberto com BCED foi esteticamente tão efetivo quanto o protocolo de clareamento de consultório (GC aplicado por 45 min.) e ainda reduziu a toxicidade causada por essa terapia profissional.
AO0003 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Fibras ultrafinas de PCL associadas ao biovidro dopado: um novo biomaterial para engenharia tecidual
Kukulka EC, De Souza JR, Campos TMB, Prado RF, Carvalho LM, Villa-Diaz L, Timilsina S, Borges ALS
Materiais Odontológicos e Prótese - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi sintetizar e caracterizar fibras ultrafinas de policaprolactona (PCL) associada a um novo biovidro 58S em duas diferentes rotas de produção, produzidas pelo processo de eletrofiação, a fim de selecionar a melhor rota para a incorporação de íons terapêuticos e avaliar as diferenças entre as rotas e a influência dos íos. Após a produção dos biovidros foram preparadas duas soluções contendo 0,4g de PCL diluída em 2 mL de acetona e acrescido 40% em massa de biovidro produzido pela rota Sol-Gel e Sol-Gel precipitado. Para o processo de eletrofiação foram utilizados três parâmetros fixos: 0,8mLhde razão de fluxo, 10kV de voltagem e 12cm de distância. As fibras foram caracterizadas morfologica, quimica e biologicamente. Os resultados obtidos foram utilizados para selecionar a rota mais satisfatória. Em seguida, foram produzidos biovidros pela rota Sol-Gel precipitado dopados com íons terapêuticos (MgO e Li2O). Após, foram preparadas soluções para cada biovidro produzido, foram submetidas ao processo de eletrofiação e as fibras às caracterizações realizadas anteriormente. Os biomateriais produzidos tiveram seus resultados comparados. A partir da análise dos dados foi possível confeccionar um novo biovidro à partir de duas diferentes rotas contendo íons terapêuticos e caracterizá-lo.
Foi observada a aplicabilidade da referida metodologia em confeccionar um biomaterial aprimorado, que agregue as propriedades osteoindutoras do biovidro ao PCL e às dos íons terapêuticos (trombogênese e melhor formação óssea), aplicável à regeneração óssea guiada.
(Apoio: CAPES)
AO0004 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeito da escovação na resistência ao desgaste de dois tipos de zircônia monolítica
Simionato AA, Rodrigues RCS, Macedo AP, Ribeiro RF, Faria ACL
Dmdp - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da escovação dentária na resistência ao desgaste de dois tipos de zircônia monolítica: uma de alta translucidez que é imersa em solução para coloração antes da sinterização (SHT), e outra de alta translucidez pré-tonalizada (SHTC). As amostras foram divididas em dois subgrupos, sendo que um não foi submetido a escovação dentária (NE), enquanto outro foi submetido a 650.000 ciclos de escovação dentária a 180 ciclos/min em água/dentifrício na proporção 1/1 (E). Amostras cônicas e antagonistas planos foram obtidos por CAD/CAM e corte em cortadeira de precisão, respectivamente (n=10). As amostras foram submetidas a ensaio de abrasão em equipamento simulando oclusão, lateralidade e desoclusão. Foram realizados 300.000 ciclos em frequência de 1Hz sob carga de 20N para simular 1 ano de função mastigatória. A perda de altura foi avaliada antes e após ensaio em projetor de perfil. A perda de massa foi avaliada pesando as amostras antes e após o ensaio. Os resultados foram comparados por ANOVA de 2 fatores e teste complementar de Bonferroni (α=5%). Não houve diferença entre SHT e SHTC para perda de altura (p=0,235) e massa (p=0,120), mas amostras NE perderam mais massa e altura do que E (p<0,05). A interação zircônia*escovação foi significativa para perda de altura (p<0,05) e massa (p=0,002), demonstrando que na SHT não há diferença entre E e NE, mas na SHTC, NE apresentou maior desgaste do que E.
Os resultados sugerem que a escovação diminui o desgaste da zircônia, especialmente em SHTC.
(Apoio: FAPESP  N° 2017/15470-3)
AO0005 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Transmissão de luz em diferentes comprimentos de onda através de materiais restauradores indiretos CAD/CAM com diferentes espessuras
Castro EF, Rueggeberg FA, Azevedo VLB, Andrade OS, Giannini M
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do tipo e espessura de materiais restauradores indiretos CAD/CAM na irradiância (IR), absorção (AB) e coeficiente de absorção (CA) em diferentes comprimentos de onda. Amostras para cada material indireto (n=5) com diferentes espessuras (0,5; 1,0; 1,5; 2,0mm) foram obtidas e polidas com lixas de Al2O3 (600µm): Epricord; Cerasmart; Enamic; Lava Ultimate; Cerec Blocs; Celtra Duo; e.max; Rosetta; Suprinity. Com um espectro radiômetro (USB2000+) conectado a uma esfera integradora (Labsphere, abertura de 5mm-diâmetro), os espectros foram coletados com o software (Spectrasuite). O espectro de um fotoativador (FO) de arco de plasma foi obtido de 350-550 nm sem nenhuma amostra (Baseline). Espectros do FO foram obtidos também para cada amostra interposta entre a esfera e o FO. Os dados foram exportados para uma planilha (Excel) aonde IR, AB e CA foram calculados. Dados de IR foram submetidos à ANOVA 2 fatores e teste de Tukey (α=0,05). Dados de AB e CA em 400, 450 e 500nm foram plotados em função da espessura e o intervalo de confiança de 95% para cada gráfico foi calculado e utilizado para a análise estatística. Para todos materiais, a IR foi inferior ao Baseline, independente da espessura, reduzindo significativamente com o aumento dela. Para todos materiais, a AB aumentou e o CA diminuiu com o aumento da espessura. Os valores de AB e CA aumentaram quanto maior o comprimento de onda.
A IR, AB e CA foram influenciados pela espessura e tipo de material, sendo que a atenuação da IR pode prejudicar a polimerização do cimento resinoso.
(Apoio: CAPES  N° 001)
AO0006 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Propriedades biológicas de biocerâmico reparador Bio-C Pulpo
Campi LB, Rodrigues EM, Torres FFE, Reis JMSN, Leonardo RT, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Bio-C Pulpo (BP) é um biocerâmico desenvolvido para pulpotomia em dentes decíduos e permanentes e base de restaurações. Este estudo avaliou propriedades físico-químicas e biológicas do BP em comparação ao MTA Repair HP (MHP) e BiodentineTM (BIO). Tempo de presa, radiopacidade, solubilidade, alteração dimensional e alteração volumétrica em microtomografia computadorizada (Micro-CT) foram avaliados. pH foi analisado após 1, 7, 14 e 21 dias. Células Saos-2 foram utilizadas para avaliar citotoxicidade por ensaio enzimático da desidrogenase mitocondrial MTT, vermelho neutro (VN) e migração celular; além do potencial bioativo por atividade de fosfatase alcalina (ALP) e vermelho de alizarin (ARS). Foram realizados testes ANOVA e Tukey ou Bonferron ( α=0,05). BP apresentou menor tempo de presa e maior radiopacidade que BIO (p<0,05). Apesar da maior solubilidade, BP apresentou aumento linear e perda volumétrica menor que o BIO (p<0,05). Todos materiais avaliados proporcionaram pH alcalino e citocompatibilidade nos testes de MTT e VN. BP demonstrou expressão de ALP semelhante ao grupo controle em 7 dias (p>0,05) e maior formação de nódulos mineralizados em 21 dias que HP e BIO (p<0,05). Os materiais apresentaram completa migração celular em 3 dias.
Conclui-se que Bio-C Pulpo apresenta reduzido tempo de presa, pH alcalino e radiopacidade maior que 3 mmAl. Apesar da maior solubilidade, demonstrou aumento dimensional e menor alteração volumétrica que Biodentine, além de biocompatibilidade e potencial bioativo, sugerindo seu uso como material reparador.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - Fapesp  N° 2017/19049-0, 2018/25364-9 )