30ª Reunião Anual da SBPqO 05 a 08 de setembro de 2013
Águas de Lindóia - São Paulo - SP
FOLDER DA 30ª REUNIÃO
ATIVIDADE
INÍCIO
TÉRMINO
Data limite para pagamento de anuidade para enviar resumos com boletos ou transferência bancária via PagSeguro
23/04
Data limite para pagamento de anuidade para enviar resumos com cartão de crédito via PagSeguro
(Visa, Mastercard, Diners, AMEX, Hipercard e Aurora)
30/04
Data limite para ENVIO DE RESUMO
30/04
Período de Inscrição na Reunião SEM apresentar trabalho on line
16/03
25/08
Período de Inscrição na Reunião COM apresentação de trabalho
16/03
15/07
Data limite para inscrição à Reunião, com apresentação de trabalho, PARA PAGAMENTO COM CARTÃO DE CRÉDITO via PagSeguro
15/07
Data limite para inscrição à Reunião, com apresentação de trabalho, PARA PAGAMENTO COM BOLETOS OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
via PagSeguro
10/07
Divulgação no site (www.sbpqo.org.br) de trabalhos classificados
05/07
Adesão aos Simpósios e Atividades de Imersão
08/07
27/08
Assinatura BOR 2013
Anual
1. Associados residentes no Brasil terão seus resumos avaliados após o recadastramento e pagamento da anuidade. Somente os associados IADR não brasileiros estão isentos de anuidade.
2.Cada associado somente poderá enviar um (01) resumo como Apresentador.
3. Os pagamentos (anuidade e/ou inscrição) deverão ser efetuados no site da SBPqO pelo PagSeguro (siga as instruções).
* IMPORTANTE:
- Mantenha o comprovante de pagamento impresso, pois o mesmo poderá ser solicitado.
- A inscrição e envio de trabalhos só deverão ser executados quando houver a possibilidade de Impressão dos Recibos que estarão disponíveis no sistema on-line da SBPqO.
- Após o envio do resumo o autor receberá um e-mail de confirmação com o texto enviado. Leia atentamente. Caso seja necessário entre novamente no sistema e faça as alterações necessárias até a data limite de 30 de abril de 2013.
- Alertamos que o pagamento com Boleto e transferência bancária, mesmo no PagSeguro, só é efetivado após 3 dias úteis.
Conselho Diretor
Presidente
Luiz Alberto Plácido Penna
Vice-presidente
Altair Antoninha Del Bel Cury
Ex-predidente
Giuseppe Alexandre Romito
Secretário
Saul Martins de Paiva
Secretário Executivo
Celso Augusto Lemos Junior
Tesoureira
Mary Caroline Skelton Macedo
Assessor
Editor Científico da BOR
Sigmar de Mello Rode
Conselho Consultor
Álvaro Della Bona
Carlos Eduardo Francci
Maria Rita Brancinni de Oliveira
Manoel Damião de Sousa-Neto
Diretora Executiva
Kátia Martins Rode
A Renase Agência de Viagens e Turismo, será a Agência Oficial do 30ª Reunião Anual da SBPqO e também responsável pelas reservas de hospedagens dos participantes.
AEROPORTOS - Para solicitar transporte dos principais aeroportos para o hotel, entrar em contato com Flex Car Locadora de Veículos – Falar com Marcos: 11-99162-5658 | 11-98415-1971 ou marcosgcastro@terra.com.br
Para o não-associado da SBPqO, faça a opção para “Admissão de novo associado” e preencha a Proposta de Admissão.
Antes de iniciar sua inscrição faça seu recadastramento em “Recadastramento, Atualização de Cadastros”. Basta fornecer endereço eletrônico (e-mail) e nº da carteira de identidade (RG) para atualizar todos os campos do seu cadastro.
(Formulário de preenchimento para não-associado)
Veja como ficou mais fácil inserir os autores e co-autores de seu trabalho. Digitando as quatro primeiras letras de qualquer parte do nome do autor, o sistema indicará todas as possibilidades de autores cadastrados. Basta clicar sobre a opção desejada para incluir um autor ou co-autor, como mostra a figura abaixo:
Para tornar-se associado da SBPqO, você deverá escolher uma das categorias abaixo para o preenchimento correto do seu cadastro:
- Associado Iniciante: abrange acadêmicos com projeto de iniciação científica em desenvolvimento e estagiários ou alunos de especialização desenvolvendo projetos ou pesquisas, todos sob a orientação de um associado efetivo. É obrigatória a informação do nome do associado efetivo responsável pela pesquisa.
- Associado Aspirante:aluno regularmente matriculado em curso de pós-graduação (nível mestrado ou doutorado).
- Associado Efetivo: pesquisador que tenha concluído curso de pós-graduação stricto sensu e possua atividade de pesquisa científica comprovada por publicações.
Verifique, no quadro de valores, o valor correspondente à sua categoria.
Lembramos que o pagamento da anuidade é obrigatório para todos os associados e o pagamento da inscrição é obrigatório para aqueles associados que participarão da 30ª Reunião Anual, enviando trabalho ou não.
Se você é associado e não pensa em participar da 30ª Reunião, faça o pagamento da anuidade de acordo com sua categoria e continue recebendo as informações atualizadas da SBPqO.
Se você não pagou a anuidade do ano passado e de outros anos, quando realizar sua inscrição, o valor em atraso será automaticamente somado ao valor atual. Somente será cobrado o valor da anuidade do ano anterior para quitar todas em atraso.
Após a emissão do boleto, a validade do boleto é de 5 dias, após isso acesse HELP 30ª. e emita a segunda via.
A anuidade pode ser paga à partir do dia 02 de março de 2013.
Para envio do trabalho é obrigatório que a anuidade esteja quitada.
A inscrição para participação no evento pode ser feita a partir de 15 de março de 2013 até o evento.
Para os apresentadores de trabalhos a data limite de pagamento de inscrição é de 15 de julho de 2013, após essa data, caso seu trabalho tenha sido classificado ele estará automaticamente excluído da 30ª. Reunião da SBPqO.
Sim, até a data de 30 de abril de 2013, acesse o help da 30ª. Reunião da SBPqO e efetue sua alteração.
Após essa data NÃO serão permitidas alterações ou correções dos resumos enviados.
Somente mediante apresentação do Recibo de Envio, pois só serão alterados os certificados com algum erro devido ao sistema informatizado e não devido a falha de preenchimento ou revisão do autor quando do envio do resumo.
Formulário de Inscrição e Formulário de Envio de Resumo (instruções para preparação do resumo, a seguir).
Apenas os autores dos resumos selecionados para a apresentação na 30ª Reunião e publicação no suplemento da Brazilian Oral Research terão seus resumos em inglês publicados on line no Journal of Dental Research, os quais representarão a produção científica da Divisão Brasileira da IADR. Apenas os associados da IADR terão a oportunidade de publicar seus Resumos nesse formato. Se você não é associado, acesse a página da SBPqO, imprima e preencha o formulário de associação da IADR, envie-o via fax ou correio ou eletronicamente e inscreva-se representando a Divisão Brasileira.
MAIS INFORMAÇÕES
Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica- Av. Prof. Lineu Prestes, 2.227 - Cidade Universitária- São Paulo- SP- Tel./Fax: (0**11) 3091-7855 - E-mail: sbpqo@sbpqo.org.br.
PARCEIRIA COM EMPRESAS Junte-se a nós na 30ª Reunião Anual da SBPqO.
- Título: no máximo, 120 caracteres.
- Autores: separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais. No máximo, 8 autores. Exemplo: Silva MS*, Ferreira MAC, Nakamura YA. (Atenção: sobrenome e iniciais de autor apresentador do trabalho identificados pelo asterisco).
- Resumo: deve conter Importância do tema na área, Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados, Conclusões. Os ítens Objetivos, Métodos e Resultados não deverão estar explicitados no Resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico. Projetos de Pesquisa não deverão conter o item Conclusões. O Resumo deverá ter, no máximo, 1.350 caracteres (sem contar espaços). Preencha adequadamente o campo Apoio Financeiro e número do SISNEP, quando houver.
- Selecionar até 3 descritores (DECs Bireme). Descritores: correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em Ciências da Saúde - DeCS”, elaborada pela BIREME, (disponível em http://decs.bvs.br/) ou a lista de “MeSh – Medical Subject Headings” (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html).
RESUMOS EM INGLÊS O envio de resumos em inglês não é obrigatório, apenas para a Modalidade Hatton
LEMBRE QUE A REUNIÃO É DE ASSOCIADOS DA SBPqO E DA IADR
Para freqüentar e participar das atividades programadas você deverá ser obrigatoriamente associado da SBPqO. Os não brasileiros deverão ser, pelo menos, associados da IADR. Para enviar seu resumo de qualquer tipo de atividade à reunião (Painéis, Hatton, Fórum Científico, Projeto de Pesquisa, POAC, Pesquisa em Ensino, PRONAC) previamente deverá ser paga a anuidade e a atividade aceita será programada se a inscrição à reunião for efetivada até 15/07.
O envio dos resumos e a apresentação das atividades poderão ser feitos em português, espanhol e inglês, exceto para o UNILEVER Travel Award (Hatton) que será exclusivamente em inglês.
O envio de trabalho é até o dia 30/04 e só é permitido enviar um trabalho por autor (Painéis, Hatton, Fórum Científico, POAC, Pesquisa em Ensino, PRONAC, Apresentação Oral) e um Projeto de Pesquisa (Modalidade Projeto de Pesquisa).
Todos os procedimentos deverão ser realizados on-line na página: www.sbpqo.org.br.
Os atuais associados deverão acessar Atualize seu Cadastro, observando se todos os campos estão devidamente atualizados. Lembre de marcar adequadamente a sua condição acadêmica.
Os não-associados deverão fazer a opção para Novo Associado e preencher integralmente a Proposta de Admissão, inclusive os associados IADR. Lembre de marcar adequadamente a sua condição acadêmica.
Para inscrição de trabalhos, siga as orientações disponibilizadas na página eletrônica. A data-limite para envio de resumos é 30 de abril de 2013. Para garantir o sucesso de sua inscrição, sugerimos que o envio seja feito antecipadamente.
Mais informações estão publicadas na página da SBPqO: www.sbpqo.org.br.
Atenção, associado! O recadastramento é muito importante para a publicação correta do seu trabalho. Não deixe de fazê-lo!
Categorias de Associados
A escolha correta de sua categoria é de fundamental importância para a formação do quadro de associados da SBPqO, além de permitir que seu trabalho seja apresentado na sessão pertinente. Lembrando que a inscrição em categoria errada não impede que o congressista apresente seu trabalho, mas o inviabiliza de premiação. Não se esqueça de alterar sua categoria de associado caso tenha mudado a sua condição acadêmica – consulte sua categoria no site www.sbpqo.org.br.
- Associado Iniciante: abrange somente acadêmicos com projeto de iniciação científica em desenvolvimento, estagiários e alunos de especialização desenvolvendo projetos ou pesquisas, todos sob a orientação de um Associado efetivo.
- Associado Aspirante: aluno regularmente matriculado em curso de mestrado ou doutorado.
- Associado Efetivo: pesquisador que tenha concluído o curso de pós-graduação stricto sensu e tenha atividade de pesquisa científica comprovada por publicações.
- Associado da IADR: pesquisador das seções e divisões latino-americanas e, por extensão, de outros continentes. Os pesquisadores brasileiros obrigatoriamente devem ser associados da SBPqO.
A apresentação de painéis é a essência da Reunião Anual, e você é a estrela desse processo.
É uma oportunidade única para trocar experiências e aprender muito.
Anuidade /Inscrição /Revista
ANUIDADE Taxa associativa anual da SBPqO, obrigatória para todos os associados Brasileiros, de acordo com a categoria.
Os associados da IADR não brasileiros deverão preencher o cadastro de associado indicando seu ID Number da IADR e o pagamento da anuidade de 2013 da IADR.
No ato do envio do trabalho, o associado apresentador deverá previamente estar quites com a anuidade 2013. Ficar atento aos prazos da quitação da forma de pagamento escolhida.
INSCRIÇÃO
SEM Apresentação de trabalho
A inscrição poderá ser feita antecipadamente ou até o final da Reunião Anual pelos associados SBPqO ou IADR que não forem apresentar trabalho. Para fazer a inscrição é necessário que a correspondente anuidade tenha sido paga - ver item anterior. COM Apresentação de trabalho
Para o envio de resumo para ser avaliado deverá ser paga a anuidade de 2013 da SBPqO, previamente para os associados residentes no Brasil e da IADR para os associados não residentes no Brasil. O aceite do resumo enviado estará disponível na página www.sbpqo.org.br a partir de 08/07. A inscrição poderá ser feita antecipadamente ou até o dia 15/07 impreterivelmente para a atividade aceita ser programada. O não pagamento até às 24h (horário de Brasília) implicará automaticamente na rejeição do trabalho. Fique atento aos prazos da quitação da forma de pagamento escolhida.
REVISTA
Assinatura anual da Brazilian Oral Research (quatro exemplares e um suplemento): para os associados da SBPqO/IADR é de R$ 150,00 e pode ser paga com a anuidade (basta manter a opção quando do pagamento); e, para a assinatura avulsa ou institucional o valor é de R$ 400,00).
PAGAMENTOS
O pagamento das taxas de anuidade, inscrição e da revista será realizado com Cartões de Crédito, Boletos ou Pagamento online via Pagseguro. Os pagamentos podem ser acessados através do link: Reuniões no site www.sbpqo.org.br.
Quadro de valores
Quadro de valores para boletos emissão de boletos até 30/04/13
Valores com descontos
Categoria
Anuidade
Inscrição
Revista
Total
Com revista
Sem revista
Efetivo
R$ 125,00
ID-IADR
R$ 220,00
US$ 110,00
R$ 150,00
US$ 80.00
R$ 495,000
US$ 190,00
R$ 345,00
US$ 110,00
Aspirante/Iniciante
R$ 74,00
ID-IADR
R$ 120,00
US$ 60,00
R$ 150,00
US$ 80.00
R$ 344,00
US$ 140,00
R$ 194,00
US$ 60,00
Quadro de valores para boletos emissão de boletos de 01/05/13 até 31/12/13
Valores sem descontos
Categoria
Anuidade
Inscrição
Revista
Total
Com revista
Sem revista
Efetivo
R$ 125,00
ID-IADR
R$ 270,000
US$ 140,00
R$ 150,00
US$ 80.00
R$ 545,00
US$ 220,00
R$ 395,00
US$ 140.00
Aspirante/Iniciante
R$ 74,00
ID-IADR
R$ 150,00
US$ 75,00
R$ 150,00
US$ 80.00
R$ 374,00
US$ 155,00
R$ 224,00
US$ 75.00
Somente associados não residentes no Brasil poderão fazer o pagamento em dólares (US$) em seus países de origem pelo cartão VISA.
Atenção: Novas regras para envio de trabalhos
O pagamento deverá ser efetuado através do site PagSeguro. Dependendo da forma de pagamento escolhida a efetivação pode demorar alguns dias. Ficar atento aos prazos.
Para o envio e processamento da inscrição do trabalho a anuidade deverá estar quitada. *Após a divulgação do trabalho aceito, o autor apresentador deverá se inscrever na reunião, realizando o pagamento, da inscrição à Reunião, para o aceite definitivo do trabalho.
Atividades
Todos os associados inscritos poderão assistir as atividades programadas: Simpósios Interativos; Atividades de Imersão; Consultório Científico; Apresentação de Painéis e orais; Prêmio Hatton; Fórum Científico; Projetos de Pesquisa, POAC e PRONAC.
Lembre que existe limitação de vagas e algumas atividades de imersão têm adesão paga.
Para participar ativamente é necessário o envio prévio de resumo para avaliação com a anuidade já paga e a programação da atividade aceita será formalizada com o pagamento da inscrição até 15/07.
Simpósios Interativos
Serão realizados simpósios de interesse geral para discussão de tópicos atuais, com a participação de ativadores e relatores, a fim de documentar as conclusões e expressar a opinião dos membros da SBPqO.
Adesões
A adesão é gratuita e deverá ser efetuada on-line até 27/08 indicando-se o número de sua inscrição na Reunião para emissão de certificado do Simpósio e garantia do seu lugar. Após esta data a freqüência aos Simpósios é livre, até o limite de vagas disponíveis, porém sem emissão de certificado.
A programação social é também um dos pontos altos da reunião. Compareça!
Atividades de Imersão
Serão programadas atividades variadas durante o evento, vinculadas à adesão prévia em razão das vagas limitadas.
AGUARDEM! OUTRAS ATIVIDADES ESTARÃO DISPONÍVEIS EM BREVE!
ADESÕES
A adesão deverá ser efetuada on-line, identificando-se a atividade de sua preferência. Selecione a atividade e indique o número de sua inscrição na 30ª Reunião Anual. As vagas são limitadas e estarão disponíveis até 27 de agosto de 2013 para inscrição on-line. Caso haja disponibilidade de vagas a inscrição também poderá ser feita no local.
Consultório Científico
Constitui-se numa atividade consagrada para solucionar dúvidas relacionadas a instituições de fomento à pesquisa (CAPES, FINEP, CNPq), entidades associativas, edição e publicação de periódicos, Brazilian Oral Research, entre outras.
Em ambiente informal, será possível realizar um contato direto com os responsáveis de área por essas instituições. Basta selecionar o assunto e o horário e indicar o número de sua inscrição na 30ª Reunião Anual para fazer o agendamento. As vagas são limitadas e estarão disponíveis até 31 de agosto de 2013 para inscrição on-line. Agende sua consulta no sistema on-line.
Modalidade de Apresentação e Normas
Qualquer trabalho submetido à SBPqO deverá ser ORIGINAL. Entende-se por original um trabalho que nunca tenha sido apresentado em qualquer evento científico de escala de abrangência nacional ou internacional. Trabalhos apresentados em eventos científicos locais, como reunião de pesquisa interna da Faculdade ou de divisões regionais ou estatuais de Associações de classe odontológica. O não cumprimento de tal requisito básico acarretará na eliminação do trabalho científico da 30ª Reunião da SBPqO, bem como de prêmios, se for o caso.
RESUMOS EM INGLÊS O envio de resumos em inglês não é obrigatório, apenas para a Modalidade Hatton
PAINEL INICIANTE
Participam nessa modalidade todos os trabalhos elaborados e apresentados por associados iniciantes sob orientação de associado efetivo. Todos os trabalhos inscritos nessa modalidade concorrem ao prêmio Myaki Issao. Envie seu resumo on line até 30/04.
Premiação e Patrocínio Oral-B 1o lugar: R$1.500,00 IMPORTANTE: para receber o prêmio um dos autores deverá obrigatoriamente estar presente na sessão de premiação.
PAINEL ASPIRANTE e EFETIVO
Participam nessa modalidade todos os trabalhos elaborados e apresentados por associados aspirantes e efetivos. Envie seu resumo on line até 30/04.
Premiação e Patrocínio BITUFO 1o lugar: R$1.500,00 IMPORTANTE: para receber o prêmio um dos autores deverá obrigatoriamente estar presente na sessão de premiação.
UNILEVER Travel Award (Hatton)(exclusivamente para associados da SBPqO)
Essa modalidade destina-se aos pesquisadores com potencial e intensa atividade científica. Os que desejarem concorrer na UNILEVER Travel Award (Hatton) deverão apresentar seus trabalhos sob a forma de painel, redigido e apresentado em inglês. A seleção exigirá a apresentação em inglês durante 10 minutos, seguida de argüição pelos julgadores. Os dois trabalhos classificados deverão ser apresentados de 25 a 28 de junho de 2014, na África do Sul, na 92nd General Session & Exhibition of the IADR. Envie seu resumo on line até 30/04. Atenção: o resumo, a impressão do painel e a apresentação oral deverão obrigatoriamente ser em inglês.
IMPORTANTE: Os resumos não selecionados para o Unilever Travel Award (Hatton) poderão ser apresentados, se classificados, na forma de painel aspirante ou efetivo. IMPORTANTE: para receber o prêmio um dos autores deverá obrigatoriamente estar presente na sessão de premiação.
FÓRUM CIENTÍFICO “NOVAS REGRAS”
É dirigido a pós-graduandos ou recém pós-graduados em Odontologia e áreas afins (associados aspirantes e efetivos até um ano após recebimento do título). Poderão ser inscritos resumos de dissertações e teses, sempre inéditos. O formato para inscrição deverá seguir as mesmas normas dos resumos da reunião da SBPqO, assinalando a categoria Fórum Científico (www.sbpqo.org.br ). A apresentação dos resumos selecionados será em forma de exposição oral de 20 minutos e posterior argüição pela comissão julgadora.
Equipamento disponível: Computador PC, projetor multimídia e Office 2007. Todos os apresentadores do período deverão estar presentes previamente ao início da sessão para inserirem seus trabalhos no computador,
Premiação: Patrocínio Colgate 1º. Lugar – R$10.000,00 2º. Lugar – R$ 5.000,00 3º. Lugar – R$ 3.000,00
IMPORTANTE: Os resumos não selecionados para o Fórum Cientifico poderão ser apresentados, se classificados, na forma de painel aspirante ou efetivo. IMPORTANTE: para receber o prêmio um dos autores deverá obrigatoriamente estar presente na sessão de premiação.
PROJETOS DE PESQUISA – “Novas Regras”
A Sessão Projetos de Pesquisa abre um espaço para a discussão e troca de idéias, visando beneficiar e colaborar com os projetos de pesquisa iniciais ou em andamento. Sendo assim, se você estiver desenvolvendo um projeto de pesquisa e encontrando dificuldades, quanto à metodologia, controles ou outros assuntos, essa atividade poderá colaborar com você. Envie seu resumo on line até 30/04. Será fornecido certificado de apresentação, sem publicação nos anais.
São projetos de pesquisas de aplicação coletiva apresentados sob a forma de painel, por associados de todas as categorias, que efetivamente possam produzir benefícios à comunidade e que apresentem relevância social com reflexo na qualidade de vida da população. O tempo de apresentação do projeto será de 05 minutos (sócios iniciantes deverão estar acompanhados de seu orientador). Os trabalhos selecionados receberão uma bolsa de auxílio (ajuda de custo) para execução e aplicação prática da pesquisa na comunidade, cujos resultados deverão ser apresentados na Reunião Anual da SBPqO de 2014. Envie seu resumo on line até 30/04. Premiação: Patrocínio Johnson & Johnson do Brasil S.A. 1º. Lugar – R$ 5.000,00
IMPORTANTE: para receber o prêmio um dos autores deverá obrigatoriamente estar presente na sessão de premiação.
PESQUISA EM ENSINO
Essa modalidade está aberta aos participantes de todas as categorias. Seu objetivo é contribuir para o aprimoramento do ensino odontológico e áreas afins em seus diferentes níveis. Os trabalhos devem ser apresentados na forma de painel e conter métodos, estratégias, avaliações e simulações de ordem didático-pedagógica. Envie seu resumo on line até 30/04.
A modalidade Prêmio Incentivo a Pesquisa - Produtos Nacionais consiste na apresentação de projetos de pesquisas que apresentem em sua proposição a avaliação de um ou mais produtos odontológicos (qualquer área de especialidade) cuja fabricação seja realizada por empresa brasileira. Deverão serapresentados sob a forma de exposição oral e poderão se inscrever associados de todas as categorias (iniciante, aspirante ou efetivo). O formato para inscrição deverá seguir as mesmas normas dos resumos da Reunião Anual, assinalando a categoria Prêmio Incentivo a Pesquisa - Produtos Nacionais. A apresentação dos resumos selecionados será em forma de exposição oral de 20 minutos e posterior argüição pela comissão julgadora. Os trabalhos selecionados receberão uma bolsa de auxílio (ajuda de custo) para execução do projeto, cujos resultados deverão ser apresentados na Reunião Anual de 2012 ou em reunião posterior a critério da Banca Examinadora.
Premiação e Patrocínio NOVA DFL Indústria e Comércio S/A
1o lugar: R$5.000,00 e passagem para 92th General Session & Exhibition of the IADR em 2014. 2o lugar: R$ 4.000,00 e passagem para31. Reunião Anual da SBPqO em 2014. 3o lugar: R$3.000,00 IMPORTANTE: para receber o prêmio um dos autores deverá obrigatoriamente estar presente na sessão de premiação.
APRESENTAÇÃO ORAL – NOVO
O envio dever á ser efetuado na forma tradicional de resumo, assinalando-se a opção por APRESENTAÇÃO ORAL. Os trabalhos selecionados serão apresentados oralmente por 10 minutos mais 5 minutos para perguntas e discussões. Estarão disponíveis em cada sala um computador e um projetor multimídia. Dar-se-á prioridade para trabalhos científicos de sócios aspirantes ou efetivos que se destacarem nas respectivas linhas de pesquisa devido ao pioneirismo ou mesmo importância para a ciência mundial. Em caso de não selecionado para esta modalidade, será possível o autor autorizar a troca de categoria para painel. Todos os apresentadores do período deverão estar presentes previamente ao início da sessão para inserirem seus trabalhos no computador.
Premiação e Patrocínio FGM
1o lugar: R$1.500,00 IMPORTANTE: Os resumos não selecionados para a Apresentação Oral poderão ser apresentados, se classificados, na forma de painel aspirante ou efetivo.
IMPORTANTE: para receber o prêmio um dos autores deverá obrigatoriamente estar presente na sessão de premiação.
Avaliação – Novos Critérios
Os resumos enviados para a Reunião serão avaliados pela Comissão Nacional de Doutores Associados Efetivos da Sociedade. Cada resumo receberá um conceito de 0 a 5 por até seis avaliadores distintos de maneira cegada, gerando media classificatória, nãopassível de recurso.
Abaixo alguns critérios que serão observados pela Comissão Avaliadora na análise dos trabalhos enviados.
Assuntos pobremente organizados.
Informações ausentes no trabalho: Importância do tema na área, Objetivos ou Proposição, métodos, Resultados e Conclusões.
Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
Resumo já apresentado em outros encontros ou já publicado.
Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa.
Critérios não muito bem definidos para a avaliação das variáveis.
Escolha questionável de controles. Nenhum grupo de controle relatado.
Métodos para obter dados não apropriados em relação à proposição.
Confusões entre as premissas, conduzindo a falsos raciocínios.
Conclusões que não correspondem ao método de análise aplicado aos dados.
Vernáculo inadequado para os resumos.
Conclusões não suportadas pelos resultados.
Falta de critérios de definição da amostra.
Falta de critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo.
Tipo e relevância do estudo.
Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto.
Conclusões não suportadas por análise estatística.
Metodologia inapropriada para avaliar efeito do tratamento.
Delineamento inadequado de pesquisa.
Falta do número de registro no SISNEP dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa.
Falta de pagamento de inscrição e de anuidade.
Ausência ou Descritores não contemplados no DECs.
Parecer do Comitê de Ética
Todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles, incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes, deverá ser avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde está vinculado o apresentador. No ato de submissão do resumo, os autores deverão preencher o quadro que pergunta sobre a necessidade de aprovação do comitê de ética. Se a resposta for SIM, abrir-se –á uma nova janela, que exigirá o upload da carta de aprovação do comitê de ética. A carta do comitê de ética deverá ser carregada obrigatoriamente, ficando este disponível para a comissão de avaliação acessar, se assim desejar. Se não submetido previamente o parecer poderá ser solicitado durante a Reunião pelas Comissões Avaliadoras. Atenção: a não apresentação implicará em punição de todos os autores.
Preparação do Painel
DIMENSÕES
O espaço destinado ao painel será de 1,70 m de altura por 0,90 m de largura (este é o espaço máximo para colocar o painel).
TÍTULO
Deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores, do laboratório, do departamento, da instituição, da cidade e do estado.
NOME DO APRESENTADOR
Dever á estar sublinhado e acompanhado de uma foto afixada no canto superior direito.
CORPO DO PAINEL
Deve ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção de abstract e nem de referências.
Apresentação do Painel e Reunião de Grupo
A instalação obedecerá à numeração definida pela Comissão Organizadora, cujo critério será a área, dentro de cada categoria do quadro associativo e modalidade indicada pelos autores. Fique atento à definição da área de inscrição da sua pesquisa, pois ela implica o local de instalação do seu painel.
Os painéis deverão ser apresentados nos períodos e horários determinados pela Comissão Organizadora, devendo o autor ficar junto ao seu painel durante todo o período. A planilha de horários e datas será disponibilizada na página da SBPqO a partir de 10 de agosto de 2013.
Sugere-se aos autores apresentadores que imprimam em A4 o seu painel (imprimir 100 cópias em A4 diretamente do PowerPoint) para distribuição durante a apresentação.
Não será permitida a troca do horário e dia da apresentação.
Reunião de Grupos dos Painéis
A reunião de grupos de painéis na SBPqO é um diferencial das atividades de apresentação de trabalhos científicos. Trata-se de um momento que reúne os autores das mais diferentes instituições e favorece uma discussão descontraída sobre objetivos, metodologias, resultados e conclusões. É de fundamental importância a participação dos autores nessa atividade.
Apenas os autores apresentadores que cumprirem o cronograma estabelecido pela SBPqO (Apresentação do Painel e Reunião de Grupo) estarão concorrendo aos prêmios de melhor trabalho da área.
Os certificados de apresentação serão entregues após a apresentação.
Sessão de Premiação
Os trabalhos que se destacarem durante a Reunião, nas diversas modalidades, serão divulgados às 11 horas do domingo (08 de setembro) em ambiente de festa e descontração. Sua presença na Sessão de Premiação é imprescindível para o brilhantismo das atividades.
A sessão de premiação está se transformando em um grande momento, repleto de emoção e alegria, dos grupos de pesquisa e das instituições presentes na Reunião. Verifique se na sua categoria é obrigatório estar presente na sessão de premiação.
Qualquer cancelamento precisa ser feito por escrito. Os reembolsos serão feitos de acordo com as regras de devolução. Por favor, é preciso aguardar um prazo de até 90 dias para o processamento de qualquer devolução.
* Solicitada até 30 de abril de 2013: 70% da taxa de inscrição.
* Solicitada até 15 de junho: 50% da taxa de inscrição.
* Solicitada até 31 de julho: 25% da taxa de inscrição.
* Após 31 de julho não haverá devolução.
A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.