Projeto EvidenciArte SBPqO

Equipe de trabalho

Presidentes:
Junia Maria Cheib Serra-Negra (UFMG)
Gustavo Godoy (UFPE)

Coordenadores:
André Luiz Tannus Dutra (UEA)
Jessica Madeira Bittencourt (UFMG)
Michele Bolan (UFSC)
Nádia do Lago Costa (UFG)
Saul Martins Paiva (UFMG)

 

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O termo arte vem do latim ars, que significa "talento".  É uma atividade criadora do espírito humano podendo representar impressões estéticas, sensoriais e emocionais. A linguagem artística é universal, que ultrapassa fronteiras. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades e/ou para expressar a história de um povo (Haddock-Lobo, 2010; Mullins, 2024).

Segundo Chagas (2011) qualquer tentativa de valorar a importância do artista numa comunidade seria como ativar fatores cofundadores de “jogos da linguagem” nas relações sociais, considerando que as pressões profissionais do dia a dia poderiam levar alguns artistas a priorizarem suas atividades acadêmicas e/ou profissionais não-artísticas a dedicar-se ao artístico ou mesmo dedicar-se de forma intimista e isolada na expressão de seu talento (Chagas, 2011).

Em meio à sobrecarga emocional vivida por muitos pesquisadores, marcada por estresse e ansiedade, a arte surge como uma alternativa eficaz de cuidado emocional. Programas como o Arts on Prescription mostram que atividades artísticas estruturadas promovem bem-estar, autoestima e conexão social (Jensen e Brorsson, 2025). Essa abordagem, já adotada por sistemas de saúde como o britânico (Drinkwater, Wildman, Moffatt, 2019), inspira este projeto, que busca oferecer aos pesquisadores um espaço de expressão e equilíbrio, fortalecendo uma cultura científica mais saudável e humana.Uma revisão sistemática demonstrou que terapias artísticas são auxiliares para vencerem o estresse e o burnout (Catapano et al., 2023). Bem como um relatório produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 destacou o papel que as artes desempenham na saúde e bem-estar, ressaltando que as artes impactam positivamente a saúde física e emocional do ser humano  (http://www.ccms.saude.gov.br/noticias/o-papel-das-artes-da-melhoria-da-saude-e-o-bem-estar ). Portanto, ciência, saúde e arte são parceiras na qualidade de vida das pessoas.

Baseado nas considerações acima, este projeto se propõe a estimular os membros da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica a demonstrarem seus talentos na 42ª Reunião SBPqO. O nome EvidenciArte traz a ideia das evidências científicas, mas, também se propõe a deixar em evidência aquele membro que, além do talento na pesquisa, deseja expor seus talentos artísticos.

 

  1. OBJETIVO:

Estimular os membros da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica a compartilhar seus talentos artísticos com a comunidade científica participante da 42ª Reunião SBPqO.

 

  1. PÚBLICO-ALVO:
  • Sócios da SBPqO nos níveis: Iniciante, Aspirante ou Efetivo com a anuidade em dia.

 

  1. CATEGORIAS DAS CIÊNCIAS ARTÍSTICAS:

O associado SBPqO pode se inscrever em uma das categorias listadas abaixo:

  • Música
  • Dança
  • Literatura
  • Artes Plásticas
  • Teatro

 

4.1 Quadro de descrição das categorias de inscrição

Descrição de cada categoria

Música

Dança

Literatura

Artes Plásticas

Teatro

Cantor(a) de música autoral;

 

Cantor(a) de música do repertório brasileiro ou internacional

 

Instrumentista solo ou em grupo/banda*

Dançarino(a) solo ou em grupo*

 

Capoeira

 

Folclore brasileiro ou estrangeiro

Declamação de Poesias autorais.

 

Declamação de Poesias de poetas brasileiros ou estrangeiros

 

Cordel autoral ou de autores brasileiros.

Pinturas

 

Desenhos

 

Caricaturas

 

Bordados

 

Tapeçarias

 

Cerâmicas

 

Esculturas

Interpretação teatral em grupo ou em forma de monólogo

* Será permitida a apresentação em grupo/banda/companhia de dança e/ou teatro, desde que o sócio da SBPqO seja o destaque da apresentação

 

4.2 Como se inscrever e elaborar o material de inscrição

 

  • O associado(a) interessado em participar da EvidenciArte SBPqO deverá se inscrever no link disponível no Hotsite da 42ª Reunião Anual da SBPqO (https://www.sbpqo.org.br/hotsite2025/index.asp) ou na área de associado. O formulário conterá informações sobre dados pessoais, universidade a que está vinculado e a área odontológica de atuação. O participante deverá declarar se irá utilizar material autoral ou não. Caso não use produção autoral, os créditos devem ser dados para os autores do material usado (por exemplo: compositor da música para cantar, música para dançar, poesia a ser lida, estilo de artes plásticas, autor de peça teatral). Se utilizar material autoral, o participante deve declará-lo na sua autoapresentação.
  • O participante elaborará um vídeo com duração de NO MÁXIMO 3 minutos, escolhendo uma das categorias de ciências artísticas descritas no item 4.1.
  • A filmagem deverá ser realizada em um local com luz adequada, sem ruídos que interfiram na qualidade do som e imagem do vídeo.
  • A lente da câmera do celular deve ser limpa.
  • O celular deve ser posicionado na horizontal para a filmagem.
  • O bom enquadramento da filmagem deve ser observado.
  • Após apertar o “play” para filmar, o participante deve aguardar 3 segundos para início da filmagem, onde uma breve apresentação do participante deve ser incluída no vídeo, contendo nome completo, área odontológica de atuação, categoria de sócio (iniciante, aspirante ou efetivo) , instituição de ensino a qual pertence e categoria da ciência artística do trabalho com o crédito autoral relatado.
  • O participante precisará dar crédito ao nome e autoria da ciência artística escolhida. Por exemplo: se for cantar uma música, é necessário dizer o nome e os autores. O crédito autoral deve ser dado para todas as categorias de ciências artísticas.
  • No caso da categoria dança, o crédito de autoria deverá ser dado a música utilizada para a dança e coreografia utilizadas.
  • No caso de artes plásticas, o participante pode se referir a uma influência de estilo artístico (por exemplo: clássico, cubismo, impressionismo etc.). No caso de atividades de autoria do próprio participante, deverá ser relatado que a atividade é autoral.
  • No caso da categoria ciência Literária o participante declamará um poema autoral ou de poetas consagrados dando crédito para esta autoria.
  • Para a categoria Teatro, o autor do texto encenado deve ser citado.
  • Após a autoidentificação, o(a) participante poderá dar início a filmagem da atividade artística a que pretende concorrer. O(a) participante pode encerrar o vídeo após a autoidentificação e editar a filmagem da atividade artística ou pode gravar em seguida a atividade a que pretende se inscrever. O importante que tanto a autoidentificação quanto a atividade artística estejam em vídeo único.
  • Para as ciências artísticas de dança, literatura, artes plásticas ou teatro poderá ser utilizado um fundo musical e o crédito da música utilizada deverá constar como legenda ou como ficha técnica do vídeo apresentado.
  • O vídeo deverá ter o tempo total de NO MÁXIMO 3 minutos, incluindo o texto de apresentação pessoal e da atividade artística apresentada, com boa resolução de som e imagem (4k 30)
  • O(a) participante deve conferir se a qualidade do vídeo ficou boa, se o som e imagem estão claros e se o enquadramento ficou bom antes de submetê-lo.

Os(as) participantes deverão fazer o upload do vídeo na plataforma YouTube e informar o link no formulário de inscrição. Para preservar a privacidade nesta etapa inicial, o vídeo deve estar configurado como “não listado” — ou seja, visível apenas para quem tiver o link. Dessa forma, o material será acessado exclusivamente pela comissão julgadora.

 

    1. Critérios de seleção dos participantes
  • Uma comissão julgadora fará uma avaliação de todos dos vídeos submetidos. Serão escolhidos os 10 melhores vídeos baseados nas pontuações de avaliação desta comissão.
  • Os vídeos serão avaliados por meio dos seguintes critérios: criatividade e originalidade, performance, edição do vídeo, roteiro, adequação a categoria de ciência artística escolhida, impacto do vídeo (vídeos que provocam reflexão, emoção, etc).
  • Cada avaliador dará uma nota de 0 a 10 para cada um dos vídeos que foram submetidos e, ao final, a comissão avaliadora se reunirá para definição dos 10 vídeos com as melhores pontuações.
  • Em caso de empate, será considerado o tempo que o participante participa da SBPqO, tendo maior peso aquele associado com mais tempo de participação na sociedade.
  • Os participantes selecionados entre os 10 melhores vídeos serão comunicados com antecedência.
  • Os 10 melhores vídeos selecionados serão inseridos na página da SBPqO.
  • Os participantes selecionados entre os 10 melhores vídeos poderão fazer campanha para angariar votos nas redes sociais presenciais e/ou digitais.
  • Os sócios da SBPqO votarão no site na SBPqO no vídeo que julgarem como destaque. Cada associado poderá votar em um vídeo entre os 10 melhores.
  • Uma edição em vídeo único dos 10 melhores selecionados será transmitida na cerimônia de encerramento da 42ª Reunião SBPqO no dia 06/09/2025 às 19h30.
  • Serão destacados os três vídeos mais votados pelos associados, após levantamento dos votos no site da SBPqO.  Durante a cerimônia de encerramento da 42ª Reunião da SBPqO os vídeos mais votados serão anunciados.
  • O vídeo mais votado, receberá o Prêmio Destaque EvidenciArte SBPqO. O segundo e terceiro lugares, receberão Menção Honrosa.
  • Ao autorizar a exposição do vídeo, o(a) autor(a) reconhece sua responsabilidade integral pelo conteúdo e está ciente de que a SBPqO não se responsabiliza por eventuais cópias (downloads, prints, etc.) ou usos indevidos que possam ocorrer.

 

4.4 Critérios de classificação do participante

  • Será aceita a submissão de um vídeo por participante que estiver em dia com a anuidade da SBPqO.
  • A submissão de vídeos e intenção de participação no projeto EvidenciArte SBPqO independe da submissão de resumos feitos pelos associados. Ou seja, se o participante submeteu resumo no evento, sendo aceito ou não, ele também poderá submeter um vídeo no projeto EvidenciArte SBPqO.
  • O participante que for selecionado entre os 10 melhores vídeos, precisará se inscrever na 42ª Reunião da SBPqO. O participante pode aguardar a divulgação dos 10 melhores vídeos selecionados para a inscrição na 42ª Reunião SBPqO.
  • Será classificado o vídeo que estiver de acordo com a posição do celular para filmagem, cumprindo a resolução proposta e/ou som e imagem nítidos.
  • Será classificado o(a) participante que cumprir o preenchimento DE TODOS OS INSTRUMENTOS DE SUBMISSÃO (ficha de inscrição  + link  vídeo).
  • Será classificado o(a) participante que utilizar o vídeo submetido sem intenção de Merchandising (por exemplo: aviso de contato para shows, apresentar telefones/endereços de escolas de qualquer uma das categorias artísticas apresentadas). O nome das escolas e/ou bandas musicais podem ser apresentados (pode usar camisetas com o nome da companhia e/ou banda, pode ter um cartaz/placa com o nome ao fundo, etc), entretanto não pode ser feita propaganda delas (por exemplo: “contato para shows ligue para”.... “faça matrícula conosco”, etc).

 

 

4.5. Critérios de desclassificação

  • Será desclassificado o participante que não cumprir quaisquer dos requisitos descritos no item 4.4.

4.5 Cronograma

Atividade

Data inicial

Data final

Submissão dos vídeos

20/05/2025

05/07/2025

Avaliação da comissão julgadora

07/07/2025

04/08/2025

Análise das pontuações da comissão julgadora

05/08/25

09/08/2025

Divulgação dos Top 10 vídeos no site da SBPqO e início de votação pelos associados.

18/08/25

25/08/2025

Edição do vídeo Top 10

25/08/25

31/08/25

Divulgação do 1º, 2º e 3º lugares na Cerimônia de Encerramento.

06/09/25

06/09/25

 

 

  1. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Catapano P, Cipolla S, Sampogna G, Perris F, Luciano M, Catapano F, Fiorillo A. Organizational and Individual Interventions for Managing Work-Related Stress in Healthcare Professionals: A Systematic Review. Medicina (Kaunas). 2023 Oct 20;59(10):1866. doi: 10.3390/medicina59101866.

Chagas PD. Juizo de valor estético e ética na distinção. Floema. 2011; 8:39-64

Drinkwater C, Wildman J, Moffatt S.  Social prescribing. BMJ. 2019 Mar 28:364:l1285.doi:10.1136/bmj.l1285 

Haddock-Lobo, R. 2010. Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco.352 p.

Jensen A, Brorsson A. Healthier together. How arts on prescription can promote psychosocial wellbeing: a qualitative study. BMC Prim Care. 2025 Apr 8;26(1):100. doi: 10.1186/s12875-025-02800-6. PMID: 40200139; PMCID: PMC11978017.

Mullins, C. 2024. Uma breve história da arte. Porto Alegre: L&PM. 304p.