FC01 

Avaliação comparativa das reações teciduais a soluções anestésicas: análise histológica em subcutâneo de ratos

RIBEIRO JR., P. D.*, SANCHES, M. G., OKAMOTO, T.

Ciências Biológicas - Universidade do Sagrado Coração. E-mail: paulodrj@aol.com

A dor pós-anestésica é uma complicação relativamente comum após a anestesia. Esta complicação pode ser causada pela técnica anestésica ou pela solução anestésica utilizada. As reações teciduais provocadas pelas soluções anestésicas podem ser um dos fatores causadores da dor após a anestesia. O objetivo deste trabalho foi avaliar comparativamente as reações teciduais provocadas por diferentes soluções anestésicas no tecido subcutâneo de ratos. Foram utilizadas as soluções de: lidocaína 2% sem vasoconstritor, a solução de bupivacaína 0,5% com adrenalina 1:200.000, a solução de articaína 4% e de mepivacaína 2% ambas com adrenalina 1:100.000 e a solução de cloreto de sódio a 0,9% como controle. Cones de papel absorvente esterilizados acondicionados no interior de tubos de polietileno foram embebidos pelas soluções e implantados da região subcutânea. Os períodos de sacrifício foram de um, dois, cinco e dez dias de pós-operatório. Foi realizado o preparo das lâminas e estas coradas através da hematoxilina-eosina para análise histológica.

Com os resultados observou-se que existiu diferença de irritabilidade tecidual produzida pelas soluções anestésicas locais, que não existe relação entre a concentração da droga e a intensidade inflamatória, que a mepivacaína e a articaína tiveram melhores resultados que a bupivacaína e que a lidocaína produziu menor intensidade inflamatória.

 FC02

Avaliação da concordância entre três instrumentos de coleta de dados na mensuração do crescimento craniofacial de coelho

CANÇADO, R. P.*, CARDOSO, E. S., OLIVEIRA, M. G., DUARTE, J. F., HEITZ, C.

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: ecard@terra.com.br

Objetivo: confrontar três instrumentos de coleta de dados (paquímetro digital de precisão - PDP, compasso de pontas secas - CPS, e fio de nylon - FNy) quanto a concordância dos seus resultados quando de uma mensuração morfométrica direta ântero-posterior de crânio seco de coelhos. Metodologia: paradigma: quantitativo. Modelo de pesquisa: experimental. Variáveis: independente - distâncias entre pontos anatômicos craniofaciais; dependente - instrumentos de coleta de dados (PDP, CPS e FNy). Análise estatística: paramétrica inferencial pela análise de variância de um critério - ANOVA. Após preparadas, vinte peças de crânios secos (coelhos Oryctolagus cuniculus) foram submetidas a sucessivas aferições lineares para centro, esquerda e direita, de diferentes distâncias ântero-posteriores (lambdóide-frontal - LF, fronto-nasal - FN, nasal - N e lambdóide-abertura piriforme - LAP), correspondentes à intervalos entre pontos anatômicos, com três instrumentos de aferição direta (PDP, CPS e FNy). Os resultados foram então comparados quanto a uma concordância. Resultados: Por meio do teste de concordância de Kendall verificou-se uma coerência intra-observador, já a análise de variância de um critério - ANOVA, foi empregada determinando-se a concordância dos três instrumentos para a maioria das distâncias craniofaciais (LF, FN e N). Somente no intervalo correspondente à distância LAP o PDP e CPS diferiram do FNy, mas concordaram entre si.

Até a presente data, a luz da literatura consultada e desta investigação experimental, ainda não foi possível demonstrar um instrumento de coleta de dados cuja acurácia e precisão sejam aceitos como ideal para aferir o crescimento craniofacial.

 FC03

Ação do diodo laser sobre o processo de cicatrização de lesões cutâneas: estudo biométrico e histológico em ratos

REZENDE, S. B.*, RIBEIRO, M. S.*, GARCIA, V. G.*, MALDONADO, E. P.

Faculdade de Odontologia - Universidade de São Paulo. E-mail: sandrabrezende@aol.com

Nesta pesquisa foi analisado o efeito de aceleração do processo de cicatrização de lesões cutâneas em ratos, utilizando diodo laser emitindo em 830  nm. Os 64 animais selecionados neste estudo foram divididos aleatoriamente em quatro grupos de 16 ratos (G1, G2, G3 e G4). Comparações biométricas e histológicas foram realizadas nos seguintes períodos: 3, 7 e 14 dias após o ato cirúrgico e aplicação do laser. Foram utilizadas três configurações de irradiação, sendo uma contato pontual (G2) e duas uniformes sem contato (G3 e G4), com dois valores de intensidade (G2 = I = 428 mW/cm2 ; G3 = G4 = I = 53 mW/cm2), e dois valores de dose (G2 = G4 = D = 3 J/cm2; G3 = D = 1,3 J/cm2). O grupo 1 considerado controle, não foi submetido à nenhum tratamento.Todas as lesões irradiadas apresentaram aceleração do processo de cicatrização, com relação ao grupo controle. Entretanto, os nossos resultados indicam claramente que, dos dois valores de intensidade utilizados, aquele menor (irradiação uniforme) levou aos melhores resultados. Por outro lado, dos dois valores de dose utilizados, o menor valor desta também levou a resultados mais expressivos e significativos.

A combinação do valor de intensidade de 53 mW/ cm2 e da dose de 1,3 J/ cm2 levaram a resultados ótimos dos pontos de vista biométrico e histológico, apresentando contração mais rápida da lesão, com maior rapidez na neoformação de tecido conjuntivo e epitelial.

 FC04

Avaliação cefalométrica das alterações labiais de indivíduos Classe III, tratados com cirurgia bimaxilar

GIMENES, P. P.*, GONÇALVES, J. R., SANTOS PINTO, A., MARTINS, L. P.

Clínica Infantil - Universidade Estadual Paulista. E-mail: pgimenes@hotmail.com

As alterações do tecido mole, após tratamento ortodôntico-cirúrgico, têm sido muito estudadas. Entretanto, a ausência de homogeneidade da amostra e a não-consideração da direção do movimento cirúrgico dos maxilares pode levar a informações imprecisas do movimento do tecido mole em relação ao tecido duro. Assim, avaliou-se alterações labiais de indivíduos adultos, leucodermas, verticais, portadores de maloclusão de Classe III, que haviam sido submetidos a cirurgia bimaxilar com rotação anti-horária. Foram utilizadas telerradiografias em norma lateral, uma pré-cirúrgica imediata e outra pós-cirúrgica tardia de cada um dos 16 indivíduos pertencentes à amostra. Traçados cefalométricos foram realizados, sobrepostos na base craniana, fixados e digitalizados no programa cefalométrico Dentofacial Planner Plus versão 2.02. As ampliações radiográficas foram corrigidas através do mesmo software. Constatou-se movimento anterior e superior dos tecidos duro e mole, além de alteração do comprimento e da espessura do lábio inferior. No teste de regressão múltipla foi observado o envolvimento de diversas variáveis na alteração dos lábios superior e inferior.

Houve relação entre as respostas labiais e as alterações posicionais do tecido duro e morfológicas do tecido mole. Foi estabelecido uma equação para predição dos movimentos horizontal e vertical de ambos os lábios em função destas alterações.

 FC05

Mudanças dimensionais dos arcos dentários em crianças entre 3 e 6 anos de idade

DINELLI, T. C. S.*, MARTINS, L. P., SANTOS-PINTO, A., SIMPLÍCIO, H. G. C.

Clínica Infantil - Universidade Estadual Paulista. E-mail: dinelli@uol.com.br

Duzentas e trinta e cinco crianças pertencentes às creches da Prefeitura Municipal de Araraquara foram avaliadas e moldadas com um dispositivo confeccionado com cera utilidade e palito abaixador de língua na forma dos arcos dentários. No intervalo de um ano as mesmas crianças foram remoldadas a fim de se verificar se houveram ou não mudanças nas dimensões do arco dentário decíduo. À partir da obtenção dos modelos em gesso, foram realizadas medições por meio de um dispositivo digitalizador tridimensional denominado MicroScribe-3DX nos instantes inicial e final. Avaliaram-se medidas referentes às distâncias inter-segundos molares, interprimeiros molares, intercaninos, perímetro, comprimento de arco e espaços primatas. Consideraram-se ainda dimorfismo sexual, tipo de arco e influência de hábitos.

Concluiu-se que as dimensões transversais sofreram aumento significativo na dentadura decídua, enquanto que o perímetro, o comprimento e os espaços primatas permaneceram constantes. As distâncias intermolares apresentaram dimorfismo sexual, com dimensões maiores no sexo feminino. Com relação às medidas de perímetro, comprimento e espaços primatas não ocorreram diferenças significantes em relação ao sexo. As dimensões de comprimento nos arcos não diferem nos arcos decíduos Tipo I e Tipo II de Baume. Os hábitos de sucção de dedo e chupeta não provocaram alterações nas dimensões dos arcos decíduos no período observado, de um ano. (Apoio financeiro: CAPES.)

 FC06

Estudo cefalométrico comparativo entre os métodos convencional e combinado aplicados à análise de Tweed

SAGA, A.*, MARUO, H., IGNÁCIO, S., GUARIZA FILHO, O.

Odontologia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E-mail: armandoy@terra.com.br

A utilização da cefalometria digital tornou-se comum em laboratórios de Radiologia Odontológica e em consultórios de Ortodontia. Entretanto, há necessidade de equipamento específico, que além do custo elevado, não são encontrados com muita facilidade no mercado de informática nacional. Um método alternativo seria combinar o método convencional realizando o desenho das estruturas anatômicas em papel transparente diretamente sobre a telerradiografia e em seguida a digitalização desta em scanner comum. Reconhecendo a vantagem na agilidade na obtenção dos dados, mas considerando a precisão e a importância do custo e alcance no mercado nacional, este estudo tem os seguintes objetivos: a) comparar o método convencional manual e o método combinado manual e computadorizado aplicados às grandezas cefalométricas utilizadas na filosofia Tweed-Merrifield e verificar a existência de diferenças nestas grandezas; b) verificar a aplicabilidade clínica do método avaliado. Este estudo foi realizado em 30 telerradiografias em norma lateral selecionadas aleatoriamente. Observou-se que o erro médio máximo entre as medidas combinadas e manuais foi de 3,74% para a variável LABSUPC, seguido pela variável FMAC, com erro de 1,69%.

Concluiu-se que: a) foi verificada uma correlação positiva entre os valores obtidos pelo método convencional e combinado; b) a espessura do lábio superior foi a grandeza que apresentou maior erro sistemático (3,74%); c) considerando tempo, precisão, custo e armazenamento, o método combinado aproveita todas as vantagens de ambos métodos e elimina as desvantagens dos referidos métodos.

 FC07

Padrão esquelético e características oclusais de crianças respiradoras bucais e nasais

MATTAR, S. E. M. M.*, MATSUMOTO, M. A. N., ANSELMO-LIMA, W. T., PEREIRA, F.

Odontologia Social e Preventiva - Universidade de São Paulo. E-mail: saramm@terra.com.br

Existem muitas afirmações de que a função nasorrespiratória comprometida pode exercer efeitos indesejáveis sobre a morfologia dento-esquelética. A presente investigação buscou verificar as influências da respiração bucal crônica sobre o crescimento e desenvolvimento dentofacial em idades mais precoces. O autor avaliou 73 crianças de ambos os sexos, com idade entre 3 e 6 anos. Após o diagnóstico otorrinolaringológico quanto à respiração, 44 crianças respiradoras bucais e 29 respiradoras nasais foram comparadas no que se refere ao padrão esquelético da face (analisado por meio de radiografia cefalométrica lateral) e características oclusais (analisadas nos modelos de estudo). Os resultados mostraram que as medidas do padrão esquelético, SN.GoGn, Ar-Go, BaN.PtGn, apresentaram-se diferentes nos respiradores bucais, quando comparados aos nasais, indicando tendência ao padrão dolicofacial. Não houve diferença significante entre os grupos quanto ao relacionamento ântero-posterior dos maxilares. Com relação às características oclusais, somente a distância intermolares apresentou correlação significativa, indicando estreitamento do arco maxilar nos respiradores bucais. Não houve comprovação estatística de diferenças entre os dois grupos quanto as variáveis: distância intercaninos, relação ântero-posterior de caninos, plano terminal dos segundos molares decíduos, “overbite”, “overjet”, mordida aberta anterior e presença de mordida cruzada posterior. Sugere-se o restabelecimento da respiração nasal, assim que diagnosticado qualquer tipo de alteração na função respiratória.

 FC08

Avaliação in vitro de resposta imune a Fusobacterium nucleatum em pacientes com lesões periapicais de origem endodôntica

FIGUEIREDO, C. B. O.*, RIBEIRO-SOBRINHO, A. P., NICOLI, J. R., VIEIRA, L. Q.,
AFONSO, L. C. C.

Odontologia Restauradora - Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: claudiabeatrizfigueiredo@bol.com.br

Neste estudo, verificou-se a hipótese de que o sistema imune de indivíduos com lesão periapical associada a infecção endodôntica responderia diferentemente do sistema imune de pessoas sem tais lesões, frente à estimulação com antígenos de F. nucleatum. Para tanto, procedeu-se à dosagem de TNF-alfa e IFN-gama, nos sobrenadantes das culturas de células mononucleares do sangue periférico de pacientes com e sem infecção endodôntica, após a estimulação das mesmas, in vitro, por 24 e 72 horas, com antígenos de F. nucleatum, em três diferentes concentrações (10, 50 e 100 microgramas/ml). Além disso, cal­culou-se o índice de proliferação celular nas culturas estimuladas, por seis dias, com tal antígeno, em concentrações de 5, 50 e 100 microgramas/ml. Como controle, empregou-se, para ambos os ensaios, antígenos de Bacteroides vulgatus, um microrganismo não correlacionado, usualmente, às infecções endodônticas. Em paralelo, procurou-se pesquisar a presença de F. nucleatum nos canais radiculares necróticos dos indivíduos que apresentavam lesões periapicais. Não foi possível recuperar F. nucleatum nos canais avaliados. As células mononucleares isoladas do sangue periférico dos indivíduos com infecção endodôntica produziram maiores níveis de TNF-alfa do que as células de indivíduos saudáveis, quando da estimulação, in vitro, por bactérias gram-negativas. Entretanto, não houve uma proliferação celular maior nem uma produção de IFN-gama mais expressiva nas culturas de células dos indivíduos infectados.

Tal fenômeno não parece correlacionar-se à existência de memória imunológica.

 FC09

O uso de localizador apical endodôntico em pacientes irradiados para tratamento de câncer de cabeça e pescoço

FERRAZ, F. C.*, GRIGOLETO, M., SIMÕES, W., RAPOPORT, A.

Endodontia - UNIARARAS. E-mail: mgrigo@sitplanet.com.br

O objetivo deste trabalho foi estabelecer um estudo comparativo in vivo para obtenção da odontometria durante o tratamento endodôntico, entre pacientes irradiados e não irradiados (não oncológicos), utilizando um aparelho eletrônico localizador apical (AELA). As medidas foram obtidas entre a ponta do instrumento estabelecido pela AELA e o vértice apical dos dentes. Os resultados foram analisados e interpretados por meio de radiografias periapicais. Foram utilizados 52 dentes unirradiculares, com vitalidade pulpar e ápice totalmente formado de pacientes na faixa etária de 37 a 73 anos, divididos em dois grupos: 1- pacientes submetidos à radioterapia para tratamento de câncer de cabeça e pescoço (26 dentes unirradiculares); 2- pacientes não irradiados (26 dentes unirradiculares). Os resultados obtidos nos dois grupos aproximaram-se muito de –1,0 mm aquém do ápice radiográfico, apresentando uma variação de –1,19 mm a –0,82 mm em 95% dos casos. Com o método utilizado neste estudo para obtenção da odontometria através do AELA, em nenhum dos casos, a ponta da lima esteve além do vértice apical radiográfico.

O grupo de pacientes irradiados e o grupo de pacientes não irradiados, tiveram comportamentos similares, quanto as distâncias medidas através do AELA/APIT. Considerando que a distância média aproximou-se de –0,8 mm, o AELA mostrou-se um instrumento seguro para obtenção da odontometria em pa­cientes irradiados.

 FC10

Fratura por flexão em rotação de instrumentos de NiTi acionados a motor em canais com dupla curvatura

PEREIRA, R. S.*, FIDEL, R. A. S., LOPES, H. P.

Clínica Odontológica - Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: girogu.vix@zaz.com.br

O objetivo deste estudo foi avaliar o tempo decorrido para a fratura por flexão em rotação de limas endodônticas acionadas a motor, valendo-se de 20 de cada marca, Profile® .04, nº 25, de 25 mm e K3TM .04, nº 25 de 25 mm, em canal com dupla curvatura, bem como a distância do ponto de fratura à extremidade do instrumento. Foram analisadas também as características morfológicas da superfície de fratura através do microscópio eletrônico de varredura (MEV). O aparelho utilizado permitiu a apreensão do bloco, de ­metal-vidro, contendo o canal simulado, e do motor, sem interferência do operador. As limas foram introduzidas no canal e giradas até ocorrer a fratura. Os resultados, analisados estatisticamente (teste t de Student), revelaram, para a ocorrência de fratura, um tempo que variou entre 2’53’’ a 6’6’’ e, significantemente, de acordo com o tipo de instrumento empregado. As limas K3 despenderam um tempo maior para fraturar e as limas Profile, um tempo menor. Os segmentos fraturados apresentaram medidas com diferença significante entre as médias para as limas Profile, com comprimento maior (15,52 mm), e as K3 menor (14,87 mm), mas corresponderam, ao final da parte ativa (ponto de maior tensão). Ao MEV, as hélices dos instrumentos junto ao ponto de fratura não mostraram deformação plástica e a superfície de fratura dos instrumentos exibiu características morfológicas de fratura do tipo dúctil.

Pode-se concluir que instrumentos de NiTi movidos a motor, têm tempo de vida útil reduzido em canais com dupla curvatura, apresentando fratura mesmo na ausência de deformação plástica.

 FC11

Estudo in vitro do selamento apical e coronário, densidade radiográfica e tempo operatório de técnicas de obturação

CORTEZ, D. G. N.*, TEIXEIRA, F. B., FERRAZ, C. C. R., ZAIA, A. A., GOMES, B. P. F. A., SOUZA-FILHO, F. J.

Odontologia Restauradora - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: douglascortez@uol.com.br

O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro o selamento apical e coronário, densidade radiográfica e tempo operatório entre as técnicas da condensação lateral, híbrida de Tagger, onda contínua de condensação e uma técnica proposta pela Endodontia da FOP-UNICAMP, a técnica do cone único modelado. Noventa raízes mesiais de molares inferiores e quarenta e quatro raízes palatinas de molares superiores foram preparadas pela técnica coroa/ápice e obturadas pelas técnicas propostas. O tempo gasto para a execução das obturações foi registrado. Radiografias orto-radial e proximal foram tomadas e digitalizadas para avaliação no programa Digora 2.0. Os espécimes foram imersos em nanquim por dez dias e diafanizados para a avaliação do selamento apical (raízes mesiais) e coronário (raízes palatinas). A técnica do cone único modelado foi mais rápida (Mann-Whitney, p < 0,01). A condensação lateral apresentou a melhor densidade radiográfica, destacando-se principalmente da onda contínua (p < 0,01). Quanto à infiltração coronária, a onda contínua foi superior à condensação lateral (p < 0,05), apresentando também resultados superiores à condensação lateral e híbrida de Tagger quanto à infiltração apical (p < 0,01). A técnica do cone único modelado apresentou resultados próximos à técnica da onda contínua tanto no selamento coronário (p > 0,05) quanto apical (p > 0,05), não diferindo estatisticamente.

A técnica do cone único modelado foi a mais rápida. A condensação lateral apresentou a melhor densidade radiográfica e a onda contínua de condensação apresentou o melhor selamento apical e coronário.

 FC12

Efeito de diferentes soluções irrigadoras e do hidróxido de cálcio sobre o LPS bacteriano

TANOMARU, J. M. G.*, SILVA. L. A. B., TANOMARU FILHO, M., LEONARDO, M. R.,
BONETTI FILHO, I.

Odontologia Restauradora - Universidade Estadual Paulista. E-mail: tanomaru@uol.com.br

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do preparo biomecânico com diferentes soluções irrigadoras e do hidróxido de cálcio em canais radiculares de dentes de cães contendo endotoxina (LPS bacteriano). Foram utilizados 137 raízes de pré-molares de 7 cães, cujos canais radiculares foram preenchidos por solução de LPS de Escherichia coli por 10 dias, quando receberam os seguintes procedimentos: Nos grupos I a V foi realizado o preparo biomecânico dos canais radiculares, empregando as seguintes soluções ­irrigadoras: solução de hipoclorito de sódio a 1, 2,5 e 5% (grupos I a III); solução de digluconato de clorexidina a 2% (grupo IV); soro fisiológico (grupo V). No grupo VI, a solução de LPS foi mantida no canal radicular durante todo o período experimental e no grupo VII, após o preparo biomecânico coadjuvado por soro fisiológico, os canais radiculares foram preenchidos por pasta à base de hidróxido de cálcio (Calen). Decorridos 60 dias, os animais foram mortos para avaliação do reparo apical e periapical. A avaliação histopatológica após análise estatística, demonstrou que, os grupos I a VI, apresentaram maior intensidade de infiltrado inflamatório, espessura do ligamento periodontal e reabsorção cementária e óssea (p < 0,05) do que o grupo VII, o qual recebeu curativo de demora à base de hidróxido de cálcio.

Conclui-se que o preparo biomecânico coadjuvado por diferentes soluções irrigadoras não é capaz de inativar a endotoxina, sendo o emprego do curativo de demora à base de hidróxido de cálcio eficaz na inativação, in vivo, dos efeitos tóxicos da endotoxina.

 FC13

Avaliação in vitro da remoção de material obturador empregando diferentes técnicas durante o retratamento endodôntico

OLIVEIRA, D. P.*, TEIXEIRA, F. B., FERRAZ, C. C. R., ZAIA, A. A., GOMES, B. P. F. A., SOUZA-FILHO, F. J.

Odontologia Restauradora - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: dpo@ig.com.br

O presente estudo avaliou diferentes técnicas de remoção de material obturador durante o retratamento endodôntico quanto à limpeza das paredes dos canais radiculares e extrusão apical de “debris”. Foram utilizados 120 pré-molares inferiores humanos, divididos aleatoriamente em 6 grupos. Os dentes foram instrumentados, obturados e armazenados em estufa a 37ºC e umidade durante 60 dias. O retratamento foi realizado de acordo com as seguintes técnicas: limas Flexofile + Xilol; limas Flexofile/Hedstrom + Xilol; Profile GT + Xilol; Flexofile + clorexidina gel; limas Flexofile/Hedstrom + clorexidina gel; Profile GT + clorexidina gel. A extrusão apical de “debris” foi mensurada no decorrer dos procedimentos e a capacidade de limpeza das paredes por: radiografias, lupa estereoscópica e microscópio eletrônico de varredura (MEV). As radiografias foram obtidas no sentido orto- e mésio-radial, sendo analisadas quanto à presença de remanescentes de material obturador por dois examinadores simultaneamente. Os dentes foram fraturados longitudinalmente, as imagens capturadas em lupa estereoscópica e mensuradas pelo programa Imagelab 98. Cinco elementos de cada grupo foram analisados em MEV nos 5 mm apicais.

Os grupos que utilizaram a clorexidina gel, com instrumentação manual ou rotatória, apresentaram menor extrusão de “debris”, sendo similar ao grupo com xilol e instrumentação rotatória, não diferindo estatisticamente entre si. Analisando-se a limpeza das paredes, os grupos que utilizaram clorexidina gel independente da instrumentação empregada apresentaram melhores resultados.

 FC14

Avaliação da fermentação de microorganismos salivares perante vários substitutos do açúcar

OLIVEIRA, R.*, YOUSSEF, M. N., DESIDÉRIO, A., GOMES, A. C. V.

Clínica Integrada - Universidade de Uberaba. E-mail: reinaldo.oliveira@uniube.br

A cárie dental é considerada como um dos maiores problemas mundiais de saúde. A interação dos 3 fatores (hospesdeiro [dente], dieta [substrato] e microorganismo) essenciais à sua instalação sugeriu a realização de um trabalho que envolvesse um dos 3 fatores. A alimentação com dieta rica em sacarose é considerada de alto potencial cariogênico. Com o objetivo de amenizar este problema, através da indicação de adoçantes substitutos da sacarose, sempre que possível, resolveu-se estudar e avaliar o pH da saliva de várias pessoas (n > 30) perante substitutos do açúcar encontrados no mercado (lactose, frutose, ciclamato de sódio, esteviosídeo, mel, manitol, xilitol, sacarina, sorbitol, aspartame e acesulfame-k). Os microorganismos presentes na saliva são capazes de fermentar alguns tipos de adoçantes e promover também a queda de pH. Este pH tem seu ponto crítico, situação em que se igualam a entrada e saída de cálcio no processo de desmineralização-remineralização. Tendo conhecimento destes fatores, a substituição da sacarose por um adoçante não cariogênico passa a ser uma medida preventiva muito significativa.

A lactose, a frutose, o ciclamato de sódio, o mel, o manitol, o sorbitol e o xilitol demonstraram, quando da fermentação, valores de pH considerados prejudiciais à saúde dental. O esteviosídeo, a sacarina, o aspartame e acesulfame-K apresentaram maiores valores de pH encontrados, em ordem crescente do menor para o maior: esteviosídeo < aspartame < sacarina < acesulfame-K, sendo considerados benéficos em relação à saúde dental.

 FC15

Condição gengival e Candida spp. no sulco gengival de crianças HIV+ e HIV–

PORTELA, M.*, SOUZA, I. P., SANTOS, A., ABREU, C., ALVIANO, C., SOARES, R.

Odontopediatria e Ortodontia - Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: mbportela@hotmail.com

O presente estudo objetivou relacionar a condição gengival de 52 crianças HIV+ e de 42 HIV– com a presença de Candida spp. no sulco gengival e determinar alguns aspectos microbiológicos dessas leveduras, isoladas de lesões de eritema linear gengival (ELG). A condição gengival foi avaliada através do Índice de Löe & Silness (1967). A coleta do material foi realizada através da inserção de cone de papel absorvente estéril no sulco gengival. Nas lesões de ELG a coleta foi feita com “swabs” sobre a superfície da lesão. A identificação das leveduras baseou-se nas suas características fenotípicas. Dos isolados de ELG foi caracterizado o perfil proteolítico utilizando-se o SDS-PAGE e, posteriormente, o potencial de degradação de proteínas importantes pelas proteases secretadas através do sistema descrito por LAEMMLI (1970). Constatou-se que a condição gengival das crianças HIV+ era mais grave (89,4% de gengivite), como também a maior freqüência de presença de Candida spp. quando comparada com o grupo HIV– (p < 0,05). A presença dessas leveduras mostrou-se diretamente proporcional com a gravidade da condição gengival e sistêmica no grupo HIV+. As espécies identificadas nas crianças HIV+ foram a C. albicans, C. dubliniensis, C. tropicalis e C. glabrata, enquanto que nas HIV– somente foi encontrada a  C. albicans. As proteases secretadas pelas Candida spp. de ELG foram serina-proteases. In vitro, essas enzimas mostraram-se capazes de hidrolisar a IgG, laminina, fibronectina, albumina humana e bovina.

Conclui-se que Candida spp. está presente no sulco gengival de crianças, com maior freqüência nas infectadas pelo HIV onde as condições imunológicas podem exercer influência. A serina-protease secretada para o meio extracelular foi capaz de degradar proteínas importantes para o hospedeiro.

 FC16

Interferência dos nutrientes nas patologias bucais de caráter de saúde pública

CAMPOS, J. A. D. B.*

Clínica Infantil - Universidade Estadual Paulista. E-mail: campos@foar.unesp.br

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Desta maneira as abordagens parciais do aspecto saúde deveriam ser evitadas, buscando-se a interdisciplinariedade para a realização de um correto diagnóstico, intervenção e prognóstico dos pacientes. Assim, este trabalho procura relacionar os processos de alimentação e nutrição com o desenvolvimento das patologias orais, enfatizando sua interferência nas patologias de caráter de ­saúde pública. Para tanto foram revisados a interação dos nutrientes com os processos de odontogênese, cárie dental, câncer bucal e doença periodontal.

 FC17

Avaliação da adesividade em esmalte de sistemas adesivos convencionais e autocondicionantes

OLIVEIRA, W. J.*, RODRIGUES, J. R.

Materiais Dentários - Universidade de Uberaba. E-mail: wildomar@mednet.com.br

Recentemente, surgiram no mercado, outros sistemas adesivos, tidos como autocondicionantes, que não exigem o condicionamento ácido prévio, pois possuem ácidos inorgânicos fortes já incorporados. A dúvida de que esses novos materiais pudessem produzir adesão em esmalte motivou essa pesquisa, utilizando três grupos de vinte incisivos bovinos, com superfície de esmalte planificada, através de ponta diamantada. Esses dentes foram incluídos em resina acrílica autopolimerizada, em um anel de PVC com 25 mm de diâmetro por 10 mm de altura. Os grupos foram tratados de maneiras diferentes, de acordo com o fabricante de cada sistema [Clearfil SE Bond - Kuraray - (CSE-B), Etch & Prime 3.0 - Degussa - (E&P 3.0), ­Scotchbond Multipurpose - 3M - (SBMP)]. Na superfície de cada corpo-de-prova foi fixado um cilindro de resina composta (Herculite XRV - Kerr) possuindo 5 mm de diâmetro por 3 mm de altura. Os corpos-­de-­prova foram submetidos a ensaio de cisalhamento, através de um cinzel aplicado na interface, em uma máquina universal de testes. Os resultados, após aplicação de testes estatísticos One Way ANOVA utilizando o software Origin Microcal 4.0, demonstraram diferenças significantes entre si, quando p < 0,0001. Para o grupo 1 (CSE-B): 15,77 MPa. Para o grupo 2 (SBMP): 13,06 MPa. Para o grupo 3 (E&P 3.0): 4,51 MPa.

A adesão em esmalte do sistema E&P 3.0 é deficiente, no entanto, em se tratando do sistema CSE-B, os valores indicam o oposto, pois os números de adesividade foram superiores ao sistema SBMP.

 FC18

Influência do tratamento da superfície de resinas compostas indiretas na resistência de união por ensaio de cisalhamento

BATITUCCI, M. H. G.*, MIRANDA, M. S.

Prótese Dentária - Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: edubatitucci@uol.com.br

A influência do tratamento da superfície de compósitos indiretos na resistência de união ao esmalte dentário humano por ensaio de cisalhamento foi investigada. Os materiais: Cesead II®, Solidex®, Artglass®, Targis® e Vita Zeta LC® foram utilizados. Número de amostras foi quinze em cada condição experimental. Grupo 1 - adesivo; Grupo 2 - silano + adesivo; Grupo 3 - óxido de alumínio + adesivo; Grupo 4 - óxido de alumínio + silano + adesivo; Grupo 5 - ácido fluorídrico a 10% + adesivo; Grupo 6 - ácido fluorídrico a 10% + silano + adesivo; Grupo 7 - ácido fosfórico a 37% + adesivo; Grupo 8 - ácido fosfórico a 37% + silano + adesivo. O esmalte dentário foi condicionado com ácido fosfórico a 37%, durante trinta segundos, em seguida foi lavado com água, por trinta segundos, aplicado o adesivo Excite DSC®, por dez segundos. O cimento Variolink II® foi aplicado à superfície do compósito pré-tratado, sendo unido ao esmalte e fotoativado por cento e vinte segundos.

Dentre as conclusões das hipóteses testadas na resistência máxima de união ao cisalhamento verificou-se que: existe diferença estatística entre os materiais; existe diferença da resistência máxima entre os materiais para cada um dos tratamentos; agrupando todos os materiais, foi verificado não existir diferença estatisticamente significante entre os tratamentos de superfície (p = 0,08); nos tratamentos de superfície para cada material, verificado que existe diferença no material Solidex® (p = 0,001); verificou-se que existe diferença entre os tipos de fratura e que a prevalência do tipo de fratura variou com o tratamento e as características do material empregado.

 FC19

Análise computacional de cavidades classe V em pré-molar considerando preparo cavitário e materiais restauradores

HANNAS, A. R.*, CORNACCHIA, T. P. M., LANZA, M. D., LAS CASAS, E. B., CARVALHO, F. F., REIS, N. A.

Odontologia Restauradora - Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: angelhannas@brfree.com.br

A proposta desse estudo foi analisar, via método dos elementos finitos, o efeito de retenções adicionais e do material restaurador na distribuição de tensões, comparando-se preparos de classe V com ou sem canaleta e restaurados com resina micro-híbrida, ou pela técnica sanduíche. Uma análise bidimensional do primeiro pré-molar superior foi realizada. Desenvolveu-se um modelo para o dente hígido, outro com uma cavidade classe V na área cervical com e sem canaleta na parede gengival e ainda com a cavidade preenchida por resina composta micro-híbrida e com ionômero de vidro e resina, simulando a técnica sanduíche. Aplicou-se uma carga de 1 N, no sentido vertical e depois no sentido horizontal. Os resultados da análise indicaram que o carregamento horizontal foi mais crítico que o vertical. Comparando-se com o dente hígido, a introdução da restauração reduziu as tensões de tração. A presença da canaleta não induziu grande alteração no nível de tensões. A região mais crítica para concentração de tensões localizou-se na parede gengival. As tensões interfaciais de cisalhamento na canaleta, desenvolvidas para o ionômero, foram inferiores às da resina. Na cavidade sem restauração, ocorreu aumento dos valores das tensões de cisalhamento superior a sete vezes.

Pode-se concluir que: (I) a canaleta não é um fator crítico para a concentração de tensões no dente; (II) a restauração de uma cavidade classe V com canaleta pela técnica sanduíche induz a menores tensões e (III) é imprescindível a restauração nas lesões cervicais, uma vez que a lesão ocasiona uma grande fragilização da região.

 FC20

Taxa de ablação, aspectos morfológicos e mapeamento térmico de decíduos após laser de Nd:YAG operando em picossegundos

LIZARELLI, R. F. Z.*, MORIYAMA, L. T., BAGNATO, V. S.

Física e Ciência dos Materiais - Universidade de São Paulo. E-mail: rosanelizarelli@ig.com.br

A eficiência da ablação com laser, através de um regime de picossegundos, minimiza a destruição do material adjacente devido à formação de plasma e ataque. Isso previne a geração excessiva de ondas de choque e promove uma considerável diminuição nos efeitos mecânicos. Nesse estudo foi utilizado um laser de Nd:YAG em picossegundo com chaveamento Q e acoplamento de modos (Antares 76-s, Coherent, Palo Alto, CA). Treze dentes decíduos recém-esfoliados foram utilizados nos dois experimentos aqui realizados. Três molares para confecção de microcavidades ao nível de esmalte e de dentina, e dez, sendo cinco incisivos e cinco molares, para o estudo das alterações térmicas dentro da câmara pulpar, quando o laser foi focado tanto ao nível de esmalte quanto ao nível de dentina. Os parâmetros de irradiação seguiram uma freqüência fixa de 100 Hz e potências médias de 200, 300 e 350 mW. Os resultados mostraram que os efeitos colaterais foram observados mais acentuadamente em esmalte; o volume de material removido é maior em dentina do que em esmalte (maior taxa de ablação); e, que quanto ao mapeamento térmico, existem parâmetros previamente determinados para utilização segura do laser de Nd:YAG em picossegundos.

Conclusões dos experimentos: o laser de picossegundos é um instrumento seguro para dentes decíduos e resulta em micropreparos cavitários com margens bem definidas, tanto em esmalte quanto em dentina.

 FC21

Avaliação do grau de conversão monomérica de compósitos de alta densidade em diferentes profundidades por FTIR

TEDESCO, A. D.*, MIRANDA, M. S., MENDES L. C.

Dentística - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: a.tedesco@globo.com

O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro o grau de conversão monomérica (GC) de compósitos de alta densidade nas profundidades de 0,0 a 5,0 mm. Os materiais utilizados foram: G1- Fill Magic Condensável (FM), G2- Prodigy Condensable (Pd) e G3- SureFil (SF). O GC foi obtido por espectroscopia no infravermelho pela técnica do filme vazado para o compósito ainda não polimerizado e pela técnica da pastilha de KBr para o compósito polimerizado. Foram realizadas 5 análises de cada compósito não polimerizado. Para a análise dos compósitos polimerizados, foram confeccionados 5 corpos-de-prova de cada profundidade (1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 5,0 mm) para cada material. As superfícies correspondentes às profundidades a serem avaliadas foram moídas e misturadas ao pó de KBr espectrométrico. As absorções selecionadas para o cálculo do GC foram 1.610 e 1.637 cm-1. Os resultados foram tratados estatisticamente por ANOVA e teste SNK e, mostraram não haver diferença estatisticamente significante do GC nas profundidades de 0,0 a 5,0 mm das resinas FM e SF. A resina Pd apresentou diferença significativa do GC nas profundidades de 4,0 e 5,0 mm.

Os autores concluíram que os três compósitos testados foram semelhantes nas profundidades de 0,0 a 3,0 mm, e que em 4,0 e 5,0 mm a resina Pd apresentou GC menor que as resinas FM e SF.

 FC22

Efeitos da luz visível emitida por um aparelho fotopolimerizador sobre a córnea, a íris e a retina de coelhos

PETROUCIC, F.*, FONTANA, U. F., HETEM, S., FONTANA, C. R.

Odontologia Restauradora - Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista. E-mail: fabiopetroucic@bol.com.br

Foram utilizados, neste trabalho, 21 coelhos adultos da raça Nova Zelândia divididos em 2 grupos: 1) grupo controle – que não recebeu qualquer tratamento; 2) grupo tratado – dividido em 6 subgrupos de 3 animais cada, que tiveram seus olhos expostos à luz de um fotopolimerizador UltraLux (Dabi Atlante) por tempos que variaram de 10 segundos uma única vez a 20 minutos diariamente durante 180 dias. Após as aplicações, os animais foram sacrificados e os globos oculares removidos, fixados em líquido de Boüim, incluídos em parafina, cortados com 5 µm de espessura e corados pelo método da hematoxilina-eosina para análise em microscopia de luz.

Os resultados não mostram alterações na córnea, íris e retina através de uma análise comparativa entre os grupos controle e tratado. Assim, concluiu-se que a luz emitida pelo aparelho fotopolimerizador utilizado neste trabalho não causou danos perceptíveis à córnea, à íris ou à retina quer em função do tempo quer em função do número de aplicações e que tais aparelhos fotopolimerizadores estão satisfatoriamente projetados de modo a proteger as estruturas do olho tanto do profissional quanto de seus auxiliares.

 FC23

Adesão dentinária: efeito do grau de mineralização e do tempo de condicionamento ácido

LOPES, G. C.*, VIEIRA, L. C. C.

STM - Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. E-mail: guilherme_lopes@ig.com.br

Objetivos: verificar a capacidade de união ao substrato dentinário hipermineralizado com dois tempos de condi­cionamento ácido. Material e métodos: trinta molares humanos com cáries oclusais crônicas foram cortados transversalmente, polidos até lixa 600, expondo a dentina esclerótica na porção central. O ácido fosfórico 35% (3M) foi usado por 15 s ou 30 s, e o sistema Single Bond + Z250 (3M) foram aplicados. Depois de 24 h em água, os dentes foram cortados em duas direções perpendiculares com um disco diamantado para obter-se os filetes com uma seção de aproximadamente 0,7 mm2 (n = 25). Um exame visual foi conduzido para dividir os filetes em dois grupos: dentina esclerótica (G15E e G30E) e normal (G15N e G30N). Os filetes foram colados em um dispositivo (Bencor) e a resistência de união por microtração (µ-TBS) foi medida. Os dados foram analisados por ANOVA 2 e teste t. A dureza Knoop (KHN) da porção dentinária de todos os filetes foi medida e os dados entre a dentina esclerótica e normal foram comparados com teste t. Resultados: As médias (± DP) de m-TBS foram: G15E = 56,4 (± 14,9), G15N = 69,7 (± 17,2), G30E = 63,2 (± 15,6) e G30N = 67,7 (± 13,3). O teste t mostrou que G15N apresentou superior m-TBS quando comparado com G15E (p = 0,0016). ANOVA 2 mostrou que a m-TBS na dentina normal foi maior do que na esclerótica. A dureza da dentina esclerótica foi maior do que na normal.

Conclusões do experimento: o maior conteúdo mineral na dentina esclerótica dificulta a união a este substrato, resultando em mais baixa m-TBS. Mas, a duplicação do tempo de condicionamento resulta em uma m-TBS similar à dentina normal.

 FC24

Análise da microestrutura do amálgama dental quando associado a diferentes materiais intermediários

JARDIM, P. S.*, CANDIDO, M. S. M.

Odontologia Restauradora - Universidade Estadual Paulista. E-mail: psjardim@hotmail.com

O objetivo deste trabalho foi avaliar através de análise metalográfica em microscopia eletrônica de varredura, a ocorrência de possíveis alterações na microestrutura do amálgama, quando este é associado a três diferentes materiais adesivos intermediários: Panávia F, Vidrion F e Scotchbond Multi-Uso Plus (SBMP). Para este estudo, foram utilizados 20 terceiros molares recentemente extraídos, os quais receberam preparos classe I, assim restaurados: Grupo I (controle): restaurações com amálgama sem a presença de agente intermediário, Grupo II: restaurações com amálgama associadas ao Panávia F; Grupo III: restaurações com amálgama associadas ao Vidrion F; e, Grupo IV: restaurações com amálgama associadas ao SBMP. Após confecção das restaurações, de acordo com as instruções dos fabricantes, os corpos-de-prova permaneceram em água destilada a 37ºC mais ou menos por 24 h e foram submetidos a termociclagem (8ºC/55ºC). Em seguida, os corpos-de-prova foram seccionados longitudinalmente no sentido mésio-distal e submetidos à análise metalográfica em microscopia eletrônica de varredura. Os resultados foram submetidos à análise descritiva comparativa e observou-se que não houve alteração na microestrutura do amálgma associado aos diferentes materiais intermediários.

Concluiu-se que nenhum dos materiais intermediários testados determinou alterações na microestrutura do amálgama; entretanto houve aumento significativo na presença de porosidades no interior do amálgama nos grupos II e III, sugerindo perda de resistência deste material.

 FC25

Radiogrametria: estereometria na radiografia periapical: avaliação in vitro da precisão e reprodutibilidade do método

KEIL, H. R. O.*, ANDRADE, J. B., BEZZON, O. L

Materiais Dentários e Prótese - Universidade de São Paulo. E-mail: keilorh@forp.usp.br

Este estudo foi realizado para avaliar a precisão e reprodutibilidade da radiogrametria como método estereométrico para a aquisição e mensuração de imagens radiográficas em 3 dimensões a partir de filmes radiográficos periapicais. A radiogrametria é a arte, ciência e tecnologia para obter informações confiá­veis sobre objetos físicos através de registro, medida e interpretação de imagens radiográficas estereoscó­picas. Através da utilização de um dispositivo posicionador 3D fixado a uma mandíbula humana seca foram obtidos 12 pares radiográficos estereoscópicos. Cada par de imagens é constituído por duas imagens radiográficas com ângulo convergente de 20º. As radiografias foram digitalizadas e ajustadas para serem transferidas a um sistema computacional de aerofotogrametria. Em cada par restituído em 3D foram executadas 10 leituras das coordenadas de um mesmo ponto de forma a determinar a precisão do método nos eixos x, y e z em respectivamente: 8 mm, 7 mm e 52 mm. A reprodutibilidade foi obtida pelo uso de um dispositivo posicionador 3D que conferiu rigidez geométrica e do espaço tridimensional e pela padronização das coordenadas para os mesmos pontos em todos os pares estereoscópicos.

A radiogrametria mostrou-se uma ferramenta de elevada precisão e reprodutibilidade em imagenologia para medida e interpretação radiográfica das estruturas em 3D permitindo sua representação por meio de mapas denominados radiogramas.

 FC26

Carcinoma escamoso basalóide e carcinoma espinocelular pouco diferenciado na mucosa bucal: análise clínica e prognóstico

SAMPAIO GÓES, F. C. G.*, OLIVEIRA, D. T., DORTA, R. G., RIBEIRO, K. C. B., LANDMAN, G., LATORRE, M. R. D. O., KOWALSKI, L. P.

Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo. E-mail: f.sampaio-goes@uol.com.br

O carcinoma escamoso basalóide (CEB) tem sido considerado uma variante mais agressiva do carcinoma espinocelular (CEC). O objetivo deste estudo foi comparar as características clínicas, evolução e prognóstico do CEB e CEC pouco diferenciado localizados exclusivamente na mucosa bucal. 776 CEC primários de boca oriundos do arquivo do Departamento de Patologia do Hospital do Câncer A. C. Camargo, cirurgicamente ressecados entre 1970-2000, foram retrospectivamente revisados. Detectou-se 17 espécimes de CEB, sendo suas características clínicas, evolução e tratamento comparados com o CEC de acordo com os seguintes parâmetros: sexo, idade, raça, tabagismo, etilismo, estadiamento clínico, localização, extensão adjacente, radioterapia, quimioterapia, recidiva local, recidiva regional, metástases à distância e presença de segundo tumor primário. Realizou-se o teste t de Student para a comparação das médias e para a análise das variáveis qualitativas, o teste exato de Fisher. Nenhuma diferença estatística foi detectada entre os grupos CEB e CEC. As taxas de sobrevida foram calculadas pelo método de Kaplan Meier. Os pacientes tabagistas (p < 0,045) e com comprometimento linfonodal (p < 0,003) de ambos grupos apresentaram menor probabilidade de sobrevida após 60 meses e a sobrevida global neste mesmo período de seguimento foi maior para os pacientes com CEB (46,3%) quando comparado com o CEC (17,8%) (p < 0,0519).

Estes resultados sugerem que o carcinoma escamoso basalóide na mucosa bucal possui um melhor prognóstico em relação ao carcinoma espinocelular pouco diferenciado. (Apoio: FAPESP - 00/13337-3.)

 FC27

Detecção de cáries proximais em molares decíduos por meio da radiografia interproximal convencional e digital direta

NOSÉ, C. C.*, PANELLA, J., FREITAS, C.

Odontologia - Universidade de São Paulo. E-mail: cnose@terra.com.br

O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de detecção de cáries proximais em molares decíduos, através dos método radiográfico interproximal convencional e digital. Três observadores odontopediatras e três radiologistas classificaram, em dois exames subseqüentes, as radiografias de 108 superfícies proximais em relação à presença de cavidade e em relação à profundidade da lesão em uma escala de cinco pontos. Na análise da presença de cavidade na radiografia convencional os odontopediatras obtiveram resultado melhor em relação à especificidade, enquanto os radiologistas tiveram melhor desempenho em relação à sensibilidade. Nas radiografias digitais os resultados foram semelhantes, no entanto, os radiologistas tiveram desempenho melhor do que nas radiografias convencionais. Na porcentagem de concordância com o padrão ouro, em relação à profundidade da lesão, os odontopediatras alcançaram valores para a radiografia convencional que vão de 29,6% a 37,0% e os radiologistas de 18,5% a 35,2%. Para as radiografias digitais, esses valores foram de 24,1% a 38,9% para os odontopediatras e de 16,7% a 25,0% para os radiologistas.

Concluindo, os exames radiográficos convencionais e digitais não foram tão acurados na detecção da cárie quando comparados com o padrão ouro, tanto para os odontopediatras como para os radiologistas; na análise da média da sensibilidade os radiologistas tiveram um melhor desempenho do que os odontopediatras, que ao contrário apresentaram uma maior especificidade.

 FC28

Sensibilidade da TC para diagnóstico de fraturas craniofaciais utilizando uma estação de trabalho independente

COSTA E SILVA, A. P. A.*, SANTOS, D. T., CAVALCANTI, M. G. P.

Diagnóstico Bucal - Universidade de São Paulo. E-mail: apcsilva@usp.br

Este trabalho teve como propósito avaliar a sensibilidade da tomografia computadorizada (TC) para ­diagnóstico de fraturas craniofaciais (orbitárias e de seios maxilares) utilizando uma estação de trabalho independente. Foram avaliados 16 pacientes com fraturas craniofaciais que foram submetidos a exame pelo tomógrafo computadorizado Multislice. A TC espiral foi realizada com o protocolo de 2 mm de espessura de corte, 1 mm de intervalo de reconstrução, 1 mm de incremento de mesa em 0,5 segundo de tempo. Os dados originais foram transferidos para uma estação de trabalho independente, com um programa volumétrico para gerar imagens por meio do formato DICOM 3.0. As TC-2D, reconstruções multiplanares - RMP, 3D sozinhas e 2D/RMP/3D em conjunto foram interpretadas por 2 radiologistas. Eles interpretaram as fraturas da região orbitária e de seios maxilares. Os achados cirúrgicos foram considerados como o “standard” corroborando com os diagnósticos das fraturas craniofaciais. Os resultados mostraram que as RMP e o conjunto 2D/RMP/3D foram mais sensíveis para diagnóstico de fraturas orbitárias e que a TC-3D foi menos sensível para diagnóstico de fraturas nos seios maxilares.

Concluiu-se que a TC-3D não deve ser utilizada sozinha para exames de fraturas orbitárias ou de seios maxilares e que esta nova metodologia que utiliza um programa volumétrico e uma estação de trabalho independente realmente facilita o diagnóstico de fraturas craniofaciais.

 FC29

Precisão das medidas crânio-faciais utilizando a tomografia computadorizada em 3D para identificação humana

ROCHA, S. S.*, RAMOS, D. L. P., CAVALCANTI, M. G. P.

Odontologia Social - Universidade de São Paulo. E-mail: sarasr@usp.br

A tomografia computadorizada (TC) tem sido utilizada em diversas aplicações clínicas na área da Odontologia, tanto os seus cortes originais como as reconstruções em duas e em três dimensões (2D-TC e 3D-TC). O propósito deste estudo foi avaliar a precisão das medidas lineares realizadas na 3D-TC, utilizando a craniometria, para fins de identificação individual na Odontologia Forense. Cinco cabeças de cadáveres foram submetidas à tomografia computadorizada em espiral por meio de cortes axiais e as reconstruções em 3D-TC foram obtidas por meio da técnica de volume utilizando recursos da computação gráfica. Medidas antropométricas crânio-faciais (n = 10) foram determinadas nas imagens em 3D-TC por dois examinadores independentemente, duas vezes cada um, e uma análise de erro padrão percentual das medidas intra- e interexaminadores foi realizada. Os resultados demonstraram um erro padrão percentual baixo apresentado por essas medidas, variando entre 0,85% e 3,09%.

Em conclusão, as medidas lineares obtidas nas estruturas ósseas e tegumentares foram consideradas precisas em 3D-TC com alta qualidade e resolução de imagem. (Agradecimentos à FAPESP -  01/05700-3, bolsa de Mestrado, e 99/10276-4, auxílio à pesquisa.)

 FC30

Análise quantitativa da imunopositividade para o EGFR em lesões proliferativas orais LMP1-EBV positivas

PIRO, S. C. A.*, SARAIVA, M. G. S., DIAS, E. P.

Patologia - Universidade Federal Fluminense. E-mail: sdepiro@terra.com.br

A identificação do vírus Epstein-Barr (EBV) em lesões proliferativas orais bem como o reconhecimento da LMP-1 (proteína latente do EBV) como indutor da proliferação epitelial na leucoplasia pilosa, via ­receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFr), são relatos recentes na literatura. O objetivo deste trabalho foi correlacionar a imunopositividade para o EGFr em áreas de epitélio normal e de lesões proliferativas orais, previamente selecionadas pela imunopositividade à LMP-1. Utilizou-se a técnica da estreptoavidina-biotina, com os anticorpos monoclonais anti-LMP1 e anti-EGFr em 8 fragmentos de mucosa oral clinicamente normal, 8 de hiperplasia epitelial sem papilomatose e 9 papilomas escamosos orais. A partir da identificação do campo de maior quantidade de núcleos positivos para a LMP-1, selecionou-se a área a ser investigada quanto a imunopositividade ao EGFr. Realizou-se uma análise quantitativa através do programa de análise digital de imagens Image-Pro Plus 4.1. Os controles positivos utilizados foram a leucoplasia pilosa oral (EBV) e o carcinoma de células escamosas oral (EGFr). De acordo com o percen­tual de imunopositividade, a amostra foi distribuída em três grupos: I < 33%, II 33-66% e III > 66%. Os resultados revelaram que a imunopositividade para o EBV foi similar ao do EGFr (I- EBV - 44% e EGFr - 41%, II- EBV - 32% e EGFr - 39%, III- EBV - 24% e EGFr - 20%).

O tratamento estatístico aplicado foi o teste de correlação de Pearson que indicou que o padrão quantitativo do EGFr acompanha o padrão quantitativo do EBV sendo esta correlação significante estatisticamente (p < 0,05).

 FC31

Surgical wound healing with laser radiation

CARNEVALLI, C. M. M.*, ZANGARO, R. A., PACHECO-SOARES, C., ROCHA, R. F.,
PAZOS, M. C., SILVA, N. S., PACHECO, M. T. T.

IP&D - Universidade do Vale do Paraíba. E-mail: cmmc@univap.br

Several works have been carried out in order to verify the effect of laser radiation applied on biological tissue. The aim of this work was the study of He-Ne laser radiation (632.8 nm) in rats surgical wound healing. In this experiment, 60 rats (Rattus norvegicus var albinus wistar) were used, 30 for the control group and 30 for the irradiated group. Surgical wounds were confected in the dorsum of the rats with a punch (diameter of 0.8 cm), and the laser therapy was applied during 10 days in alternate days, with energy density of 2 J/cm2. The animals were sacrificed at 3, 6 and 10 days after the surgery, allowing the analysis of the evolution of the healing process. The macro and microscopic analyses revealed a faster healing process on irradiated rats, when compared to the control group.

Our results indicate that LLLT is effective in the process of epithelial wound healing in the rat model.

 FC32

Alterações eletrocardiográficas em cirurgias de implantes dentários sob anestesia local

ROMANO, M. M.*, SOARES, M. S.

Estomatologia - Universidade de São Paulo. E-mail: mmromano@uol.com.br

O objetivo do trabalho foi avaliar as alterações eletrocardiográficas em cirurgias para a colocação de implantes dentários em 20 pacientes ASA I sob anestesia local, através do registro de 12 derivações estáticas a cada 2 minutos, registro contínuo da derivação D2, e mensuração automática dos seguintes parâmetros eletrocardiográficos: freqüência cardíaca, duração e amplitude da onda P, duração do segmento PR, desnivelamento do segmento ST, duração do complexo QRS, duração dos intervalos QT e QTc. O procedimento foi dividido em 7 etapas: período basal; anestesia local; incisão mucoperiostal; perfuração do leito ósseo; colocação do implante; sutura e 20 minutos após o término do procedimento. A análise estatística dos valores, mostrou diferenças, com significância no nível de 1%, para a freqüência cardíaca, durante as fases de anestesia, incisão e perfuração e para duração dos intervalos RR e QT, durante as fases de incisão e perfuração. Em relação às arritmias cardíacas, foram encontrados taquicardia sinusal, bradicardia sinusal, arritmia sinusal, extra-sístole supraventricular, extra-sístole ventricular e inversão da onda T.

Concluiu-se que a cirurgia para a colocação de implantes dentários pode induzir alterações eletrocar­diográficas, visto que ocorreram em 60% dos pacientes. As arritmias mais freqüentes encontradas foram extra-sistolia e taquicardia sinusal. As fases anestesia, incisão e perfuração apresentaram valores maiores para freqüência cardíaca e menores para duração dos intervalos RR e QT.

 FC33

TAK-778 aumenta a formação óssea in vitro na presença de titânio

BELOTI, M. M.*, ROSA, A. L.

Cirurgia - Universidade de São Paulo. E-mail: marciobeloti@hotmail.com

TAK-778 induz crescimento ósseo in vitro e in vivo. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial os­teogênico do TAK-778 em células de medula óssea humana cultivadas sobre titânio (Ti). Células foram cultivadas (2 ´ 104 células/poço) em a-MEM a 37ºC e 5% CO2. Células do grupo controle e do grupo teste foram cultivadas na presença e na ausência de TAK-778 (10-5 M), respectivamente. A adesão celular foi avaliada após 4 e 24 horas. Após 7, 14 e 21 dias, a proliferação e a viabilidade celulares, o conteúdo de proteína total, a atividade de fosfatase alcalina (ALP) e a formação óssea foram avaliadas. Os dados foram comparados por ANOVA. A adesão e a viabilidade celulares não foram afetadas pela presença do TAK-778. A proliferação foi reduzida na presença do TAK-778. O conteúdo de proteína total, a atividade de ALP e a formação óssea foram aumentados pelo TAK-778. Estes resultados sugerem que eventos celulares iniciais como adesão não são afetados pelo TAK-778, enquanto eventos que indicam diferenciação osteoblástica, incluindo redução da proliferação celular e aumento da atividade de ALP e da formação óssea são acentuados pelo TAK-778 na presença do Ti.

Isto indica que o TAK-778 pode ser uma droga útil para melhorar a osseointegração de implantes por aumentar e acelerar a formação óssea sobre a superfície do Ti. (Agradecimentos: FAPESP e CNPq pelo apoio financeiro e Takeda Chemical Industries por fornecer o TAK-778.)

 FC34

HLA-DRB1: um marcador de risco à doença periodontal

BRITO JR., R. B.*, TREVILATTO, P. C., SCAREL, R. C., SOUSA, A. P., LINE, S. R., BARROS, S. B.

Morfologia - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: rui_barbosa@hotmail.com

A doença periodontal (DP) é causada por interações entre fatores do hospedeiro, microorganismos específicos patogênicos e fatores ambientais. Torna-se interessante a investigação do papel dos fatores genéticos relacionados ao hospedeiro, que podem ser utilizados como marcadores de risco à doença, podendo trazer contribuição no estudo da patogênese da DP. A susceptibilidade de algumas doenças imunoinfec­ciosas tem associação genética com o “Human Leukocyte Antigen” (HLA) – moléculas de células apresentadoras de antígenos que têm um papel na iniciação das respostas imunes antígeno-específicas. O objetivo deste trabalho foi buscar associação entre polimorfismo no gene do HLA-DRB1 e a doença periodontal crônica. Para isso utilizamos DNA que foi extraído de células da mucosa oral de 113 indivíduos divididos em grupos: 44 saudáveis (grupo controle), 31 com periodontite moderada e 38 com periodontite severa. O polimorfismo do gene do HLA-DRB1 foi analisado por técnica de PCR, seguida de digestão pela enzima de restrição Hph II (técnica de RFLP) e eletroforese em gel de poliacrilamida a 10% corados por prata. Os dados foram estatisticamente analisados pelo teste de qui-quadrado (p < 0,05) e odds ratio. Os resultados mostraram que houve diferença significativa na freqüência dos alelos (p = 0,000) e dos genótipos (p = 0,000) entre o grupo controle e os grupos com DP.

Concluiu-se que o polimorfismo estudado pode ser usado como um marcador de susceptibilidade e severidade para a DP crônica na população estudada.

 FC35

Adesão e proliferação de fibroblastos de gengiva humana cultivados sobre superfícies radiculares tratadas com Er:YAG

FEIST, I. S.*, CARNEIRO, S. R. S., MICHELI, G., EDUARDO, C. P., MIYAGI, S. P. H.,
MARQUES, M. M.

Estomatologia - Universidade de São Paulo. E-mail: iliria.ops@terra.com.br

O objetivo deste trabalho foi verificar, in vitro, a adesão e a proliferação de fibroblastos de gengiva humana sobre superfícies radiculares tratadas com laser de Er:YAG ou instrumento manual. Foram selecionados 27 dentes uniradiculares recém-extraídos com doença periodontal. O cálculo visível foi removido de todas as faces experimentais e a amostra foi dividida em três grupos: A - superfícies radiculares aplanadas com cureta Gracey nº  3/4; B - superfí­cies radiculares irradiadas com a fibra periodontal, energia de 35 mJ/pulso, freqüência de 10 Hz, irrigação contínua e duas aplicações de 10 segundos cada, com intervalo de 10 segundos; C - superfícies radiculares irradiadas da mesma forma que no grupo anterior, com energia de 59 mJ/pulso. Fragmentos de 5 x 6 mm foram obtidos, autoclavados, plaqueados com 1 ´ 103 células e acompanhados por 1, 2 e 3 dias. Os espécimes foram processados para microscopia eletrônica de varredura e a contagem das células foi feita sobre as eletromicrografias com o auxílio de uma grade quadriculada. A análise estatística foi realizada através do teste de Kruskall-Wallis complementado pelo teste de comparações múltiplas de Dunn (p < 0,05). Os fibroblastos de gengiva humana aderiram e proliferaram sobre todas as superfícies tratadas.

Baseados nestes resultados, pudemos concluir que as superfícies tratadas com laser de Er:YAG (35 mJ/pulso) favoreceram a adesão e a proliferação de fibroblastos. O número de células e a velocidade da proliferação foram maiores do que nas superfícies tratadas com aplanamento radicular ou laser de Er:YAG (59 mJ/pulso).