Conexão - SBPqO
<<voltar   

A Voz da Experiência

Este espaço destina-se a apresentar um assunto de interesse à pesquisa
relatado por ex-presidentes da SBPqO. Você terá a oportunidade de
ler e experimentar o muito que esses brilhantes pesquisadores
tem a nos transmitir.


Rumos da Pesquisa Odontológica

Em sentido amplo pesquisar significa realizar empreendimentos para descobrir, para conhecer algo. A pesquisa se constitui num ato dinâmico de questionamento, indagação e aprofundamento consciente na tentativa de desvelamento de determinados objetos. É a busca de uma resposta significativa a uma dúvida ou problema .
  Pesquisar é um fato natural e necessário a todos os indivíduos. Contemporaneamente a pesquisa tornou-se uma atividade comum não só entre os cientistas, mas para todas aquelas pessoas atuantes na sociedade.
  Toda pesquisa parte da observação da realidade e deve retornar a ela para aplicar e testar seus resultados ou para delimitar novos fenômenos para estudo.
A área da saúde tem grandes preocupações no bem estar do corpo humano e a Odontologia procura sempre acompanhar o desenvolvimento tecnológico e científico, porém o que se observa é que existem grandes transformações tanto na área clínica quanto na dos materiais e de aparelhos.
  Afim de acompanhar tal situação, a pesquisa é de fundamental importância porque é através do acompanhamento científico que a compreensão dos problemas clínicos podem ser sanados, porém não devemos nos ater à pesquisa isolada, mas sim em áreas multidisciplinares para que tenhamos uma amplitude maior no conhecimento da doença.
  Contudo é fundamental ressaltarmos a relevância das áreas básicas como suporte ao desenvolvimento das pesquisas clínicas.
  O avanço da Odontologia nacional é diretamente proporcional à quantidade e, principalmente, à qualidade das pesquisas desenvolvidas nos mais diversos Centros de nosso país, o que pode ser comprovado pelo número crescente de trabalhos apresentados nos mais diferentes Congressos e, em especial, no da SBPqO.
  Uma coisa é certa, entre um evento e outro, deixa a Odontologia um mundo diferente daquele que existia antes. Nessa trajetória de avanços científicos, se, por ventura, alguns pararam para uma reflexão, com certeza a ciência e a tecnologia continuaram o seu desenvolvimento.
  Isto, sem dúvida, alcança a Pesquisa Odontológica no que concerne ao seu alto padrão bem como a credibilidade em igualdade com as pesquisas internacionais.


Prof. Dr. Nelson Villa

Professor Adjunto do Departamento de Histologia e Embriologia do ICB – USP
Prof. da Pós-Graduação do Departamento de Dentística e Periodontia da Faculdade de Odontologia da USP
Diretor da Faculdade de Odontologia da UNISA

<<voltar