03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2788 Resumo encontrados. Mostrando de 2221 a 2230


HOF016 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Início de Ação e Redução de Força Após Aplicação de Toxina Botulínica em Musculatura Frontal: Estudo Clínico
José Augusto Rodrigues, Meire Luiz Gamba, Mariangela Domingues de Oliveira Vaz, Gabriela Giro
Odontologia UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a influência da atividade física no início de ação da Toxina Botulínica Tipo A na musculatura frontal. Foram selecionados 59 participantes, os quais assinaram o TCL e preencheram um questionário internacional de atividade física (IPAQ). A força da musculatura frontal foi aferida por eletromiografia de superfície com 2 medidas simultâneas (lado esquerdo e direito). Os participantes receberam uma aplicação de 21 unidades de Toxina Botulínica Tipo A (Xeomin, Merz Pharmaceuticals, Alemanha). A força muscular foi novamente aferida após 2, 4, 7 e 14 dias. Os participantes foram classificados de cordo com o IPAC em: Sedentário (n=12), Ativo Irregular (n=09), Ativo (n=10); Muito Ativo (n=28). Foi calculada a média do pico de força muscular e em seguida a redução de força muscular em cada tempo, sendo considerado 100% a força muscular inicial. Foi realizado teste 2-way ANOVA considerando o fator atividade física e medidas repetidas para o fator tempo, seguido do teste de Tukey. O grupo de participantes sedentários apresentou redução de força estatisticamente significativa somente após 2 dias (2 dias: 51%b; 4 dias: 43%b; 7 dias: 33%b, 14 dias: 25%b). Os demais grupos apresentaram diferença significativa ao longo dos tempos experimentais (Ativo irregular: 2 dias: 72%b; 4 dias: 48%c; 7 dias: 28%d, 14 dias: 17%d; Ativo: 2 dias: 63%bc; 4 dias: 48%cd; 7 dias: 36%d, 14 dias: 2o%d; Muito Ativo: 2 dias: 59%b; 4 dias: 43%c; 7 dias: 34%c, 14 dias: 22%d.

Independente da condição física, o início da ação da Toxina Botulínica Tipo A na redução da força muscular já pode ser observado em 2 dias, a qual foi efetiva para todos os grupos. Quanto maior a intensidade de atividade física mais demorado é o efeito final da Toxina Botulínica Tipo A.

(Apoio: CAPES  N° 88887.831406/2023-00)
HOF017 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Análise da citotoxicidade de um novo bioestimulador de colágeno a base de PLLA
Débora Cristina Jacoski, Natalia de Oliveira Miranda, Aline Menezes Aragones, Franciele de Oliveira Domingues, Aguedo Aragones, Karina Cesca, Ricardo de Souza Magini, Ariadne Cristiane Cabral da Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade celular de células expostas a um novo bioestimulador de colágeno à base de PLLA. A análise foi realizada com ensaio de contato direto e de extrato, conforme a norma ISO 10/993-5. No ensaio de contato direto as amostras esterilizadas ressuspendidas em 10 mL de meio DMEM, diluídas em diferentes concentrações (0, 0,195, 0,39, 0,78, 1,56, 3,13, 6,25, 12,5, 25, 50 e 100%) em quadruplicata. Já no teste de extrato, as amostras mantidas no meio de cultura por 24 e 48 horas a 37ºC, centrifugadas, e o sobrenadante diluído nas mesmas concentrações. Células L929 (fibroblastos murinos) foram utilizadas no ensaio. A viabilidade foi mensurada pelo teste MTS. Análise estatística realizada através de ANOVA. Tanto o extrato quanto as micropartículas não demonstraram citotoxicidade, com todos os grupos apresentando viabilidade celular acima de 70%. No grupo do extrato, a maior atividade metabólica (119,6%) foi observada a 24 horas na concentração de 100%, enquanto a menor viabilidade (90%) ocorreu na concentração de 50% após 48 horas. No grupo das micropartículas, a atividade metabólica máxima (120%) foi registrada a 48 horas, também na concentração de 100%, e a menor viabilidade (90%) foi observada na mesma concentração após 24 horas. No grupo micropartículas as células apresentaram maior atividade metabólica em 48 horas, porém as diferenças não foram estatisticamente significativas (>0,05).

O ensaio de citotoxicidade conduzido neste estudo demonstrou que o biomaterial não foi citotóxico para a linhagem celular testada.

HOF018 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Caracterização morfológica e força de extrusão de diferentes géis de ácido hialurônico para preenchimento labial
Amanda Priscilla Soistak, Veridiane Gemelli Christ, Diego Hortkoff, Camila Chociai Scremin, Cleyson José Crovador, Giovana Mongruel Gomes, Joao Carlos Gomes
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes géis de ácido hialurônico para uso em preenchimento labial, através de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e força de extrusão. Quatro géis (Belotero Balance®, Juvéderm Volbella®, Revanesse Kiss® e Restylane Kysse®) foram selecionados. Para a análise através da Microscopia Eletrônica, foram utilizados 0,2 mL de cada gel que foram congelados a -45ºC por 48h e então liofilizados. Em seguida, as amostras foram seccionadas transversalmente para análise e descritas qualitativamente. A análise de força de extrusão foi feita em Máquina de Ensaios Universal, onde cada seringa do material foi acoplada com sua respectiva agulha, com uma velocidade constante de 50 mm/min-1 e força calculada em Newton. Os dados obtidos foram submetidos a ANOVA um fator (p≤0,05). Através do MEV foi possível observar a morfologia das partículas de cada gel e homogeneidade estrutural. Em Belotero Balance® observou-se maior homogeneidade, coesividade e textura mais compacta. Juvéderm Volbella® exibiu partículas com aspecto mais cristalino. Revanesse Kiss® possuiu morfologia angular e porosidade evidente, podendo indicar menor reticulação. Já Restylane Kysse® mostrou aglomerados densos, com indícios de alta reticulação. Em relação a força de extrusão, observou-se que agulhas de menor calibre exigiram maior força para extrusão inicial e constante do gel preenchedor (p<0,05 entre os grupos).

Conclui-se que há uma relação entre a morfologia observada em cada gel e a força de extrusão encontrada, o que sugere a utilização de cada gel e agulha conforme o objetivo clínico, sendo que as diferenças encontradas influenciam diretamente em sua aplicação clínica.

(Apoio: UEF-SETI)
HOF019 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Caracterização e análise físico-química de preenchedores dérmicos contendo hidroxiapatita
Veridiane Gemelli Christ, Diego Hortkoff, Xenia Carla Pereira Vaz Leite, Amanda Priscilla Soistak, Camila Chociai Scremin, Giovana Mongruel Gomes, Joao Carlos Gomes
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi caracterizar as partículas de preenchedores bioestimuladores à base de hidroxiapatita disponíveis no mercado nacional quanto as suas propriedades estruturais, morfológicas e à composição elementar. Foram selecionadas seis marcas comerciais (n=6): Diamond® [DM], HarmonyCa® [HC], Radiesse® [RD], Next® [NX], Biocrystal® [BC] e VictaLab® [VL]. Para as análises de tamanho de partículas e potencial zeta, 0,01 g de cada preenchedor foi diluído em água destilada na proporção de 1:1000. Para microscopia eletrônica de varredura (FEG) e espectroscopia de dispersão de energia de raios X (EDS), a solução foi pipetada em stubs metálicos e seca em estufa a 35 °C. Os dados foram analisados quali-quantitativamente. Os tamanhos das partículas variaram de 918,9 nm a 8240 nm, com índice de polidispersidade (PdI) entre 0,41 e 0,97. O potencial zeta variou de -13,56 mV a -27,82 mV. As imagens obtidas por FEG revelaram morfologia esférica em DM, HC e RD; NX apresentou tendência à agregação, enquanto BC e VL exibiram partículas maiores e amorfas. A análise por EDS mostrou variações composicionais: BC e VL apresentaram maior teor de cálcio e oxigênio, enquanto NX destacou-se pela presença de silício.

Conclui-se que há ampla variabilidade entre os produtos analisados em relação às propriedades coloidais e composição química. BC e VL apresentam partículas amorfas e volumosas, NX tende à agregação, e DM, HC e RD demonstram morfologia esférica semelhantes entre si.

(Apoio: UEF-SETI)
HOF020 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Combinação de PLLA e Ácido Hialurônico Não Reticulado na Técnica EvenFlow: Uma Abordagem Inovadora para Bioestimulação Segura e Eficaz
Camila Chociai Scremin, Veridiane Gemelli Christ, Amanda Priscilla Soistak, Giovana Mongruel Gomes, Joao Carlos Gomes
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A técnica EvenFlow propõe a combinação do bioestimulador de colágeno ácido poli-L-láctico (PLLA), presente no Rennova Elleva®, com ácido hialurônico sem reticulação, com o objetivo de otimizar a performance clínica dos tratamentos estéticos injetáveis realizados com esse produto específico. O PLLA é um polímero biodegradável e biocompatível que atua como indutor de neocolagênese, promovendo melhora gradual da firmeza cutânea e efeito volumizador prolongado. Suas partículas, de 40 a 63 micrômetros, requerem reconstituição adequada para evitar acúmulos e nódulos, complicações comumente relatadas na literatura. O ácido hialurônico sem reticulação, além de possuir efeito hidratante e bioestimulador leve, favorece a dispersão homogênea das partículas do PLLA no tecido subcutâneo, reduzindo atrito e aglomeração. A adição deste componente confere maior fluidez à suspensão, melhor integração ao tecido conjuntivo e menor risco inflamatório. A proposta técnica inclui a reconstituição do PLLA com solução contendo água estéril, lidocaína sem vasoconstritor e ácido hialurônico não reticulado, criando um meio veiculador mais estável e com propriedades complementares. Essa associação pode reduzir significativamente a incidência de nódulos e ampliar os efeitos clínicos desejados, com resultados estéticos mais seguros e naturais.

Conclui-se que a técnica EvenFlow configura-se como uma abordagem inovadora na aplicação do ácido poli-L-láctico, com potencial para aprimorar os protocolos de bioestimulação facial ao aliar fundamentos da ciência dos materiais a práticas clínicas de excelência.

HOF021 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

ASSESSING THE HYDROLYSIS OF PDO THREADS COMBINED WITH INJECTABLE HYALURONIC ACID SOLUTIONS FOR FACIAL REJUVENATION: STUDY IN VITRO
Flavia Pires Bretas, Maristela Maia Lobo, Cristina Zambon Araujo, Luana Campos
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The present study aimed to evaluate, in vitro, the hydrolysis of PDO monofilament threads when incubated in 4 different solutions: Group A (GA) with saline solution; Group B (GB) with non-reticulated hyaluronic acid TKN HA - MW 2% (Toskani); Group C (GC) with NCTFTM. 135 HA (Filorga); and Group D (GD) with NC 160 (PHD from Brazil). For this purpose, 3 filaments of 1.0 cm of PDO thread (I-thread monofilament smooth 29G/38 mm, from MedBeauty) were incubated and measured at times: 0, 7, 14, 30, 45, 60, and 63 days after the start of the experiment. The sample hydrolysis was assessed by absorbance spectrometry, optical microscopy, and scanning electron microscopy. The data was analyzed using the Kruskal-Wallis, Friedman and Stundet-Newman-Keuls t - test using SPSS 23 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA) and BioEstat 5.0 (Manirauá Foundation, Belém, PA, Brazil) software programs, with a significance level of 5%. The spectrometry results showed that up to 14 days, the different solutions had distinct effects on the hydrolysis of PDO threads (p=0.023). After 45 days, the sample hydrolyses did not present a significant difference between the four groups, indicating that all tested solutions had a similar effect on the PDO threads (p=0.065). After 63 days, only groups GA (p=0.029) and GD (p=0.042) threads remained non-hydrolyzed, while others were completely degraded.

In conclusion, the PDO association with intradermic injectables based on non-cross-linked hyaluronic acid (HA) affects the hydrolysis of the threads over time.

HOF022 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Caracterização do efeito da exposição crônica do BDDE na viabilidade e metilação do gene L1TD1 em células cutâneas
Fabiana Guirado Faggioni, Rodrigo Augusto da Silva, Laís Regiane da Silva-concilio
PÓS CIENCIAS DA SAUDE UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O BDDE (1,4 butanediol diglicidil éter) é o agente reticulador mais utilizado para o processo de Crosslink do ácido hialurônico com a finalidade de aumentar a viscoelasticidade, dificultando o processo de eliminação dos sítios de aplicação. Aspectos epigenéticos relacionados a sua utilização, reutilizações e possíveis prejuízos celulares ainda não estão estabelecidos. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito dos preenchedores a base de AH reticulados com BDDE na citotoxicidade e na metilação da região Line-1 em células cutâneas, quando expostos de forma crônica a doses subtóxicas de BDDE. Células HaCaT e FGH humanos normais foram expostos a 0,001 - 0,3 mg/mL dos preenchedores (Rennova Fil e Ultra Volume Lido) e 8 - 1000 ppm de BDDE por 24 e 48 horas e a citotoxicidade foi avaliada através da redução do MTT. Para avaliação do estado de metilação do gene L1TD1, células cutâneas foram mantidas por 15 dias a 2 e 4 ppm de BDDE e tiveram o DNA genômico coletado nos tempos 0, 3, 6, 9, 12 e 15. Os resultados evidenciam que quanto a exposição das células cutâneas aos preenchedores a base de AH não foi comprometida a viabilidade celular. Para o BDDE, as curvas dose-resposta demonstraram que em ambas as linhagens ocorreu significativa redução da viabilidade celular e a exposição repetida das linhagens às concentrações subtóxicas de BDDE ao longo do tempo comprometeu a proliferação celular e alterou o estado de metilação da região promotora do gene L1TD1

Conclui-se que a exposição repetida das células a concentrações subtóxicas de BDDE compromete e altera o estado de metilação da região promotora do gene L1TD1.

(Apoio: CAPES)
HOF023 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Comparação da eficácia, durabilidade e segurança de Dysport e Alluzience em rugas glabelares: estudo clínico randomizado e triplo-cego
Silvio Ventura, Maria Luiza Boechat Borges Neves, Alfonso Sánchez-ayala, Pedro Miguel Teixeira Carvas Cebola, Ana Claudia Carbone, Mariana Barbosa Câmara-Souza, Rodrigo Lorenzi Poluha, Giancarlo De la Torre Canales
Pós-Graduação ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo clínico randomizado e triplo cego comparou a eficácia, durabilidade e segurança da abobotulinumtoxinaA pronta para uso (RTUaboBoNT-A) em relação à formulação convencional aboBoNT-A no tratamento de rugas glabelares. Foram incluídos 38 voluntários do sexo masculino, entre 25 e 50 anos. Os participantes foram alocados aleatoriamente em dois grupos: aboBoNT-A (n = 18) e RTUaboBoNT-A (n = 20). Cada grupo recebeu 10U e 20U nos músculos prócero e corrugador, respectivamente. Foram avaliadas a atividade eletromiográfica (EMG) dos m;usculos prócero e corrugador, severidade de rugas glabelares com a escala 5 pontos da Merz, satisfação com o tratamento com a escala FACE-Q e a intensidade da dor mediante a Escala Visual Analógica (EVA), antes e após 1, 2, 3 e 4 meses. Para análise estatística foram utilizados ANOVA de medidas, Bonferroni como por hoc e teste Qui quadrado. Ambos os grupos diminuíram a contração muscular e a severidade de rugas glabelares, e apresentaram uma alta satisfação com os tratamentos, porém não houve diferenças significativas entre os grupos para estas variáveis: EMG (p=0.11e p=0.93) severidade de rugas glabelares (p=0.390) e FACE-Q (p=0.766). Porém, o grupo RTUaboBoNT-A apresentou uma major intensidade da dor no momento da aplicação (p=0.01) e

O estudo conclui que a RTUaboBoNT-A e a aboBoNT-A têm eficácia, durabilidade e segurança semelhantes. Pela facilidade de preparo, a versão pronta para uso se destaca como opção promissora no uso clínico.

HOF024 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Efeito do laser de Er:YAG no rejuvenescimento da região perioral: um ensaio clínico randomizado e cego
Paula Moreira de Carvalho, Ana Maria Aparecida de Souza, Pedro Cardoso Soares, Denise Maria Zezell, Luciane Hiramatsu Azevedo
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O envelhecimento afeta naturalmente a região perioral, levando ao afinamento dos lábios e ao acentuamento dos sulcos, impactando a autoimagem. O laser de Er:YAG (Érbio: Ítrio-Alumínio-Granada) não ablativo é uma opção não invasiva para induzir a neocolagênese e o remodelamento do colágeno, com efeitos colaterais mínimos. Este estudo avaliou os efeitos da irradiação com laser de Er:YAG na redução dos sinais de envelhecimento na região perioral, atuando sobre a mucosa jugal e labial. Foram incluídos quatorze pacientes com queixas estéticas periorais. Oito participantes foram submetidos a cinco sessões semanais de laser de Er:YAG não ablativo (2.940 nm), enquanto seis formaram o grupo controle. As avaliações foram realizadas antes, imediatamente após a intervenção (o grupo controle foi avaliado 15 minutos após a linha de base), um mês e três meses após o tratamento. As medidas incluíram espessura labial, comprimento dos sulcos nasolabiais, comprimento dos pilares do filtro e comprimento do sulco labiomentual. O estudo seguiu as diretrizes CONSORT. Foram observadas melhorias significativas no grupo tratado com laser, incluindo medidas do lábio superior direito, lábio inferior, sulco labiomentual direito e pilares do filtro direito e esquerdo, com a maioria das alterações permanecendo estável após três meses.

O tratamento a laser de Er:YAG subablativo melhora a estética perioral com resultados consistentes e duradouros por até três meses.

HOF025 - Painel Prêmio Harmonização Orofacial
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

AVALIAÇÃO CLÍNICA E ULTRASSONOGRÁFICA COMPARATIVA ENTRE O ENDOLASER E ULTRASSOM MICROFOCADO NA REDUÇÃO DE GORDURA EM REGIÃO SUBMENTONIANA
Crtistina Maria Arvate Alvares, Marcelo Januzzi Santos, Yeon Jung Kim, Debora Pallos, Luana Campos
Doutorado UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Proposição: O acúmulo de gordura na região cervical, com consequente perda de contorno facial, é uma das principais queixas estéticas faciais e, por isso, procedimentos minimamente invasivos nessa região, tais como endolaser e ultrassom microfocado, têm sido amplamente indicados. No entanto, seus efeitos isolados, assim como associados, ainda não haviam sido completamente elucidados. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar, por meio de um estudo clínico prospectivo, seus efeitos na lipólise e contração tecidual. Métodos: Trinta pacientes foram igualmente aleatorizados em 3 grupos: G1, tratados com ultrassom microfocado; G2, tratados com endolaser; e G3, tratados com ambas as tecnologias - ultrassom microfocado e endolaser. Todos os pacientes realizaram exames de imagem, incluindo fotografias digitais e ultrassonografia diagnostica nos momentos pré e pós-operatório (Baseline, 30 e 90 dias), além da comparação das medidas absolutas obtidas pelo adipômetro. Resultados: Com relação as medidas obtidas pelo exame de ultrassom diagnostico em 30 e 90 dias, o G3 obteve maior redução de gordura quando comparado ao G1 tanto no lado direito, quanto centro e lado esquerdo da região submentual (p<0,05). Em 30 dias, o G2 foi superior ao G1 na região central e lado esquerdo e em 90 dias somente foi superior no lado esquerdo (p<0,05). Com relação a prega adiposa, G3 foi semelhante ao G2 e superior ao G1 em 30 dias. Em 90 dias, tanto G2 quanto G3 foram superiores ao G1 na redução de gordura (p<0,05).

Conclusão: O uso associado do endolaser com o ultrassom microfocado oferece resultados mais efetivos na redução de gordura submentual quando comparado ao uso isolado das tecnologias.




.