03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2789 Resumo encontrados. Mostrando de 1031 a 1040


PNd0659 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Avaliação de um gel experimental contendo andiroba sobre a morfologia e conteúdo mineral do esmalte dental: um estudo in vitro
Alexandra Melo Pingarilho Carneiro, Paulo Eliezer de Oliveira Moreira, Beatriz de Jesus Teles E. Teles, Hilton Tulio Costi, Caio Augusto de Almeida Canelas, Jesuina Lamartine Nogueira Araújo, Marcele Fonseca Passos, Cecy Martins Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou in vitro o efeito de um gel experimental contendo andiroba (GEA) associado ao clareamento com peróxido de hidrogênio a 35% (HP35%) no esmalte dental bovino por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectrometria de dispersão de energia (EDS). Incisivos bovinos receberam cortes de 4x4 em uma cortadeira sob refrigeração constante /Isomet Low Speed e polimento em uma politriz /Arotec, sendo divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=6) sendo: PLACEBO (clareamento); NANOP (clareamento + nanohidroxiapatita); ANDIROBA (clareamento + GEA). O clareamento foi realizado em 3 sessões com intervalo de 72 hs entre elas. Cada sessão foi composta por 3 aplicações de HP35% pelo período de 15 minutos. Ao final de cada sessão os grupos NANOP e ANDIROBA receberam tratamento de superfície por 10 minutos. Para a MEV as imagens dos espécimes foram obtidas utilizando um microscópio eletrônico Tescan Mira3, com canhão de elétrons tipo FEG e para as análises do EDS empregou-se o detector Oxford X-act e software Oxford AZtecOne. Os dados de EDS para avaliação de peso (%) de Cálcio e fósforo foram analisados pelo teste ANOVA, adotando p<0,05. Em relação a MEV pode-se observar linhas mais marcadas para o grupo PLACEBO, enquanto NANOP e ANDIROBA apresentaram uma superfície mais suave. A análise de EDS, mostrou que o grupo NANOP apresentou o maior peso (%) de fósforo quando comparado aos demais grupos, porém, o peso (%) de cálcio não diferiu estatisticamente entre os grupos avaliados.

O GEA foi eficaz na proteção morfológica do esmalte dental pós clareamento com HP35%, não interferindo na concentração em peso (%) de Ca e P.

(Apoio: CAPES)
PNd0660 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Influência de fabricante, cor e método de resfriamento após a conformação na espessura e adaptação de protetores bucais esportivos
Jéssica Carolini Ferreira Delgado Lima, Ana Luiza Mendes Pinheiro da Silva Gomes, Ivan Onone Gialain
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem como objetivo comparar adaptação e espessura final com diferentes métodos de resfriamento, fabricantes e cores de placas de etileno-acetato de vinila (EVA). Foram confeccionados 72 protetores bucais (n=6 por grupo) sobre modelos de gesso padronizados. Sobre cada modelo foi confeccionado um protetor bucal utilizando placa de EVA quadrada com 3 mm de espessura inicial. Foram consideradas 3 variáveis: resfriamento: imerso em água (rH) ou sobre a bancada(rA); fabricante: Bioart (fB) e Keystone (fK); e cor: transparente (cT), preto (cP) e branco(cB), totalizando 12 grupos. Cada protetor sobre modelo foi submetido a tomografia computadorizada e foram obtidas medidas de espessura vestibular e oclusal em incisivos centrais (IC) e primeiros molares (1M), além da distância entre modelo e protetor por vestibular e palatina. Na comparação entre fabricantes, a fabricante fB apresentou pior adaptação em relação a fK, com diferença entre suas médias de 0,2 mm e 0,5 mm por vestibular e palatina, respectivamente. O método de resfriamento rH ou rA não apresentaram diferença entre si. Na comparação entre IC e 1M, os valores de espessura vestibular e oclusal foram menores para IC com diferença entre médias de 0,6 mm e 0,4 mm, respectivamente. Na comparação entre cores, foi observada diferença apenas para a adaptação por vestibular, com o grupo cB cerca de 0,1 mm mais distante em comparação com cT e cP.

O estudo conclui que o método de resfriamento não altera significantemente os valores de espessura final e adaptação de protetores bucais. A escolha da cor tem pouca influência na adaptação, não sendo clinicamente significante. Porém, há grande diferença entre região anterior e posterior e entre os fabricantes estudados.

PNd0663 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Influência de enxaguante bucal de canabinóides nas propriedades do esmalte dental bovino
Brian Willian de Souza Fernandes, Marina Lima Wanderley, Allícia Drielly Abreu Silva, Dayane Dos Reis Costa Dias, Adriano Maia Corrêa, Jesuina Lamartine Nogueira Araújo
PPGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os canabinóides são fitoquímicos derivados da Cannabis sativa L. Seu extrato é usado em óleos, pomadas e produtos de higiene oral, por suas propriedades analgésicas, bactericidas e anti-inflamatórias. Este estudo avaliou o efeito de um enxaguante bucal com canabidiol (CBD) e canabigerol (CBG) na microdureza, rugosidade superficial, cor e ultramorfologia do esmalte bovino. Os espécimes foram divididos em três grupos (n=10): GA (água destilada), GCN (fitocanabinóides) e GCX (clorexidina 0,12%). As ciclagens ocorreram 2 vezes ao dia, por 1 minuto, com intervalo de 12 horas, por 7 dias. As análises de microdureza Knoop (KHN), rugosidade (Ra) e cor (∆E) foram feitas antes (T0) e após (T1) o experimento. Morfologia e composição química do esmalte foram observadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectrometria por Dispersão de Energia (EDS). Resultados foram analisados por ANOVA e pós-teste de Tukey (α=5%). Houve diferença significativa de Ra no GCX (p<0,05). Não houve diferença de KHN (p>0,05) entre grupos. Apenas GCX apresentou alteração de cor (p<0,05). GCN teve maior liberação de cálcio que GA e GCX (p<0,01), sem diferença na composição de fósforo. MEV revelou manchas no esmalte com clorexidina. GCN apresentou KHN, Ra e cor semelhantes ao controle (p>0,05).

Com base na metodologia empregada, pôde-se concluir que o enxaguante bucal a base de canabinóides não influenciou na microdureza, rugosidade superficial e alteração de cor, no entanto, proporcionou um ligeiro aumento nos níveis de cálcio do esmalte dental bovino.

PNd0664 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Análise da rugosidade de superfície de resinas compostas após simulação de ajuste oclusal utilizando diferentes métodos de polimento
Kélisson Duarte Reis, Ludimila Honorato Bertoldo, Mauthos Sepini, Lísia Aparecida Costa Gonçalves, Frederico Dos Reis Goyatá
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A rugosidade de superfície das resinas compostas é influenciada pelo tamanho e distribuição das partículas de carga e dos métodos de acabamento e polimento. Foram confeccionados 132 corpos de prova, divididos em três grupos (Z, V e A), com n=44, utilizando duas resinas compostas nanoparticuladas: Z350 XT (Z) e Vittra (V); e uma nanohíbrida: Aura (A) e divididos em quatro subgrupos (n=11): P0: sem polimento (controle); P1: polimento com escovas de carbeto de silício (Jiffy Brush - Ultradent, EUA); P2: polimento com discos de feltro e pasta diamantada (0,5 e 1,0 µm - Diamond Polish, Ultradent, EUA); P3: polimento com três borrachas abrasivas com granulação decrescente (Jiffy Points - Ultradent, EUA). A rugosidade inicial foi medida após fotoativação sobre tira de poliéster. Em seguida, os corpos de prova foram submetidos ao desgaste oclusal simulado com lixa (granulação 600) e nova avaliação da rugosidade. A rugosidade foi mensurada no rugosímetro SJ-410 (Mitutoyo, Brasil), com três leituras paralelas de 4,8 mm a 0,1 mm/s. O grupo controle apresentou os menores valores de rugosidade (Z: 0,162 ± 0,047 μm; V: 0,191 ± 0,067 μm; A: 0,231 ± 0,061 μm), enquanto o tratamento com asperização resultou nas maiores rugosidades (Z: 0,574 ± 0,209 μm; V: 0,600 ± 0,168 μm; A: 0,602 ± 0,153 μm; p < 0,001). Os métodos de polimento (P1: 0,323-0,447 μm; P2: 0,334-0,408 μm; P3: 0,365-0,402 μm) reduziram significativamente a rugosidade em relação ao asperizado (p < 0,001), sem diferenças entre si (p > 0,05). O grupo A apresentou rugosidade superior ao Z (p = 0,034), mas não diferiu do grupo V (p = 0,159).

Os sistemas de polimento são eficazes na redução da rugosidade de superfície de resinas compostas, embora a resposta ao polimento varie conforme o tipo de resina composta.

(Apoio: CAPES  N° 88887.992740/2024-00)
PNd0665 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Avaliação da influência da estética dentária na autoestima de mulheres em situação de violência de gênero
Fernanda de Souza do Nascimento Diogo, Ane Poly, Erika de Azevedo Bellone Cerqueira, Juliane Paredes Serrano, Lucia Helena da Silva Ferreira Ancillotti, Andreia Cristina Breda de Souza, Gisele Damiana da Silveira Pereira
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A violência de gênero é um grave revés social que afeta diretamente o bem- estar físico, psíquico e moral das vítimas. Objetivou-se desenvolver um instrumento de mensuração, estruturado em forma de questionário, com referencial teórico embasado em dois eixos centrais, cujo intento principal foi avaliar a influência da estética dentária na autoestima de mulheres em situação de violência de gênero. A pesquisa foi estruturada em 3 etapas operacionais. Para compor a versão preliminar do instrumento, 62 perguntas fechadas, de múltipla escolha, divididas em 5 variáveis de interesse, foram selecionadas por um comitê de pesquisadores a partir da análise de 6 questionários reconhecidos na literatura científica. Em seguida, para a etapa metodológica de redução dos itens, uma comissão formada por profissionais da saúde com experiência sobre a temática (n=10), mulheres em situação de violência de gênero (n=10) e mulheres sem histórico de violência (n=10), avaliou as perguntas quanto à sua relevância, por meio de uma Escala Visual Analógica (EVA). As respostas foram organizadas em ordem decrescente de importância, com base na média das pontuações por domínio. Os itens mais bem avaliados compuseram a versão preliminar final, que será aplicada na etapa operacional de pré-teste. O instrumento resultante contém 20 itens distribuídos nos domínios: limitação funcional, impacto psicológico, impacto social, preocupação estética, autoconfiança e questões gerais. As respostas foram estruturadas em escala Likert de cinco pontos.

Conclui-se que o objetivo do estudo foi alcançado ao desenvolver um instrumento potencialmente aplicável à avaliação da relação entre estética dentária e autoestima em mulheres em situação de vulnerabilidade.

PNd0666 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Comparação de resinas impressas 3D em diferentes Impressoras 3D para confecção de placas oclusais
Flávia da Silva Soares, Rebeca Antunes de Medeiros, Isadora Peixoto Falcão, Claudia de Souza Borba, Fernanda Menacho Yuja, William Cunha Brandt, Milton Edson Miranda
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi avaliar 2 resinas impressas em 2 tipos de impressoras e compará-las à resina termopolimerizada na confecção de placas oclusais. As resinas impressas foram Kulzer Print Splint Clear, Cosmos Splint, confeccionadas em duas impressoras 3D: DLP Micraft 125 Smart Dent e LCD Anycubic Photon Mono X e o grupo controle, a Resina termo Evoden Tipo 1. Corpos de prova impressos nas medidas (25×2×2 mm) seguindo norma ISO 1047:2020, desenvolvidas pelo software CAD 3 Builder e exportadas para o software de fatiamento (Chitubox), submetidos aos testes de RF-resistência á Flexão (Mpa), ME-módulo de elasticidade (Gpa) e HK-dureza knoop, uma das faces foram lixadas manualmente com lixas d'água 400, 600 e 1200 , apenas grupos do teste de dureza microdurometro Digital Microhardness Tester HBS-1000 e os outros grupos, aos testes na EMIC DL2000 para resistência á Flexão e módulo de elasticidade. Totalizando 150 amostras, divididas em 5 grupos e cada grupo subdividido em 2.

A análise estatística verificou que cosmo LCD e DLP não apresentou diferença estatística em relação ao grupo controle. Quanto a resistência a flexão e módulo de elasticidade todos os grupos apresentaram dados estatísticos inferiores ao grupo controle.

PNd0667 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Efeito de enxaguantes bucais com tricálcio fosfato β-TCP após o clareamento de alta concentração nas propriedades físicas do esmalte dental
Marina Paparotto Lopes, Daniela Moreira Dos Santos, Renan Alves E. Cavalheiro, Julliana Andrade da Silva, Flávio Henrique Baggio Aguiar, Débora Alves Nunes Leite Lima
Dentística- Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar, in vitro, o efeito do uso de enxaguantes bucais com tricálcio fosfato (β-TCP) após clareamento de alta concentração no esmalte dental. Sessenta amostras de dentes bovinos (3x4x4 mm) foram preparadas e aleatoriamente divididas em seis grupos (n=10): Controle (saliva artificial); Whiteness HP 35% (HP35%); Tricalcium Bianco Pro Clinical® + Whiteness HP 35% (TBPC+HP35%); Tricalcium Bianco Advanced® + Whiteness HP 35% (TBA+HP35%); Elmex Sensitive® + Whiteness HP 35% (ES+HP35%); ColgatePlax + Whiteness HP 35% (CP+HP35%). O clareamento foi realizado com peróxido de hidrogênio 35%, em três sessões (três aplicações de 15 minutos), com intervalo de uma semana entre elas. O protocolo com enxaguante foi realizado após o término do clareamento, duas vezes ao dia, com dois minutos de aplicação, por sete dias. Foram realizadas análises de cor (ΔEab*, ΔE00, ΔWID), microdureza (KHN) e rugosidade superficial (Ra), nos tempos T1 (inicial), T2 (24 horas após clareamento) e T3 (24 horas após o protocolo do enxaguante). Os dados foram analisados com modelos mistos generalizados (p ≤ 0.05). No T3, o grupo ES + HP35% apresentou eficácia clareadora (ΔEab e ΔE00) significativamente superior aos demais grupos. Para ΔWID, CP+HP 35% teve maior eficácia, no T3, com relação aos grupos controle, HP 35%, TBPC+HP35%, TBA+HP35%. No T3, CP+HP35% apresentou KHN significativamente superior ao TBCP+HP 35%. Os demais grupos não diferiram significativamente do controle, nem dos grupos CP+HP35% e TBCP+HP 35%. Quanto à rugosidade (Ra), não houve diferença significativa entre os grupos.

Concluiu-se que o uso de enxaguatórios com β-TCP após o clareamento com peróxido de hidrogênio 35% não interferiu na cor, microdureza e rugosidade superficial do esmalte dental.

PNd0670 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Influência do clareamento na opalescência das resinas compostas
Tayanne Laíse da Rocha Pirixan Louzeiro, Taís de Souza Barbosa, Alessandra Bühler Borges, Carlos Rocha Gomes Torres
Clínica Odontológica da UNESP INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar a influência do clareamento na opalescência de diferentes tipos de resina composta. Foram preparados espécimes circulares com 2,6mm de espessura e 5,0 mm de diâmetro utilizando as resinas compostas: TP - Tetric Prime (Ivoclar), OPA - Opallis (FGM), OPU - Opus bulk (FGM), GA - G-aenial A'chord (GC Corporation), BE - Beautifil II (Shofu), F - Filtek universal (3M), AD - Admira fusion (Voco), X - X-tra fil (Voco), G - GrandioSO Heavy Flow (Voco). Foram realizadas leituras dos espécimes por reflectância e por transmitância usando um espectrofotômetro colorimétrico (CM-5, Konica Minolta), obtendo-se os valores das coordenadas cromáticas em L*, a*, b*. O parâmetro de Opalescência foi calculado utilizando a fórmula OP=((a*t-a*r)^2+(b*t-b*r))1/2. A seguir foi realizado o clareamento utilizando peróxido de hidrogênio a 35% por 45 min, sendo então a análise de cor repetida e o OP novamente calculado. Os dados foram analisados utilizando os testes de ANOVA de medidas repetidas (Resina x Momento) seguido pelo teste Tukey (alfa=5%). O teste de ANOVA mostrou diferenças significativas para todos os fatores e para interação entre eles (p<0,05). Os resultados do teste de Tukey foram: RESINA - BE-2,44(0,57)a, GA-6,39(0,32)b, AD-7,46(1,03)bc, G-8,80(0,41)c, F-8,89(1,57)c, TP-11,59(0,63)d, X-12,64(2,50)d, OPA-13,26(0,35)d, OPU-23,07(1,23)e. Grupos seguidos das mesmas letras não apresentam diferenças significantes. A análise das interações mostrou que o clareamento produziu aumentos significativos da fluorescência apenas para as resinas G e X.

Podemos concluir que as resinas testadas mostraram diferentes níveis de opalescência e que o efeito do clareamento depende do tipo de material analisado.

PNd0671 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Resistência flexural de uma resina composta nanoparticulada associada ou não a um material de reforço estrutural
Mauthos Sepini, Maria Eduarda Domingues Ferreira, Carolina Vidigal Lisboa, Kélisson Duarte Reis, Lísia Aparecida Costa Gonçalves, Frederico Dos Reis Goyatá
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As resinas compostas nanoparticuladas são amplamente utilizadas em restaurações diretas pelo seu potencial estético, biomecânico e são indicadas em dentes anteriores e posteriores. Este estudo avaliou a resistência flexural de uma resina composta nanoparticulada associada ou não a materiais de reforço estrutural. Trinta corpos de prova foram divididos em três grupos (n=10) distribuídos aleatoriamente em: GI - resina composta Filtek Z350XT (3M, EUA); GII - resina composta Filtek Z350XT associada a tiras de fibra de vidro trançada (Interlig - Angelus, Brasil); GIII - resina composta Filtek Z350XT associada a pinos de fibra de vidro (Reforpost - Angelus, Brasil). Os corpos de prova foram submetidos ao teste de três pontos em máquina de ensaios universais (EMIC DL-1000®), com célula de carga calibrada a 50kgf e velocidade de ensaio de 0,5mm/min. Os dados foram submetidos à análise estatística por ANOVA e teste de Tukey (5%). As médias obtidas foram: GI - 19,74 N; GII - 38,00 N; GIII - 38,83 N. De acordo com os resultados, houve um aumento significativo das médias de resistência flexural nos grupos teste que se utilizou resina composta associada a um tipo de reforço estrutural. Entre GII e GIII não houve diferença estatística.

Concluiu-se que a associação da resina composta com pinos ou tiras de fibra de vidro foi eficaz em aumentar a resistência flexural, sendo uma alternativa viável para restaurações em dentes com grande destruição coronária.

PNd0672 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Efeito de um gel de pregabalina na sensibilidade dentária após clareamento com peróxido de hidrogênio a 35%: um ensaio clinico randomizado
Jamily Jose Quaresma, Gabriela Monteiro Barbosa Xavier , Marina Lima Wanderley, Brian Willian de Souza Fernandes, Allícia Drielly Abreu Silva, Dayane Dos Reis Costa Dias, Cecy Martins Silva, Jesuina Lamartine Nogueira Araújo
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo clínico avaliou um gel experimental de pregabalina (PG) na redução da sensibilidade dentária (DS) e da alteração de cor após o clareamento dental. Setenta e cinco voluntários foram selecionados e randomizados em três grupos: GPG (gel de pregabalina a 10%), GKF (nitrato de potássio a 5% e fluoreto de sódio a 2%) e GP (gel placebo). Antes do tratamento clareador, GPG e GKF receberam aplicações dos respectivos géis dessensibilizantes por 10 minutos. O grupo GP recebeu uma aplicação de gel placebo, semelhante aos demais grupos. O clareamento foi realizado com peróxido de hidrogênio a 35% em 3 sessões, com intervalo de 7 dias entre as sessões. A DS pós-clareamento foi avaliada pela escala visual analógica (EVA) ao longo de 21 dias de acompanhamento. A avaliação da cor (ΔE00, ΔWID e ΔEab) e a luminosidade (L) foram medidas no início do estudo (T0) e 7 dias após a terceira sessão (T1). Foram utilizados os testes de Friedman, Kruskal-Wallis, ANOVA unidirecional e Tukey, com α=5%. A análise intergrupos mostrou que, no 1º, 8º e 15º dias, o DS foi maior para GP (p < 0,006; p = 0,004; p < 0,001) e não diferiu entre GKF e GPG (p = 0,203; p = 0,178; p = 0,09). Na análise intragrupo, GP apresentou um aumento significativo no DS no 15º dia (p< 0,001). O gel experimental de pregabalina a 10% reduziu a sensibilidade dentária e não interferiu nos resultados do clareamento.

A aplicação tópica de géis de pregabalina a 10% e NKF foi eficaz na redução da sensibilidade dentária 24 horas após o clareamento com peróxido de hidrogênio a 35%. ClinicalTrials: NCT06180707

(Apoio: CAPES  N° 001)



.