RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0536 a PN0543 ]
 6 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 6


PN0536 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Avaliação das propriedades de um compósito resinoso contendo nanopartículas de prata recobertas com sílica
Mainente MP, Vilela MS, Viana MM, Bueno-Silva B, Cardoso CAB, Braga RR, Rodrigues MC
Programa de Pós Graduação (ppgo) - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana (AA), grau de conversão (GC), propriedades ópticas (ΔE e transmitância total - TT) e mecânicas (resistência a flexão biaxial - RFB e módulo de elasticidade - ME) de compósitos experimentais contendo 60wt% de sílica silanizada e percentuais 1, 3 e 5wt% de nanopartículas de prata recobertas com dióxido de silício (Ag@SiO2NPs). Um compósito sem NPs foi mantido como controle. A AA foi avaliada através da formação de biofilme oral (n=6) com Streptococcus mutans. O GC dos materiais foi mensurado em espectroscopia no infravermelho (FT-IR, n=3), as avaliações ΔE e TT foram feitas em espectrofotometria (n=10). A RFB e ME foram avaliados em uma máquina de ensaio universal (n=10). Os dados foram analisados através de análise de variância (ANOVA) e Tukey (a=0,05). Os resultados de UFC apresentaram uma diminuição significativa para todas as concentrações de Ag@SiO2NPs avaliadas. O GC foi semelhante entre todos os grupos com valores entre 77 e 83%. Os valores de ΔE de todos os grupos em estudo foram superiores ao limite de detecção visual. A incorporação das Ag@SiO2NPs diminuiu de forma significativa a TT em 470nm para todas as concentrações estudadas. A incorporação das Ag@SiO2NPs diminuiu de forma significativa a RFB dos materiais para todas as concentrações em estudo, já os valores de ME apresentaram reduções significativas, em relação ao controle, somente para os grupos 3 e 5%.
Mais estudos com diferentes combinações de partículas inorgânicas são necessários para tentar otimizar o desempenho desses materiais.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2017/22999-0 )
PN0537 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Avaliação de uma nova formulação de gel clareador contendo glicerofosfato de cálcio e fluoreto sobre as propriedades mecânicas do esmalte
Garcia KG, Delbem ACB, Nunes GP, Robles HF, Silva-Sousa YTC, Danelon M
Mestrado - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro a adição do glicerofosfato de cálcio (CaGP) e fluoreto de sódio (NaF) ao peróxido de hidrogênio a 35% sobre as propriedades mecânicas do esmalte. Blocos de esmalte bovino foram selecionados através da dureza de superfície inicial (SHI) e divididos em cinco grupos experimentais (n = 12): 1) Gel Peróxido de hidrogênio a 35% (PH); 2) Gel PH + 0,1% NaF (PH/F); 3) Gel PH + 0,25% CaGP (PH/CaGP); 4) Gel PH + 0,1% NaF + 0,25% CaGP (PH/F/CaGP) e 5) Gel HP Blue 35% (FGM - Produtos Odontológicos: HP Blue, contendo 2% de gluconato de cálcio à 2% (CaGlu)). Os géis foram aplicados uma única vez, durante 3 sessões de 40 minutos/sessão, a cada 7 dias, totalizando 21 dias. Em seguida, foram determinadas a dureza de superfície final (SHF), porcentagem de perda de dureza de superfície (%SH), dureza integrada (IH) e rugosidade de superfície (Ra) antes e após procedimento clareador. Os dados foram submetidos à ANOVA (1 e 2 critérios) seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,001). A associação de PH/NaF/CaGP no gel clareador reduziu a %SH em 57%, 46% e 58% quando comparado ao tratamento com os géis PH, PH/NaF e HP Blue, respectivamente (p < 0,001). A dureza integrada (IH) apresentou maior valor quando o gel clareador PH/NaF/CaGP foi aplicado (p < 0,001). Após os tratamentos todos os grupos apresentaram alteração na rugosidade de superfície (p < 0,001).
Conclui-se que a adição de NaF e CaGP ao gel de peróxido de hidrogênio à 35% foi eficaz em reduzir a desmineralização do esmalte dentário e rugosidade, levando à um maior efeito protetivo durante a terapia clareadora.
(Apoio: FAPESP  N° 2020/14770-6  |  PROSUP/CAPES )
PN0540 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Avaliação da atividade antibacteriana de diferentes sistemas adesivos associados à clorexidina
Fachin FG, Aguetoni A, Mendonça MJ, Camilotti V
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A associação dos sistemas adesivos à clorexidina é interessante por ser um método coadjuvante na prevenção do aparecimento de lesões de cárie secundária. Deste modo, o estudo avaliou por meio de pesquisa experimental, a capacidade antibacteriana de três diferentes sistemas adesivos (Single Bond Universal; Adper Single Bond 2 e Ambar Universal) associados à clorexidina (CHX) diante da cepa padrão de Streptococcus mutans (SM). Cinco grupos foram avaliados de acordo com a concentração de CHX: adesivos sem CHX; com CHX previamente incorporada aos adesivos a 0,5%, 1% e 2%, e CHX a 2%. Foram realizados testes antibacterianos de difusão em ágar com SM. O halo de inibição foi medido com o auxílio de um paquímetro digital. Todos os sistemas adesivos sem a adição de CHX não apresentaram ação antibacteriana diante das cepas de SM. O sistema adesivo Single Bond Universal não apresentou atividade antibacteriana em nenhuma concentração de clorexidina. Na concentração de 0,5% de CHX, apenas o Adper Single Bond 2 apresentou efeito antibacteriano. Já nas concentrações de 1% e 2% de CHX, além do Adper Single Bond 2, o Ambar Universal também apresentou atividade antibacteriana. O grupo controle (CHX 2%), por sua vez, apresentou um halo de inibição estatisticamente maior que os outros grupos.
A adição de CHX a 0,5% já foi suficiente para apresentar ação antibacteriaano sistema adesivo Single bond 2 e não diferindo estatisticamente nas concentrações de 1 e 2%. Já o sistema adesivo Ambar Universal precisou de concentração de 1% para apresentar a ação antibacteriana.
PN0541 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Avaliação de ultrassom associado à terapia fotodinâmica antimicrobiana na remoção de lesão cariosa artificial em dentina
Melo PBG, Besegato JF, Bernardi ACA, Bagnato VS, Rastelli ANS
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do uso de ultrassom descariador e o efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDA) em lesões de cárie dentinária. Espécimes de dentina bovina (n=173), dimensões de 4x4x2 mm foram submetidos à análise de microdureza Knoop superficial para padronização dos espécimes (29 ±3 KHN). Realizou-se a indução de lesões artificiais de cárie em dentina pelo modelo biológico (Streptococcus mutans) durante 7 dias. A dentina infectada foi removida (1 min), com as técnicas: fresa esférica em baixa rotação (FE), escavador de dentina (ED) e ultrassom descariador (UD). Após, realizou-se a TFDA na dentina afetada com LED em 460 nm, 15 J/cm2, durante 11 min. e 36 segs. Realizou-se análises de microscopia de luz polarizada (MLP), taxa de remoção (TR, n=10), microdureza longitudinal (ML, n=10), unidades formadoras de colônia (UFC/mL, n=9) e microscopia confocal (MC, n=2). Os dados apresentaram normalidade (Shapiro-Wilk) e homocedasticidade. Análise de Variância ANOVA a 1 e a 2 fatores (α=0,05) e pós-teste de Tukey foram realizados. A MLP confirmou a formação de lesões (profundidade: ~147,9 µm). Grupos tratados com UD apresentaram menor TR (~5,59 mg, p≤0,05). Os valores de ML aumentaram em função da profundidade. A FE apresentou maior valor de ML, seguido do UD e ED (p≤0,05). UFC (~4,35 log10) e MC mostraram redução significativa de S. mutans após aplicação da TFDA.
O ultrassom descariador mostrou-se eficiente para a remoção de dentina infectada e a TFDA pode ser utilizada como terapia complementar com finalidade antibacteriana.
(Apoio: CAPES  N° 88882.432525/2019-01 )
PN0542 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Adesivo autocondicionante contendo vidro bioativo 45S5: Resistência de união e nanoinfiltração em dentina afetada por carie
Macêdo RFC, Silva JA, Carvalho EM, Cardenas AFM, Siqueira FSF, Ferreira PVC, Souza AF, Bauer JRO
Programa de Pós Graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho objetivou avaliar o desempenho de um sistema adesivo autocondicionante contendo partículas bioativas aplicado em dentina afetada por cárie. Superfícies dentinárias de 42 humanos hígidos foram expostas, sendo metade submetida à indução artificial de cárie, seguida de remoção parcial do tecido cariado e restauração. Três sistemas adesivos autocondicionantes experimentais foram desenvolvidos: Controle (sem vidro), adesivo contendo 5% (wt) de vidro 45S5 e adesivo contendo 20% (wt) de vidro 45S5. Foi realizado o teste de resistência de união à microtração (Instron 3342) no período de 24h. As interfaces dos corpos de prova fraturados foram observadas em estereomicroscópio para a obtenção do modo de fratura. Para o teste de nanoinfiltração, espécimes foram infiltrados com nitrato de prata e a interface foi analisada em Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Os dados foram submetidos ao teste ANOVA (two-way) e pós-teste de Holm- Sidak (α=0,05). Os adesivos bioativos nas concentrações de 5% e 20% não apresentaram diferenças estatísticas significantes na comparação entre a dentina hígida e cariada nos dois testes realizados (p>0,05). O adesivo com 20% de 45S5 teve a menor resistência de união no grupo hígido em comparação aos adesivos controles (p=0,003) e 5% (p=0,02). O adesivo controle apresentou maior nanoinfiltração (0,04) e menor resistência de união (p=0,03) no grupo cariado.
A incorporação de partículas bioativas pode ser uma alternativa viável para manter a integridade da interface e diminuir a nanoinfiltração em dentina afetada por cárie.
(Apoio: CAPES  |  FAPEMA  N° 01628/14)
PN0543 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Efeito da adição de gel de nanoquitosana no primer autocondicionante experimental sobre a superfície dentinária
Dias PC, Quero IB, Faraoni JJ, Palma-Dibb RG
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi analisar a ação de diferentes primers autocondicionantes experimentais (com adição de gel de nanoquitosana - nQ) sobre a superfície dentinária. Secções com dimensões de 3x3mm de dentina coronária bovina foram planificadas/padronizadas e a smear layer formada com lixa #600. Em seguida as secções (n=5) foram tratadas com os diferentes primers: C - Clearfil (controle), P1 - primer experimental sem nQ, P2 - experimental com nQ 5%, P3 - experimental com nQ 10% e P4 - experimental com nQ 15%. Os primers foram aplicados ativamente e deixados na superfície por 20s. Os espécimes foram analisados em microscopia confocal a laser 3D, obtendo imagens para avaliação do grau de modificação da superfície e contagem de túbulos dentinários. Avaliou-se a % de túbulos abertos após a aplicação do primer em relação ao total presente, além da área e perímetro tubular. Os dados foram analisados pelo ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). Observou-se que P1, P2, P3 e P4 apresentaram comportamento semelhante entre si para todas as variáveis (p>0,05) e atuaram mais intensamente na superfície dentinária comparados ao Clearfil, principalmente em relação ao % de túbulos expostos: C (43,13±17,04); P1 (70,95±16,42); P2 (79,22±6,31); P3 (74,03±18,88); P4 (82,96±8,00) (p<0,05). Qualitativamente o P2, P3 e P4 tiveram ação semelhante sobre a dentina e presença de precipitado sobre a superfície.
Concluiu-se que os primers experimentais apresentaram ação efetiva sobre a superfície dentinária e a adição de partículas de nanoquitosana não teve influência nas análises avaliadas.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/20997-6)