RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0196 a PN0202 ]
 7 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 7


PN0196 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Efeito da Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana sobre o colágeno e status oxidativo gengival de ratos com periodontite
Palma VM, Barcelos RCS, Maciel RM, Kantorski KZ, Visioli F, Danesi CC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliamos o efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDa) com azul de metileno (AM) adjuvante à raspagem e alisamento radicular (RAR) no tratamento de periodontite sobre o conteúdo de colágeno e status oxidativo gengival. Ratos Wistar foram randomizados em cinco grupos: CN (controle negativo); CP (controle positivo; periodontite sem tratamento); RAR (periodontite; RAR), TFDa I (periodontite; RAR + TFDa + AM solubilizado em água) e TFDa II (periodontite e RAR + TFDa + AM solubilizado em etanol 20%). Os tratamentos periodontais foram realizados 7 dias após a remoção da ligadura. Aos 7 e 15 dias, os animais foram eutanasiados, e as amostras de gengiva foram coletadas para avaliações do colágeno (Tricrômio Masson) e bioquímicas (status oxidativo). Nos dois tempos experimentais os grupos CN, TFDa I e TFDa II apresentaram maior área total de colágeno gengival. O grupo CP mostrou a menor área de colágeno. Na comparação intra-grupo, após 15 dias os grupos CP e RAR apresentaram maior área total de colágeno em comparação ao dia 7. Os grupos CP e RAR apresentaram maiores níveis de peroxidação lipídica gengival no dia 7, mas apenas o grupo CP apresentou maior peroxidação lipídica no dia 15. A TFDa II mostrou uma ação protetora em curto tempo, observada pela manutenção dos níveis de GSH na gengiva que foi semelhante ao grupo CN. A área total de colágeno foi negativamente correlacionada com os níveis de peroxidação lipídica gengival.
A TFDa pode atuar como uma ferramenta adjuvante benéfica para minimizar os danos oxidativos e teciduais induzidos pela periodontite.
(Apoio: CAPES)
PN0197 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Three-dimensional radiomorphometric evaluation of people with sickle cell disease
Pereira RPL, Sarmento VA, Dias ESA, Barbosa IS, Garcia JJ
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The objective of this study was to perform a three-dimensional assessment of craniofacial features of people with sickle cell disease (SCD). On this behalf, 70 computed tomography face scans of individuals with diagnosed with SCD (test group), attending Dental Service at Edgard Santos University Hospital (UFBA, Brazil). Those scans were paired up (1:1) with clinically normal patients (control group) regarding age and sex. All images were assessed using Dolphin Imaging® software version 11.5 Premium (Chatsworth, California, EUA) and were performed mandibular and condylar, measurements on the 3D module; condyle qualitative assessment on multiplanar reconstructions; evaluation of the skeletal pattern, through linear and angular values, on cephalometric reformations. Results showed a very strong intra-examiner agreement (intraclass correlation coefficient of 0,998; p< 0,0001, respectively), also with differences for Cop-Gn (p= 0,008) for men while no statistically significant differences were found for women. On cephalometric analysis, both SN-GoGn (p= 0,02) and Co-A (p= 0,0011) values were increased whilst the latter kept statistically significant in women (p= 0,001) when evaluation was made according to the patient's gender.
Results indicate a tendency of a lower mandibular and condylar growth, especially in men affected sickle cell disease, which, combined with cephalometric finds cope with a vertical growth resultant associated with maxillary protrusion, representing a hyperdivergent Class II skeletal pattern.
(Apoio: CAPES)
PN0198 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Análise da sobrevida de pacientes com carcinoma de células escamosas oral em um centro de referência oncológico brasileiro
Ferreira AKA, Carvalho SHG, Granville-Garcia AF, Sarmento DJS, Agripino GG, Abreu MHNG, Caldas-Junior AF, Godoy GP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi estimar a sobrevida em cinco anos de pacientes com carcinoma de células escamosas oral (CCEO) e sua associação com fatores sociodemográficos e clínicos. Tratou-se de um estudo de banco de dados com análise de sobrevida utilizando prontuários de 547 pacientes com CCEO atendidos em um hospital público do Nordeste do Brasil entre 1999 e 2013. A análise de sobrevida foi realizada pelo método de Kaplan-Meier, sendo verificada a influência dos fatores idade, sexo, estadiamento clínico, localização anatômica, tipo de tratamento e comorbidades no prognóstico dos pacientes. Para identificação de variáveis independentes associadas à sobrevida, foi utilizado o modelo de regressão de Cox. Foi encontrada uma taxa de sobrevida em cinco anos de 39%. Indivíduos com idade até 40 anos (HR=2.20; IC95% 1.02-4.72) e submetidos a modalidade terapêutica isolada (HR=1.91; IC95% 1.37-2.67) apresentaram pior prognóstico. Pacientes diagnosticados em estágios clínicos iniciais apresentaram menor risco de morte em relação aos pacientes em estágios mais avançados (HR=0.38; IC95% 0.25-0.58).
Os achados obtidos demonstraram que pacientes com CCEO mais jovens, diagnosticados em estágios clínicos mais avançados e submetidos a tratamento isolado possuem pior prognóstico.
PN0199 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Alteração radiopaca ou hiperdensa no seio maxilar: análise de radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas de feixe-cônico
Brant RA, Milagres RMC, Lima LSB, Pereira GHM, Costa FO, Amaral TMP
Colegiado de Pós-graduação - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As doenças inflamatórias e infecciosas que acometem os seios paranasais, em especial o Seio Maxilar (SM), apresentam uma gama variada de expressões imaginológicas que devem ser interpretadas. Este estudo transversal visa comparar imagens radiográficas radiopacas ou hiperdensas encontradas no SM relacionando Radiografias Panorâmicas (RP), com as Tomografias Computadorizadas de Feixe Cônico (TCFC), dos pacientes do Serviço de Radiologia da FO-UFMG. Foram avaliadas 51 RP e 51 TCFC, e classificadas em um grupo de três alterações: Cisto Mucoso de Retenção (CMR), Espessamento da Mucosa (EM) e Velamento do SM. Os dados foram coletados por um examinador previamente treinado e calibrado. Realizou-se em RP a mensuração de qual parede do SM a alteração acometia e, posteriormente, a mesma mensuração foi realizada na TCFC do paciente. Houve concordância de 100% em relação à presença de CMR, 91,7% para EM e 13,3% para velamento do SM. A TCFC revelou presença de CMR em 51,0% dos casos, sendo tanto o lado direito quanto esquerdo acometidos igualmente (33,3%). A parede mesial e lateral foram mais acometidas do lado direito (23,5%) e a lateral (23,5%) do lado esquerdo. Para EM, 68,6% dos casos apresentaram essa alteração, sendo 52,9% do lado direito e 52,9% do lado esquerdo. Em apenas 5,9% dos casos observou-se a presença de seio velado do lado direito e em 2% do lado esquerdo na TCFC.
Concluímos, que houve maior confiabilidade em detectar tais alterações no SM quando a TCFC foi utilizada. Portanto, ao avaliarmos as doenças que acometem os SMs, devemos optar por TCFC às RPs.
PN0200 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Avaliação do pré-tratamento de tocilizumabe na remodelação óssea
Rodrigues MIQ, Martins JOL, Freitas MO, Lima-Verde MEQ, Ferreira-Junior AEC, Silva PGB, Mota MRL, Alves APNN
Clínica Odontológica - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a influência do pré-tratamento com tocilizumabe (TCZ) na remodelação óssea. Ratos Wistar machos foram divididos em 8 grupos: sham (não operados), solução salina (ambos tratados com 0,1 ml/kg de solução salina) e seis grupos TCZ tratados com diferentes doses de TCZ: 1, 2, 4, 8, 16 e 32 mg/kg (TCZ1 a TCZ32, respectivamente). Vinte e quatro horas após a administração do veículo ou TCZ, realizou-se a exodontia do primeiro molar inferior esquerdo. A eutanásia foi efetuada três dias após a cirurgia e coletados o sangue para análise hematológica e os órgãos fígado, rim e baço, para avaliação dos índices de massa e morfotoxicidade. Ainda, analisou-se gengiva, através do ensaio de mieloperoxidase (MPO) e a mandíbula (análise radiográfica, histomorfométrica e imunomarcação de IL-6). Foram realizados os testes ANOVA/Bonferroni (p <0,05) no software GraphPad Prism 5.0. Nos grupos TCZ16 e TCZ32, leucopenia (p=0,039) e neutropenia (p<0,001) foram estatisticamente significantes, bem como a perda de peso (p<0,001) e redução do índice hepático (p=0,001). Houve redução na contagem de osteoclastos (p<0,001) e aumento do número de animais que apresentaram colônias bacterianas (p<0,001) nos grupos TCZ4 a TCZ32. MPO exibiu redução nos grupos TCZ2 e TCZ4, e aumento no grupo TCZ32 (p=0,004). Nos grupos TCZ8 a TCZ32 houve aumento da expressão de IL-6 (p<0,001).
TCZ diminuiu o número dos osteoclastos, mostrou sinais histológicos de colonização bacteriana, e induziu resposta bifásica na infiltração de neutrófilos.
PN0201 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Comparação dos achados em radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas de feixe cônico de terceiros molares superiores
Ingold MMS, Marques MA, Soares MQS, Moreira DD, Junqueira JLC, Oenning ACC
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo retrospectivo foi comparar os achados em radiografias panorâmicas e em tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) na avaliação da classificação dos terceiros molares superiores (3MS) e da presença de repercussões patológicas nos segundos molares (2MS). A amostra foi composta por 150 pacientes (n=235 3MS) que possuíam ambos os exames de imagem obtidos com intervalo de até 30 dias. Foram registrados o status do 3MS (irrompido, semi-incluso, incluso e impactado), a profundidade e a inclinação. Nos 2MS foi investigada a presença, localização e severidade de reabsorção radicular, a presença de lesão cariosa e a presença e severidade da perda óssea marginal. Os dados foram analisados de forma descritiva, porcentagem geral de concordância, kappa simples e ponderado (IC de 95%). Houve concordância entre as imagens panorâmicas e de TCFC acima de 90% para status, profundidade e inclinação do 3MS (kappa>0,85). Para a avaliação da reabsorção no 2MS a concordância foi leve para todos os parâmetros avaliados (kappa= 0,2301 - 0,3532); para lesão cariosa e perda óssea marginal a concordância foi moderada (kappa= 0,4713 - 0,5077).
A radiografia panorâmica permite a avaliação de fatores relacionados à previsão de dificuldade cirúrgica dos terceiros molares superiores, como a inclinação e o grau de impactação. No entanto, para a avaliação de condições patológicas associadas ao segundo molar adjacente, a menor concordância entre os exames sugere que a TCFC é a modalidade mais apropriada.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0202 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Análise da relação do terceiro molar inferior com a tábua óssea lingual: um estudo utilizando tomografia computadorizada de feixe cônico
Lopes MN, Almeida RQ, Silva AMG, Passos MS, Rovaris K, Melo DP, Bento PM
Programa de Pós-graduação - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi analisar e classificar através de exames de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) o grau de proximidade das raízes do terceiro molar inferior (3M) com a placa óssea lingual da mandíbula, verificando se há relação com a profundidade dentária. A amostra consistiu em 60 imagens de terceiros molares inferiores, adquiridas por TCFC, totalizando 120 raízes. Os 3M foram categorizados de acordo com a classificação tipos A, B e C de Pell e Gregory (1933) uniformemente, distribuindo 20 dentes em três grupos. Além disso, foi verificado o grau de proximidade da raiz com a cortical óssea lingual, através da classificação de Emes (2015) e a proximidade em milímetros da parte mais lingual da raiz a esta cortical. Todas as análises foram feitas no software CS 3D Imaging Software e computadas no Excel. Foram calculadas as frequências absolutas e percentuais das variáveis categóricas, bem como, teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e teste qui-quadrado de Pearson. A maioria das raízes foram do tipo mesial (n=60). A classificação de Emes mais frequente foi a Tipo A (n=68). A mediana dos valores da distância entre a cortical lingual e porção mais lingual da raiz foi de 0,65mm.
Os achados indicam que quanto mais profundo é o 3M, maiores as chances de possuir um contato íntimo entre suas raízes e a cortical óssea lingual externa da mandíbula. Além disso, a maioria das raízes não se encontra em contato íntimo ou ultrapassa a cortical óssea lingual, mas, são próximas.