RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0126 a PN0133 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


PN0126 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Radiotherapy reduces teeth microhardness
Martini GR, Bortoluzzi EA, Minamisako MC, Felipe DS, Netto VR, Rodrigues PM, Dallanora LMF, Gondak R
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim of this work was to evaluate the effect of radiotherapy (RDT) in teeth tissues microhardness. It was selected 15 human canines from Biobank. The teeth were sectioned in longitudinal way, and a hemisection of each specimen was embedded in acrylic resin inside a PVC cylinder and polished. The specimens were numbered, and the initial surface microhardnesses of the enamel, coronary dentin; and cervical, medium and apical third of root canal surfaces were measured through Knoop test. Next, the specimens were placed in a plastic recipient with deonizated water and RDT was performed with daily fractions of 2Gy, for 5 days, followed by 7 weeks, resulting in a total dose of 70Gy. After RDT, the microhardness was tested again. Data were analyzed by T test for independent samples, using the software SPSS version 22.0. The results showed that the microhardness of the enamel surface decreased after RDT (238 ± 48.1 kgf/mm2) when compared to baseline (289.8 ± 69 kgf/mm2) (p = 0.24). For dentin, the surface hardness decreased (36.1 ± 6.9 kgf/mm2) when compared to baseline (53.5 ± 14.4 kgf/mm2) (p < 0.01). For apical third, also decreased after RDT (30.7± 8.1 kgf/mm2) compared to control (46.3± 13.8 kgf/mm2) (p < 0.01). For medium third after RDT (34.4 ± 10.8 kgf/mm2) compared to control (47.9 ± 11.6 kgf/mm2) (p < 0.01), and cervical third after RDT (35 ± 11.1 kgf/mm2) compared to control (46.8 ± 13.5 kgf/mm2) (p=0,015).
It was concluded that RDT caused a reduction in teeth tissues hardness, which may leave the dental structure more fragile and susceptible to fracture.
PN0127 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Índices radiomorfométricos mandibulares podem ser preditores do dimorfismo sexual em edêntulos?
Ribeiro EC, Carvalho FSR, Chaves FN, Aguiar ASW, Menezes AV, Silva PGB, Kurita LM, Costa FWG
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar o dimorfismo sexual em indivíduos edêntulos brasileiros, através de uma fórmula baseada em índices mandibulares radiomorfométricos. Foi realizado um estudo observacional transversal com 390 radiografias panorâmicas (RPs) de edêntulos totais, distribuídas em três grupos etários (51 - 60; 61 - 70; e 71 - 80). Foram avaliados os índices panorâmicos mandibulares superior (PMS) e inferior (PMI), e de reabsorção óssea alveolar (ROA). As mensurações foram realizadas em 300 RPs por um avaliador previamente calibrado e cego, e submetidas à análise de precisão. A partir dos índices avaliados, foi obtida uma fórmula para estimativa do sexo, que foi validada em uma amostra distinta de 90 RPs. Não houve diferença significativa entre os lados para as variáveis do estudo. Os índices PMS (p=0,001) e PMI (p=0,003) mostraram-se significativos em predizer o sexo na faixa etária de 71 a 80 anos e, quando considerada toda a amostra, apenas o índice PMS foi significativo (p=0,037). O índice ROA foi significantemente associado com o sexo em todas as faixas etárias, e em modelo de regressão linear múltipla (p=0,004) foi utilizado para construção de uma fórmula para estimativa do sexo, a qual mostrou acurácia de 80% na faixa etária 71 a 80 anos. Na validação, a fórmula apresentou capacidade preditiva significativa, com sensibilidade de 75,6% e especificidade de 73,3%.
Em edêntulos brasileiros, o dimorfismo sexual foi evidenciado com os índices PMS, PMI e ROA. Observou-se aumento da diferença significativa entre os sexos proporcionalmente à idade dos indivíduos.
PN0128 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Impacto do nível de expertise em CAD na confiabilidade e reprodutibilidade do enceramento digital de coroas unitárias
Ayres AP, Son A, No-Cortes J, Markarian RA, Cortes ARG
Estomatologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in-vitro buscou avaliar o impacto de diferentes níveis de expertise em Desenho Assistido por Computador (CAD) na confiabilidade e na reprodutibilidade do enceramento virtual da linha de término de restaurações. Para isso, 30 análogos de implantes foram embutidos em blocos de resina, e divididos entre as situações de: simulação ou não de gengiva artificial; escaneados com sistemas abertos de escaneamento ou sistemas integrados com métodos de produção. Os arquivos resultantes, na extensão Standard Tesselation Language (STL), foram utilizados por dois diferentes operadores - um profissional experiente em CAD e um dentista clínico com conhecimentos básicos em CAD - para encerarem digitalmente um incisivo central inferior utilizando o mesmo software. As coroas digitais resultantes foram exportadas para um programa de comparação de malhas 3D para serem sobrepostas a um arquivo STL de referência feito para o mesmo análogo pelo fabricante. O software comparou desvios máximo, médio e mínimo entre os contornos marginais das restaurações e o do componente pré-fabricado. Foi encontrado que não houve diferenças significativas entre observadores (P>.05). No entanto, discrepâncias estatisticamente relevantes foram encontradas entre os grupos com e sem gengiva artificial (P=.001), mas não entre grupos escaneados com diferentes escâneres intraorais (P>.05).
Os achados sugerem que um enceramento digital realizado em um mesmo software CAD não é afetado por níveis variáveis de expertise do operador, mas pode ser afetado pela presença de margens subgengivais.
PN0129 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Aspectos imaginológicos e proposta de classificação dos tubérculos genianos em tomografias computadorizadas de feixe cônico
Barbosa DAF, Mesquita LR, Cid AMPL, Vieira AF, Silva PGB, Chaves FN, Kurita LM, Costa FWG
Cliinica Odontologica - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou aspectos imaginológicos e propôs uma classificação dos tubérculos genianos (TGs) por meio de tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC). Trata-se de um estudo transversal que avaliou 276 TCFC de adultos (18 a 69 anos) dentados na região interforaminal mandibular. Nos exames que evidenciaram os TGs foram realizadas 9 medidas lineares e distâncias anatômicas para corticais ósseas, base da mandíbula e ao ápice do dente adjacente. Foi proposta classificação baseada na presença, número e localização dos TGs (I-III; subdivisões A e B). Vinte e oito exames (10,14%) não evidenciaram TGs. Dos exames que apresentaram TGs, a media de idade foi 47,4±12,77; 57,5% pertenciam ao sexo feminino; 57,7% apresentavam 2 TGs. A classificação mais prevalente foi a IIIA (38,7%), seguida da IIIB (36,3%), IIA (21,4%) e IIB (3,6%). O sexo masculino apresentou 8 medidas lineares com valores significantemente superiores às do sexo feminino (p<0,05). A largura do TG (p=0,003) e a distância de sua base à crista alveolar (p=0,012) foram inversamente correlacionadas com a idade em toda a amostra e em mulheres (p=0,001 e p=0,022, respectivamente). TG IIA apresentaram maior espessura da mandíbula (p=0,003), menor distância de sua porção inferior à base mandibular (p=0,002), maior largura (p<0,001), e maior distância de sua base ao ápice dentário adjacente (p=0,001).
Uma prevalência dos TGs de aproximadamente 90% foi observada, com dois TG presentes sendo o achado mais frequente. Os homens apresentaram maiores dimensões quando comparado às mulheres.
PN0130 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Avaliação da Qualidade de Vida de pacientes oncológicos em uso de medicação antirreabsortiva
Tornier SC, Schussel JL
Estomatologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O câncer e suas terapias podem ter um impacto significativo na saúde geral e bucal e, portanto, ocasionar a redução da qualidade de vida dos pacientes. Avaliamos a qualidade de vida dos pacientes que fazem uso de medicações antirreabsortivas e antiangiogênicas com ou sem o desenvolvimento de ONAM. Sessenta e dois pacientes com diagnóstico de câncer que fizeram uso dessas medicações foram incluídos na pesquisa e responderam três instrumentos da European Organisation for Research and Treatment of Cancer (EORTC), o primeiro questionário (QLQ-C30) tinha como propósito medir a qualidade de vida geral. O segundo (QLQ- ELD14) é um módulo complementar de pacientes idosos e o terceiro (QLQ-OH15) avalia a saúde oral. A média de idade dos pacientes foi de 62,19 anos, sendo 16,67% pacientes homens e 12% mulheres que apresentaram ONAM. Entre as escalas do QLQ-C30, o item "Role Functioning (RF2)", apresentou resultado significativo. Aqueles pacientes que não apresentaram ONAM, tinham um melhor desempenho de função tanto nos seus afazeres diários quanto ocupações no tempo livre. Os entrevistados que apresentaram ONAM tinham um desempenho mais baixo. No QLQ-ELD14, não houve diferença significativa em nenhuma das escalas entre os pacientes com e sem ONAM. Entre as escalas do QLQ-OH15, o item "Oral health related QoL (QL)" apresentou resultado significativo. Aqueles pacientes que não apresentaram ONAM, têm uma maior saúde oral do que aqueles que apresentam ONAM.
Conclui-se que a ONAM tem impacto significativo na QV geral e oral dos pacientes com câncer.
PN0131 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Imunoexpressão do receptor 4 de quimiocina CXC em ceratocistos odontogênicos e cistos dentígeros
Andrade AO, Ferreira CR, Batista ALA, Mesquita RA, Gordón-Núñez MA, Alves PM, Nonaka CFW
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a imunoexpressão do receptor 4 de quimiocina CXC (CXCR4) em 15 casos de ceratocistos odontogênicos (COs) e 15 casos de cistos dentígeros (COs). Foi empregado o método da imunoperoxidase, com anticorpo anti-CXCR4. Sob microscopia de luz (400x), foram estabelecidos os percentuais de células imunopositivas (citoplasma e núcleo) para CXCR4 em 10 campos do revestimento epitelial e da cápsula fibrosa das lesões. Imunoexpressões citoplasmáticas e nucleares de CXCR4 foram observadas em todos os casos de COs e CDs. Comparados aos CDs, os COs apresentaram menores percentuais de positividade citoplasmática para CXCR4, tanto no revestimento epitelial quanto na cápsula fibrosa (p < 0,005). A análise da imunoexpressão nuclear de CXCR4 revelou menores percentuais de positividade na cápsula dos COs quando comparados aos CDs (p = 0,003). No revestimento epitelial dos CDs, constatou-se correlação positiva entre as expressões citoplasmáticas e nucleares de CXCR4 (p = 0,034). Na cápsula fibrosa de COs e CDs, foram observadas correlações positivas entre as expressões citoplasmáticas e nucleares de CXCR4 (p < 0,005).
Os resultados deste estudo sugerem um potencial envolvimento de CXCR4 na patogênese de CDs e COs. Esse receptor de quimiocina pode ser particularmente relevante no desenvolvimento de cistos odontogênicos com comportamento biológico menos agressivo.
(Apoio: CAPES)
PN0132 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Avaliação imunoistoquímica das proteínas galectina-1 e Bcl-2 em cistos radiculares
Vieira PMR, Brito LNS, Pereira KMA, Alves PM, Silveira EJD, Cavalcante RB, Nonaka CFW, Godoy GP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo comparou e correlacionou a expressão imunoistoquímica (EI) da galectina-1 (gal-1) e Bcl-2 em cistos radiculares refratários ao tratamento endodôntico (CRRTE) e cistos radiculares sem tratamento endodôntico (CRSTE), a fim de compreender o papel destas proteínas na resposta inflamatória destas lesões. Foram avaliados 19 CRRTE e 19 CRSTE, correlacionando a EI com intensidade de infiltrado inflamatório e padrão de revestimento epitelial. Foi procedida a contagem de células inflamatórias, examinando marcação citoplasmática e/ou nuclear para gal-1, e para Bcl-2 em citoplasma, avaliando 5 campos microscópicos de maior imunorreatividade para cada componente. Em ambos grupos prevaleceu o padrão de epitélio hiperplásico. A maioria de CRSTE exibiu infiltrado inflamatório Grau III, e CRRTE os Graus I/II. A gal-1 revelou EI significativa em CRSTE. A Bcl-2 foi identificada em todos os casos, em revestimento epitelial e cápsula fibrosa. Foi verificada diferença estatisticamente significativa na EI de Bcl-2 na cápsula fibrosa dos CRs com revestimento epitelial hiperplásico. Apenas os CRRTE exibiram correlação positiva entre EI citoplasmática e nuclear de gal-1 no revestimento epitelial. Não houve correlação para EI de gal-1 e Bcl-2 entre os grupos.
A gal-1 nos CRs pode indicar atuação na mitigação da resposta inflamatória não resolvida. A exuberância da EI de Bcl-2 na cápsula fibrosa dos CRs com padrão de revestimento epitelial hiperplásico pode estar relacionada à manutenção de estímulo antigênico e consequente proliferação celular.
(Apoio: FACEPE  N° 01)
PN0133 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Aplicabilidade de índices tomográficos dos seios frontal e maxilar em estimar o sexo: estudo observacional com adultos brasileiros
Mendonça DS, Kurita LM, Tuji FM, Silva PGB, Aguiar ASW, Cid AMPL, Vieira AF, Costa FWG
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente investigação objetivou comparar a acurácia de índices do seio frontal (SF) e maxilar (SM), em tomografias computadorizadas multislice (TCM), na estimativa do sexo em adultos brasileiros. Realizou-se um estudo transversal de duas fases com 140 TCMs. Em 100 exames (50 homens e 50 mulheres) obteve-se altura, largura e diâmetro dos SF e SMs, por meio do programa RadiAnt, para se calcular quatro índices (I): ISF-1 e ISM-1 (ambos, largura/diâmetro); ISF-2 e ISM-2 (ambos, altura/diâmetro). Em seguida, realizou-se estudo de validação com os referidos índices em uma amostra aleatória de 40 TCMs de indivíduos numa ampla faixa etária. Foram determinadas áreas sob curvas características de operação do receptor (ACCOR) e obtidos valores de sensibilidade, especificidade, razão de verossimilhança (RV) e acurácia. A maior ACCOR no SF foi obtida com o ISF-1 (0,712±0,052; p<0.001) e no SM foi com o ISM-2 (0,431±0,058; p=0,232). O ISF-1 apresentou maior especificidade (64%) em predizer o sexo feminino e maiores acurácia (64%) e RV (3,16). O ISM-1 obteve o maior valor de sensibilidade (68%) em estimar o sexo masculino e segundo maior valor de RV (2,13). No estudo de validação (40 tomografias; ampla faixa etária), a maior acurácia (70%) foi alcançada com o ISF-1.
Em conclusão o ISF-1, desenvolvido no presente estudo, demonstrou melhores parâmetros de dimorfismo sexual em relação aos demais, o que reforça a importância deste em estudos futuros com outras populações.