CONTATO SBPQO NOVOS ASSOCIADOS ESTATUTO DIRETRIZES ÉTICAS IADR QUALIS PLATAFORMA BRASIL
Área do Associado
Associe-se
Cursos e Eventos

Nesta área do site "Cursos e Eventos", a SBPqO poderá fazer a divulgação de eventos,  cursos, seminários, conferências, etc, relacionados à Odontologia e àreas afins, quando solicitado por e-mail. A divulgação, nesta área,  não significa que a SBPqO esteja indicando ou dando aval.  A SBPqO não se responsabiliza pela veracidade das informações aqui divulgadas.

Os interessados em divulgar cursos e eventos nesse área, deverão enviar: logo da Instituição ou do evento, url (site da Instituição, caso houver), e-mail de contato e um texto de no máximo 10 linhas para sbpqo@sbpqo.org.br




Colaboração entre Odontologia e Engenharia em prol da saúde bucal

A alta e crescente prevalência de doenças bucais afetando a população ressalta a necessidade para o desenvolvimento de novas tecnologias visando o aprimoramento do diagnóstico, e estratégias de prevenção, controle e tratamento desses problemas. Nesse sentido, em janeiro de 2021, A Universidade da Pensilvânia (UPenn) criou o Centro de Inovação e Precisão em Odontologia (Center for Innovation & Precision Dentistry - CiPD), um instituto que reúne experts em Odontologia e Engenharia para promover pesquisas multidisciplinares para o desenvolvimento de novas tecnologias visando o cuidado odontológico. O instituto atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa, treinamento de novos pesquisadores e financiamento de estudos que visem a integração entre Odontologia e Engenharia em prol da saúde bucal. Dentre as áreas de atuação do instituto, destaca-se: robótica, nano e biotecnologia, inteligência artificial, sistemas de liberação de drogas, biomateriais para controle microbiano, imunidade do hospedeiro e regeneração tecidual. O foco principal do instituto é estabelecer uma comunidade de pesquisadores, inovadores e clínicos para o desenvolvimento e aplicação de novas tecnológicas que visem o cuidado em saúde bucal da população, reduzindo assim disparidades e solucionando prevalentes doenças. O instituto conta com o apoio de diferentes agências de fomento e indústria para o desenvolvimento tecnológico e treinamento de pesquisadores, inclusive um programa inédito para treinar pós-doutorados integrando Odontologia e Engenharia com coorientação de mentores nestas duas áreas. 

Confira o site do instituto para mais informações:
https://www.dental.upenn.edu/research/center-for-innovation-precision-dentistry/

Leia o artigo descrevendo o instituto e seus objetivos:
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00220345231183339

 

Dr. Hyun (Michel) Koo
CO-FOUNDER/DIRECTOR, CENTER FOR INNOVATION & PRECISION DENTISTRY



 

 

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

Informações de Contato

sbpqo@sbpqo.org.br
Av. Lineu Prestes, 2227
  São Paulo / SP
  CEP: 05508-000
+55 (11) 3091-7855 / 96918-7022


© 1983 - 2024 Todos os direitos reservados da SBPqO